Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Têm exactamente o mesmo objectivo, renderizar a uma resolução mais baixa, aumentando o desempenho e tentando fazer um upscale da imagem para compensar a resolução mais baixa. Por isso, as comparações são perfeitamente válidas.
O que muda são as técnicas usadas e como tal, os resultados.

Não. DLSS é primariamente uma tentativa de tornar o raytracing menos dispendioso em recursos de hardware, já que o hardware atual ainda é curto para implementações mais elaboradas e resoluções superiores.
Quem dá 2000 euros por um gpu não precisa de DLSS para jogar COD a 1080p.

FSR é um caso diferente, supostamente corre em qualquer hardware e é de facil implementação para o dev.

Só podes comparar DLSS no dia em que o conseguires colocar a correr num iGPU ou numa consola.

São técnicas diferentes, que abrangem hardware diferente. Ambas tem vantagens e desvantagens, a vantagem para quem tem uma RTX é que teoricamente vai poder ter as duas soluções ao seu dispor, falta saber se a nvidia vai fazer como fez com o Re-Bar e otimizar FSR para correr nos seus produtos.
 
Não. DLSS é primariamente uma tentativa de tornar o raytracing menos dispendioso em recursos de hardware, já que o hardware atual ainda é curto para implementações mais elaboradas e resoluções superiores.
Quem dá 2000 euros por um gpu não precisa de DLSS para jogar COD a 1080p.

FSR é um caso diferente, supostamente corre em qualquer hardware e é de facil implementação para o dev.

Só podes comparar DLSS no dia em que o conseguires colocar a correr num iGPU ou numa consola.

São técnicas diferentes, que abrangem hardware diferente. Ambas tem vantagens e desvantagens, a vantagem para quem tem uma RTX é que teoricamente vai poder ter as duas soluções ao seu dispor, falta saber se a nvidia vai fazer como fez com o Re-Bar e otimizar FSR para correr nos seus produtos.

Pois, porque não há jogos com apenas DLSS, sem RTX...
E claro, a RDNA2 também não faz ray-tracing....
 
Pois, porque não há jogos com apenas DLSS, sem RTX...
E claro, a RDNA2 também não faz ray-tracing....

Obvio que tens. Mas não colocaram tensor cores nas RTX porque acharam que seria porreiro colocar inferência de dados num dispositivo que serve apenas para processar gráficos. A solução de supersampling da Nvidia nasce das limitações do hardware em raytracing
 
Obvio que tens. Mas não colocaram tensor cores nas RTX porque acharam que seria porreiro colocar inferência de dados num dispositivo que serve apenas para processar gráficos. A solução de supersampling da Nvidia nasce das limitações do hardware em raytracing

O objectivo dos tensors era para fazer denoising. Mais tarde é que se lembraram de tentar fazer o DLSS.

E mesmo que inicialmente o objectivo dos tensors fosse apenas o DLSS com RTX, nada muda que hoje temos tanto jogos a usar DLSS com RTX e jogos a usar DLSS sem RTX.
 
O objectivo dos tensors era para fazer denoising. Mais tarde é que se lembraram de tentar fazer o DLSS.

E mesmo que inicialmente o objectivo dos tensors fosse apenas o DLSS com RTX, nada muda que hoje temos tanto jogos a usar DLSS com RTX e jogos a usar DLSS sem RTX.

E depois vais ver jogos como Metro Exodus, Shadow of the Tomb Raider, Battlefield 5, Project PICA PICA, Port Royal... todos estes usavam filtros temporais e espaciais para denoise. Os shaders e RT cores faziam o trabalho todo enquanto os Tensor cores ficavam a dormir a não ser que usasses DLSS.
 
E depois vais ver jogos como Metro Exodus, Shadow of the Tomb Raider, Battlefield 5, Project PICA PICA, Port Royal... todos estes usavam filtros temporais e espaciais para denoise. Os shaders e RT cores faziam o trabalho todo enquanto os Tensor cores ficavam a dormir a não ser que usasses DLSS.

Apenas provas que as coisas não vão como planeadas e reforças o que eu disse sobre termos jogos com e sem RTX a usar DLSS.
 
Apenas provas que as coisas não vão como planeadas e reforças o que eu disse sobre termos jogos com e sem RTX a usar DLSS.

Não amigo. AI denoising é ridiculamente lento e precisa que a a imagem já esteja 80% noise free, caso contrário vai parecer um quadro pintado a oleo. Só é util para para removeres algum ruido que possa ter permanecido depois de aplicares os filtros comuns. Tu não colocas espaço dedicado na die só para este ultimo passo, a nvidia até o scheduler deixa para o cpu. Não te iam colocar tensor cores no silicio para aquela ultima pincelada no denoising. Até porque a decisão de o fazer em algumas circunstâncias tira-lhes dinheiro do bolso.
Para certas aplicações de IA não precisas de investir uma porrada de dinheiro na linha profissional, se não precisares da certificação dos drivers profissionais algumas 3090 fazem o trabalho
 
Não amigo. AI denoising é ridiculamente lento e precisa que a a imagem já esteja 80% noise free, caso contrário vai parecer um quadro pintado a oleo. Só é util para para removeres algum ruido que possa ter permanecido depois de aplicares os filtros comuns. Tu não colocas espaço dedicado na die só para este ultimo passo, a nvidia até o scheduler deixa para o cpu. Não te iam colocar tensor cores no silicio para aquela ultima pincelada no denoising. Até porque a decisão de o fazer em algumas circunstâncias tira-lhes dinheiro do bolso.
Para certas aplicações de IA não precisas de investir uma porrada de dinheiro na linha profissional, se não precisares da certificação dos drivers profissionais algumas 3090 fazem o trabalho

Realmente não percebeste o que eu disse....
Começo a pensar que estás apenas a trollar.

Eu meto a noticia do DLSS 2.2, com melhorias de qualidade de imagem. E tu vens falar de alhos e bugalhos...
 
Tirado do reddit, a comparar o DLSS 2.0 vs 2.2 no Death Stranding.

DLSS 2.0
j3en727.png


DLSS 2.2
t542Az3.png
 
Não precisava da versão 2.2 para garantir a coroa, isto apenas vai aumentar ainda mais o fosso na diferença de qualidade.

Exactamente. Do que vimos até agora, parece que o FSR será mais fraco que o DLSS 2.0.
Aliás, é bem capaz de ser pior do que o TAAU da EPIC.
Quanto mais, deve ganhar ao checkerboarding :D
 
"Parece que o FSR será mais fraco que o DLSS 2.0"... mal aguento o suspense. :Winkani:

É mais fraco em que métrica? Fidelidade visual? Nem estou a perceber as duvidas. Ai será certamente especialmente nesta fase do campeonato em que tens uma solução já com vários anos e iterações e tens outra que ainda nem lançou... possivelmente poderá ser melhor em algumas circunstancias, talvez movimento, mas a tendência de um algoritmo de IA é sempre melhorar conforme vai tendo mais inputs.

No entanto DLSS 2.0 certamente não será superior num igpu, numa pascal ou em todos os milhões de gpus e consolas que são usados todos os dias e não tem RTX no nome.

Quanto à quantidade de jogos com a implementação, para já DLSS leva vantagem, mas é algo que só poderemos medir passados um par de anos dado que FSR é algo que ainda nem está disponivel.

Um dos primeiros jogos que devem ter suporte de ambos é o Battlefield 2042, ainda não há informação oficial, mas é um dos principais candidatos.
Certamente usando frostbite vai ter DXR e DLSS, e o frostbite está na lista da AMD.
 
Última edição:
É mais fraco em que métrica? Fidelidade visual? Nem estou a perceber as duvidas. Ai será certamente especialmente nesta fase do campeonato em que tens uma solução já com vários anos e iterações e tens outra que ainda nem lançou... possivelmente poderá ser melhor em algumas circunstancias, talvez movimento, mas a tendência de um algoritmo de IA é sempre melhorar conforme vai tendo mais inputs.

No entanto DLSS 2.0 certamente não será superior num igpu, numa pascal ou em todos os milhões de gpus e consolas que são usados todos os dias e não tem RTX no nome.

Quanto à quantidade de jogos com a implementação, para já DLSS leva vantagem, mas é algo que só poderemos medir passados um par de anos dado que FSR é algo que ainda nem está disponivel.

Um dos primeiros jogos que devem ter suporte de ambos é o Battlefield 2042, ainda não há informação oficial, mas é um dos principais candidatos.
Certamente usando frostbite vai ter DXR e DLSS, e o frostbite está na lista da AMD.
Basta leres

No, AMD’s FSR (FidelityFX Super Resolution) Is Not A DLSS Alternative, And Here Is Why You Should Care​

https://wccftech.com/no-amds-fsr-fi...-alternative-and-here-is-why-you-should-care/

O FSR vs dlss "nível de fidelidade de imagem" basta ver artigos ai a falar, sempre será inferior a quase tudo , vantagem que vejo é que pode ser usado em ambas marcas mas para amd e consolas era urgente ter uma alternativa para dar boost nos jogos apesar de inferior é bem vindo , como o dlss vai ter seu espaço , como nvidia pode otimizar nas drivers para usar fsr se quiser naqueles jogos caso queira.
Com Dlss a evoluir muito menos apanha em fidelidade de imagem .
native vs fsr quality
AMD_FSR_Example.png
 
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Penso que me vão "insultar" por ser pouco fundamentalista....

A verdade é que talvez por já estar a beirar os 40 anos e a minha visão não ser o que era com 20 anos (não uso oculos), mas a verdade é que em jogo jogado e em movimento, noto muito pouco diferença entre usar estes "artificios" ou não. Para mim o facto de um fio de eletricidade ou uma aresta de uma parede estar ligeiramente mais difusa não altera basicamente nada no que aprecio num jogo. Já o facto de passar de 30fps para 50fps nota-se imenso e para mim vale imenso a pena.

Venha o FSR e outros que tais. É de enaltecer o DLSS 2.0, mas não me faz confusão uma solução universal que faça 70% do que o DLSS faça a nivel de qualidade e traga a fluidez e a introdução de tecnicas mais pesadas e mais interessantes como raytracing.
 
Penso que me vão "insultar" por ser pouco fundamentalista....

A verdade é que talvez por já estar a beirar os 40 anos e a minha visão não ser o que era com 20 anos (não uso oculos), mas a verdade é que em jogo jogado e em movimento, noto muito pouco diferença entre usar estes "artificios" ou não. Para mim o facto de um fio de eletricidade ou uma aresta de uma parede estar ligeiramente mais difusa não altera basicamente nada no que aprecio num jogo. Já o facto de passar de 30fps para 50fps nota-se imenso e para mim vale imenso a pena.

Venha o FSR e outros que tais. É de enaltecer o DLSS 2.0, mas não me faz confusão uma solução universal que faça 70% do que o DLSS faça a nivel de qualidade e traga a fluidez e a introdução de tecnicas mais pesadas e mais interessantes como raytracing.
Nesse ponto tens razão mas pessoas mais sensíveis e em tv/ecrã maior já será mais incomodo com menos fidelidade de imagem ai dlss2.2 ainda melhorou mais .
Mas quem precisa mais fps e quem não tem acesso ao dlss ai fsr é ouro , sem duvidas , talvez a versão ultra quality fique entre um dlss 1.0 ou ligeiramente melhor que já seria bom , como para consolas vai ser uma ferramenta extra para puxar.
 
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Lá está, tenho amigos de 1080ti's desesperados por não conseguirem fazer upgrade, que aceitam de bom grado esta versão "menos boa" do dlss.


Mostra que a AMD está de olho aberto, e que a Nvidia convém manter-se atenta :D
 
Penso que me vão "insultar" por ser pouco fundamentalista....

A verdade é que talvez por já estar a beirar os 40 anos e a minha visão não ser o que era com 20 anos (não uso oculos), mas a verdade é que em jogo jogado e em movimento, noto muito pouco diferença entre usar estes "artificios" ou não. Para mim o facto de um fio de eletricidade ou uma aresta de uma parede estar ligeiramente mais difusa não altera basicamente nada no que aprecio num jogo. Já o facto de passar de 30fps para 50fps nota-se imenso e para mim vale imenso a pena.

Venha o FSR e outros que tais. É de enaltecer o DLSS 2.0, mas não me faz confusão uma solução universal que faça 70% do que o DLSS faça a nivel de qualidade e traga a fluidez e a introdução de tecnicas mais pesadas e mais interessantes como raytracing.

duvido que artefactos no ecrã não retirem fluidez ao jogo para além de reduzir brutalmente a imersão.
sinceramente não acredito que esta primeira versão faça sequer 70% do que o dlss atual faz...


para as consolas o upscale atual não será superior a esta tecnologia da AMD?
 
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