Overclock PowerColor ATI HD 6950 para HD 6970

Apesar de o ATIWINFLASH reportar sempre "cant unlock bios", consegui desbloquear os shaders numa XFX HD6950 2Gb Non Reference (Dual fan, sem switch e supostamente com bios bloqueada)...

Não precisei de recorrer a HARDMODS, apenas ATIFLASH, script e muita paciência ;)

Deixo também a dica a users mais "distraídos": com o RBE apenas é possível desbloquear os shaders da HD6950, qualquer outra alteração que façam (clocks, voltagens) irá dar origem a uma bios "corrupta"!

Cumprimentos
DON3
 
Ambos funcionaram pois experimentei os dois! ;)

Claro que tinha de experimentar alterar os clocks 2D com o RBE, conseguia flashar sem erros mas dava BSOD (relacionado com o driver) a entrar no windows...:002:

O "truque" passou por ter a HD6950 no segundo slot e no primeiro uma gráfica qualquer...

Posto isto, flashei a bios modificada com o atiflash mas via usb boot (DOS) e não via windows.

Os comandos foram estes (aproveito e deixo um mini guia):

atiflash -i
% indica os dispositivos ATI instalados

atiflash -s 0 *nomedoficheiro*.rom
% faz backup da bios actual (no caso de estar brickada ou ja terem feito o backup no windows, podem saltar este passo)
% o zero é o indicador da gráfica que queremos flashar

atiflash -unlockrom 0

atiflash -f -p 0 modded.bin
% force flash da bios modificada (pelo script, por exemplo) no dispositivo 0

Qualquer dúvida disponham mas, já sabem, é tudo por vossa conta e risco! ;

Já agora st0ned, como é que se porta a tua hd6950 em OC?
 
Hoje fui buscar a ***** uma 6950 VTX3D por 189.00 e unlock feito :D

1536 shaders :D tou contente lol

Como não mudei a bios só fiz unlock aconselham desinstalar os drivers e instalar outra vez ?

Edit - Estas gráficas trazem bios switch e pelo preço valem bem os euros , eu sei que estou atrasado agora anda tudo numa de 7970 :D
 
Última edição:
estive a ver uma coisas e reparei que quem faz unlock ou flash a maior parte dos programas such as trixx ou gpu teawk tendem a nao deixar trabalhar com a voltagem por causa do hack da bios


alguém confirma?
 
Eu queria fazer o unlock a minha 6950 da sapphire mas nao tem o switch já vi que é possivel mas tenho medo de fazer bosta .... alguem que saiba fazer me pode fazer isso atravez de teamviwer ou coisa assim ?!
 
Estás a ver o guia certo ? Tenho a certeza que não... Vê o meu. Enganei-me em cima 5º Post da thread. Aqueles guias antigos é só para placas reference.

Algum mod que edite o 1º Post e meta lá o meu Tut... Se não isto vai dar asneira.
 
Última edição:
Estás a ver o guia certo ? Tenho a certeza que não... Vê o meu. Enganei-me em cima 5º Post da thread. Aqueles guias antigos é só para placas reference.

Algum mod que edite o 1º Post e meta lá o meu Tut... Se não isto vai dar asneira.

2º Ir aqui e fazer donwload da bios da marca da vossa gráfica com os clocks mais baixos ( 880 / 1375 ).
 
"Vou deixar aqui um guia ( e ver se o guardo para encontrar) pois há múltiplos posts com a mesma dúvida..."

a partir daqui é que, ok já entendi
 
10 passos do St0ned para flashar uma 6950 para 6970, tão fáceis q até alguém com sérios problemas mentais consegue seguir:

1º Fazer download deste pack.

2º Ir aqui e fazer donwload da bios da marca da vossa gráfica com os clocks mais baixos ( 880 / 1375 ).

3º Descomprimir o pack.

3º Abrir o GPU-Z e verificar que no separador que diz "shaders" estão 1400 i qq coisa.

4º Pegar na bios da qual fizeram download e colocar na pasta winflash com o nome unlock ( substituam a que lá está por aquela que fizeram download )

5º Click no lado direito no ficheiro que dis "flash to 6970" run as admin/correr como administrador

6º A dada altura ele vai pedir para fazer reboot aceitem.

7º Depois do reboot abram o GPU-Z e confirmem que têm 1500 i qq coisa shaders ( 6970 )

8º Desinstalar os drivers [painel de controlo, bla bla bla ], aconselho tb depois disso, a usarem o drive sweeper para um bom uninstall.

9º Instalar os drivers de novo, aconselho os 11.4 preview

10º Se não resultar, ex tiverem artefactos em jogos ou o pc não der imagem entrem em pânico, queimou tudo... Ok mentira, abram a tampa da caixa mudem o interruptor da bios para a outra posição ( se tiver no 1 mudem para o 2, se tiver no 2 mudem para o 1 ) e têm a vossa querida 6950 de volta. Depois venham aqui pedir mais ajuda.



Vou deixar aqui um guia ( e ver se o guardo para encontrar) pois há múltiplos posts com a mesma dúvida...

Fazer download:

-> Script do W1zzard's
-
> ATI winflash
-
> GPU-Z

1. Ligar o GPU-Z

GPUZ.png


Clickar no icon dentro do circulo a vermelho. Vai perguntar se querem guardar a Bios.

Guardar a bios como : Original.bin

Mover a BIOS para a mesma pasta onde está o script do W1zzard .

2. A pasta deve parecer-se com isto ( a modded.bin deve aparecer depois de correm ):

Wizz.png


Clickar no ficehiro .bat chamado "run", vai aparece esta janela. Carreguem duas vezes em qualquer botão.

WizzCmd.png


Agora devem ter uma bios chamada "modded.bin" na pasta ( como mostrado acima).

Movam o "modded.bin" para a pasta do ATi Winflash:

ATiFlash.png


3. Abram a consola do windows (preferencialmente como administrador).

Mudar a pasta em utilização para a do ATi Winflash:
cd desktop\nome da pasta do ATi winflash

Desbloquear a BIOS para flashar:
atiwinflash -unlockrom 0

Uma imagem para terem como referência:
FlashCMD1.png


Uma barra de progresso vai aparecer e desaparecer

Depois flashar a bios usando o seguinte comando:
atiwinflash -f -p 0 modded.bin

Aqui está uma imagem para referência:
FlashCMD2.png



A mesma barra de progresso irá aparecer, vai demorar 20-30 segundos.
Depois do flash estar concluído vai aparecer uma janela de verificação, serão questionados sobre um reboot. Façam-no!

Parabéns, está feito! Verifiquem com o GPU-Z, já devem ter os 1536 shaders.


Tradução da minha autoria, imagens e guia original em inglês do user "TheNameIsJambo" do *****, pode ser consulado aqui

Fiz double post para o guia ficar num post separado.



​Fica aqui outra vez...
 
sim, mas o que está escrito e riscado a meio nao é pra fazer certo? so é pra fazer é quando dizes "Vou deixar aqui um guia ( e ver se o guardo para encontrar) pois há múltiplos posts com a mesma dúvida..." pra baixo
a minha duvida é ou era essa....
 
Última edição:
Back
Topo