Operador com melhor qualidade de imagem de TV

Tu com um LCD (81-107cm ou superior) sem LED não tens boa imagem se tiveres a ver perto/colado ao ecrã. Irás ver inevitavelmente pixealização / ruído. A tecnologia LED veio colmatar isso.

As boxs do Meo não são apenas motorola, mas também cisco. O factor não está na box. Até porque na Zon tens a mesma box que funciona tanto para Nagra como para Íris e nos diferentes softwares apresenta qualidade diferente (sendo que os relatos dizem que a qualidade do Nagra é a melhor).
 
Posso comparar directamente a qualidade entre Meo Fibra em Oeiras e Zon (box Nagra) na Amadora, e digo que a Zon é melhor, e sempre foi, para a maior parte dos canais. A imagem do Meo parece ter um filtro passa-baixo aplicado, que baixa a resolução ligeiramente. A isto soma-se o facto da box Meo (julgo que Motorola) troca as linhas pares/impares, pelo as imagens têm sempre efeito de pente. Isto já acontecia quando das primeiras demonstrações do Meo em 2007 e ainda não foi resolvido e o facto de ninguém se queixar disso mostra o nível de know-how e interesse pela qualidade de imagem, não só da empresa como dos clientes.

Note-se que, para não descurar, as boxes Iris da Zon agora também têm as linhas trocadas, mas ao menos aí parece já há quem se queixe.

Como adezia a mãezinha do Diácono Remédios (Rute Remédios), as opiniões...são como as vaginas...cada um tem a sua...e quem quiser dá-la, dá-la!
Ora eu tenho a box da Iris e não noto essas "linhas trocadas"...aliás...desde que passei da box Nagra para a box Iris notei melhorias de qualidade.
Já experimentaste as últimas boxes do MEO ? As Cisco, acho eu...
 
Se o Meo tem esse bitrate todo...então...
PORQUE RAIOS A QUALIDADE DO MEO É BAIXO ?????

É muito simples, o que foi dito pura e simplesmente não é verdade.

O MEO fornece o serviço de IPTV com ligações de 8 mb/s

Ora dessa largura de banda 2Mb/s ficam reservados para a net ou seja sobram 6 para TV.

Com 8 Mb/s a MEO permite 2 boxes sendo uma com gravação e outra sem e o sistema permite ver simultaniamente um canal SD em cada uma delas e gravar 1 terceiro canal tambem SD. O acesso a canais HD está barrado por falta de largura de banda.

Daqui se conclui que a largura de banda alocada a um canal SD é no máximo de 2 Mb/s e é aqui neste ponto que o sistema está limitado nos canais SD.

Por outro lado segundo sei (posso estar enganado e agradeço que corrijam se for o caso) o MEO já permite canais HD com uma ligação de 12Mb/s mas mais uma vez o bit rate tem de ser limitado para permitir ver um canal HD, ver um SD noutra box e eventualmente gravar um terceiro.

Claro que com uma ligação fibra a largura de banda disponivel permitiria muito mais mas como isso implicava estruturas paralelas ou colocar sistemas de compressão nas centrais para baixar o bit rate para clientes com largura de banda limitada (€€€) e eles não estão para isso. E se calhar até têm razão, ha muita gente que acha suficiente e sempre permite-lhes dizer EU TENHO FIBRA DA VERDADEIRA. :D
 
Última edição:
Depois, os débitos pouco ou nada dizem, pois a qualidade atingível com um certo débito depende do codificador e dos parâmetros usados pelo mesmo. Claro que maior débito dá maior margem para o codificador trabalhar, bem como um formato mais avançado (eg. MPEG4 AVC vs. MPEG2 MP).

Comprimir em h.264 em VBR 1-Pass é diferente de comprimir em h.264 VBR 2-Pass...experimenta...e vais notar uma diferença de qualidade entre um método e outro método...o 2-Pass demora mais tempo, mas se apreciarmos a imagem a um palmo de distância...nota-se diferença...1-Pass tem mais pixelização. Duvido é que alguma operadora faça compressão em 2-Pass...senão só passados 3 minutos vês aquilo que os outros já viram!
 
Eu adoro isto na ZON....
Tinha a box com problemas...o disco rígido ardeu...não tinha gravações...não conseguia gravar...o Time-shift (rebobinar a emissão para tras) não funcionava... Então...liguei pra eles...segui os passos, no final nada resultou...o senhor agendou uma deslocação pra esta tarde daqui a uma hora...o senhor veio cá com uma nova box...ainda faltavam 3 minutos pra hora agendada....após a instalação e registo da nova box...ainda foi verificar os sinais, verificou me a cablagem...spliters...etc...tinha alguns cabos que não são cravados...ele retirou as fichas e colocou umas fichas cravadas...verificou as ligações do prédio à minha casa....só saíu daqui com tudo verificado....assistência 5 estrelas!

Ah, outra coisa...em conversa com o senhor técnico...ele disse me que a ZON não vai acabar com o analógico!
 
Última edição:
Eu estava fora da discussão, mas desculpa lá o que é que isso tem a ver com a qualidade de imagem que o tópico pretende discutir?

Já não basta a falta de debate para termos que levar com publicidade descarada?
 
Por isso num bom LCD FullHD LED a diferença entre a qualidade de imagem será praticamente nula. E como disse o blue zee (e concordo) nenhum é melhor que outro "de longe". Pode existir diferenças e nuns canais uns terem melhor qualidade que outros, mas no geral não são as diferenças que são aqui relatadas (extremos).
Claro que não estamos a falar de diferenças de qualidade abismais entre Operadores, mas se olhares com olhos de ver consegues notar as diferenças que existem.
"No creo en brujas, pero que las hay, las hay".

já tive zon, vodafone e optimus e clix e a minha irma tem meo em casa e a nível de qualidade de imagem posso dizer que nenhum bate a optimus clix (que pelos vistos já tem os dias contados)...
em segundo lugar coloco a vodafone, em terceito a zon e em ultimo o meo.
cabovisão nunca tive nem vi pelo que não posso comparar...
o mal da optimus clix são as box's pois a nivel de qualidade de imagem nenhum operador bate a optimus clix.
Tenho uma opinião pessoal semelhante: Optimus Clix, Vodafone, ZON e MEO, por esta ordem. Sobre a Cabovisão também não me prenuncio, pois não conheço nenhum cliente.

Note-se que, para não descurar, as boxes Iris da Zon agora também têm as linhas trocadas, mas ao menos aí parece já há quem se queixe.
Lembro-me de termos discutido no inicio deste ano esse facto de as ZON Boxes Iris trocarem as linhas, mas penso que a situação já se encontra rectificada, pois não noto o tal efeito de pente.

Eu adoro isto na ZON....!
A ZON agora obriga os técnicos a tais verificações. Assim é que deve ser!
Por exemplo, tu reportas um problema na TV, mas o técnico é obrigado a verificar todos os serviços e ligações, sinais e velocidades do serviço de internet e recepção e realização de chamadas. Só pode fechar a ordem de trabalho quando todas essas verificações estiverem concluídas com sucesso.
Para além que em algumas intervenções aparece um inspector de surpresa para assegurar que tudo está a ser feito de acordo com os parâmetros estipulados.
 
É muito simples, o que foi dito pura e simplesmente não é verdade.

O MEO fornece o serviço de IPTV com ligações de 8 mb/s

Ora dessa largura de banda 2Mb/s ficam reservados para a net ou seja sobram 6 para TV.

Com 8 Mb/s a MEO permite 2 boxes sendo uma com gravação e outra sem e o sistema permite ver simultaniamente um canal SD em cada uma delas e gravar 1 terceiro canal tambem SD. O acesso a canais HD está barrado por falta de largura de banda.

Daqui se conclui que a largura de banda alocada a um canal SD é no máximo de 2 Mb/s e é aqui neste ponto que o sistema está limitado nos canais SD.

Por outro lado segundo sei (posso estar enganado e agradeço que corrijam se for o caso) o MEO já permite canais HD com uma ligação de 12Mb/s mas mais uma vez o bit rate tem de ser limitado para permitir ver um canal HD, ver um SD noutra box e eventualmente gravar um terceiro.

Claro que com uma ligação fibra a largura de banda disponivel permitiria muito mais mas como isso implicava estruturas paralelas ou colocar sistemas de compressão nas centrais para baixar o bit rate para clientes com largura de banda limitada (€€€) e eles não estão para isso. E se calhar até têm razão, ha muita gente que acha suficiente e sempre permite-lhes dizer EU TENHO FIBRA DA VERDADEIRA. :D

O que está a vermelho está errado! Estás a presumir que cliente tem sempre acesso a 3streams, o que não é verdade! Para teres uma box com gravação e outra sem, terias que ter 3 streams, o que é impossível com velocidades de 8Mb/s... Em qualquer operadora adsl esse serviço ou 3 boxs sem gravação só é possível com velocidades de sincronismo por volta dos 16Mb/s! O número de boxs (ou melhor, o número de streams) em adsl depende sempre da velocidade de sincronismo!
 
Viva

Bem, eu tive o MEO adsl durante apenas 15 dias e foi no inicio do serviço ser lançado, tinha apenas uns meses de modo que a memoria já não está fresca. Se de facto só são permitidos 2 streams de video então a largura de banda poderá chegar perto dos 3mb porque uma coisa é certa e eu lembro-me bem. Quem estava sincronizado a 8 mb como era o meu caso a largura de banda reservada para internet era sempre de 2mb no mínimo.

Quem tenha o serviço MEO sincronizado a 8mb que se pronuncie.
 
Tu com um LCD (81-107cm ou superior) sem LED não tens boa imagem se tiveres a ver perto/colado ao ecrã. Irás ver inevitavelmente pixealização / ruído. A tecnologia LED veio colmatar isso.
O que é que "a tecnologia LED" faz para colmatar isso? Um painel LCD é um painel LCD. Seja iluminado por LEDs, seja iluminado por CCFL, o painel é igual. Televisores mais recentes podem é ter melhor processamento, que pode subjectivamente atenuar essa "pixelização/ruido", mas isso nada tem a ver com o painel ou modo de iluminação do mesmo. De facto, os grandes fabricantes deixaram de fazer LCDs a CCFL há anos, portanto a comparação entre uns e outros tende a ser entre gerações tecnológicas diferentes.

As boxs do Meo não são apenas motorola, mas também cisco. O factor não está na box. Até porque na Zon tens a mesma box que funciona tanto para Nagra como para Íris e nos diferentes softwares apresenta qualidade diferente (sendo que os relatos dizem que a qualidade do Nagra é a melhor).
Já vi boxes Meo que não trocam as linhas, também em FTTH, salvo erro Scientific Atlanta. Esse aspecto quase de certeza que é de drivers e portanto varia conforme o fabricante.
 
Quem me passou essa informação foi um assistente de loja. Mas como neste fórum há preconceito o mais certo é dizerem que o homem não percebe nada daquilo.

Pessoalmente não posso afirmar se é da tecnologia LED ou da "geração tecnologia" que acompanha as TVs com essa tecnologia, mas a diferença de qualidade é notória. Se quiseres fazer o teste é só ires a uma loja Worten (por exemplo) e veres a imagem de perto num LCD FullHD sem e com LED.
 
Última edição:
Não tenho preconceitos, tenho é um Mestrado em Engenharia Electrotécnica, alguma formação académica e interesse pessoal sobre o tema e mais de uma década a experimentar displays de cinema em casa. Sei como a tecnologia funciona e não tenho nenhum interesse encapotado em vender televisores. Nenhum LCD é "bom" do ponto de vista em que nenhum cumpre os standards colorimétricos televisivos, mas os a LEDs brancos são piores que os a CCFL porque têm espectro ainda mais limitado.

Em casa tenho um Samsung B750, que foi o penúltimo LCD a CCFL topo de gama da Samsung, e até agora ainda não vi nenhuma LCD a LEDs brancos que lhe chegue perto. O processamento dos mais recentes é bem melhor, mas a colorimetria e contraste não.

A título de exemplo, a semana passada no Audioshow havia alguns dos televisores mais recentes, incluindo LCDs a LED de 4K e o OLED curvo da LG. De todos os televisores que lá estavam, lado a lado, a melhor imagem era de um plasma... Só que o plasma era mais escuro e tinha cores menos "vivas" que os concorrentes, por isso o consumidor médio acharia que tinha imagem pior... Mas só o plasma conseguia fazer subtileza de tons e a colorimetria estava muito mais perto do standard -- mas, novamente, isto é algo que o consumidor médio não sabe distinguir.
 
Última edição:
E esses Televisores na Audioshow estariam correctamente calibrados? Ou estariam com as definições predefinidas, tal como acontece com os Televisores que se encontram nas lojas.
É que comparar calibrados com não calibrados pode levar a erradas conclusões.
 
Estamos em Portugal, devem contar-se pelos dedos quem saiba calibrar displays e não muitos mais se importam sequer com tal coisa.

Mas quando as primárias são erradas não há calibração que valha; eu já mexi em muitos displays e tende-se a ganhar do noção do que o "bicho" [não] consegue fazer prestando atenção a alguns detalhes cruciais.

Na realidade nem sequer existem calibrações absolutas porque cada conteúdo é masterizado com definições diferentes -- tal como em gravações musicais, há sempre um grau de subjectividade.
 
Não há calibrações objectivas nem calibrações totalmente óptimas. Há é calibrações genericamente ideiais para a generalidade dos conteúdos, próximas do óptimo geral.
 
O que é que "a tecnologia LED" faz para colmatar isso? Um painel LCD é um painel LCD. Seja iluminado por LEDs, seja iluminado por CCFL, o painel é igual.

Ora nem mais. Posso adiantar que há um par de anos, quando o LED era novidade, havia TVs fininhas com LED que tinham uma qualidade miserável, com grandes discrepâncias de brilho e contraste entre várias zonas do ecrã. Eram a prova que o LED não significa obrigatoriamente melhor qualidade de imagem. Uma regra (com raras exceções) é que quanto mais fina for a TV, pior a qualidade de imagem.

Se quiserem ler mais sobre o assunto recomendo uma googlada por "backlit vs edge lit".
 
Não há calibrações objectivas nem calibrações totalmente óptimas. Há é calibrações genericamente ideiais para a generalidade dos conteúdos, próximas do óptimo geral.
Claro que há calibrações objectivas, mas só fazem sentido se toda a cadeia, desde a produção do conteúdo até à exibição, estiver calibrada com o mesmo padrão. O mais próximo disto é o THX -- ver um DVD/BD certificado THX com um player certificado THX num display certificado THX supostamente terá a qualidade "aceitavelmente perto" (segundo a THX) da visualização do master que o realizador usou para produzir o conteúdo...
 
olá a todos.
Tenho uma samsung hd ready de 81cm de 2006 que foi cliente Cabovisao, zon e agora meo.
Até 2008 tive cabovisao com o seu pacote hd da altura, que cancelei pouco tempo depois de aderir. Fraca qualidade de imagem e rtp2 com imagem queimada, e outros problemas.
2008 ate meio deste mes estive com a Zon. Tive a box nagrae depois aderi a iris, mas achei a imagem com pouca definição. Por exemplo o logotipo do canal sic noticias não ficava bem definido. Voltei ao nagra.
Agora estou com o meo fibra. Para começar o tecnico que fez a instalação deixou a box a 1080i, coisa que aoo mudar a imagem melhorou, mas mesmo assim não acho que a qualidade da imagem seja tão boa quanto a da zon.
porque vou ficar na meo? Talvez pela maior oferta de canais no coaxial e o funcionamento da box.
Mas nao podemos esquecer de que falo no geral. O canal tvi+ (zon) tem uma péssima imagem, pr exemplo.
Mas esta é a minha opiniao.
 
Back
Topo