OC Q8200 conflito grafica

Quanto a questão do fsb, é a partir dos 1700, sendo que só é suposto dar para fazer 1600 com esta board, talvez resida aí o problema. Também não tenho meio de bloquear a frequência de fsb.


Vou fazer o OC ao processador e colocar aqui os resultados do rivatuner, após o crash.
 



Aqui fica o print pedido... mas penso que não serve para nada tendo em conta que é mal o jogo executa, coisa de 10 segundos...
 
Tive uma ideia: usa o Rivatuner para baixar os clocks ao mínimo possível. Isto vai diminuir o consumo da placa gráfica.

Depois corre o Intelburntest para ver se ainda crasha, mas com o mínimo de FSB que provoca o crash.

Outra coisa, certifica-te que os drivers de chipset/placa gráfica estão actualizados.


Para finalizar, li este testemunho sobre fontes Xilence. Portanto, mesmo que não seja problema da fonte, continuo a afirmar que pior ou na mesma não ficas se trocares de fonte.
 
Obrigado por toda a ajuda.

Logo que possível deixarei aqui o resultado desse teste que sugeriste.

Já agora, qual a razão para tanta "insistência" na LC POWER?

Estive a dar uma vista de olhos e encontrei alguma fontes que me parecem viáveis, nada melhor que ter o vosso juízo. ;)


http://www.*****.pt/ProductDetails.aspx?productid=4952
http://www.*****.pt/ProductDetails.aspx?productid=730
http://www.*****.pt/ProductDetails.aspx?productid=8400


Entre estas 3 fontes, a NOX parece-me a que melhores características apresenta, mas digam-me de vossa justiça.


Obrigado pela atenção
 
Tive uma ideia: usa o Rivatuner para baixar os clocks ao mínimo possível. Isto vai diminuir o consumo da placa gráfica.

Depois corre o Intelburntest para ver se ainda crasha, mas com o mínimo de FSB que provoca o crash.

Outra coisa, certifica-te que os drivers de chipset/placa gráfica estão actualizados.


Para finalizar, li este testemunho sobre fontes Xilence. Portanto, mesmo que não seja problema da fonte, continuo a afirmar que pior ou na mesma não ficas se trocares de fonte.


por acaso ate fui eu....estoirei as duas a jogar grid.....têm 18a nas linhas de 12v.....são fraquinhas, alias eu tinha dito na loja que aqueli nao era pro meu computador...mas nao quiseram acreditar......agora estou super satisfeito com uma corsair graças aos conselhos de alguns users deste forum....
 
Pegando naquilo que o roque66 disse, na linha de 12V as lc power propostas são muito parecidas com a minha, já a NOX apresenta uns valores um pouco superiores.

Ou será que estou a analisar mal?

Já tive experiências com fontes NOX e nunca tive problemas, mas tambem não tive problemas com a Xilence, nem com a Halfmman, sabendo da inferior qualidade desta ultima.

Obrigado pela disponibilidade.
 
Esses valores têm muito que se lhes diga: temperatura a que são medidos, condições (valores de pico ou contínuos, etc).

Não é por acaso que a Halfmann é de 700W e custa 30€ e uma LC Power 550W custa 45€ :)

Sinceramente, guiar-me-ia mais pelo feedback que há de cada marca (que seria LC Power > NOX > Halfmann) do que por intensidades de corrente.


Além disso, uma 9600GT pouco mais deve precisar do que os 75W que o slot PCI-E consegue fornecer, logo qualquer fonte minimamente decente deve ficar com 'folga' suficiente.

Se quiseres ver outra fonte: http://www.*****.pt/ProductDetails.aspx?productid=8613
 
Última edição:
Eu estava mesmo a ver essa fonte e a reparar nos seus valores, são o dobro dos da minha fonte na linha de 12V. :P

Mas 400W será o suficiente para o meu sistema? Parece-me um pouco "curto".

Fiz o teste no site sugerido pelo WindWalker noutro tópico (http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp) e diz-me que preciso de pouco menos de 300W, mas ainda assim...
 
Essa Corsair ainda aguentava aí outra 9600GT e um overclock razoável no CPU, no mínimo :)

Esses '400W' devem ser tão bons ou melhores que os '550/600W' das LC Power.


Consigo especular que uma fonte nesse sistema consumiria cerca de 200 a 250W da tomada (300W é exagerado). Com uma eficiência mínima de 80%, o consumo do PC será de 250 a 313W. Ora, como na maior parte do tempo nem 200W consome e a eficiência de uma fonte deve ser pelo menos 80%, ...
 
Última edição:
ja tive o mesmo erro com uma fx5200 a culpa era do processador troquei o por outro e nunca maiss tive esse problema
 
System Type:
Single Processor

Motherboard:
High End - Desktop
CPU:
Intel Core 2 Quad Q8200 2333 MHz Yorkfield-4M
CPU Utilization (TDP):
85% TDP

RAM:
2 Sticks DDR2 SDRAM
Video Card:
NVIDIA GeForce 9600 GT
Video Type:
Single Card

SATA HDD:
1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive:
1 Drive
PCI-e x16 Card:
1 Card

USB:
6 Devices

Fans LED:
2 Fans 92mm;

Keyboard and mouse:
Yes

System Load:
90 %

Recommended Wattage:
323 Watts


Este é o resultado do teste do site referenciado anteriormente. Algumas coisas estão a atirar por cima, mas a intenção é mesmo essa.

Em principio conseguirei arranjar uma Corsair 650W TX para testar e tirar as teimas da questão da fonte de uma vez por todas.

Obrigado pela atenção.
 
Última edição:
Após o teste com a Corsair 650 TX o problema manteve-se... >(

Agora estou confuso...

Vou testar com uma BFG 8800GT OC pelo facto de à semelhança da minha 9600GT, ser alimentada directamente pela fonte.


Vamos ver no que vai dar...
 
Boas.

Tenho alguns desenvolvimentos interessantes.

O meu sistema, com uma BFG 8800GT OC e com uma fonte Corsair TX 650W, não deu qualquer problema.

O meu sistema, com uma BFG 8800GT OC e com a minha fonte (Xilence 550W), não deu qualquer problema.

O meu sistema, com a minha 9600GT e com uma fonte Corsair TX 650W, deu o erro de paragem do controlador.

A minha gráfica, no sistema do user hitman_tigas (ver dois posts acima), numa percetagem de overclock identica, não tem qualquer problema.

Incompatibilidade entre a minha gráfica e a minha board? :confused:


Obrigado pela atenção.
 
Já estive a falar em background com o DoubleN, mas acho que é importante por isto aqui, porque parece-me ser a fonte dos problemas:

Antes dos benchs, fui vendo uns posts pelos foruns afora e esta placa tem um "segredo", que é o core clock subir justamente com o bus PCI-E.

A placa trabalha com multiplicadores internos, pelo o que, com o bus PCI-E a 100, está a 675 verdadeiro, mas subindo o bus para 110 mhz, o core clock sobe para 742,5 mhz, embora os programas continuem a ler 675 mhz (rivatuner, GPU-Z).

ou seja o bus pci-e é dividido por 4, o que dá 27*25, mas subindo para 110, passa a ficar 27*27,5 e por aí afora. A 125 mhz, iria operar a 844 mhz, o que duvido que isso arranque, pelo o que apenas testei a 110 mhz.

Isso pode ser uma mais valia, mas também fonte de problemas, como muitos tem se deparado pelos foruns afora. Em boards NVIDIA, com o LINKBOOST enabled, o bus PCI-E sobe para 125 mhz, pelo o que a placa sofre um overclock de 25%, que em alguns casos é suficiente para não arrancar. Em outras board o problema também ocorre, já que algumas sobem o bus um pouco se estiver em AUTO, pelo o que recomendo fixarem a 100 mhz.

in "PC das Aguas" by Destroyer

Alguem sabe de algum programa que leia o core clock mais profundamente?
 
Só me falta mesmo testar a situação de baixar os clocks da gráfica, mas ta difícil visto que desde que actualizei os drivers da gráfica perdi acesso a essas opções no riva, apesar de já ter desinstalado e instalado o programa.


Alguma ideia?
 
Novos testes!

Após resolver situação do rivatuner (thanks Spiderman) baixei todos os clocks para o mínimo e deixou de crashar. Mas noto uma grande variação de FPS e, testando estabilidade com o FurMark, reparo que os gráficos vão ganhando uma certa "deficiência" a medida que vai aquecendo.

Aqui fica um pequeno vídeo das "deficiências".

http://www.youtube.com/watch?v=UwcZdT_6Puo
 
A tua placa gráfica... RMA. Então se fizer isso com a fonte Corsair, RMA mesmo.


Eu também pensei isso, mas ela no sistema do hitman_tigas não faz isto, apesar de também estar overclockado e ser um pouco diferente...

Isto cada vez me deixa mais confuso... :confused:

Obrigado pela atenção.


EDIT: Se eu puser as definições todas stock, ela não apresenta essas deficiências.


PS: Ao mandar a gráfica para RMA eles provavelmente vão testa-la e provavelmente também não vão encontrar deficiência nenhuma, pois dificilmente testarão sobre as condições que eu lhes indicar que isto acontece...
 
Última edição:
Back
Topo