Nvidia G80: info e rumores

Status
Fechado a novas mensagens.
blastarr disse:
Eu até acho o CableCard uma boa tecnologia, que muita falta faz cá em PT, mas tão cedo duvido que venha a acontecer...
Creio que este produto é um protótipo que só suporta a spec 1.0 (sem suporte total aos EPG's -electronic program guides-).

Enfim, isto depende da indústria da TV por Cabo, eles andaram anos a resistir contra a abertura da tecnologia aos PC's.

Com a proliferação dos media center n me parece k possa continuar fechada por muito mais tempo, afinal ja há satélites com HDTV e sem ser o nacionais podes ir buscar os outros canais da tv cabo outro lado no formato digital.

A europa esta 1 pouco atrasada a passar para digital então para HDTV já nem se fala :(
 
Segundo o Inq, o processo de fabrico para a G71 acaba de ser concluído ("Tape-Out"):

G71, Geforce 7900 GTX taped out

Shipping in spring


WE HAVE confirmation that Nvidia has now taped out its G71 chip. It is up and running and according to our sources Nvidia is on schedule.
The only problem is that we're unsure what the real schedule is. I can tell you that it is probably not realistic to expect this chip and cards based on G71 sooner than end of February. Early March could be the best bet, but this is the perfect case scenario. It is a long time from tape out till final chip and we know that Nvidia taped out the chip in the first half of January.

It's possible that the G71 may get its old GTX suffix. Nvidia hopes the G71, Geforce 7900 GTX may end up even faster than R580, Radeon X1900 XTX solution but we cannot confirm that. For Nvidia's sake, we hope it will and the chip should have 32 real pipes inside.

So Nvidia finally has its big 90 nanometre chip out from the blueprint specs. The fun chase begins again. µ


Como sempre e como é do Fuad, take it with a grain of salt, embora nenhuma da info seja verdadeiramente nova (à excepção da nota sobre o "tape-out").
 
esta parte

It's possible that the G71 may get its old GTX suffix. Nvidia hopes the G71, Geforce 7900 GTX may end up even faster than R580, Radeon X1900 XTX solution but we cannot confirm that. For Nvidia's sake, we hope it will and the chip should have 32 real pipes inside.


parece-me estranha.. especialmente depois dos comentarios que por aqui tenho lido, que a g71 iria cilindrar a ati... Afinal nem se sabe se tem mesmo 32 pipes....
 
Yeah, espero realmente n apanhar outra desilusão como foi com a X1900XT/X... O que vale é que me passa depressa qd volto à realidade e vejo que n tenho €'s pra investir numa gráfica destas, há outras prioridades...
 
God_Lx disse:
Yeah, espero realmente n apanhar outra desilusão como foi com a X1900XT/X... O que vale é que me passa depressa qd volto à realidade e vejo que n tenho €'s pra investir numa gráfica destas, há outras prioridades...

Talvez uma sucessora da 6800GS, assim... digamos, daqui por uma semana ?;):D
 
Erm.. entre o tape-out e o lançamento costumam ser cerca de 4-5 meses ou mais.. Segundo o inquirer, o R580 teve o seu tape-out aquando do lançamento da 7800 GTX 256Mb:
http://www.theinquirer.net/?article=28228




Se essa notícia é verdade então duvido que o G71 chegue ao mercado antes do verão.. Nunca antes de maio/junho.
Se chegar, então vai ser o tempo de tape-out»lançamento mais curto da história.




EDIT: Entre o tape-out da G70 e o seu lançamento foram 2 meses - http://www.theinquirer.net/?article=22645
 
Última edição:
Espera lá. No que se refere ao tempo entre o tape-out e o lançamento não argumento, tenho ideia de ser assim também, mas se bem me lembro a R520 fez 2 tape-outs, não satisfatórios, porque não atingia as velocidades pretendidas e só ao fim do terceiro, com a adição de mais uma camada de metal é que se conseguiu o objectivo (que resultaria na X1800XT). Daí que dizer-se que a R580 fez tape-out no inicio do ano passado me parece impossivel se nem a R520 o tinha feito.
 
ToTTenTranz disse:
Erm.. entre o tape-out e o lançamento costumam ser cerca de 4-5 meses ou mais.. Segundo o inquirer, o R580 teve o seu tape-out aquando do lançamento da 7800 GTX 256Mb:
http://www.theinquirer.net/?article=28228




Se essa notícia é verdade então duvido que o G71 chegue ao mercado antes do verão.. Nunca antes de maio/junho.
Se chegar, então vai ser o tempo de tape-out»lançamento mais curto da história.

Sim, e depois ?
O R580 teve o Tape-out em Setembro de 2005, o R520 em Novembro de 2004, etc, etc.

Marcas diferentes, arquitecturas diferentes, métodos diferentes...

Para pegar no exemplo que deste da 7800 GTX:
Tape-out inicial - Fevereiro de 2005
Rev A2 - Abril
Disponibilidade em massa - Junho de 2005
 
SilveRRIng disse:
Espera lá. No que se refere ao tempo entre o tape-out e o lançamento não argumento, tenho ideia de ser assim também, mas se bem me lembro a R520 fez 2 tape-outs, não satisfatórios, porque não atingia as velocidades pretendidas e só ao fim do terceiro, com a adição de mais uma camada de metal é que se conseguiu o objectivo (que resultaria na X1800XT). Daí que dizer-se que a R580 fez tape-out no inicio do ano passado me parece impossivel se nem a R520 o tinha feito.
Nope. A Xbitlabs recebeu uma X1900XT para review de fabrico do mes de Setembro!
Vais ver a review deles. Eles falam nisso.

A mim parece-me que toda a nova linha da Nvidia 90nm ta atrasada. Meios de Março para a G71 e fins de Março/inicios de Abril para a 7600 é um atraso consideravel para a linha da ATI.
Depois a 7300Gs (primeira 90nm da Nvidia para desktop) ta com problemas de shortage e foi a admitido pela Nvidia que foi um paperlaunch para USA, Europa, japao, etc. Neste momento so se vende, va-se la imaginar na China e a situaçao nao vai mudar pelo menos ate finais de Março.

Enquanto a Nvidia anda intretida com os 90nm, a ATI ja anda a preparar 3 novos chips 80nm com o novissimos processo de fabrico da TSCM. 1 deles é o RV560 -> X1700 os outros 2 sao para o mercado low-end para substituir as X1300 e poder ter ainda mais lucros na venda de cada grafica e ao mesmo tempo maiores clocks e menos calor claro.
 
DJ_PAPA disse:
Nope. A Xbitlabs recebeu uma X1900XT para review de fabrico do mes de Setembro!
Vais ver a review deles. Eles falam nisso.

A mim parece-me que toda a nova linha da Nvidia 90nm ta atrasada. Meios de Março para a G71 e fins de Março/inicios de Abril para a 7600 é um atraso consideravel para a linha da ATI.
Depois a 7300Gs (primeira 90nm da Nvidia para desktop) ta com problemas de shortage e foi a admitido pela Nvidia que foi um paperlaunch para USA, Europa, japao, etc. Neste momento so se vende, va-se la imaginar na China e a situaçao nao vai mudar pelo menos ate finais de Março.

Enquanto a Nvidia anda intretida com os 90nm, a ATI ja anda a preparar 3 novos chips 80nm com o novissimos processo de fabrico da TSCM. 1 deles é o RV560 -> X1700 os outros 2 sao para o mercado low-end para substituir as X1300 e poder ter ainda mais lucros na venda de cada grafica e ao mesmo tempo maiores clocks e menos calor claro.

Santa paciência.
Vai poluir para outro lado, tens os teus tópicos da ATI, geeeesshhh >(


Primeiro, se os 90nm estão atrasados, como é que as GPU's que estão a sair primeiro são as de maior volume, como as 61xx, 73xx, 76xx, etc ?
Segundo, se receberam algo com o GPU fabricado em Setembro, porque não lançaram a placa muito antes de fins de Janeiro ?
Terceiro, se a China é assim tão insignificante (pois, é o país mais populoso do mundo, coisa pouca na tua cabeça, certamente...) para GPU's Low-end, porque é que íam lançar uma GPU desse segmento agora na europa e EUA, quando as 6200 TC aínda vendem bem ?
Quarto, se estás tão preocupado com os paper-launch, porque não olhas para a ATI, com as X1600, X1300 e X1800, bem como as X800 XL, Crossfire (duas vezes), etc, etc.
Afinal, a Nvidia nem anunciou oficialmente quando lançou as 6600 DDR-2, 6800 GS e 6800 XT, mas no entanto elas vendem-se muito bem aínda agora...

Ah, em relação ao "novíssimo" processo de fabrico, tens de ter umas luzes sobre o que é um "Half-Node", estou mesmo a ver...
 
Por falar nisso, um colega meu orientou uma A8N-VM, com akelas gráficas Onboard... Aquilo vale alguma coisa ou mais vale ele meter lá uma cena qq mt low end ?
 
God_Lx disse:
Por falar nisso, um colega meu orientou uma A8N-VM, com akelas gráficas Onboard... Aquilo vale alguma coisa ou mais vale ele meter lá uma cena qq mt low end ?

Depende do que ele quer fazer.
Se quiser ter vídeo HD, net, office e aplicações light e mesmo o AERO Glass do Windows Vista, não há problema.

Se quiser jogos, o slot PCIe x16 está lá, até porque a placa interna não fica desactivada com a instalação de uma dedicada, e pode ser usada com outros monitores, TV/out, HDTV, etc.

A placa interna tem apenas 1 a 2 Pixel Pipes (depende da versão, 6100 ou 6150) e 1 vertex shader, nunca foi concebida para jogos pesados.
 
God_Lx disse:
E' pra uns joguitos leves... Pensei k aquilo era melhor k uma FX5200... Talvez n seja... Venha de lá uma 6200 então...

Ah, em relação a essa, olha que não sei, se calhar até é, pelo menos a versão LE da FX5200.
É que esta é muito mais eficiente a processar shaders, e apesar de poucos pipelines e usar memória partilhada, não deixa de ser uma Geforce 6...
 
blastarr disse:
Santa paciência.
Vai poluir para outro lado, tens os teus tópicos da ATI, geeeesshhh >(


Primeiro, se os 90nm estão atrasados, como é que as GPU's que estão a sair primeiro são as de maior volume, como as 61xx, 73xx, 76xx, etc ?
Segundo, se receberam algo com o GPU fabricado em Setembro, porque não lançaram a placa muito antes de fins de Janeiro ?
Terceiro, se a China é assim tão insignificante (pois, é o país mais populoso do mundo, coisa pouca na tua cabeça, certamente...) para GPU's Low-end, porque é que íam lançar uma GPU desse segmento agora na europa e EUA, quando as 6200 TC aínda vendem bem ?
Quarto, se estás tão preocupado com os paper-launch, porque não olhas para a ATI, com as X1600, X1300 e X1800, bem como as X800 XL, Crossfire (duas vezes), etc, etc.
Afinal, a Nvidia nem anunciou oficialmente quando lançou as 6600 DDR-2, 6800 GS e 6800 XT, mas no entanto elas vendem-se muito bem aínda agora...

Ah, em relação ao "novíssimo" processo de fabrico, tens de ter umas luzes sobre o que é um "Half-Node", estou mesmo a ver...
Bullsheat.

Anunciar uma placa so para um pais em especifico :x2:
As X1300 vendem-se na china, USA, japao, europa, etc etc aos pontapes e nos OEM parteners. Agora dizer que nao há shortage quando so têm capacidade para abastecer 1 pais e ainda por cima so em vendas a retalho :sad:

Btw nao sabia que as 7600 ja tavam em produçao em tudo. Pq é que nao as poem no mercado? Se têm excelentes yelds, ja tao em produçao e tudo, nao percebo pq andam a guardalas ate finais de Março/inicios de Abril :p

btw, nao sabia que as 6200Tc ainda vendiam bem.... para ti tb tudo o que é Nvidia vende bem. Mesmo que todos os OEM vendors tenham migrado para X1300 e X1300le, as 6200tc continuam a vender bem, ou nao....
 
DJ_PAPA disse:
Bullsheat.

Anunciar uma placa so para um pais em especifico :x2:
As X1300 vendem-se na china, USA, japao, europa, etc etc aos pontapes e nos OEM parteners. Agora dizer que nao há shortage quando so têm capacidade para abastecer 1 pais e ainda por cima so em vendas a retalho :sad:

Btw nao sabia que as 7600 ja tavam em produçao em tudo. Pq é que nao as poem no mercado? Se têm excelentes yelds, ja tao em produçao e tudo, nao percebo pq andam a guardalas ate finais de Março/inicios de Abril :p

btw, nao sabia que as 6200Tc ainda vendiam bem.... para ti tb tudo o que é Nvidia vende bem. Mesmo que todos os OEM vendors tenham migrado para X1300 e X1300le, as 6200tc continuam a vender bem, ou nao....

Ah, só vendem na China, é isso, Sr Doutor ?

Curioso, o The Inq diz que esta empresa Holandesa já vende...:
http://www.theinquirer.net/?article=29103


edit
Como complemento, até te ofereço o PDF do press-release da marca:
http://www.pointofview-online.com/Images/GeForce7300GS_press_1.pdf
 
Última edição:
blastarr disse:
Ah, só vendem na China, é isso, Sr Doutor ?

Curioso, o The Inq diz que esta empresa Holandesa já vende...:
http://www.theinquirer.net/?article=29103


edit
Como complemento, até te ofereço o PDF do press-release da marca:
http://www.pointofview-online.com/Images/GeForce7300GS_press_1.pdf

Sim so se vendem na China. E por a empresa ser Holandesa, qual é o problema? Isso nao quer dizer nada. A Sony é japonesa e vende em todo o mundo.

Tens aqui os links, mais recentes que esse:

Nvidia confirms it paper launched the 7300GS
Card launched this week not available till February
http://www.theinquirer.net/?article=29137

Nvidia ships GeForce 7300GS in China
New world order
http://www.theinquirer.net/?article=29145
 
O período entre tape-out e lançamento depende da pressa, como imagino que tenham alguma, não deve tardar muito mais que Março.
 
Não desfazendo das placas... Ainda são placas DX9, e mesmo k saiam em março nas melhores das hipoteses, daí a 6 meses (Mais coisa menos coisa) vem DX10... Comprar placas de 600€ pra durarem 6 meses n é pra mim... Mas provavelmente muita gente as vai comprar...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo