Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Nisso discordo bastante.
O Quake 2 RTX foi das melhores coisas que joguei na última década.
A jogabilidade continua muito boa e divertida e com o RTX e novas texturas fica um espectáculo.
Facilmente sacrificava a maioria dos AAA de hoje, por mais remasters de bons jogos antigos.
A maioria dos AAA de hoje são lixo feito á pressa, cheio de bugs, com mecânicas simplificadas, jogabilidade medíocre e repetitiva.
 
Nisso discordo bastante.
O Quake 2 RTX foi das melhores coisas que joguei na última década.
A jogabilidade continua muito boa e divertida e com o RTX e novas texturas fica um espectáculo.
Facilmente sacrificava a maioria dos AAA de hoje, por mais remasters de bons jogos antigos.
A maioria dos AAA de hoje são lixo feito á pressa, cheio de bugs, com mecânicas simplificadas, jogabilidade medíocre e repetitiva.
My point exactly...

Os jogos de hoje em dia são tão lixo, que um remaster de um jogo com mais de 20 anos é melhor que a grande parte dos jogos novos.

E atenção, sei que é uma opinião muito própria minha. Mas ver um remaster com RTX não me vai deixar "uau, esta tecnologia é espetacular". É um pouco mais "só porque sim" que outra coisa a meu ver :)

Não tirando o factor "fun", porque o que dizes tem toda a razão. Sou capaz de agarrar num super mario world que tem 31 anos (é de 1990 o jogo), e perder-me no jogo como se fosse novamente uma criança. Ou meter nas mãos de alguém nascido pós 2000 e haver uma grande possibilidade de ver a mesma magia nos olhos dos mesmos.

hoje os jogos são puramente money makers.

Mas adiante, estou a desviar-me do tópico :D

Resumindo e baralhando, não acho piada a remasters e não me faz sentido utilizar os mesmos para mostrar as potencialidades de tecnologia "state of the art" :P
 
Em termos de RTX, o Quake 2 ainda foi um dos melhores exemplos da tecnologia.
Ao contrário de outros jogos que fazem uns reflexos, ou umas sombras, ou um pouco de Global Ilumination, o Quake 2 RTX faz TUDO. É um dos poucos jogos que é Full path traced.
E faz tudo, numa qualidade acima de todos os outros jogos.
O Quake 2 pode ser antiga, mas com as novas texturas fica muito bom. E com o RTX, fica impressionante, sem retirar ao estilo e ambiente original.
Neste momento o Metro Exodus Enhanced, anda a ser criticado por várias pessoas por não ser fiel ao estilo original. Ter demasiada luz, ser demasiado claro, etc.
O BF5 era apenas reflexos e o desempenho caia a pique quando era ligado. Mas a diferença para SSR era pequena.
O Shadow of the Tomb Raider apenas usava nas sombras e a diferença, era apenas no frame rate mais baixo.
O Control fez um dos melhores usos de RTX, mas mesmo sem isto, já era um jogo muito bonito.
O Amid Evil fica excelente com RTX+DLSS, mas apenas adiciona sombras e reflexos.

A única coisa que falha ao Quake 2 RTX, é a falta de DLSS 2.0, para compensar o peso do RTX.
Mas pelo menos tem um Temporal AA Upsamling competente, que ajuda bastante.
 
Na altura das GTX10** eram muito perto umas das outras... Isto sem serem as MaxQ... Tive um Laptop com uma 1070 e mais tarde vendi e troquei por um desktop também com uma 1070 e em termos de performance era quase a mesma coisa...
 
As GTX 10xx e RTX 20xx usavam praticamente os mesmos GPUs nas versões de desktop e mobile, embora com clocks e limites de potência diferentes.
Estas RTX30xx voltaram ao antigamente de usarem GPUs significativamente cortados, ou até GPUs mais pequenos, para designações equivalentes.
Não deixam de ser GPUs mais do que capazes, mas no que toca a paridade com desktop e minimizar a confusão para o consumidor, é um passo atrás. Por outro lado, entre a escassez e os consumos de GA102, não há muito que aNVidia possa fazer. O markting jamais deixaria admitir que não dá para meter uma "3080" num laptop.
 
As GTX 10xx e RTX 20xx usavam praticamente os mesmos GPUs nas versões de desktop e mobile, embora com clocks e limites de potência diferentes.
Estas RTX30xx, voltaram ao antigamente de usarem GPUs significativamente cortados, ou até GPUs mais pequenos para designações equivalentes.
Não deixam de ser GPUs mais do que capazes, mas no que toca a paridade com desktop e minimizar a confusão para o consumidor, é um passo atrás. Por outro lado, entre a escassez e os consumos de GA102, não há muito que aNVidia possa fazer. O markting jamais deixaria admitir que não dá para meter uma "3080" num laptop.
exacto! :)

Até porque esta confusão entre versões, diferente quantidade de Ram e o caraças.... geez.. Estou mesmo a ver o zé para o toni "ah, a minha 3080 tem 16gb, a tua com 10 é lixo"

parecia um amigo meu ontem, todo entusiasmado com a 3060 de 16GB, a dizer que esteve a falar com um colega dele, que ele achava que o pc (o da 3060) era melhor, que não entendia como tinha menos fps que o colega dele que tinha um pc com 2 anos...

Nisto estamos a falar de um 5600x + 3060 vs i9 7290 + 2080 ti :berlusca:
 
Há alguma chance de reservar em algum lugar europeu uma 3080 sem ser com preços acima dos 1000€?
Isto de ter um 5900x com uma R9 290 está complicado...
 
As GTX 10xx e RTX 20xx usavam praticamente os mesmos GPUs nas versões de desktop e mobile, embora com clocks e limites de potência diferentes.
Estas RTX30xx voltaram ao antigamente de usarem GPUs significativamente cortados, ou até GPUs mais pequenos, para designações equivalentes.
Não deixam de ser GPUs mais do que capazes, mas no que toca a paridade com desktop e minimizar a confusão para o consumidor, é um passo atrás. Por outro lado, entre a escassez e os consumos de GA102, não há muito que aNVidia possa fazer. O markting jamais deixaria admitir que não dá para meter uma "3080" num laptop.
A 1080 e 2080 não usavam o chip grande, ao contrario da 3080...
 
As GTX 10xx e RTX 20xx usavam praticamente os mesmos GPUs nas versões de desktop e mobile, embora com clocks e limites de potência diferentes.
Estas RTX30xx voltaram ao antigamente de usarem GPUs significativamente cortados, ou até GPUs mais pequenos, para designações equivalentes.
Não deixam de ser GPUs mais do que capazes, mas no que toca a paridade com desktop e minimizar a confusão para o consumidor, é um passo atrás. Por outro lado, entre a escassez e os consumos de GA102, não há muito que aNVidia possa fazer. O markting jamais deixaria admitir que não dá para meter uma "3080" num laptop.

Curiosamente a GTX1070 mobile (eu tenho uma) tinha 2048 shaders enquanto a versão desktop tinha apenas 1920 para terem desempenhos mais parecidos com menores clocks. Foi até agora a geração onde as versões mobile mais proximas estiveram das versão desktop.

Uma "3080" num portatil moderno é uma falácia. A aposta deverá ser a 3070 se for para ir para portatil.
 
Mas lá está, por norma sempre olho para as gráficas de portáteis pela sua Raw performance enquanto Mobile. Um gajo não pode esperar a mesma performance (não se quisermos manter os mínimos olímpicos a nível de portabilidade).

E com isto em mente, esta 3080 mobile é bastante decente para o que é. Mas sim, vejo-a claramente como a 3070 que há-de ter dado origem (com os seus 16gb de Vram). E aqui, está "taco a taco" em alguns casos com a sua congénere desktopiana :P

Mas é uma máquina muito boa para quem quer jogar, e poder levar a máquina para qualquer lado sem chatice.
 
Back
Topo