Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Não esquecer o mercado de jogos VR que está a começar a disparar. Ter basicamente 2 ecrãs 4K (1 em cada olho), uma taxa de refrescamento à volta dos 120Hz, baixa latência, e ainda encoding para transmitir wireless... é muito pesado na gráfica.
A 4090 provavelmente não me irá compensar em termos de custo/benefício, mas que gostava, gostava!

Sim, tens toda a razão.
 
Isto com mining a cair em força, pode ser que encha mercado de 2 mão e com passar dos meses volte a cair algo.
Não chega. No verão esteve vários meses com os valores actuais e nada aconteceu, é preciso cair bem mais. Seria preciso a EU e os EUA banirem as criptomoedas. Principalmente aqui na UE sempre tão preocupada com as alterações climáticas e nada fazem em relação a este tema. A liberdade dos mercados vai estar sempre acima de tudo, de tudo mesmo...
 
Como esperava, ultrapassa uma 1660, por vezes com uma margem porreira. Independentemente de ter um 50 na nomenclatura, é claramente algo a substituir as 16x0.

Claramente que noutros tempos seria gráfica para 250€, o que seria um valor bastante bom para o que oferece.
 
@M4N!4K Nãoooo
Isto noutros tempos era gráfica para 150/175€ nas versões mais baratas, nunca 250€.
As 1660 TI mais baratas nem 250€ custavam.
Ahhh tinha ideia das 1660ti andarem sempre acima de 300€.

Epa, então mais a roçar os 200€

Com a 3060 num suposto valor de 330/50€, dava margem para uma 3050ti na casa dos 250's então :)

Mas pronto.

Adiante, em resumo, parece-me uma excelente 50! A bater-se com a 6600 em bastantes casos :)
 
RTX 3050 custom já anda perto 500€ .

"Redditor ArtisticCandle does not mention where the purchase was made, but he does confirm it was listed for 500 EUR, nearly 80% more than European MSRP (279 EUR)."
 
Andei a ler as reviews do techpowerup, é pouco melhor que uma 1660 ti/super, consumindo pouco mais. É weird que o ganho de eficiência é praticamente zero.

A ASUS Strix tem um cooler é absurdamente overkill, resultado, mesmo com 150w, a placa não chega aos 60 graus com 25 db :D

A eVGA que é bem compacta e com performance termica/Acustica aceitável.

E do outro lado uma Palit single fan com meros 17cm, mas até que bateu-se nos 69 graus max, embora um pouco ruidosa. Um undervolt para 100w ja deve ficar bem silenciosa e jeitosa para ITX cases.

E existe uma Palit 3050 com cooler igual a minha 3060 ti. Para esta placa é um cooler bem capaz, chegando e sobrando. Nos meus testes de UV com 130w fica bem silenciosa e fresca.

EDIT: review do guru3d dela - https://www.guru3d.com/articles-pages/palit-geforce-rtx-3050-dual-oc-review,9.html

E ya, temps boas, ruido aceitável. Esta comprava sem medo de ser feliz, já que a versão 3060 ti é mesmo por não ter tido outra opção :/
 
Última edição:
Epa, honestamente vejo da seguinte forma.

Pouco melhor uqe a 1660ti a nível de performance bruta, certo. A consumir um pouco mais, certo. Mas substitui a mesma acrescentando "ray trace" (ignoremos isto) mas acima de tudo dlss!

O dlss é a grande vantagem da 3050 face a uma 1660 :)

Como já havíamos falado, em preços normais, esta 3050 com um 12400f, seria uma combinação fantástica para um computador acessível e muito competente para 1080p.
 
Epa, honestamente vejo da seguinte forma.

Pouco melhor uqe a 1660ti a nível de performance bruta, certo. A consumir um pouco mais, certo. Mas substitui a mesma acrescentando "ray trace" (ignoremos isto) mas acima de tudo dlss!

O dlss é a grande vantagem da 3050 face a uma 1660 :)

Como já havíamos falado, em preços normais, esta 3050 com um 12400f, seria uma combinação fantástica para um computador acessível e muito competente para 1080p.

Foi um bom lançamento esta RTX3050, só peca obviamente no preço. A preço normal é uma recomendação fácil. É ligeiramente melhor que a minha gtx1070 com o bonus de poder usar DLSS, ou seja papa tudo a 1080p se não quiserem tudo em Ultra.

A preço normal (<200€) era facil de recomendar e iria substituir a gtx1060 nos tops.
 
Foi um bom lançamento esta RTX3050, só peca obviamente no preço. A preço normal é uma recomendação fácil. É ligeiramente melhor que a minha gtx1070 com o bonus de poder usar DLSS, ou seja papa tudo a 1080p se não quiserem tudo em Ultra.

A preço normal (<200€) era facil de recomendar e iria substituir a gtx1060 nos tops.

Até nas reviews dizem que seria sempre gráfica apara $250. Não está assim tão longe, uma vez que algumas foram "colocadas à venda" por 279€.

Compreendo o estigma do x050, mas nunca seria gráfica sub 200€ mas sim sub 300€.

Vem ocupar o lugar das 1660, e uma 1660 ti por exemplo, penso que nunca baixou dos 250€ sequer. Acho até que o mais barato que alguma vez esteve foi ali a roçar os 300€.
 
E evolução não existe? Compare-se gtx 760 vs gtx 950... A 950 a 160 euros veio ocupar o lugar o lugar da 760 que custava 250 euros.
A 3050 deverá correr sem problemas tudo o que tiver dlss (que até ver é lançar a moeda ao ar), mas não se esqueçam que 1660 supers é geração passada, assim que houverem ps5 e Xbox nova geração suficientes no mercado e os jogos deixarem de sair na geração passada 1660's e semelhantes em performance vão passar mal.
Apesar de eu achar que num mercado normal este não seria o seu msrp.
 
Adoro o facto de o marketing e positividade da rtx 3050 vir do aborto que foi a rx6500xt.

Mas pronto, realmente não tem nenhum ponto grave a não ser o preço absurdo mas num mercado pré-desastre actual com um preço mais realista seria uma oferta morna e sem sal por não ser uma grande evolução de performance no tier dela mas até aceitável para budget builds.
 
a 3050 faz sentido exatamente porque a 6500xt não faz sentido nenhum... não é que a 3050 seja má placa...apenas a meu ver não vale mais que 250€, mesmo ja tendo em conta os preços inflacionados que se veem atualmente
 
A 6500xt nao e ma placa? Poxa consegue ser pior que a RX 580 que custava 150€ ha uma data de anos atras...

So reparei agr que entendi mal, a 6500XT e uma vergonha chip fracos de portatil a ser usados para "extorquir" dinheiro a quem nao pode comprar graficas "high tier".

Cps
 
Última edição:
A 3050 é perfeitamente decente para muita gente. Tem DLSS, 8GB e portas iguais a gráficas topo de gama (3xDP1.4, HDMI2.1)

Não tem comparação com a 6500xt, que é um aborto.

O preço é alto para o que é, mas é razoável para 2022.
 
Back
Topo