Triston
Aku Soku Zan SM
Com a minha recente adesão às consolas da geração actual re encontrei um velho hábito de jogar contra outras pessoas, algo que antigamente estava reservado quase só às minhas passagens pelos salões de jogos e poucos torneios em que me inscrevia.
No entanto há uma coisa que me tem vindo a intrigar progressivamente que é a presente tendência que sinto que há nos jogadores que é a de ganhar a qualquer custo.
Eu passo a explicar:
Eu ainda sou do tempo do Street Fighter II original (há 18 anos atrás), nessa altura eu sentia que havia uma espécie de código de conduta que não estava escrito em lado nenhum em que não só importava ganhar mas acima de tudo o que importava era ganhar bem.
Utilizando o SFII como exemplo, ganhar com um golpe baixo era uma vitória, sim, mas com um sabor a vazio que pouco ou nada mais valia do que uma derrota, uma pessoa para ganhar bem tinha de o fazer com um golpe especial e de preferência precedido por uma combo própria que no fundo era a sua "imagem de marca".
Um outro hábito que me lembro que havia era um certo fair play, por exemplo se se notava que o outro jogador caia no mesmo erro duas vezes à terceira não se aproveitava esse erro, chamava-se a atenção para o mesmo para ele perceber onde estava a errar ou então quando se notava que o jogador era claramente inferior (e isso via-se só pela forma como se movimentava no primeiro round) muitas vezes até se lhe "dava" um round para ele aproveitar a moeda dele ao máximo.
Voltando aos dias de hoje é com alguma pena que eu vejo que esse tipo de conduta quase que desapareceu,
O primeiro contacto que tive com esta nova realidade nos jogos foi no Soul Calibur IV, é que além do lag que senti notei uma certa tendência que eu considerei irritante que era que a maior parte dos jogadores pura e simplesmente spammavam golpes baixos e médios o que sem o lag era facilmente contornável com guard impacts mas que com o lag se tornava em algo impossível de combater a não ser fazendo exactamente o mesmo e depois a sorte e a velocidade do spam resolviam o combate.
No entanto eu ficava-me sempre a perguntar que raio de gosto é que havia em ganhar assim...
Entretanto comecei a jogar Street Fighter IV online e aí sim comecei a notar um padrão principalmente depois da chegada do tournament mode que é a utilização do método que eu chamo "a cagadinha" que basicamente consiste em saltar para a frente com o golpe fraco (murro ou pontapé) e depois spammar golpes baixos ou então agarrar, esta "tática" pode ser bastante eficiente contra pessoal que joga contra personagens cujos golpes são charged já que por norma quem joga com essas personagens utiliza muito o pressionar da diagonal baixo-trás para poder utilizar qualquer um dos charges (seja baixo -> cima ou trás -> frente), no entanto a utilização repetitiva dessa tática é tudo menos bonita e acaba por se tornar bastante irritante. O pior de tudo é que quanto mais se sobe nos pontos maior é a probabilidade de ver alguém a utilizar "a cagadinha" probabilidade essa que sobe consideravelmente quando se começam a sentir "atrás no marcador"
Note-se que este post não é um rant, eu não estou a falar de pessoal que claramente joga noutra divisão e não precisa deste tipo de cheesy tactic para nada, estou mesmo a falar daquele pessoal que basicamente não sabe fazer mais nada no jogo que não seja utilizar este tipo de tática para ganhar.
A minha opinião acerca disso já a dei acima, para jogar ou ganhar assim, para mim, mais valia perder ou nem jogar, no entanto eu tenho consciência que já não sou novo por isso tenho curiosidade em saber o quê que interessa quando se está a jogar contra outros jogadores,
Só interessa jogar ganhar ou interessa jogar e ganhar bem?
Nota: Atenção que eu não estou a falar em fazer batota (utilizar cheats ou scripts), isso, a meu ver, não é sequer jogar, é enganar-se a si próprio.
No entanto há uma coisa que me tem vindo a intrigar progressivamente que é a presente tendência que sinto que há nos jogadores que é a de ganhar a qualquer custo.
Eu passo a explicar:
Eu ainda sou do tempo do Street Fighter II original (há 18 anos atrás), nessa altura eu sentia que havia uma espécie de código de conduta que não estava escrito em lado nenhum em que não só importava ganhar mas acima de tudo o que importava era ganhar bem.
Utilizando o SFII como exemplo, ganhar com um golpe baixo era uma vitória, sim, mas com um sabor a vazio que pouco ou nada mais valia do que uma derrota, uma pessoa para ganhar bem tinha de o fazer com um golpe especial e de preferência precedido por uma combo própria que no fundo era a sua "imagem de marca".
Um outro hábito que me lembro que havia era um certo fair play, por exemplo se se notava que o outro jogador caia no mesmo erro duas vezes à terceira não se aproveitava esse erro, chamava-se a atenção para o mesmo para ele perceber onde estava a errar ou então quando se notava que o jogador era claramente inferior (e isso via-se só pela forma como se movimentava no primeiro round) muitas vezes até se lhe "dava" um round para ele aproveitar a moeda dele ao máximo.
Voltando aos dias de hoje é com alguma pena que eu vejo que esse tipo de conduta quase que desapareceu,
O primeiro contacto que tive com esta nova realidade nos jogos foi no Soul Calibur IV, é que além do lag que senti notei uma certa tendência que eu considerei irritante que era que a maior parte dos jogadores pura e simplesmente spammavam golpes baixos e médios o que sem o lag era facilmente contornável com guard impacts mas que com o lag se tornava em algo impossível de combater a não ser fazendo exactamente o mesmo e depois a sorte e a velocidade do spam resolviam o combate.
No entanto eu ficava-me sempre a perguntar que raio de gosto é que havia em ganhar assim...
Entretanto comecei a jogar Street Fighter IV online e aí sim comecei a notar um padrão principalmente depois da chegada do tournament mode que é a utilização do método que eu chamo "a cagadinha" que basicamente consiste em saltar para a frente com o golpe fraco (murro ou pontapé) e depois spammar golpes baixos ou então agarrar, esta "tática" pode ser bastante eficiente contra pessoal que joga contra personagens cujos golpes são charged já que por norma quem joga com essas personagens utiliza muito o pressionar da diagonal baixo-trás para poder utilizar qualquer um dos charges (seja baixo -> cima ou trás -> frente), no entanto a utilização repetitiva dessa tática é tudo menos bonita e acaba por se tornar bastante irritante. O pior de tudo é que quanto mais se sobe nos pontos maior é a probabilidade de ver alguém a utilizar "a cagadinha" probabilidade essa que sobe consideravelmente quando se começam a sentir "atrás no marcador"
Note-se que este post não é um rant, eu não estou a falar de pessoal que claramente joga noutra divisão e não precisa deste tipo de cheesy tactic para nada, estou mesmo a falar daquele pessoal que basicamente não sabe fazer mais nada no jogo que não seja utilizar este tipo de tática para ganhar.
A minha opinião acerca disso já a dei acima, para jogar ou ganhar assim, para mim, mais valia perder ou nem jogar, no entanto eu tenho consciência que já não sou novo por isso tenho curiosidade em saber o quê que interessa quando se está a jogar contra outros jogadores,
Só interessa jogar ganhar ou interessa jogar e ganhar bem?
Nota: Atenção que eu não estou a falar em fazer batota (utilizar cheats ou scripts), isso, a meu ver, não é sequer jogar, é enganar-se a si próprio.
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