Passado dois anos em maio de 2013, eis a minha situação neste momento:
* - (telemóveis que ainda tenho comigo)
*1º Sony Ericsson T630 (2004-2008)
Primeiro telemóvel e entrada no mundo da SE, no qual me rendi por completo por muitos anos.
O T630 então marcou-me por ser um telemóvel lindo, desde o teclado, a todo o resto. Bateria era excelente.
Também me marcou por ter me de "posto de parte" no meu grupo de amigos, onde a maioria usava nokia. Mas as minhas "amigas" gostavam muito deste telemóvel, diziam que era um telemóvel sexy(???)....
*2º Nokia N70 2008-2009
Nesta altura decidi dar um salto a nokia. Primeira vez que mexi em um sistema symbian que pondo de parte de eu poder instalar apps até dizer chega etc, achei a experiencia um bocado meh..., era um bocado lento no dia a dia, até para abrir o menu das definições. De resto a bateria era razoavelmente satisfatória e a câmera até era jeitosa de vez em quando, mas o teclado era mesmo pequeno, então para escrever sms, vinha-me à rasca.
*3º Sony Ericsson W810i 2009-2010
Substituição do N70.
Melhor na grande maioria dos aspectos.
Bateria e camera excepcionais, OS fluido, e acoplado com os excelentes auscultadores da sony e com um cartão de 4GB a ouvir música, era simplesmente fantástico, assim como ouvir Radio FM.
*4º Sony Ericsson C905 2010-2010
Um verdadeiro canivete suíço.
Tinha tudo: Câmera excelente com flash xénon (há quem diga que foi portado de uma camera cyber-shot convencional, e bem potente que era), Wi-fi, GPS, Gravador de video que apesar de ser uma resolução baixa, gravava em stereo com boa qualidade, bateria excelente (todos os sony ericsson neste aspecto batiam a concorrência), e era lindo o telemóvel.
De todos os sony ericsson que tive, este foi o melhor.
E também foi o último Sony Ericsson que tive, antes da divisão mobile se tornar apenas Sony.
5º Nokia 5530 XpressMusic 2010-2010
Mais uma experiência com a nokia, desta vez foi o meu 1º tlm com touchscreen e com o Symbian renovado.
E foi uma desilusão total.
O symbian em si até estava bom, intuitivo, etc, a qualidade de som do telemóvel até era boa.
De resto enfim... colunas stereo até eram porreiras mas eram baixas. Camera de 3,15mp era horrível, o meu W810i tirava melhores fotos do que isto, já para não dizer do C905, o pós processamento da máquina fotográfica era tão ridículo, que se tirei mais que 10 fotos com ele, foi por sorte. Havia fotos em que fazia zoom em detalhes no PC a 50%, que parecia uma foto pintada na tela.
E a bateria era muito má, só me durava-me 1 dia no máximo
6º HTC Magic 2010-2011
Entrada no mundo android. A partir daqui tudo mudou.
O telemóvel em si para altura era muito bom. Camera era boa, tinha autofocus mas não tinha flash, se bem que preferia ter autofocus do que flash. Bateria era razoável tendo em conta o poder de processamento que tinha, até era melhor que a bateria do Nokia 5530. Ecra gigantesco (3.2") com um ecrã capacitivo(em vez do miserável resistivo do nokia) e era multi-touch. Então as apps era a melhor coisa que havia, muitas deram-me jeito. Custou umas valentes notas na altura, mas compensou o investimento.
E foi nesta altura que percebi que o android veio para ficar.
*7º Samsung Wave S8500 2010-2011
O HTC foi a água, e um colega meu tinha a venda este samsung com 1 mês de uso por metade do preço, no qual até achei estranho. Fiz negocio com ele por um telemóvel que estava em excelente estado. A
dorei a experiência quer do telemóvel assim como o OS proprietário da samsung (Bada OS).
O OS em relação ao Android tinha algumas limitações, mas por um lado até era simples, e estável e crucialmente era muito fluido.
O telemóvel em si, UAU: Corpo em alumínio escovado (adoro alumínio escovado, tenho uma obsessão por este acabamento) que dava uma sensação de solidez ao telemóvel (foi também o primeiro telemóvel que tive com uma construção feita em alumínio), a câmera de 5mp era excelente, em termos de qualidade ficava um bocado abaixo do SE C905 mas não muito, mas em Video, fazer videos a 720P a 30FPS, sem quedas de FPS a noite etc, era a 2ª melhor coisa deste telemóvel.
Cheguei a filmar um concerto em um Teatro e a qualidade de vídeo e de som era excepcional.
Mas o melhor de tudo era o ecrã com resolução de 800x480 Super Amoled, no qual fiquei rendido com a qualidade que demonstrava, então os pretos, eram brutais. A noite quando me juntava com os meus colegas, até ficava pasmados com os ângulos de visão, e os pretos que o ecrã reproduzia.
Outra nota, a bateria para um smartphone na altura, era excelente, fazia a vontade 3 dias de uso com wi-fi, GPS, filmes, música, e a qualidade de som a ouvir música FLAC, graças ao Amplificador/DSP da Wolfson, era de outro mundo.
Só tenho mesmo pena que não tivesse Android como OS.
8º Huawei Ideos X5 2011-2012
Ermmmm, nem sei o que dizer.
Pontos positivos: Ecrã de 3.8" SOC para o preço do telemóvel, era bom.
Pontos negativos: tudo o resto, e digo mesmo tudo o resto…
9º Optimus Madrid (Alcatel OT-995) 2012-2012
Tal como o Huawei, este Alcatel até tinha um design interessante e o SOC até era bom, e o ecrã era um de tamanho do caneco 4.3". De resto não era nada de jeito... quer na câmera, bateria, qualidade do ecrã em si.
Era um bocado melhor que o Huawei mas queria uma coisa melhorzinha.
10º Samsung Galaxy S2 2012-2013
Entrada no mundo da Samsung no Android, e pelos anos que tive este telemóvel, posso dizer que foi uma entrada com o pé direito. Primeiro de tudo, e ainda continuo a dizer que o design do S2 foi o melhor que a samsung já teve em termos de um flagship, até o ponho acima do S6/edge.
Em relação ao telemóvel, era literalmente uma máquina.
O boost do SOC dual-core em conjunto com 1gb de Ram comparado com os androids Single-Core que tive, era uma diferença abismal. A câmera era outro ponto forte do telemóvel, com a qual tirei fotos excelentes, assim como vídeos em Full HD que tinham uma qualidade excelente.
O ecra era fenomenal, desta vez Super Amoled Plus, plus porque ao contrario de muitos samsungs que utilizavam( e ainda hoje utilizam) o super amoled com padrão Pentile matrix, este utilizata o padrão RGB de 3 pixeis, criando assim uma imagem mais nítida.
A única coisa que não gostava muito era a duração da bateria que era satisfatória.
De resto foi um telemóvel excelente.
Mas infelizmente vendi-o em finais de 2013, e arrependo-me de o ter vendido.
Se fosse hoje tinha ficado com ele como telemóvel de backup ou como peça de museu.
11º Nokia Lumia 920 2013-2013
Primeira experiencia com o windows phone.
Apesar de andar sempre curioso sobre as novidades do windows phone, gostava sempre de experimentar um, até que no fim de vender o Galaxy S2, decidi em arranjar um lumia 920 usado em boas condições a um colega meu, por uns modestos 200€.
Primeiras impressões como já estava a espera, o OS é fluido como "azeite", o que gostei imenso, assim como a simplicidade do OS. Pontos positivos do telemóvel em si, o design era excelente, a aproximação simples da parte traseira do telemóvel, era espetacular, e mesmo não sendo feito de alumínio, o plástico notava-se que era de alta qualidade, assim como o peso que era um exagero para o tamanho do telemóvel, mas ao mesmo tempo eu gostava porque dava uma sensação de robustez/solidez do telemóvel, ao contrário de certos smartphones que haviam na altura.
Depois de o ter durante 3 meses, decidi vender o telemóvel por várias razões, quer pelo OS, quer por certas mariquices estupidas.
Em relação ao OS tudo bem que é simples, rápido fluido etc mas a falta de apps sobretudo algumas que me faziam muita falta, fez-me ainda arrepender-me ainda mais de ter vendido o S2.
Sim há alternativas, cujo as quais até me safavam e até gostava delas comparadas as dos android mas a maioria eram feitas às 3 pancadas.
Outro aspecto foi a sensação de não ter um OS Aberto como o android, onde eu faço o que quero, sem grandes limitações do OS.
Por exemplo tenho uns auriculares da sony cujo são excelentes, topo de gama aliás. Quando experimentei ouvir musica no lumia, achei que a qualidade de som não era grande coisa, e decidi ir ao equalizador, já que sentia uma grande falta de graves, e mesmo mexendo no equalizador, não obtive melhorias. Se fosse no android tinha a solução de instalar o Viper4Android, e ficava com um completo controle da qualidade de som/Audio, tudo feito a unha, no qual podia pegar nuns headphones rasca e melhorar imenso a qualidade desses headphones.
Outra coisa era estar a escrever uma password de wifi, e ir a galeria ver a foto que tinha da pass do router por exemplo, e através do multitasking (premir sempe tecla back), retornava as definições do wifi para escrever o resto da pass, e o que acontecia, era o que já tinha escrito desaparecia por completo, ou seja tinha de escrever novamente tudo wtf?? São mariquices como estas e outras limitações que me deixaram com os pés atrás, na esperança de adquirir um WP novamente.
O outro motivo de desagrado neste telemóvel, era a camera que apesar de ser excelente para tirar fotos de noite, assim como filmar a noite com grande qualidade de video e som, de dia em relação ao S2, não era nada de especial sinceramente. Aliás as vezes olhava para as fotos lado a lado do S2 e o 920 a 100%, e arriscava a dizer que o S2 tinha mais detalhe em certas fotos, devido a ter melhor processamento de imagem.
Outro aspecto era a bateria, que se eu dizia que o S2 era satisfatoria, esta era 3x pior, muito raramente chegava a durar 1 dia máximo 15h de autonomia, então com o GPS ligado, pufff ia a bateria a vida em 4h.
Conclusão a experiência do Windows Phone geralmente má.
*12º LG G2 2013-...
Existe uma palavra para descrever este telemóvel: Fenomenal
Em meados de Novembro de 2013, decidi comprar a minha prenda de natal antecipada.
O telemóvel é um monstro. SOC ainda muito potente nos dias de hoje, bateria que envergonha ainda muitos telemóveis actuais, câmera muito boa com OIS, ecrã IPS 1080p fenomenal, qualidade de som 5 estrelas, e o IR blaster dá muito jeito para controlar TV's e outros equipamentos.
e um tamanho tendo em conta o ecrã de 5.2" que faz inveja a muitos telemóveis.
E para muitos que não concordavam com o design, eu gosto imenso principalmente por ter os botões de volume atrás do telemóvel. Com isso as bezels do ecrã são finíssimas. E claro tem um tamanho tendo em conta o ecrã de 5.2" que faz inveja a muitos telemóveis.
Só tenho uma crítica a este telemóvel, que é a ausência de slot para cartões Micro-SD, que tendo em conta o modelo que tenho é de 16gb, a tirar fotos e videos e musicas FLAC, enche rapido.
Simplesmente o melhor telemóvel que tive até hoje.
13º Samsung Galaxy S5 2015-2015
Depois de o comprar semi-novo no OLX (lol) por um preço estupidamente baixo, passado 1 semana já o tinha vendido com lucro.
Resumo este este telemóvel?= Aborrecido com complicações desnecessárias.
Resumindo muito rapidamente, pontos positivos: Camera, ecra, bateria proteção IP contra poeiras/Água, Sensor de impressões digitais, Heart rate monitor.
Pontos negativos: Design que eu por achar que estava melhor conseguido que o S3 e S4, era um bocado mehhh e a qualidade dos plásticos, os quais já se estavam a descascar no caso do aro cromado, eram muito maus.
Outro aspecto era o Autofocus da camera, que tinha uma precisão de uma pessoa estar a comer numa sala escura a tentar encontrar um ovo no prato da comida. Umas vezes acertava, outras parecia que ia acertar mas ao meio decidia que já não queria focar no objecto lhe mandei focar ,etc enfim…
Um verdadeiro fail, foi o touchwiz e a treta do KNOX que para quem faz Root e mete Recovery foi um pesadelo...
Por isso daqui para a frente, por mais que bons sejam os Samsungs, com a treta do KNOX incluida, nunca mais serão uma escolha para mim.
Voltei logo para o G2.
E pronto até agora é este o historial dos Telemóveis que tenho até hoje.