Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Eu nao tenho limitação de frames nas opções gerais, porque receio estar a fazer algum benchmarking e depois esquecer-me de tirar, mas como fail-safe, podem limitar nos drivers da nvidia o framerate máximo, podem ativar desde os 15FPS até aos 1000FPS, honestamente deveriam colocar no máximo 300 ou 240FPS, a não ser que joguem CS:GO e precisem de mais FPS (mas isso podem definir um profile para o jogo).

Isto vai prevenir que pelo menus nestes jogos que não tem qualquer limitação, a grafica não dispare para os 3000FPS e oiça-se um coil-whine que assusta qualquer pessoa na mesma sala a achar que tem ratos em casa.

Para quem tem AMD, a AMD tambem tem o FRCT para limitar o framerate.

Alternativamente podem usar o RTSS como foi sugerido pelo Ansatsu
 
Limitar fps para a gráfica não aquecer :rrotflm:

Não recomendo a bloquear de forma geral com o rtss ou nvidia, ambas as opções criam input lag. Normalmente jogos que não têm limitador prefiro jogar completamente desbloqueado, recentemente tenho jogado doom eternal por exemplo e prefiro o feel do jogo 1000x a 200fps no ultra do que a 141fps lock com rtss, vsync + gsync.
Mas isto depende muito do jogo, no apex legends jogo com 144fps lock no jogo. É o melhor neste jogo e ecrã.


3090 a morrer por causa de um jogo??? O problema não é do jogo, as gráficas tem limites de power e temperatura para alguma coisa.
 
Última edição:
Limitar fps para a gráfica não aquecer :rrotflm:

Não recomendo a bloquear de forma geral com o rtss ou nvidia, ambas as opções criam input lag. Normalmente jogos que não têm limitador prefiro jogar completamente desbloqueado, recentemente tenho jogado doom eternal por exemplo e prefiro o feel do jogo 1000x a 200fps no ultra do que a 141fps lock com rtss, vsync + gsync.
Mas isto depende muito do jogo, no apex legends jogo com 144fps lock no jogo. É o melhor neste jogo e ecrã.


3090 a morrer por causa de um jogo??? O problema não é do jogo, as gráficas tem limites de power e temperatura para alguma coisa.

Sei que estou a entrar a meio da conversa, mas não sei porque te ris...
FPS acima do refresh rate do monitor só servem para aquecer o ambiente... Eu pessoalmente também faço lock na minha gráfica (geralmente ligeiramente acima do RR meu monitor, para (quase) não sentir FPS drops... Tirando isso não sei pq é que dizes que o "feel do jogo é 1000x melhor a 200fps do que a 140fps"...

De qualquer forma, é mais do que sabido que altas temperaturas contribuem para o "desgaste"da gráfica, porém no meu caso apenas faço lock para não ter de a ouvir... Tal como disse o @ObscureAngel um gajo vai para o menu e parece que a gráfica fica tola só pq pode ir para os 500fps ...
 
Com screen tearing?

0 screen tearing. Quando tens frame rates super altos e relativamente estáveis não tens tearing nenhum.
Quando falo do feel, refiro-me ao feel do rato. É mais 1:1, provavelmente porque o rtss adiciona bastante input lag, nem é pelos 141fps.

Normalmente também bloqueio no jogo quando jogo permite, mas no doom é melhor desbloqueado, já que com rtss e gsync o feel não é muito bom.
 
0 screen tearing. Quando tens frame rates super altos e relativamente estáveis não tens tearing nenhum.
Podes não notar, mas tens de ter screen tearing obrigatoriamente, pois a framerate deixou de ser um múltiplo do refresh rate do teu monitor.

Mesma coisa que dizer que não noto diferença nenhuma no input lag, e tu notares.
 
Podes não notar, mas tens de ter screen tearing obrigatoriamente, pois a framerate deixou de ser um múltiplo no refresh rate do teu monitor.

Mesma coisa que dizer que não noto diferença nenhuma no input lag, e tu notares.

Isso depende muito dos jogos, o doom tem frame times muito estáveis, e quando tens 200+fps o tearing é invisível.

Noutros jogos notas mais tearing, especialmente com apenas 144hz, apex legends por exemplo tem bastante tearing. No entanto quando tinha o vg259qm a 280hz nem no apex legends via tearing, com adaptive sync/gsync off. Mas era ligeiramente mais suave com adaptive sync on, porque jogava a 190fps lock. O motor de jogo tem problemas acima de 180-190fps.

Força bruta em frame rate e refresh torna o tearing invisível.
 
Isso depende muito dos jogos, o doom tem frame times muito estáveis, e quando tens 200+fps o tearing é invisível.
Depende. Já experimentei jogo a alta framerate e consigo notar o screan tearing. Sou muito sensível a isso, porque abomino o mesmo.

Já o input lag, mesmo a jogar a 60fps com Gsync, para mim é instantâneo. Clico no botão e tenho resposta imediata.
Para pessoas muito sensíveis ao input lag, como tu és, notam a diferença.

Somos todos diferentes com necessidades diferentes.
 
Depende. Já experimentei jogo a alta framerate e consigo notar o screan tearing. Sou muito sensível a isso, porque abomino o mesmo.

Já o input lag, mesmo a jogar a 60fps com Gsync, para mim é instantâneo. Clico no botão e tenho resposta imediata.
Para pessoas muito sensíveis ao input lag, como tu és, notam a diferença.

Somos todos diferentes com necessidades diferentes.

Para mim não é a resposta ao carregar no botão, mas o feel dos movimentos com o rato. É onde se sente mais, o meu aim é bastante melhor com menos input lag, mais sharp/snappy.

Frame rate ainda faz mais diferença que refresh rate acima de 144hz. No vg259qm sentia o rato ligeiramente mais rápido/sharp por ter um pouco menos input lag (280hz), mas não era nada drástico, o que se notava mais era a fluidez dos movimentos.
A única razão que me levou a devolver o monitor foi que á distância a que estou, via a grelha dos pixéis todos. 24.5" é um pouco grande para 1080p à distância que estou. Se calhar ter me habituado a 1440p também não ajuda. Mas o próximo ecrã vai ser 1440p 240+hz :D
 
Última edição:
o que se faz para diminuir o input lag é desbloquear a frame rate ao início e ver por que valores andam. depois é limitar ligeiramente abaixo da média para não saturar o gpu a 100% e deixar o máximo de carga possível no cpu.
 
Good Afternoon,
So after hitting the play button for New World beta the game started to load, followed immediately by fan speeds increasing to 100%, fps dropping to 0, and then my monitors turning off and my video card is no longer detected. So i reboot the PC and everything seemed to work fine, i even tried a few other games to make sure and i had no problems. So i hit play on New World again and same thing happen but this time i heard a loud pop and now my 3090 wont get past POST on bootup.
This is the 2nd 3090 FTW3 Ultra directly from EVGA to die while playing or attempting to play New World, my first one died during Alpha, but i was able to play that for a week or so before that happen. But the same exact thing happen with that card, it just happened while I was actually in the game.
Anyway ive contacted EVGA for a full refund of the video card or another RMA and ive made them aware of the issue. Now it should be known as well that I have not had any other issues with any of the other dozens of games I play with that card for about 8 months of having them both. Also I have installed my old GTX 980 card into the same PC and it works fine, with everything, including New World beta, no issues thus far in alpha or closed beta.
So I am not sure what the cause is here. Most likely its two defective cards from EVGA but I think this issue needs to be looked at from both sides. If any other information is needed please let me know and ill be happy to help.
 
o que se faz para diminuir o input lag é desbloquear a frame rate ao início e ver por que valores andam. depois é limitar ligeiramente abaixo da média para não saturar o gpu a 100% e deixar o máximo de carga possível no cpu.

yup. Ou usar nvidia reflex. Mas quando tens de usar software 3rd party para bloquear mais vale deixar desbloqueado, o input lag do rtss dá bem para notar.
 
Good Afternoon,
So after hitting the play button for New World beta the game started to load, followed immediately by fan speeds increasing to 100%, fps dropping to 0, and then my monitors turning off and my video card is no longer detected. So i reboot the PC and everything seemed to work fine, i even tried a few other games to make sure and i had no problems. So i hit play on New World again and same thing happen but this time i heard a loud pop and now my 3090 wont get past POST on bootup.
This is the 2nd 3090 FTW3 Ultra directly from EVGA to die while playing or attempting to play New World, my first one died during Alpha, but i was able to play that for a week or so before that happen. But the same exact thing happen with that card, it just happened while I was actually in the game.
Anyway ive contacted EVGA for a full refund of the video card or another RMA and ive made them aware of the issue. Now it should be known as well that I have not had any other issues with any of the other dozens of games I play with that card for about 8 months of having them both. Also I have installed my old GTX 980 card into the same PC and it works fine, with everything, including New World beta, no issues thus far in alpha or closed beta.
So I am not sure what the cause is here. Most likely its two defective cards from EVGA but I think this issue needs to be looked at from both sides. If any other information is needed please let me know and ill be happy to help.

Não que goste muito da peça, mas...
 
So after hitting the play button for New World beta the game started to load, followed immediately by fan speeds increasing to 100%, fps dropping to 0, and then my monitors turning off and my video card is no longer detected. So i reboot the PC and everything seemed to work fine, i even tried a few other games to make sure and i had no problems. So i hit play on New World again and same thing happen but this time i heard a loud pop and now my 3090 wont get past POST on bootup.
This is the 2nd 3090 FTW3 Ultra directly from EVGA to die...

Isto até dói ao ler. Mas afinal estas versões utilizadas são alfa e beta, a partida essas versões vão estar mal otimizadas.

Depende. Já experimentei jogo a alta framerate e consigo notar o screan tearing. Sou muito sensível a isso, porque abomino o mesmo.
És como eu, sou muito sensível ao screen tearing e é algo que por muito pequena que seja, não consigo "esquecer". Já o input lag depende do jogo e da pessoa - entre o FPS competitivo até alguém que jogue com o controller num open-world, há uns ms de margem. :Winkani:
 
Sim, sem dúvida que é a gráfica - não é de esperar que se avarie com temperaturas elevadas, neste caso devia desligar. O meu comentário foi em resposta ao user que comentou a temperatura elevada da vram enquanto estava no menu do jogo.
 
yup. Ou usar nvidia reflex. Mas quando tens de usar software 3rd party para bloquear mais vale deixar desbloqueado, o input lag do rtss dá bem para notar.

Já foi demonstrado que limitar o framerate ajuda mais ao input lag que deixar tudo desbloqueado e eu próprio noto isso, parece contra senso, mas é uma realidade, quase o único jogo em que isto resulta é o CS:GO porque é dos poucos que andas nos 300FPS e a limitação é quase sempre o CPU e não o GPU, mas quando o GPU é o elemento limitativo e anda a 99% bem podes esquecer teres melhor input lag, mais vale bloqueares abaixo.

O Nvidia Reflex basicamente finge que tens os FPS bloqueados, mas dinamicamente e como tal cria resultados de input lag tão bons como quando bloqueados.
Cuidado com os efeitos placebos


 
mas quando o GPU é o elemento limitativo e anda a 99% bem podes esquecer teres melhor input lag, mais vale bloqueares abaixo.

Neste caso em que um jogo é GPU-bound, e assumindo que o jogo não suporta nvidia reflex, o procedimento manual é bloquear o FPS até chegar a ~92-93% do GPU para reduzir o input lag? Suponho que nesta situação tenho de ter a opção "low latency" do control panel da nvidia no on ou no ultra.
 
Back
Topo