OC P4 3.06 skt 478

As mems não queimam ! A não ser k lhes dês mais de 3V... Como suponho que não estejas a mexer nas voltagens das mems, duvido k as consigas queimar... Sem mexeres no vcore esse cpu deve fazer os 3.4 NA BOA, e sim tens de baixar as mems para elas ficarem a funcionar perto do k deviam de origem :)
 
Eu já tinha baixado para 3:2 e atingido 3.6GHz...logo vejo qual a melhoria de performance...

@dA_PhReAk "na minha asus nao aparece ao pe da cpu frequency"... Na minha é na opção "DRAM Frequency"...E dares uma olhada no manual da motherboard ;) não ajuda?
 
Última edição:
WindWalker e não notas melhorias ? Talvez (como axo k li acima) o teu cpu precise de mais vcore para fazer isso, mas os dois P4 3Ghz k vi (Bem antigos diga-se) faziam os 3.6 a vcore default...
 
E é suposto a 3:2 ter melhor performance que a 5:4? Já que ainda baixa mais a freq. das memórias? 3.6 a vcore default???Eu acho que a 3.3 já tenho que aumentar ligeiramente... :(

"e não notas melhorias ?" Não sei se tinha melhorias limitei-me simplesmente a subir a frequência e a Vcore lol...Isto foi antes da minha fonte de 400W se queimar :D desde que foi subsituída (um pouco antes do verão) que só tenho tentado pequenos OC a 1:1
 
WindWalker parece k tivemos um ligeiro problema de comunicação :P Quanto mais perto dos 400 (Ou ligeiramente acima) as mems tiverem, isto caso n tenhas umas mems capazes de 1:1 melhor performance vais ter claro...

Quanto aos P4 eram os dois Prescott um 478 e o outro dos primeiros 775, ambos faziam cerca de 3.53/3.55 com vcore default... E estes novos 640 o Sir_Lancelot axo k tem o dele a vcore default com o stock cooler a 4100Mhz qq coisa assim...
 
WindWalker disse:
Então se a memória não aguenta...o melhor é esquecer o OC :002:
Eu tenho [email protected] (15x 221Mhz)

Imagina quanto tinha que ter de OC no cpu para ter esta performance a 5:4... 5/4 * 3.315 = 4.14GHz...

Com a frequência de origem, a 5:4, teria de ter 5/4*3000=3750MHz...Para o qual precisaria de muita Vcore :-D

Não percebo como podes dizer que o melhor OC não é a 1:1...Se a memória não aguenta, compra melhor ou sobe a freq. do cpu (e vais ter que subir MUIIIITO!!!)

Agora a 3:2; 3/2*3000=4500 ; 3/2*3315=4972,5MHz

Sendo assim não percebo a utilidade de baixar o divisor...A menos que compres um P4 3.0GHz e só o queiras correr a 166*15=2490MHz, por exemplo (5:4).

@God_Lx Então comenta esta resposta sff...O que dizes não é o que está aqui?
 
Última edição:
Sahaqiel disse:
mete no valor abaixo dos 333, que acho ser 266 ( ou 133, depende da maneira como eles metem os valores ).

onde lockas o AGP PCI, na minha asus aparece ao pé dos cpu frequency, e volts etc. Já aumentaste 0.5V a voltagem do processador? ( mas cuidado que o cpu começa a aquecer ). e lockas a 33.3/66.6 ( acho eu).

Uma pequena correção com 0.5v o cpu ia à vida(pelo menos a ar pois daria +/- 2v):007: talvez quisesses dizer 0.05v....

Quanto ao topico é como ja disseram é por o divisor nas memorias(nesse caso po-las a 266) e ver ate onde vai o CPU. Como nao queres mexer em voltagens vês quanto ele dá com Vcore default (talvez até aos 3.3Ghz nao tenhas problemas).
 
Tass... tenho de experimentar isso amanha, hoje tenho um trabalho pa fazer... blehh... so uma coisa nao percebi qual a diferenca de deixar tar as mems como estao ou baixar lhes a velocidade...

Deixar como esta : Aumentar a velocidade geral do sistema

Baixar as mems : Aumentar ainda mais o cpu baixando as mems?

os resultados sao mt diferentes?
 
O baixares as mems(por divisores) é mais para fazeres OC à vontade sem teres as mems a limitar-te, em termos de performance claro que é inferior a ter 1:1 mas ao menos podes ver quanto o CPU dá e depois mais tarde fazes as configs a tua maneira, ja depois de saberes o limite dos 2.
 
Não sei se a resposta era para mim mas também serviu =D God_Lx vou continuar em 1:1 e experimentar só para ver a 5:4...


Amanhã à tarde...;)
 
WindWalker disse:
Não sei se a resposta era para mim mas também serviu =D God_Lx vou continuar em 1:1 e experimentar só para ver a 5:4...


Amanhã à tarde...;)

pois, pelo menos experimenta-se. Não se pode assim dizer por alto que é melhor 1:1 sem ter testado primeiro 5:4 ;)

@Megasport : queria mesmo dizer 0,05 v , thx por salientar .
 
Sorry ontem fui dormir ;)

Quanto á resposta, epah WindWalker se ao meteres as mems a 333, tens de subir o CPU até 3750Mhz para elas ficarem a 400, não me parece nada mau, há por aí muitos P4 a fazerem isso com o stock cooler e vcore default... Epah tiveste azar com o CPU, acontece... Mas mesmo k tenhas de lhe dar mais um pouco de voltagem para ele fazer isso (Se as temps ficarem minimamente aceitáveis) vais ver k tens MUITO mais performance k a 3150Mhz 1:1 mas mesmo MUITA mais... É igual nos AMD64, tb temos os multiplicadores bloqueados para cima, logo 1:1 só mesmo com TCCD ou então BH-5/UTT qd temos um 3500/3700...

Ora eu ponho as mems a 333 na boa e depois fui subindo o cpu, acabei com o CPU a 2700Mhz e as mems a 245Mhz pq tenho a sorte de ter BH-5, ora um amigo meu k tinha OEM, meteu tb 300x9 as mems a 100, e voilá fazem os 200Mhz... E ele tem muito mais performance k se tivesse 220x9 k é o máximo k muitas mems oem fazem...

Mas mesmo que os cpu's não consigam subir tanto como as mems, se tiveres mais 300/400Mhz no CPU mesmo k a ram fique a 380/390 já tens uma performance superior em tudo apesar da ram nem sequer a 400 estar... É uma questão de experimentares e ver como te fica melhor :)


Claro que 1:1 é sempre o ideal... MAS, nem toda a gente tem mems k façam 1:1, logo dizer k se não for 1:1 é pra esquecer é MUITO errado... Tás a deitar performance k podias ter fora :)

Experimenta isso e depois mostra qq coisa praí :P
 
Bem 5:4 [email protected]...

F@H: Já tirei uns poucos minutos (menos de 5) no tempo de cada frame (duas consolas) e aumentei a Vcore 0.05V para assegurar estabilidade (aqui é que se vê que o xp-90c é bom =) com o stock cooler a temperatura aumentaria 4/5ºC e tenho +1/2ºC).

Continuarei o OC até não dar mais e depois baixo a Vcore para o mínimo necessário (talvez 0,05V de segurança se não aquecer muito :D)

Memórias a 192MHz (chegarão a 221 porque era como estavam a 1:1)...
 
tás a ver como rende baixar as mems ? mesmo k elas fiquem a menos de 200Mhz acabas por ter mais performance devido à grande diferença de Mhz no CPU...
 
Yay... ja fiz o OC ao meu pc :) aumentei o fsb para 139, e o processador agora ta a 3.2... mudei display adapter de PCI para AGP (Wtf... pqe q tava em pci??) e tb mudei de 64 para 128 (???? tb nao percebi pq tava assim) nao encontrei o "Stop unused pci slot" nem o "lock pci /agp/sata" nao ter feito estas ultimas coisas pode fazer algum mal? ou isto esta seguro?


btw... nao vao acreditar... mas as temperaturas... diminuiram :S agora tenho 34º-33º em idle :S (em full ainda nao vi bem mas qd acabei o 3dmark05 tava a 46º)

o sistema parece estavel... o superpi passou de 55 para 53s tava a espera de mais...
 
Última edição:
E se eu te disser k até overclockar o meu Celeron ele andava sempre pelos 30 em idle, depois de o começar a overclockar ele baixou pros 19º em idle ? a unica explicação k encontro é k a massa térmica (Na altura ainda akela nhanha de origem) ainda não tinha derretido e com o calor extra do overclock acabou por derreter...
 
Bem ao passar os 1.5V de Vcore a fonte começou a deitar um cheiro estranho (tipo...revestimento de fios queimado... xD)...

Aparafusei uma ventoinha à traseira da fonte mas ainda está a deitar esse cheiro (parece que está a desaparecer)...

Acho que foi por isso que a outra se queimou também (antiga: 400W, agora 300W Marca Premier Modelo LC-B300ATX). Será que a fonte aquece demais para dar os 1.5V de Vcore? Eu acho que não era suposto...Ou aquece demais porque a temperatura da caixa aumenta? (HDD: ±35ºC e Chipset: 25~28ºC).

Já agora...Quando passo os 3.6GHz (valor máximo de OC indicado pelo Asus Probe lol) começo a ter praticamente 1 erro pelo menos por ciclo de cpu :(...Não percebo porquê, até porque as memórias nem chegaram a 200MHz e eu dou Vcore que chegue (subi até aos 1.55V, quando só precisaria de ~1.52V)...

EDIT: A minha caixa está tão mal ventilada que retirar a parte lateral baixa em 5ºC a temperatura da CPU :D

2º EDIT: 6 a 7ºC :p
 
Última edição:
WindWalker disse:
Já agora...Quando passo os 3.6GHz (valor máximo de OC indicado pelo Asus Probe lol) começo a ter praticamente 1 erro pelo menos por ciclo de cpu
não ligues a isso! chegaste a dizer que memórias tens? não reparei... cuidado com o cheiro a queimado! tb a mim às x me sucede o mesmo e ainda não descobri do k é! e faz uma pesquisa pelo modelo da tua board neste fórum pois existe um tutorial de oc para ela! cumps
 
Pr0t3us disse:
não ligues a isso! chegaste a dizer que memórias tens? não reparei... cuidado com o cheiro a queimado! tb a mim às x me sucede o mesmo e ainda não descobri do k é! e faz uma pesquisa pelo modelo da tua board neste fórum pois existe um tutorial de oc para ela! cumps

lol a fonte torrou (não ligues a isso?!?!) cerca de meia hora depois de editar o meu post anterior (estou então no meu PIII450@504MHz lol) :D já foi para a loja...acho que é devido à acumulação de pó :( não posso limpar porque tira a garantia o pior é que já é a 2ª fonte em ano e meio...

Curioso...é sempre quando passo os 1,5V de Vcore :eek:

Memórias: TwinMOS 2x256MB PC3200 CL2,5 (sem chips especiais) 2.6V 2.5-3-3-8@SPD (200MHz)

Motherboard: Asus P4P800-E Deluxe Wifi Edition BIOS Revision 1009.001 :004:
Já vi vários tutoriais com a configuração para OC e já optimizei as opções para o efeito (depois há sempre aquelas opiniões divergentes "a mim dá melhor assim" "não faz diferença" etc...por isso estão como acho melhor)


Porque é que 3.6GHz é o meu limite?!?!?!?!!??! (vou tentar 3.585GHz na BIOS e depois aumento com o ClockGen...)
 
Última edição:
Back
Topo