Há uma teoria em geral de que uma peça de hardware tem a obrigação de aguentar toda a porrada que se lhe atira para cima, ponto final.
As gráficas aguentam porrada de furmark à bruta (aos dias de hoje), que é o software mais optimizado que existe para levar esta peça de hardware ao extremo. Mas, num uso longe do que qualquer outro software leva (muito longe do uso normal de um simples jogo). E não foi resolvido no hardware coisa nenhuma (fisicamente). O firmware/bios ou whatever da gráfica é que deteta o Furmark e já sabe como agir com o mesmo. Já foi explicado aqui há uns valentes posts atrás.
A minha
3090, pessoalmente, leva porrada como o caraças a renderizar, chegando a estar períodos de quase 3 dias consecutivos a 100%... A suar bem, e a mamar os 350W.
Surge 1 software mal optimizado que faz com que hajam determinados "picos" de corrente e uso, coisa que nunca aconteceu antes, e o fabricante é 100% culpado por não ter resolvido um problema inexistente até então, e que não tinha, alegadamente, como prever.
O vídeo colocado uns posts atrás explica super bem o que se passa, a nível de "uso na gráfica".
Again, óbvio que a Amazon não pode ser responsabilizada "ahh o teu jogo estragou-me a gráfica, paga".
Mas pode claramente ser indagada com um "ahh o código do teu jogo é um verdadeiro lixo e isso estragou-me a gráfica, agora o fabricante paga. Mas, e uma solução?".
Quem vai sempre arcar com os custos disto é o fabricante, óbvio. Se a minha gráfica avariar é óbvio que é com ele que vou lidar. Aqui o fabricante depois que lide com a Amazon se chegarem à conclusão haver bases para isso.
Pelo menos até que algum se lembre de " Joguem NW por vossa conta e risco, o jogo leva o hardware a ter comportamentos anormais, podendo estragar o mesmo. Gráficas avariadas a jogar NW não serão abrangidas pela garantia".
Ainda não se provou ser culpa de uma má arquitectura de hardware, uma vez que as gráficas estão fabricadas de acordo com as especificações da NVIDIA, e até indicação em contrário, mais que a 100% para o uso suposto de tudo o que existe até à data... Excepto o New World.
Como fabricante, eu lançaria um firmware que fizesse com o New World o que as gráficas fazem com o Furmark. E até capava a gráfica quando este software corresse se fosse preciso, pelo menos até que se chegue ao cerne da questão de qual o real problema. Se alguém apontasse o dedo porque estava a capar o jogo, levavam com "gráficas avariadas a jogar new world com o firmware antigo, não serão abrangidas pela garantia"
Há videos aqui colocados, de malta que está a tentar realmente descobrir o que acontece com o jogo. Comparações com o furmark que é o software mais "anormal" que existe, e ainda assim, um simples jogo que nunca deveria carregar uma gráfica do mesmo modo que este benchmark faz, consegue ultrapassar o mesmo e torrar gráficas.
Pessoalmente a EVGA ter levantado uma razão de "soldas defeituosas", parece-me a mim ter sido um pouco uma maneira de, assumindo o custo da troca das gráficas, arranjar uma solução credível quando na realidade não conseguiram ao certo descobrir o que levou (e está a levar) as gráficas a irem à vida.
Tanto que gráficas fabricadas sem este suposto problema, também já morreram..
Eu no fundo estou-me um pouco a lixar para quem tem a responsabilidade. A mim causa-me confusão sim é a passividade da Amazon em simplesmente descartar o problema, pois legalmente sabe que não tem qualquer chatice. Uma atitude correcta, a meu ver, seria sim tentar activamente em conjunto com os fabricantes descobrir uma solução, que acho passar sempre entre um mix de Firmware para a gráfica, e uma correcção de código (dentro do possível... Uma vez que o jogo é um atabalhoado de código reescrito, e que mudou o seu conceito algumas 3X ao longo do desenvolvimento)...
Isto lembra-me um pouco a questão das gráficas que vão à vida a minerar porque as memórias são levadas ao extremo.. Apenas num simples software...
Lembra-me da discussão "ah e se for à vida a minerar, na Europa pelo menos, o fabricante tem que trocar a gráfica e calar". Mas, que eu saiba, não era um problema de hardware, mas sim da utilização do mesmo num cenário para o qual o mesmo não foi criado. Claro que o fabricante é quem vai trocar a gráfica, ninguém diz o contrário, mas seria um problema gerado por software e não garantidamente falha de hardware por mau fabrico do mesmo.