Overclocking ASUS P5K

Nessas imagens que postaste, a Bios parece ser de uma versão diferente, pois ah opções que estão com nomenclaturas diferentes...

Outra coisa: Decidi que tendo em conta que estou com o Stock cooler, e para não aumentar muito as temperaturas, e o consequente basqueiro do Cooler, vou limitar o processador aos 2.8Ghz. Assim também fico com um FSB igual aos da memórias de origem (400 x 7). O que já é muito bom, pois trata-se de um aumento de 50% na performance. Depois quando comprar um cooler novo, aí sim, vou tentar ir mais longe.

Agora preciso é que me digam se na Bios estas opções estão bem, ou se tenho que ligar ou desligar alguma coisa:

CPU SETTINGS:

12012009157600x450sq9.jpg



JumperFree SETTINGS:

12012009158600x450qv8.jpg

12012009159600x450mb7.jpg
 
Última edição:
12012009157600x450sq9.jpg


Enabled, para poupares energia, quando estiver com pouca carga ele baixa o multi e o vcore, quando jogares ele sobe, não sentes nada e poupas bastante energia e vida do cpu.

12012009158600x450qv8.jpg


Idem

12012009159600x450mb7.jpg


Méne, nessas boads e segundo medições com multimetros, feitos por users da zwame e não só, meter os valores mínimos nem sempre é tão linear...
Ou seja, é do estilo:

NB voltage: 1.25 definidos manualmente dá 1.5
NB voltage: 1.4 definidos manualmente dá 1.41

Capisce?
Não quer dizer que tenha acertado nos valores que referi, até porque não sei isso de cor agora...mas sei que é para estar a 1.4

Outra coisa, estás com undervolt no cpu, isso é bom pela temp, mas se calhar, se lhe metesses o vcore devido(1.35v, podes meter 1.3 por exemplo que ainda fica abaixo do indicado) que podes ver na caixa dele(vid) conseguias passar dos 3000 a brincar...não stresses com as temps, tudo o que seja abaixo de 60º tá bastante bom.

As memórias, enquanto não passares dos 800mhz não precisas de mexer, é meter auto.
Fsb termination voltage, à medida que vais subindo o fsb vais precisar de o meter a 1.4 para estabilizar, além disso podes meter à vontade que não estraga.

Cpu PLL Voltage, mete manual a 1.55v, senão a board em auto dá-lhe mais voltagem do que o que devia(cerca de 1.8v segundo as medições do pessoal...).

Em equipa que ganha não se mexe :), faz lá como eu te disse, testas, e depois então passas à fase de diminuir voltagem aqui e ali.
Cumps


edit: imagina que defines 1.3v e ficas com 40º em idle e 60º em full.
mesmo que ele aguente un fsb de 600, a essa voltagem vai ter a mesma temperatura, sem tirar nem por.
O que faz subir a temp é o vcore, não a frequência, ok ok...então baixa-se o vcore...certo! mas! isso é quando as temps são proíbitivas, o que de longe não é o teu caso com stock cooler ainda por cima..
 
Última edição:
Já alterei tudo como disseste. Meti, inclusivé, no Vcore 1,35

No CPU PLL Voltage, não consegui meter 1,55 pois só tem 1,5 nas opções de escolha.

Deixei o FSB a 400 e corri testes de stress do CPU e não deu nenhum erro. O único efeito colateral até agora foram as temps que passaram de 43 para 53 em carga.

Vou então arriscar um pouco. Vou dar um pouco de FSB, até o PC crashar. Quando isso suceder, venho aqui dar notícias. :p
 
Já cheguei a um limite.

Agora é que não percebo uma coisa: a partir dos 470 de FSB, os testes no SuperPI começam a baixar de 17 para 20s... :(

Ou seja, teoricamente, no Orthos não dá qualquer tipo de erro... Agora no SuperPI começo a perder rendimento... Como é que posso corrigir isto?

cpuzih8.jpg


EDIT: ah! é verdade: as definições na BIOS está tudo como disseste para pôr, excepto o DRAM Voltage que em vez de Auto, meti em 2,25V.
 
Provavelmente não tens controlo sobre as memórias porque a frequência está em "Auto", a partir de 470 é seleccionado um divisor que coloca as memórias a menor frequência e o resultado é menor performance no superpi.
 
Mete as mems a 960mhz(fsb:dram a 1:1 com os timmings 5-5-5-15) com 2.1v a ver...(não sei se fazem...), se não der tenta com 2.2v, mais que isso é complicado...


edit:btw, junta-te ao clube dos que querem sempre mais...a partir de agora vai ser sempre a investires...é um vício :P
 
Última edição:
Provavelmente não tens controlo sobre as memórias porque a frequência está em "Auto", a partir de 470 é seleccionado um divisor que coloca as memórias a menor frequência e o resultado é menor performance no superpi.
bem...isso é impossivel pois ele como menor divisor da ram tem 1:1, os divisores restantes aumentam a frequencia da ram e nao tem nenhum divisor que a coloque em mais baixa frequencia... provavelmente sera o NB a não aguentar ...

o problema agora para subir fsb é os subtimmings da ram (que basicamente é chipset), fsb wall, chipset a limitar, etc
ja considero fsb 450 bom para e6300, se bem que agora ando a afinar o meu para 3,5ghz mas ta complicado estabilizar o oc para o dia-a-dia

cumps
 
Última edição:
Tem 1:1 como menor não é bem assim...se não me engano dá para meter o fsb a 400 e a ram a 667(se estiver em auto), pelo menos aqui na p5k-se é o que acontece...nessa não sei porque nunca precisei de testar isso dessa forma, mas deve ser igual.
 
Começo a desconfiar da fonte...

É uma LC Power 550W, juntamente com uma 8800GT 512, Asus P5K e o processador E6300, o que pode não ser suficiente, pelo menos para fazer overclock.

Mas entretanto... já consegui corrigir o problema do SuperPI. Bastou aumentar o Vcore um bocado, e o SuperPI começou a dar valores válidos.

Com o aumento do Vcore mais um bocado (em 1.40V, acho eu), consegui chegar aos 500 de FSB. Só que começou a revelar sinais de instabilidade... Consigo fazer o boot, e ainda consigo correr o Orthos. Meto a stressar o CPU e não dá erro. Mas quando, por exemplo, abro um programa qualquer, o PC reinicia. Suspeito que sejam as memórias que começam a limitar o sistema... (ou então a fonte, como disse antes). Acho que este CPU com WC ou um cooler decente era capaz de fazer 3.5Ghz para o dia-a-dia. (acho eu)

Mas agora, e pensando um pouco no "custo"/benefício do overclock, reparei no seguinte:

Com o CPU a 1,88Ghz (Clock de origem), consigo 29s no SuperPI.
a 2,80Ghz, consigo 20s
a 3,20Ghz, consigo 17s
a 3,50Ghz, consigo 16s

Ou seja, sensivelmente a partir dos 3Ghz, os ganhos são quase nulos neste CPU. O que me levou a decidir em deixar-me ficar pelos 3,20Ghz, com o respectivo FSB de 460. Agora o meu objectivo é afinar voltagens e outras definições na Bios, de modo a estabilizar para este valor de 3,2Ghz.
 
Tem 1:1 como menor não é bem assim...se não me engano dá para meter o fsb a 400 e a ram a 667(se estiver em auto), pelo menos aqui na p5k-se é o que acontece...nessa não sei porque nunca precisei de testar isso dessa forma, mas deve ser igual.
boas. pois em auto nunca experimentei, mas tambem nao faria sentido nao ter a opção em manual... a p5k normal em manual não faz isso... garanto!

melhore cumps
 
Em manual sei eu que não faz, só faz 1:1 :)

On topic, não me cheira a fonte filipe...cheira-me é que 70% de overclock(3.2) já é bem bom :), ainda para mais com stock cooler...
Com um cooler decente és capaz de chegar aos 3.72, nem que seja para a fotografia, já são 100% de oc!
 
Com um cooler decente és capaz de chegar aos 3.72, nem que seja para a fotografia, já são 100% de oc!

Ora, como lançaste esse número 3.72Ghz, tentei isso mesmo: chegar aos 3720GHz, o que equivale ao dobro da velocidade original de 1.8GHz

E para chegar a esse valor terei de aumentar o FSB dos originais 266MHz para 533MHz.

E as memórias terão de fazer 1066Mhz.

Mas como overclockar as memórias e o CPU ao mesmo tempo ía dar salsada, optei por fazer primeiro overclock ao conjunto memórias/chipset e só depois de descobrir o seu limite, passar para o overclock do CPU.

E foi isso mesmo que fiz. Baixei o multiplicador de x7 para x6. E depois foi dando aos poucos no FSB e nas voltagens das memórias. Quando o PC crashou, aumentei a voltagem do NB, para ver se conseguia dar mais um pouco de FSB. Quando tornou a crashar, aumentei os clocks das memórias de 4-4-4-12 para 5-5-5-15.

E cheguei a um limite:

cpuzmultix6fsb525mhzuo9.jpg
cpuzmultix6fsb525mhzmemhw8.jpg


Consegui 525Mhz. Ainda faltou um bocado para chegar aos 533Mhz como queria.

Ainda tentei o FSB a 533Mhz, e ainda cheguei a fazer o boot no Windows uma vez, mas depois o PC congelou e nunca mais consegui fazer o boot com 533Mhz.

Agora que sei os limites do conjunto chipset/memórias passei para o overclock do CPU.

E com o CPU só consegui ir até aos 510Mhz... Não percebo porquê, mas não dá mais. Ou são as configs na BIOS, que estão grande parte em AUTO, ou então é do Cooler. As temps até nem estão más... 50-65º, mas por mais voltagem que lhe dê, o PC nem faz o BOOT a partir dos 510Mhz.

Aqui fica um print do CPU-Z:

cpuz36ghzdq7.jpg
 
Última edição:
epa fazer grande oc neste cpu com ele estável é obra

confirma a estabilidade com IntelBurnTest

de certeza que vais ter supresas.... se quiseres ter um oc estavel dia-a-dia

o IntelBurnTest chega a ser mais sensivel que orthos e s&m...

melhores cumps
 
epa fazer grande oc neste cpu com ele estável é obra

confirma a estabilidade com IntelBurnTest

de certeza que vais ter supresas.... se quiseres ter um oc estavel dia-a-dia

o IntelBurnTest chega a ser mais sensivel que orthos e s&m...

melhores cumps

Nem preciso de correr esse teste. Já sei que a 3.6Ghz não está muito estável.

Bastou correr o Super PI, que começou a dar valores de 20s... quando a 3.5Ghz dá valores de 15s... :p
Portanto, é fácil de ver que para o dia-a-dia é para esquecer...

É como o Vasco disse... isto foi só mesmo para a fotografia... :p
 
Última edição:
pois mas eu não ando aqui para a fotografia... ando a estabilizar o meu cpu nos 3,5ghz ate agora 80% intel burn test stable... so falta o resto... será que é so vcore? humm lol

ate logo a ver o que dá...

cumps
 
pois mas eu não ando aqui para a fotografia... ando a estabilizar o meu cpu nos 3,5ghz ate agora 80% intel burn test stable... so falta o resto... será que é so vcore? humm lol

ate logo a ver o que dá...

cumps

Como é que tens na BIOS as voltagens das memórias, NB e CPU?
 
opa o problema é o NB que é uma caca. precisa de lantencias bastante relaxadas para este cpu na minha opinião. quando estiver 100% estavel faço post

cumps
 
Experimentem lá então meter o Transaction Booster no relax Level 3 a ver...
De qualquer forma lá está, começa a ser pedir um bocado as ddr2 a 800...
 
Back
Topo