Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Blender Developers Blog - Cycles X​



Deprecation​

As part of the new architecture, we are removing some functionality. Most notably:
  • OpenCL rendering kernels. The combination of the limited Cycles split kernel implementation, driver bugs, and stalled OpenCL standard has made maintenance too difficult. We can only make the kinds of bigger changes we are working on now by starting from a clean slate.
    We are working with AMD and Intel to get the new kernels working on their GPUs, possibly using different APIs. This will not necessarily be ready for the first release, the implementation needs to reach a higher quality bar than what is there now.
https://code.blender.org/2021/04/cycles-x/

Possivelmente?!

Mas quê? Estão à espera que a AMD e Intel usem Optix e RT cores da Nvidia?

image.gif


Estes também não aprendem...

De um projecto que se diz... Open Source, vai adoptar uma API... proprietária da Nvidia, Optix.
Isto é basicamente um remake já visto com o CUDA.

Depois ficam ofendidos quando lhes apontam o indicador.

Como diria, e fez, o grande Linus, agora é o dedo do meio.
 
Nenhuma placa faz sentido se n a há em stock para comprar, principalmente releases novas.. releases destas só põe sal na ferida.

Onde estão as 3070, 3080 ou até 3060 nas prateleiras? E eles ainda mandam sku's novos? A nvidia n sabe o que anda a fazer.

Este lançamento é um exercício em futilidade.
 
Então se estão esgotadas não sabem o que andam a fazer?:De mau para o consumidor e não para "eles" que estão a bater recordes de vendas além de estarem a aproveitar os chips...
 
Última edição:
O produto é como se nao existisse para o consumidor normal, nesse ponto a nvidia n sabe o que está a fazer.
N há gráficas de nenhuma gama disponíveis para comprar, esta 3080ti é para quê? Para rir.
O que é bom para "eles" n me interessa para ser sincero, como consumidor, isto parece comedia.
 
Então se estão esgotadas não sabem o que andam a fazer?:De mau para o consumidor e não para "eles" que estão a bater recordes de vendas além de estarem a aproveitar os chips...

É bom a curto prazo. Mau a longo prazo.
Neste momento muita gente está a abandonar o PC gamming por causa disto.

E quando o mercado for inundado com GPUs usados dos miners, vai canabalizar vendas das gráficas novas.
 
Eu penso (posso estar errado) que quando o mercado for inundado com gpus usados dos miners poderá não ser nenhum drama.

A) ou já saiu uma nova geração, logo não vai canibalizar nada.

B) vai obrigar as gráficas a baixar o preço para valores decentes

C) penso que uma grande maioria de users não está disposta a comprar uma gráfica em segunda mão.


Mais uma vez, posso estar errado, mas penso que a quantidade de pessoas a abandonar o pc em direção às consolas não é algo que faça mossa de momento.

Primeiro, e vou apenas centrar-me nas pessoas que conheço... Uma grande maioria de gamers mais "hardcore" que conheço, quem não conseguiu uma ampere tem gráficas da 1080Ti para cima, por tanto, está-se um pouco a borrifar e aguenta bem até à próxima geração.

Dos poucos que queriam comprar uma gráfica nova, pois têm por exemplo uma 2060 de 6gb, e queriam dar o salto, acabaram por comprar consola por não poder comprar uma gráfica, fizeram-no para aproveitarem títulos novos agora, mas assim que estabilizar compram gráfica. Até porque, como dizem, compraram a consola pois há muito que queriam uma para jogar alguns títulos que não existem no pc, e curiosamente, não adquiriram ainda nada que exista no pc (ainda), acabam por se centrar nos exclusivos da consola..

Já passamos por isto no passado, e o PC gamming não vai de todo ser prejudicado... Isto volta a estabilizar, e volta tudo à normalidade.

Acho que mais depressa será prejudicado por jogos que saem estilo Outriders e afins, mas isso é o panorama geral gaming, jogos descartáveis feitos à pressa e mal optimizados, para fazer dinheiro rápido :)
 
O produto é como se nao existisse para o consumidor normal, nesse ponto a nvidia n sabe o que está a fazer.
N há gráficas de nenhuma gama disponíveis para comprar, esta 3080ti é para quê? Para rir.
O que é bom para "eles" n me interessa para ser sincero, como consumidor, isto parece comedia.
Todas as gráficas da Nvidia já aparecem no Steam Survey, logo estão a ser vendidas e existe gamers a comprar as mesmas.

A Rtx 3070 aparece no Steam numa posição mais elevada por exemplo que a 1650 Super ou a RX 5700XT, e estamos a falar de uma gráfica que saiu há muito pouco tempo.

A 3080 Ti tem lógica para não deitar para o lixo os Chips que não têm qualidade para a 3090. Foi sempre assim que o mercado de Gpus funcionou.
 
Última edição:
Todas as gráficas da Nvidia já aparecem no Steam Survey, logo estão a ser vendidas e existe gamers a comprar as mesmas.
Claro que estão a ser vendidas, elas nas prateleiras n estão. Como se costuma dizer, n é preciso um génio para perceber isso.
Também n é preciso ser um génio para perceber que alguns gamers vão eventualmente conseguir comprar as placas, a um ritmo conta gotas, mas still.

E já agora, mesmo a 1650 super e 5700xt fazem parte do problem de disponibilidade e stock, eu sinceramente n faço ideia do que estas a tentar argumentar.
 
Exactamente, de que adianta lançar novas gráficas se nem sequer se consegue comprar os modelos "antigos".
Adianta se for para limitar o mining.

Mas não podem lançar a 3080ti com uma hashrate de 60 e MSRP de 1000 euros, se tiver a hashrate capada apenas a 50%, o preço vai subir.

A única forma de o MSRP ser respeitado é ela ser completamente inviável para mining, por isso a hasharate terá que ser abaixo dos 20, o que não sei se é tecnicamente possível...
 
Claro que estão a ser vendidas, elas nas prateleiras n estão. Como se costuma dizer, n é preciso um génio para perceber isso.
Também n é preciso ser um génio para perceber que alguns gamers vão eventualmente conseguir comprar as placas, a um ritmo conta gotas, mas still.
A procura é muito superior à oferta, logo é óbvio que muito dificilmente as encontras nas prateleiras.

Por exemplo, já foi anunciado que o arranque da PS5 foi superior ao da PS4, contudo vejo aqui no Zwame pessoal a dizer que está há mais de 1 mês a tentar arranjar uma, e não encontram à venda.
Não as encontras nas prateleiras, contudo venderam e não foi pouco, a procura é que mesmo assim é muito superior à oferta.


E já agora, mesmo a 1650 super e 5700xt fazem parte do problem de disponibilidade e stock, eu sinceramente n faço ideia do que estas a tentar argumentar.

Porque tanto a 1650 Super como a 5700 XT são da geração passada e sairam numa altura que não existia problemas de stocks. Logo muita gente deve ter esses Gpus em casa. O que é certo é que já existe mais pessoal a entrar no Steam com a 3070, logo já teve de vender uma grande quantidade de Gpus
 
Back
Topo