O que comprar?LCD vs Plasma

ufa, cheguei ao fim.

Pois bem tenho um plasma Pv60, burn in não tenho, ja notei efeito de gost nas barras pretas dos divx quando desligo a tv depois de ver um filme ou mudo para um av desligado, se mudar para tv não se nota nada. enquanto vou lavar os dentes e vestir o pijama a zona mais clara desaparece.
Logotipos, barras do pc (tenho um htpc ligado) ícones, ja fiz o teste com 1h 2h e 3h (quis ver por mim próprio se era mesmo mito ou realidade :D) não fica nada, ghost só mesmo com as barras pretas.

o efeito espelho nota-se apenas à noite com luz forte contra, durante o dia é imperceptível.

Hoje repetia a compra sem dúvida alguma, continuo a babar-me com a qualidade de imagem em todos os inputs (bem ..quase todos já que com a Ps2 não há milagres).

cada vez que vejo a bola no C+ ou um novo episódio de Prison Break solto um sorriso de satisfação pela imagem, e já lá vai um anito.

Mas juro que não percebo a febre do LCD, eu antes de pensar na tv nova não tinha nenhuma ideia pre-definida, apenas me lembrava que há uns anos os plasmas eram caríssimos, depois fiz o meu estudo na Internet (em grande parte aqui pelo fórum :D) e pelas lojas e exposições e escolhi de acordo com as minhas necessidades, gostos e orçamento.
tenho amigos às escuras neste campo que tb querem comprar tv nova e me pedem sempre a mesma coisa: "opá tu que tens uma tv dessas novas, diz-me lá que LCD hei-de comprar!"
Eu começo a pensar seriamente que a maioria das pessoas desconhecedoras devem julgar que todas as tvs "novas e estreitinhas" que vêm são LCD's.
 
Última edição:
Isso é o que estou farto de dizer. A maioria das pessoas nem sabe a diferença entre plasma e LCD, nem sabe que existem ambas as tecnologias. E o restante ainda tem ideias erradas e pré-concebidas a respeito dos plasmas.

Só um ninho mais informado e conhecedor entende a diferença e a esmagadora maioria desse nicho entendedor, não tem duvidas que plasma é muito melhor.

Infelizmente a ignorancia e a má informação é maioritária.

E digam o que disserem, o burn-in permanente é um mito e só acontece se o plasma for muito mal tratado.
 
Boas,

Como referi, não é mito. Mitos não se vêm... falam-se. E a realidade do Burn-in eu vi em mais do que um plasma e já dei um exemplo onde podem ir verificar. É lógico que eu não estou à espera que se passar um dia inteiro a ver algo que tenha uma imagem fixa, que no dia seguinte tenha a marca! (sejamos razoáveis!) Se assim fosse a tecnologia nunca tinha saído para o mercado. O que se passa é que a constante utilização neste termos, levam a isso. Inclusivamente referes que só se for por má utilização. O que acabas por admitir que existe, logo, deixa de ser mito.

O que entendes de má utilização? A pessoa visualizar quase sempre o mesmo canal? Ter horas/dias a fio o mesmo canal ligado e ficar com o logo? Define má utilização.

Este fds vou visualizar alguns e eventualmente até me decido por plasma em vez de LCD. Aliás, como referi, sempre tive a ideia que eram melhores.

Um abraço e muitas e boas horas de entretenimento em frento dos Vossos sistemas,
Trindade
 
O que entendes de má utilização? A pessoa visualizar quase sempre o mesmo canal? Ter horas/dias a fio o mesmo canal ligado e ficar com o logo? Define má utilização.

Normalmente, esta situação é um pouco efemera, já que os logotipos desaparecem nos intrevalos. O que na minha opinião é uma utilização defeituosa do aparelho é usar um plasma tipo isto:

http://www.eirikso.com/images/IMG_0116-2.jpg

:lol: Ridículo.... Para um utilizador de Tv normal para casa, raramente irá acontecer um burn-in...
 
Última edição pelo moderador:
ridículo é esta discussão ainda persistir.


Um aparelho concebido para emitir imagens que n pode permanecer ligada meia duzia de horas para n se queimar por... estar a transmitir imagens 8| e ainda equacionam a sua qualidade? Uma televisão existe para ser usada não para objecto de decoração.
 
Eu acredito que na maioria dos plasmas actuais, o assunto possa ser reduzido a zero quando se tenha consciência e se adoptem alguns cuidados.O que acontece é que a cada um pode não lhe apetecer andar com estas "mezinhas".A mim não... e por isso e infelizmente por um lado, acabei por descartar plasmas...e comprar um LCD, que perdendo para a tecnologia plasma em algumas áreas, especialmente contraste e nível de pretos mas também na ausência de arrastamento...acabou por se revelar somando todas as partes, a melhor solução para mim.
Dir-me-ão:então mas foste comprar um tv com maus pretos e quando há movimento só vês é arrastar de cores?E eu digo:não, não fui.Fui comprar um modelo, mais caro (para meu mal), mas onde esses problemas do LCD são quase radicalmente irradicados, ou pelo menos, muito bem disfarcado.O preto é preto(!) e o processamento do painel consegue tratar dos problemas do movimento com notável classe.

Por tudo, a conversa plasma vs lcd é altamente redutora porque no limite cada modelo é um modelo, até dentro da própria marca.Há bons e maus dos dois lados e a conversa só atinge algum nível prático quando se compara o modelo X com o modelo Y.E depois o gosto e a carteira que decidam :)
 
Eu acredito que na maioria dos plasmas actuais, o assunto possa ser reduzido a zero quando se tenha consciência e se adoptem alguns cuidados.O que acontece é que a cada um pode não lhe apetecer andar com estas "mezinhas".A mim não... e por isso e infelizmente por um lado, acabei por descartar plasmas...e comprar um LCD, que perdendo para a tecnologia plasma em algumas áreas, especialmente contraste e nível de pretos mas também na ausência de arrastamento...acabou por se revelar somando todas as partes, a melhor solução para mim.
Dir-me-ão:então mas foste comprar um tv com maus pretos e quando há movimento só vês é arrastar de cores?E eu digo:não, não fui.Fui comprar um modelo, mais caro (para meu mal), mas onde esses problemas do LCD são quase radicalmente irradicados, ou pelo menos, muito bem disfarcado.O preto é preto(!) e o processamento do painel consegue tratar dos problemas do movimento com notável classe.

Por tudo, a conversa plasma vs lcd é altamente redutora porque no limite cada modelo é um modelo, até dentro da própria marca.Há bons e maus dos dois lados e a conversa só atinge algum nível prático quando se compara o modelo X com o modelo Y.E depois o gosto e a carteira que decidam :)

Qual o LCD que compraste?
 
ridículo é esta discussão ainda persistir.


Um aparelho concebido para emitir imagens que n pode permanecer ligada meia duzia de horas para n se queimar por... estar a transmitir imagens 8| e ainda equacionam a sua qualidade? Uma televisão existe para ser usada não para objecto de decoração.

Concordo plenamente.

Ainda equacionei a compra do plasma 42py70 mas por relatos de existir retenção, e só de pensar ter de andar sempre com cuidadinhos e com o coração nas mãos para não acontecer nada de mal acabou por me afastar da ideia.. e eu que passo muito tempo a jogar.

Estou satisfeito com o meu lcd actual, e portanto o próximo upgrade será lcd tb, o Sony 40W3000.
 
«Ridículo.... Para um utilizador de Tv normal para casa, raramente irá acontecer um burn-in...»

Não é ridiculo, eu vi. O plasma em questão é um LG e ficou com o simbolo da SIC (canal mais visualizado), marcado. Acreditem se quiserem. (Realmente esta questão é que é ridícula.)

Nem todos estão dispostos a terem cuidados de utilização.

Não sei sequer se com os LCD isso não acontece, se calhar até acontece, embora deva de ser mais dificil ou demore mais tempo. Inclusivamente até nos CRT isso pode acontecer. Exemplo de monitores de servidores/computadores (os screnn savers não existem só porque são bonitos) e, mais fácil para o comum mortal, os ecrã das ATM.

Este fim de semana vou ver para iniciar a minha decisão. Nada como ver. Mas se for para plasma, já sei que tenho que ter alguns cuidados adicionais ao longo do seu tempo de vida.

Um abraço,
Trindade
 
ridículo é esta discussão ainda persistir.


Um aparelho concebido para emitir imagens que n pode permanecer ligada meia duzia de horas para n se queimar por... estar a transmitir imagens 8| e ainda equacionam a sua qualidade? Uma televisão existe para ser usada não para objecto de decoração.

Rídiculo é utilizares argumentos distorcidos para tentar deitar abaixo os plasmas. Diz-me uma situação normal em ambiente doméstico em que a mesma imagem fique no ecrã meia dúzia de horas.

os logos desaparecem nos intervalos e acho que ninguém pausa o que está a ver e se vai deitar ou trabalhar com a tv ligada...
mesmo nos jogos basta passares de nível para o ecrã mudar e "varrer" a imagem
 
Harry,

sei quais são os modelos mas para te ser sincero, nunca "brinquei" a sério com nenhum.Tenta ter um contacto com ambos de forma a ver o que te parece melhor.
 
Agora que o dia de trabalho terminou, vamos lá deitar + uma acha para a fogueira :002:

Parece ser o consenso geral que os plasmas em qualidade de imagem, em particular no tempo de resposta e nos pretos são superiores aos LCD's. Todavia, e mesmo considerando que a qualidade da imagem também tem a sua percentagem de subjectividade, a utilização "NORMAL" depende consideravelmente de cada um.

As minha dúvidas relativamente aos plasmas são :
- O problemas de burn-in/retenção dos plasmas (depois de fazer as 200horas de rodagem etc) é pior que os CRT ou não ?
- Posso por um plasma sintonizado num canal com logótipo durante 12horas seguidas + sem problemas (como já fiz várias vezes com os CRT)
- Se ligar o plasma ao PC para jogar MMORPGs durante 4horas+ por dia durante várias semanas não vou ficar com retenção nas áreas do ecrã que ficam estáticas ?(nunca tive problemas com CRT)

Se confirmar que os plasmas têm realmente menos problemas de retenção (depois da rodagem) que os CRTs ficava a pensar realmente se ainda conseguia trocar o meu LCD por um.
 
Harry,

sei quais são os modelos mas para te ser sincero, nunca "brinquei" a sério com nenhum.Tenta ter um contacto com ambos de forma a ver o que te parece melhor.

Olha, sabes uma coisa, estou a ver que irei ter de adiar a compra de umja HDTV para um futuro mais longínquo. Estou mesmo desesperado...

Agora só vejo nos AVForums pessoas a queixarem-se que tanto esta PHILIPS 9632 e a SONY 32D3000 tem grandes problemas de blur e "sujidade" na imagem...

:(

Elas que seriam as melhores de todas... e depois é isto!

Ou será que tem a haver com algum problema dea interferência da POWERBOX da TV Cabo?
 
Harry, se encontrares uma tv, seja plasma, seja lcd, seja o que fôr, num fórum desse tipo...que não tenha problemas reportados...avisa que troco já a minha :cool:
A maior parte de pessoas de lá, além de bem informada, tem tendência a participar e escrever mais...quando há de facto problemas.Os outros estão a usar e a disfrutar do equipamento :001:
 
Olha, sabes uma coisa, estou a ver que irei ter de adiar a compra de umja HDTV para um futuro mais longínquo. Estou mesmo desesperado...

Agora só vejo nos AVForums pessoas a queixarem-se que tanto esta PHILIPS 9632 e a SONY 32D3000 tem grandes problemas de blur e "sujidade" na imagem...

:(

Elas que seriam as melhores de todas... e depois é isto!

Ou será que tem a haver com algum problema dea interferência da POWERBOX da TV Cabo?

Na Sony deve ter ficado alguma coisa por configurar pq de origem as especificações não são boas.. mas com uma voltinha pelos settings, ajustar a nitidez etc e fica impec. Senso comum..
Com o sinal da tvcabo nem a sony faz milagres, mas esses relatos são manifestamente falsos. Não há blur nem sujidade.. há má fé.

Isto é como nos fóruns de automóveis, andam lá sempre uns submarinos a eliminar concorrência, mas vai-se a ver e não se confirma nada. Se estavas decidido a ir para o 32D3000 não te deixes ludibriar por meia dúzia de relatos pq quando se procuram más experiências nas internets sobre qualquer produto, até encontras alguém a queixar-se que o seu Ferrari anda devagar..
 
Eu devo ter muita sorte, Tenho o meu plasma à quase 3 meses, nunca me preocupei com as imagens que lá estão. Os meus filhos vêm nicklodeon horas a fio, nunca me preocupei em alterar o canal ou ver se o logotipo está lá muito tempo. Jogam PS3 horas a fio. Já deixei horas a fio na PSN a sacar demos, com aquela imagem estática. Já deixei no desktop to PC com a barra do windows.
E nunca tive o menor vestigio de retenção.
É verdade que comprei Panasonic e não uma marca ordinária tipo Samsung ou LG.
Mas a verdade é que tenho plasma, tenho a melhor qualidade de imagem, a melhor tecnologia, os melhores pretos, não tenho qualquer arrastamento, tenho um aparelho com 100.000 horas de vida, etc... e não tenho que andar com mesinhas, paninhos ou o que quer que seja.

Pela ultima vez cada um compra o que quer, mas comprem um bom plasma, repito bom (não coreano), e podem usufruir da melhor imagem sem problemas. Eu felizmente posso. E estou muito feliz, porque ao contrário de outros user, não tive que abdicar da qualidade de imagem por medo de bruxas.
Eu não tenho medo de bruxas e no meu plasma elas nunca apareceram.
 
Back
Topo