[Media Player] Nvidia Shield 4K HDR

E qual o uso prático disso?
Até 1080p@60hz ainda percebo. Acima disso não estou a ver o interesse.

Assim de repente faz upscale de um video 1080p para 4k. Testei as 3 opções e fiquei-me pelo nível médio que faz um bom upscale. Mas se a tua TV tiver um upscale de 1080p para 4k por hardware é preferível e deixa a shield descansar.

Óbvio que o AI nada faz com vídeos 4K a 4K60HZ/50HZ/24p. (Acho eu)
 
E qual o uso prático disso?
Até 1080p@60hz ainda percebo. Acima disso não estou a ver o interesse.

Certo. Acima de 1080p60 não faz sentido, pelo menos numa perspetiva de upscaling.

Os testes que fiz parece-me que o AI upscaling é mais um pós processamento com edge enhancing (semelhante ao controlo que o shrapness/nitidez faz) do que propriamente upscaling.

É atrativo e compreendo a tentação mas, IMHO, só considero o nível mais baixo aceitável. Os outros criam linhas artificiais demasiado evidentes nos recortes para dar a ilusão de nitidez e contraste.

Mav
 
Pois, não faz sentido fazer upscaling de videos 4k para 4k. :)

O problema poderá ser o limite dos 30Hz em vez dos 60hz, mas na prática a maior parte dos filmes/series actuais continuam a sair a 24p. O HFR ainda está muito adoptado, nem é toda a gente que gosta.

Poderia ser útil em conteúdo IPTV, mas mesmo esse deve ser grande parte 720p ou 1080i.
 
Algum de vós, que utilize Disney+, tem versão mais actual que a 1.6.1?

Edit:
Questão resolvida!


Obrigado.
 
Última edição:
Va la pessoal uma ajudinha aqui com os settings. Eu quero a shield pa filmes 4k mais nda. Netflix e outras cenas uso tudo na tv.

Cheguei a conclusao q aquela treta d custom match content colour space tem q ser desactivo para reprodução d filmes 4k hdr. As cores ficam deslavadas cm isto ligado.
Eu sou mt sensivel a stuttering e judder e queria escolher as melhores definições. Mesmo cm o adjust refresh rate no kodi no start and stop parece me q n e o suficiente...
 
Com a Shield esquece o auto refresh rate e auto color space e auto seja o que for porque simplesmente não funciona e quando funciona é duvidoso. Para ver filmes 4k e supondo que tens uma TV 4k das duas uma, ou metes auto refresh rate nas settings da TV e rezas para que funcione na Shield ou então vais meter manualmente o 4k 23,976HZ 10 bits HDR 2020 nas settings da Shield. A maioria dos filmes 4k é 23,976HZ por isso não precisas de mudar muitas vezes a resolução, mas quando não são HDR tens de ir mudar para 4k 23,976HZ 8 bits SDR 709. Entre o RGB limited e Full e o YCbCr 420, 422 e 444 eu já preferi o RGB FULL, mas agora uso o YCbCr 444 8 bits. Uns dizem que são todos iguais mas não são. O RGB é o melhor na qualidade de imagem às custas da performance. Se queres fluidez do video usa o YCbCr 420.

O video player é o que quiseres. O Kodi dá mas não é otimizado para a shield. O SPMC que é a versão do Kodi otimizada para Shield funciona muito melhor, mas já não tem actualizações desde 2016 acho eu. Se tens um pc na rede local usa o Plex.

Se querias apenas ver filmes 4k devias ter comprado a Apple tv 4k onde o auto funciona em tudo. É um descanso.
 
Na shield 2017 que tenho, com o kodi, o auto-refresh funciona sempre. O auto color space também está ligado e a funcionar bem. Default é rec.709 e muda para bt.2020 sempre que reproduz conteúdo HDR.

Resolução tb funciona, pelo menos entre 1080p e 4k. Não tenho a certeza quanto a conteúdo inferior a 1080p.

De resto, só vendo, mas não me lembro de ter configurado nada de especial nas settings.
 
Na shield 2017 que tenho, com o kodi, o auto-refresh funciona sempre. O auto color space também está ligado e a funcionar bem. Default é rec.709 e muda para bt.2020 sempre que reproduz conteúdo HDR.

Resolução tb funciona, pelo menos entre 1080p e 4k. Não tenho a certeza quanto a conteúdo inferior a 1080p.

De resto, só vendo, mas não me lembro de ter configurado nada de especial nas settings.
Experimenta desligar o autor color space so por curiosidade e da me o teu feedback
 
Usei muito tempo desligado... Quando não existia a funcionalidade. ;)

Prefiro ligado, mas não voltei a desligar desde que a opção apareceu em beta.

Não noto quaisquer cores deslavadas, antes pelo contrário. O Gemini Man, por exemplo, em qualidade de imagem, fica brutal, logo o início onde tens o comboio, muita relva, céu...

Em relação ao judder/blur/motion, sim. De vez em quando em movimentos muito rápidos, noto um ou outro borrão. Mas isso associo à TV, é uma questão de brincar com o de-judder/de-blur, tentando não subir muito os valores.
 
Bem tinha um HDD 2TB como sistema na Shield, a luz foi a baixo e agora 0, sem o HDD arranca bem, com o HDD encrava após o logo do Android.

Próximo HDD fica só como armazenamento.

Parece que o disco perdeu a informação de boot e não tou a ver como consigo recuperar o conteúdo que lá está, em Windows é detetado mas não acedo ao conteudo (vou tentar ainda ligar numa máquina com Linux a ver se consigo ver).

Já aconteceu a alguém?
 
Va la pessoal uma ajudinha aqui com os settings. Eu quero a shield pa filmes 4k mais nda. Netflix e outras cenas uso tudo na tv.

Cheguei a conclusao q aquela treta d custom match content colour space tem q ser desactivo para reprodução d filmes 4k hdr. As cores ficam deslavadas cm isto ligado.
Eu sou mt sensivel a stuttering e judder e queria escolher as melhores definições. Mesmo cm o adjust refresh rate no kodi no start and stop parece me q n e o suficiente...

Eu tenho 2 nvidias 2017, uma ligada a um PJ JVC e outra a uma QLED da Samsung. Em ambos os casos uso o Kodi como mediacenter. Tal como tu sou hiper sensível a judder, frameskips, etc... e, no meu caso, o refresh rate funciona na perfeição sem um único soluço.
Tenho conteúdos de todo o tipo de resolução (alojados num NAS), SDR e HDR com resoluções de 480p, 576p, 1080p24, 1080p23.976, etc..., e em todos os casos o Kodi+nvidia ajusta o frame rate e a imagem é fluida. É essencial ter as resoluções marcadas na Whitelist nos settings do Kodi.

Colorspace também não tenho problemas, tanto em REC709 e REC2020 as cores são corretamente mapeadas. Tenho um calorímetro (X-Rite i1Display Pro) que uso com o SW ChromaPure para calibrar ambos os displays e em ambos os casos corresponde ao que é suposto ter.

Mav
 
Eu tenho 2 nvidias 2017, uma ligada a um PJ JVC e outra a uma QLED da Samsung. Em ambos os casos uso o Kodi como mediacenter. Tal como tu sou hiper sensível a judder, frameskips, etc... e, no meu caso, o refresh rate funciona na perfeição sem um único soluço.
Tenho conteúdos de todo o tipo de resolução (alojados num NAS), SDR e HDR com resoluções de 480p, 576p, 1080p24, 1080p23.976, etc..., e em todos os casos o Kodi+nvidia ajusta o frame rate e a imagem é fluida. É essencial ter as resoluções marcadas na Whitelist nos settings do Kodi.

Colorspace também não tenho problemas, tanto em REC709 e REC2020 as cores são corretamente mapeadas. Tenho um calorímetro (X-Rite i1Display Pro) que uso com o SW ChromaPure para calibrar ambos os displays e em ambos os casos corresponde ao que é suposto ter.

Mav

Entao uma vez tendo o adjust refresh rate ligado n n interessa mt as outras definições? Refiro me aos hz mais precisamente, tanto na shield cmo no
Kodi. Neste momento meti 59.94 hz nos dois
 
Isso é para praticamente só para a interface, no kodi.

Nas settings do androidTV vai interessas para as aplicações que não implementam a API do auto refresh rate, que infelizmente são quase todas, menos o kodi, spmc e provavelmente o Plex. Poderá haver mais uma ou outra, mas apps de streaming como Netflix, HBO, não o fazem.
 
Eu tenho 2 nvidias 2017, uma ligada a um PJ JVC e outra a uma QLED da Samsung. Em ambos os casos uso o Kodi como mediacenter. Tal como tu sou hiper sensível a judder, frameskips, etc... e, no meu caso, o refresh rate funciona na perfeição sem um único soluço.
Tenho conteúdos de todo o tipo de resolução (alojados num NAS), SDR e HDR com resoluções de 480p, 576p, 1080p24, 1080p23.976, etc..., e em todos os casos o Kodi+nvidia ajusta o frame rate e a imagem é fluida. É essencial ter as resoluções marcadas na Whitelist nos settings do Kodi.

Colorspace também não tenho problemas, tanto em REC709 e REC2020 as cores são corretamente mapeadas. Tenho um calorímetro (X-Rite i1Display Pro) que uso com o SW ChromaPure para calibrar ambos os displays e em ambos os casos corresponde ao que é suposto ter.

Mav
Com um setup desses merecias um oppo ou um chinoppo que nada tem a ver o chipset com o da Nvidia. Considero a Shield um all around , para mas para quem privilegia filmes não considero que tenha tanta qualidade assim , derivado da optimização do chipset gráfico não ser o melhor e estar carregada de bugs derivado do android. Ver um remux num chinoppo ou numa shield é diferente.
 
Última edição:
Back
Topo