overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

O valor em idle deve mudar por exemplo se puseres 1.5 na bios e no win tiveres 1.45 ele pode ficar 1.5 ou pelo menos mais proximo deste com o pencil mod.
Cumps
 
Eu também ando com os meus problemas.
Não sei se é problema do zalman 9500AT que refrigera o 8400, mas ando com temperaturas altissimas.
E não é só pq das leituras dos programas, que já deu para ver que eles estão errados, mas é que na BIOS também me dão valores estupidamente altos. Será que a bios também pode estar errada?? A minha actual é a 1013.

Quando estava a default tinha temps porreiras, mas hoje comecei a fazer um ligeiro OC.

Meti a 500*8,5 @ 1,43v e entrei no windows e ainda corri um SuperPi 1M a 11 segs. Vi que os programas (realtemp, Ai Suite, etc) me davam 90s em full. Confirmei na bios e assim era.
Fui baixando o vcore e o FSB, e sempre que corria o orthos ele ia subindo até passar dos 90º e reiniciava (provavelmente pela alta temperatura).

Neste momento estou nos 450*8,5 @ 1,37v, as temperaturas estão ligeiramente estáveis nos 50º em idle. (o que é mau o suficiente!) Mas se meto o orthos a correr por 30 segs trepa para os 80º!!
E basta desligar o PC e ir a bios para confirmar os 40/45º em idle!!

O que me deixa confunso é que a caixa tem bom aiflow, estou com o mesmo zalman (limpinho) que tinha quando tinha o 6420 e sempre tive boas temperaturas, as mesmas fans, no mesmo sitio, não mudei nada!
À pouco fui fazer a manutenção da praxe:
abri a caixa, tirei o cooler, vi como estava de pasta (meti à 3 dias AS 5) e confirmei se o cooler estava bem colocado... Até coloquei outra fan exta a apontar para o cpu.
Liguei o pc e..... está tudo na mesma!

Alguém tem alguma ideia? Será que o zalman ficou lixado assim de 1 momento para o outro? Não acredito muito...
 
Eu vou repetir...o Realtemp lê bem as temps em full e nao precisa de
configuraçoes. É sacar e ja ta.

Boas, o Real Temp não lê bem as temperaturas..... mas é o programa que erra menos...
Se não lê correctamente em idlle, em full tb nao vai ler!....


Eu também ando com os meus problemas.
Não sei se é problema do zalman 9500AT que refrigera o 8400, mas ando com temperaturas altissimas.
E não é só pq das leituras dos programas, que já deu para ver que eles estão errados, mas é que na BIOS também me dão valores estupidamente altos. Será que a bios também pode estar errada?? A minha actual é a 1013.

Quando estava a default tinha temps porreiras, mas hoje comecei a fazer um ligeiro OC.

Meti a 500*8,5 @ 1,43v e entrei no windows e ainda corri um SuperPi 1M a 11 segs. Vi que os programas (realtemp, Ai Suite, etc) me davam 90s em full. Confirmei na bios e assim era.
Fui baixando o vcore e o FSB, e sempre que corria o orthos ele ia subindo até passar dos 90º e reiniciava (provavelmente pela alta temperatura).

Neste momento estou nos 450*8,5 @ 1,37v, as temperaturas estão ligeiramente estáveis nos 50º em idle. (o que é mau o suficiente!) Mas se meto o orthos a correr por 30 segs trepa para os 80º!!
E basta desligar o PC e ir a bios para confirmar os 40/45º em idle!!

O que me deixa confunso é que a caixa tem bom aiflow, estou com o mesmo zalman (limpinho) que tinha quando tinha o 6420 e sempre tive boas temperaturas, as mesmas fans, no mesmo sitio, não mudei nada!
À pouco fui fazer a manutenção da praxe:
abri a caixa, tirei o cooler, vi como estava de pasta (meti à 3 dias AS 5) e confirmei se o cooler estava bem colocado... Até coloquei outra fan exta a apontar para o cpu.
Liguei o pc e..... está tudo na mesma!

Alguém tem alguma ideia? Será que o zalman ficou lixado assim de 1 momento para o outro? Não acredito muito...


Pois cm deves ter reparado eu sofro do mesmo, tambem voltei a montar o meu zalman 9700 com nova pasta... mesmo com o cpu stock ja me dava temps altas, 50º em iddle....
Eu cheguei a correr o orthos e tambem o prime95 meia hora, sem erros, com OC, 3.8ghz, e a temp chega-me aos 82º no speed fan....e antes de baixar o vcore chegava aos 90º cm ja tinha dito, e meia hora de prime95 sem erros, small ffts.... portanto é impossivel estas temps estarem correctas....
Alem do cooler, tenho 7 ventoinhas de 120mm na minha caixa, para ajudar a descer as temps do cpu e das minhas graficas...
E tal cm tu, quando tive o E6600, mm com oc estava mt longe destas temps!!!!
Por isso não já não me preocupo, com vcore a 1.264, certamente ele nao vai fritar (3.8ghz) se fritar paciencia!!! ate agora está uma delicia...
Cumps
 
Última edição:
Boas, o Real Temp não lê bem as temperaturas..... mas é o programa que erra menos...
Se não lê correctamente em idlle, em full tb nao vai ler!....





Pois cm deves ter reparado eu sofro do mesmo, tambem voltei a montar o meu zalman 9700 com nova pasta... mesmo com o cpu stock ja me dava temps altas, 50º em iddle....
Eu cheguei a correr o orthos e tambem o prime95 meia hora, sem erros, com OC, 3.8ghz, e a temp chega-me aos 82º no speed fan....e antes de baixar o vcore chegava aos 90º cm ja tinha dito, e meia hora de prime95 sem erros, small ffts.... portanto é impossivel estas temps estarem correctas....
Alem do cooler, tenho 7 ventoinhas de 120mm na minha caixa, para ajudar a descer as temps do cpu e das minhas graficas...
E tal cm tu, quando tive o E6600, mm com oc estava mt longe destas temps!!!!
Por isso não já não me preocupo, com vcore a 1.264, certamente ele nao vai fritar (3.8ghz) se fritar paciencia!!! ate agora está uma delicia...
Cumps

Situação semelhante, realmente.
Mas as tuas temps são confirmadas pelos valores da bios?
É que as minhas são, por isso é que me assusto mais.

Neste momento estou a 450*8.5 @ 1,264v corri um orthos small ffts durante 20 mins e não reiniciou. Agora vou em 15 mins de blend e nada, ele não se "queixa". Como não passa dos 65º em full ele não reinicia.
Os valores altissimos é que me deixam f*****, até porque o zalman está a 2500RPM e isso faz um barulho do crl.
 
Situação semelhante, realmente.
Mas as tuas temps são confirmadas pelos valores da bios?
É que as minhas são, por isso é que me assusto mais.

Neste momento estou a 450*8.5 @ 1,264v corri um orthos small ffts durante 20 mins e não reiniciou. Agora vou em 15 mins de blend e nada, ele não se "queixa". Como não passa dos 65º em full ele não reinicia.
Os valores altissimos é que me deixam f*****, até porque o zalman está a 2500RPM e isso faz um barulho do crl.

Reiniciei agora o pc, na bios, tenho 66º em idle.... lol...
mas o meu nao reinicia! jogo durante horas, ou prime/orthos em cima e nada...em full fico nos 80-82... :D
Estes valores tambem me lixam o juizo..... e em relaçao a velocidade da ventoinha do zalman, ha agora dizme uma coisa, notas mt diferença da velocidade minima para a maxima?? 1200rpm para 2500rpm no meu caso, e a diferençao sao 1-2º .... lol... mas isto já com o E6600 era mm coisa.
Cumps.
 
e em relaçao a velocidade da ventoinha do zalman, ha agora dizme uma coisa, notas mt diferença da velocidade minima para a maxima?? 1200rpm para 2500rpm no meu caso, e a diferençao sao 1-2º .... lol... mas isto já com o E6600 era mm coisa.
Cumps.

Noto! Lol
Alias noto que até às 2000RPMs aguenta-se o barulho. A partir principalmente das 2300RPMs para cima começa o barulho a serio!
Por isso é que já tou a pensar num Noctua...

Estou a ficar mais satisfeito, tenho andado a acertar o passo e já consigo:
4000mhz @ 1.248v a full (orthos, modo blend durante 5 horas).
E como não passa dos 65º a full começo a preocupar-me menos.
Vamos a ver se consigo melhorar.
 
Boas



Mais uns testezitos no meu E8400 a AR (thermalright extreme 120) :


4000Mhz (445x9) @ 1.248v







4300Mhz (478x9) @ 1.34v











4500Mhz (500x9) @ 1.368v (nao é prime stable)









cumps
 
Última edição:
Esse é parecido com o meu...e pela data vejo k foi adquirido mais ou menos na mesma altura :D

E8400@4000


E8400@4250


não tenho tido pra mto mais :(
 
Actualmente tou a 475*8.5 @ 1.23v mas ainda não está completamente estável. Ao fim das 3 horas e tal em Orthos, ele reclama. Se calhar mais uns pózinhos de vcore...

 
Subi ligeiramente para 1.24v e já tá estável :D.

Quem o tem a mais de 4200mhz dia-a-dia, qto de vcore tem?
Para saber se vale a pena... É que, pelo entendi do meu, ele chega bem aos 4GHz com relativamente pouco vcore, mas para bater os 500*8.5 ele já pede bem mais calor!
 
Olhem, o meu E8400 deve ter alguma festa em casa e o jantar é chips na brasa. lol

Fui ver e tinha isto nos 54º a uns 60%. Pus em idle, lá me baixou para os 49º. Agora mudei a caixa de sítio e estou com underclock (tenho o fsb a 315 e o vcore a 1.0V), mas lá consegui baixar para os 42/45º...

A ver se a caixa nova vem rápido, juntamente com o WC, a ver se acalmo este bicho.
 
Pessoal, estava ontem a ver um filme (HD 720p) e nas partes mais escuras notei uns ligeiros brakes.
Ora tenho maquina mais que suficiente, oc estável, e já vi filmes mais pesados em 720p sem um único brake, logo creio que é do filme. Na altura não tinha nada de pesado a correr no fundo.

Mas por via das dúvidas fiz download do cinebench Release 10 e corri aqueles 3 testes. Só que não tenho noção se é um bom ou mau resultado, foi a primeira vez que o corri.

Aqui segue o print, que acham? Quais os vcs resultados?

 
Back
Topo