Gráfica NVIDIA Turing (GTX 1600 series, RTX 2000 (Super) series, Quadro RTX)

Pelo que percebi do trailer deles do RTX, a implementação neste momento é mais do lado dos devs, quando anteriormente parecia que existia um esforço de ambos os lados.
 
Cá vamos nós com outra gimmick ligada ao antialising e/ou dynamic resolution, que é espetacular, mágica mesmo, tal como disseram de todas as outras gimmicks antes. Melhor que nativo parece mesmo banha da cobra. São Tomé ;)
Faz lembrar um pouco os filtros/técnicas de alguns emuladores, ou até a famosa integer upscaling.
 
Cá vamos nós com outra gimmick ligada ao antialising e/ou dynamic resolution, que é espetacular, mágica mesmo, tal como disseram de todas as outras gimmicks antes. Melhor que nativo parece mesmo banha da cobra. São Tomé ;)
Faz lembrar um pouco os filtros/técnicas de alguns emuladores, ou até a famosa integer upscaling.

Experimenta por ti proprio. É que falar sem experimentar...

É que já não é a primeira vez que dizes isso, já no mês passado disseste algo similar neste mesmo tópico.

Não há? A 960p ainda passa mais ou menos, mas a 720p são mais que óbvios.

Nas fotos que o @sithdarklord colocou, não notei qualquer artefacto. No video do Digital Foundry, mesmo a 540p, não notei qualquer artefacto, nem eles mencionaram nada.

Tens ai exemplos de artefactos em DLSS 2.0? Nas versões anteriores sei que existiam.
 
Última edição:
como possuidor de uma 2060 super, gosto muito.
isto é algo que tem de ser aplicado pelos developers dos jogos, ou é feito "automaticamente" pela nvidia ?

Antes a nvidia tinha que treinar uma rede neuronal por jogo para produzir um algoritmo para as rtx correrem por jogo.
A implementação estava muito dependente da nvidia e dos developers de um determinado jogo.

Agora já não existe esse treino individual e a implementação promete ser mais streamlined.
Já vi algures que ia ser implementado no unreal engine, aí acaba por ser mais uma função disponível integrada na ferramenta.


Cá vamos nós com outra gimmick ligada ao antialising e/ou dynamic resolution, que é espetacular, mágica mesmo, tal como disseram de todas as outras gimmicks antes. Melhor que nativo parece mesmo banha da cobra. São Tomé ;)
Faz lembrar um pouco os filtros/técnicas de alguns emuladores, ou até a famosa integer upscaling.

Não é nenhuma gimmick ligada a antialiasing, a sua função é quase mágica como dizes, inventa pixeis com base em conhecimento pre-adquirido de como uma imagem deve ser composta.
Resolução dinâmica? Nada a ver, não juntes chavões só porque sim...

Em relação ao melhor que nativo, vem da incrivel capacidade do algoritmo inventar detalhe, neste momento, apesar dos resultados invríveis, ainda me parece um pouco agressivo na procura de criar contraste/detalhe.

Integer scaling, gimmick? Se eu tiver um monitor 4k e quiser correr um jogo a 1080p sem fazer um upcalinhg blurry no monitor como faço? integer scaling no gpu claro, limpo como nativo, neste caso 4 pixeis para 1.

E antes que penses que sou algum fanboy, digo-te já, não gosto da nvidia nem das suas práticas, mas o crédito merecido deve ser dado.
 
É engraçado deixar o tempo correr e ver como as opiniões mudam. Lembro me que no lançamento toda a gente "incluindo eu" dizia, tanto os nucleos de ray tracing como os de A.I era espaço na die mal aproveitava e que apenas seria para encarecer o produto. Naquela altura de pouco servia pois apenas 2 titulos a suportavam, e não em pleno.

Uns tempos mais tarde e vemos que tudo faz sentido e do verdadeiro potencial da arquitetura. Ja naquele tempo a nvidia sabia do seu potencial, dai investirem tanto no seu desenvolvimento. Claro que tudo depende da adoção, continuamos com a essa technologia sub aproveitada ao termos apenas "meia duzia" de titulos que tiram proveito de tudo.
 
Eu não concordo com isso Pedro. O potencial de RT sempre existiu, mas a implementação sempre foi péssima, e a prova disso é que o número de jogos que o usa é mínimo. Enquanto não aumentar a adopção, continua a ser uma proof of concept e nada mais. Se a Nvidia conseguir realmente que a implementação seja simples o suficiente para se usar amplamente, aí a conversa muda sim. Até lá, mantém-se como esteve: é o futuro, mas ainda não estamos lá, e continua a encarecer o produto actual sem dar um retorno suficiente.

Fora isso, falando puramente em tecnologia, sim, RT é o futuro, e estou curioso de ver que técnicas vão ser adoptadas.
 
Ok, vou deixar 2 sets de fotos. Tentei não mexer muito, mas ela está sempre a mexer-se...lol
A ordem é: nativa/960/720


Vejam a diferença de fps. Isto a jogar não se nota as diferenças. Não há artefactos como um membro disse nuns posts anteriores, nada. Está espectacular esta nova vida do DLSS.

Off topic curiosity: Como consegues essas temps tão baixo, com clock tão alto? A minha é uma 2080ventus, mas anda nos 72º a 1850mhz - 900mv
 
Nunca teve em causa o potêncial da tecnologia e/ou viabilidade futura. O que sempre esteve em causa, e na minha opinião ainda está, é a justificar os preços astronómicos com tecnologia que não estava disponível.

Fiquei surpreendido com os resultados. É impossível um upscaling ser melhor que um original, agora que impressiona, impressiona.
Retracing continua a ser absolutamente supérfluo, porque necessita de imensos recursos, mas DLSS começa a conquistar-me.
 
Nunca teve em causa o potêncial da tecnologia e/ou viabilidade futura. O que sempre esteve em causa, e na minha opinião ainda está, é a justificar os preços astronómicos com tecnologia que não estava disponível.

Fiquei surpreendido com os resultados. É impossível um upscaling ser melhor que um original, agora que impressiona, impressiona.
Retracing continua a ser absolutamente supérfluo, porque necessita de imensos recursos, mas DLSS começa a conquistar-me.
Depende da implementação e em que tipo de jogos é usado. Por exemplo, no Metro 2033 e Battlefield V ter ou não ter não noto diferenças por ai além, se fores à procura delas estão lá. Mas no jogo Control, é simplesmente lindo, fiquei fascinado a olhar para os reflexos, e tava a jogar com todos os efeitos raytracing a 60~50fps com DLSS1 full-hd. Pelo que estou a ver com o DLSS 2 a coisa melhora ainda (muito) mais.

Curiosamente tenho um ecrã 4k, e a diferença no jogo control para downscale de full-hd não é notoria. Não sei que tipo de upscaling/downscaling/magia fazem, mas com ou sem DLSS, jogar 4k ou full hd mal noto diferença a não ser que me ponha mesmo em cima do ecrã.
 
Quando vi o DLSS pela primeira vez, parecia banha da cobra. Uma solução que conseguia ser pior do que TAA.
Mas agora, depois de ver o que o 2.0 consegue fazer, já começo a ficar mais interessado.
Os resultados estão excelentes e com mais algum tempo ainda deve ficar melhor, eliminando aqueles pequenos artefactos que falam no vídeo da DF.
Eu só queria era que fosse implementado de forma a poder ser usado em todos os jogos. Algo que o jogador pudesse ligar no painel de controlo. Talvez, aconteça eventualmente.
 
Off topic curiosity: Como consegues essas temps tão baixo, com clock tão alto? A minha é uma 2080ventus, mas anda nos 72º a 1850mhz - 900mv

Boas,

A minha é uma TU104-400A-A1, com overclock de origem. Além disso tem memórias Samsung e power limit elevado.
Claro que também à custa de altos consumos e de algum ruído, pois, como dá para ver nas pics, as 3 fans estão a 70%.
 
Há 1ª implementação do DLSS também cuspi logo no prato. Com esta versão 2.0, daquilo que vi até agora deixou-me bastante intrigado mas de forma positiva. Resta saber o quão alargado será a implementação e se efectivamente resulta como até agora revelado.

Ainda assim aos meus olhos, a resolução nativa continua a ser superior e é possível fazer a distinção em ligeiros pormenores.
 
Experimenta por ti proprio. É que falar sem experimentar...

É que já não é a primeira vez que dizes isso, já no mês passado disseste algo similar neste mesmo tópico.



Nas fotos que o @sithdarklord colocou, não notei qualquer artefacto. No video do Digital Foundry, mesmo a 540p, não notei qualquer artefacto, nem eles mencionaram nada.

Tens ai exemplos de artefactos em DLSS 2.0? Nas versões anteriores sei que existiam.

Olha para tudo o que sejam extremidades ou zonas com sombras ou iluminação.

EDIT:
Sobre não teres visto artefactos e não teres ouvido menção no vídeo do DF, é porque não prestaste atenção. Mostram vários exemplos, tanto de DLSS de 1080p para 4k como de 540p para 1080p.
 
Última edição:
Boas,

A minha é uma TU104-400A-A1, com overclock de origem. Além disso tem memórias Samsung e power limit elevado.
Claro que também à custa de altos consumos e de algum ruído, pois, como dá para ver nas pics, as 3 fans estão a 70%.
Mas qual o power draw maximo? Tambem tenho memorias da Samsung, fazem oc espetacular, no meu caso consigo acrescentar +1300mhz. Mais até dependendo do que estou a fazer.
 
Não devemos estar a ver a mesma imagem. :wow:
A franja do cabelo dela está melhor em 540p (leia-se mais nitido) do que em 1080p

Os pontos da imagem que me referia eram os que assinalei nesta.

exemplo.jpg



Ok, vou deixar 2 sets de fotos. Tentei não mexer muito, mas ela está sempre a mexer-se...lol
A ordem é: nativa/960/720

Vejam a diferença de fps. Isto a jogar não se nota as diferenças. Não há artefactos como um membro disse nuns posts anteriores, nada. Está espectacular esta nova vida do DLSS.

Primeira imagem em 1080p: Para mim as zonas a verde estão muito mais bem definidas nas resoluções nativas. A luz do tecto nota-se claramente a pixelização na versão upscaling.

1080p_01_edited.jpg


Segunda imagem: Para mim claramente visível a falta de pixelização na grelha assinalada, na versão 540p.

1080p_02_edited.jpg



Não vale a pena estar aqui a discutir o sexo dos anos. Há pessoas com critérios mais e menos apertados e é isso.

Há diferenças? Efetivamente para mim há diferenças. Se as vêem ou não vai do critério de cada um.
Poderá um upscaling ser melhor em qualidade que uma resolução nativa? Para mim claramente não.
O facto de em alguns pontos das imagens com menor resolução parecer que está mais definida do que as nativas... Claramente é aplicado um filtro de sharpen internamente no DLSS para ajudar no resultado final, mas honestamente faz-me lembrar as promoções de comprar por metade do dobro, ou seja, vamos desfocar um bocado isto na resolução nativa, para depois em upscaling parecer melhor.

Agora, poderá ser uma boa solução para aproveitar o hardware menos capaz de melhor forma? Isso claro, dependendo do criticismo de cada um.

Em suma, e como já tinha referido no outro post, acho que é uma boa ideia para substituição do tradicional Antialiasing se conseguir ter o mesmo aspeto, sem decréscimo no desempenho, mas nunca será melhor que uma resolução nativa.

É a minha opinião, vale o que vale...
 
Mas isto não é para ser melhor do que as resoluções nativas, são sempre compromissos. A Nvidia logicamente vende o seu peixe, mas o intuito do DLSS ou o VRS por exemplo, é dar um boost de performance, tentando imputar perdas mínimas de qualidade em jogo corrido.

Naturalmente analisando ao pormenor em imagens estáticas, vão-se sempre encontrar diferenças. Aqui o fundamental é encontrar um patamar onde essa perda de detalhe seja mínima ao ponto de ser quase irrelevante, em comparação com a performance extra que se ganha.

Pessoalmente, não me importo de perder um pouco de detalhe numa ou outra zona, se isso se traduzir num ganho de 30fps ou 40fps. Ainda por cima, se depois em jogo corrido, essa suposta perda até passe despercebida na maioria dos casos.

É um pouco como brincar com os detalhes gráficos dos jogos, na maioria das vezes reduzindo de Very High para High a perda de qualidade é difícil de distinguir em jogo corrido, mas ganham-se muitos frames.

Em suma, estas técnicas são muletas, mas quando o beneficio é grande, ninguém ou pelo menos a maioria, não se importa de andar com elas. É tudo uma questão do que se perde e obtém, e neste caso do DLSS 2.0, tudo indica que se perde pouco, para obter muito.
 
Mas isto não é para ser melhor do que as resoluções nativas, são sempre compromissos. A Nvidia logicamente vende o seu peixe, mas o intuito do DLSS ou o VRS por exemplo, é dar um boost de performance, tentando imputar perdas mínimas de qualidade em jogo corrido.

Exactamente. Quanto muito pode ser a diferença entre jogar a 60 fps não estáveis, ou jogar a 100+ fps. Podemos dar muito mais valor à framerate do que a um compromisso muito pequeno.

Também dá longevidade à placa. Imaginemos daqui a 5 anos, uma RTX 2060 pode já não correr decentemente alguns títulos a 1080p. Mas se o titulo suportar DLSS, a 2060 será mais que suficiente para correr esse mesmo jogo a 540p 60fps com DLSS para 1080p.
 
Última edição:
Back
Topo