Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

E como está a utilização do CPU.
Notas que aumentou com o RBar?
Não. Encontrei isto:

resizable_bar_performance_charts.jpg

Fonte

Repara no Horizon Zero Dawn, exatamente o mesmo que eu, cerca de 5-7% a menos frames. E também está cpu bound, rtx 3080 + 1440p dá mais frames nesse jogo a 1440p.

Não tenho o godfall para testar, mas é sei que é pesado no cpu, aqueles drops devem ser situações cpu bound.
 
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Notaste perdas em mais algum jogo?

Watch Dogs legion, mais o menos a mesma coisa. Ganho em situações gpu bound, quando não está gpu bound tem menos 5% performance.

No Apex Legends, que nem é suportado tive quedas ocasionais dos 144fps para 130fps em Olympus na zona da cascata, com o RBAR desligado nunca vi descer dos 144fps, nem 1 vez(1440p low).

Apex é dos jogos que jogo mais, nem estava a testar nada, estava simplesmente a jogar normalmente e notei isso. É possível que outros jogos que não tenha notado quedas tenham o mesmo problema, não os jogo, só usei para testes rápidos.
 
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No Apex Legends, que nem é suportado tive quedas ocasionais dos 144fps para 130fps em Olympus na zona da cascata, com o RBAR desligado nunca vi descer dos 144fps, nem 1 vez(1440p low).

Alto lá, que isso era exatamente o tipo de teste que o @Torak queria ver cá fora. Se o Rbar prejudica jogos que nem sequer suportam o mesmo.
 
Pode não ser a causa. @askan7 já tentaste replicar a situação ou foi algo que aconteceu uma vez? É que por vezes pode existir outra razão relacionada com outro processo a correr no background.

Sim, foi uma vez num jogo. Mas nunca tinha acontecido antes, e não tenho nada em segundo plano, só o discord. Nem software de rgb, rato, nem overlays. Eu removo sempre isso tudo.

Mas o facto é que nos testes do hardwareunboxed com SAM o Apex também teve menos performance. Coincidência? É que eu antes até jogava Apex com frame limiter a 189fps e isto nunca descia em jogo. Só mesmo na drop ship para os 150-160fps, mas já foi no patch anterior, e acho que nunca reparei na performance na cascata, aquela cascata está extremamente mal optimizada.
 
Alto lá, que isso era exatamente o tipo de teste que o @Torak queria ver cá fora. Se o Rbar prejudica jogos que nem sequer suportam o mesmo.

Agora já temos mais testes, em mais jogos, mais plataformas e afinal de contas, existem regressões de desempenho.
Mais uma vez se prova que não podemos confiar de olhos fechados, no PR destas empresas.
Independentemente de ser nVidia, AMD, Intel, etc. É sempre preciso testes.
 
Agora já temos mais testes, em mais jogos, mais plataformas e afinal de contas, existem regressões de desempenho.
Mais uma vez se prova que não podemos confiar de olhos fechados, no PR destas empresas.
Independentemente de ser nVidia, AMD, Intel, etc. É sempre preciso testes.

Outra coisa que necessito de testar melhor é o mining. É que pareceu ter menos hasharate na flexpool com o RBAR ligado. Mas uma diferença considerável.
Tenho de testar mais uns dias durante a noite para ter a certeza, pois o hash rate na pool varia sempre um bocado. Hash real /= reportado.

Edit: Reparem que com o SAM a performance é bem pior no Apex, especialmente a 1080p onde o gpu usage não está a 100%.

sam-cpu-bound.png
 
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Não vi o video, mas não era suposto o RBAR só ficar activo nos jogos que tivessem benefício estando isso definido a nivél dos drivers da nvidia ?

Alguma coisa ai não bate certo..


A TechpowerUP usou o 5800X, a HU usou um 5950X com uma 3080. O cenário da HU é muito menos CPU limited, e no entanto tem resultados muito piores. Tens resultados semelhantes em alguns jogos, mas noutros completamente opostos. O mais gritante é o Death Stranding, que mesmo a 1080p num lado tem ganhos e noutro tem perdas..


image.png


Os testes que eles fizeram, mesmo em 1080p, eles dizem que não "Ultra/Very high". Mas comparando com os resultados da TPU (que tb são em ultra), tem FPS muito mais elevados . De onde é que vem essaa diferença ?

A 4K são 50% a mais, é uma diferença gigante, mais parece que a HU está a correr em medium, e não a Ultra.

E quando uma pessoa olla para os benches de Fevereiro que eles fizeram, a 3080 tinha muito menos performance.. Em menos de 2 meses ganhou assim tanto ??
O Borderlands 3 fazia 66fps em 4K ultra na 3080, nesse video esta a fazer 71
AC valhalla de 53 para 58

https://www.techspot.com/review/2191-geforce-rtx-3080-vs-radeon-6800-xt/


Repara no teste ao FarCry New Dawn, acontece exatamente o mesmo a mim em certos jogos cpu bound. RBAR aumenta performance em jogos gpu bound, mas reduz performance significativamente em certos jogos cpu bound.

Horizon Zero Dawn e Watch Dogs Legion, pelo que testei ganho 5-7% em situações gpu bound, no entanto se testar com settings cpu bound fica 5-7% mais lento.
Mas tu tens um 8700K, e se calhar baixaste bem os graficos. Ali, com um 5950X não havia razão para estar a ficar CPU bound mesmo a 1080p.
 
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Estás a descobrir agora que os analistas usam metodologias diferentes. E por vezes até mudam e atualizam os seus métodos.
Alguns testam numas áreas de um jogo, outros noutras. Alguns usam os benchs internos, outros fazem testes manuais.
Uns usam CPUs com OC, outros não. Uns apenas usam as memórias á velocidade base da plataforma, outros usam velocidades mais elevadas.
Por vezes até ajustam a metodologia a um único teste, para melhor demonstrar alguma questão.

Em alguns testes, pode haver uma carga um pouco maior sobre os shaders, noutros, sobre a largura de banda de memória, ou sobre a capacidade de geometria.
Ou sobre algum limite da API usada. Ou das drivers. etc...

Por isso, é que se recomenda sempre ver várias análises, para se ter uma melhor visão da realidade.
Em certa medida, é como a validação pelos pares, no método cientifico.
 
Alguma coisa ai não bate certo..


A TechpowerUP usou o 5800X, a HU usou um 5950X com uma 3080. O cenário da HU é muito menos CPU limited, e no entanto tem resultados muito piores. Tens resultados semelhantes em alguns jogos, mas noutros completamente opostos. O mais gritante é o Death Stranding, que mesmo a 1080p num lado tem ganhos e noutro tem perdas..


image.png


Os testes que eles fizeram, mesmo em 1080p, eles dizem que não "Ultra/Very high". Mas comparando com os resultados da TPU (que tb são em ultra), tem FPS muito mais elevados . De onde é que vem essaa diferença ?

A 4K são 50% a mais, é uma diferença gigante, mais parece que a HU está a correr em medium, e não a Ultra.

E quando uma pessoa olla para os benches de Fevereiro que eles fizeram, a 3080 tinha muito menos performance.. Em menos de 2 meses ganhou assim tanto ??
O Borderlands 3 fazia 66fps em 4K ultra na 3080, nesse video esta a fazer 71
AC valhalla de 53 para 58

https://www.techspot.com/review/2191-geforce-rtx-3080-vs-radeon-6800-xt/



Mas tu tens um 8700K, e se calhar baixaste bem os graficos. Ali, com um 5950X não havia razão para estar a ficar CPU bound mesmo a 1080p.
Se quiseres comprar, tens de usar sempre resultatos do mesma fonte. Nao entre fontes difrentes pois cada um tem os seus metedos. Enquanto se comparares entre a mesma fonte (neste caso o "hardware Unboxed") ai sim ja obtens comparacoes decentes.

Agora se quiseres teres uma visao mais geral da coisa é ver tipo 4 ou 5 analises difrentes. Hoje em dia é o que ha mais, boas é que sao poucas.
 
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