P5W DH Deluxe ou AW9D-MAX??? - Qual escolher para Overclocking???

[_Silence_];1307962 disse:
Então para que queres mods de Vcore e afins? Não precisas.....


Está-me a dizer que com o cooler que tenho não vou sequer conseguir chegar ao limite de nenhuma das Boards???

De qualquer maneira posso sempre considerar que daqui a algum tempo posso adquirir qq outro meio de refrigeração...

O metodo de refrigeração "Efeito Peltier" é muito caro? E vale a pena o gasto para os resultados que daí posso extrair?

De qualquer modo, electronica é sempre algo que eu gostaria de aprender um pouco mais...
 
Está-me a dizer que com o cooler que tenho não vou sequer conseguir chegar ao limite de nenhuma das Boards???

De qualquer maneira posso sempre considerar que daqui a algum tempo posso adquirir qq outro meio de refrigeração...

O metodo de refrigeração "Efeito Peltier" é muito caro? E vale a pena o gasto para os resultados que daí posso extrair?

De qualquer modo, electronica é sempre algo que eu gostaria de aprender um pouco mais...

A board dá 1.7v de Vcore sem mods, para air cooling e water cooling não vais precisar de mais.
No caso do FSB podes benificiar do mod, por isso podes fazê-lo já, vdimm a mesma coisa.
Efeito Peltier, deduzo que tejas a falar de peltiers, isso usa-se com Watercooling e consiste numa placa que se mete entre o bloco de WC e o CPU, fazem cerca de -5 ou 6ºc mas são perigosos para o dia a dia pois estragam-se muito facilmente e quando se estragam aquecem muito e matam CPUs.

O único sistema de cooling em que irias precisar de vcore mod seria algo equivalente a uma prommy ou mais frio ainda (-50ºc ou mais frio), sem isso mais que 1.7v é raro usar.

Se tás a dar os 1ºs passos no OC não queiras logo tudo, começa pelo mais baixo, vai ganhando prática e só assim evoluis.
 
A board dá 1.7v de Vcore sem mods, para air cooling e water cooling não vais precisar de mais.
No caso do FSB podes benificiar do mod, por isso podes fazê-lo já, vdimm a mesma coisa.


Mas tinha-me dito para não fazer vFSB mod porque não teria ganhos... É que na imagem do vFSB eu não tinha conseguido identificar o sitio e então disse-me que não valia apena...

Então se fizer faço vMCH que é bem simples; vFSB e o VDimm... Esses são os indicados para aircooling???
 
Mas tinha-me dito para não fazer vFSB mod porque não teria ganhos... É que na imagem do vFSB eu não tinha conseguido identificar o sitio e então disse-me que não valia apena...

Então se fizer faço vMCH que é bem simples; vFSB e o VDimm... Esses são os indicados para aircooling???

Quando digo FSB é o mod do Vmch pois é o único que tem ganhos reais em termos de FSB.

Se queres ser aventureiro e fazer já mods faz o Vmch e o Vdimm se tiveres memórias que precisem de Vdimm.
 
[_Silence_];1308867 disse:
Quando digo FSB é o mod do Vmch pois é o único que tem ganhos reais em termos de FSB.

Se queres ser aventureiro e fazer já mods faz o Vmch e o Vdimm se tiveres memórias que precisem de Vdimm.


Ah, ok...

Então fico-me pelo vMCH, vMCH(boost) e pelo vDIMM... E com estes MODS quanto acha que poderei alcançar a nivel de FSB???

As memórias serão provavelmente umas 2 X 1Gb TEAMGROUP XTREEM PC2-6400 MICRON (4-4-4-10)... Disseram-me ser muito boas para OC...
 
Ah, ok...

Então fico-me pelo vMCH, vMCH(boost) e pelo vDIMM... E com estes MODS quanto acha que poderei alcançar a nivel de FSB???

As memórias serão provavelmente umas 2 X 1Gb TEAMGROUP XTREEM PC2-6400 MICRON (4-4-4-10)... Disseram-me ser muito boas para OC...

É dificil prever quanto dará de FSB, eu na minha 1ª P5W dei 530 FSB mas com mods e com extreme cooling no chipset, tu air cooling deves ir para 470 mais ou menos.
 
[_Silence_];1309587 disse:
É dificil prever quanto dará de FSB, eu na minha 1ª P5W dei 530 FSB mas com mods e com extreme cooling no chipset, tu air cooling deves ir para 470 mais ou menos.


Bem se chegar aos 450 com vMCH (boost), vMCH e VDIMM já me dou por contente... Isto na Abit... Mas não sei se os MODS na Asus não serão mais dificeis...

Tinha dito que sem MODS na Abit chegou aos quantos de FSB? E n Asus testou sem MODS?
 
Bem se chegar aos 450 com vMCH (boost), vMCH e VDIMM já me dou por contente... Isto na Abit... Mas não sei se os MODS na Asus não serão mais dificeis...

Tinha dito que sem MODS na Abit chegou aos quantos de FSB? E n Asus testou sem MODS?

A única abit que tive sem mods benchou a 460 FSB. Das Asus que tive benchavam todas entre 425 e 450 FSB sem mods.
 
[_Silence_];1309952 disse:
A única abit que tive sem mods benchou a 460 FSB. Das Asus que tive benchavam todas entre 425 e 450 FSB sem mods.


Mas a Abit que tinha era a AW9D-MAx não era? Que disse que morreu antes de fazer mods!!!
E já agora ela foi-se porquê?


Eu vou tambem comprar uma X1950XT... Acho que tem o mesmo chipset R580 qua a sua... Como é essa X1900XT de aquecimento??? Tem OC nela? E a refrigeração que tem é a que tinha de stock?

Ouvi dizer que este chipset tem tendencia para aquecer muito... É verdade???
 
Mas a Abit que tinha era a AW9D-MAx não era? Que disse que morreu antes de fazer mods!!!
E já agora ela foi-se porquê?


Eu vou tambem comprar uma X1950XT... Acho que tem o mesmo chipset R580 qua a sua... Como é essa X1900XT de aquecimento??? Tem OC nela? E a refrigeração que tem é a que tinha de stock?

Ouvi dizer que este chipset tem tendencia para aquecer muito... É verdade???

Era a Max sim, já não me lembro porque morreu mas ou foi condensação ou algo parecido, nada a haver com defeito da board.

Novamente, as minhas X1900XTX são apenas para benchs, tenho-as com watercooling e com um ar condicionado a ajudar. Aquecem um bocado, mas nada de especial, bencho com elas a 780/900 (as memórias destas que tenho clockam pouco), fiz 82k marks no 3dmark 2001se com elas.
 
[_Silence_];1310513 disse:
Era a Max sim, já não me lembro porque morreu mas ou foi condensação ou algo parecido, nada a haver com defeito da board.

Novamente, as minhas X1900XTX são apenas para benchs, tenho-as com watercooling e com um ar condicionado a ajudar. Aquecem um bocado, mas nada de especial, bencho com elas a 780/900 (as memórias destas que tenho clockam pouco), fiz 82k marks no 3dmark 2001se com elas.


Mas com placas graficas dessas quem precisa de OC né? É só mesmo para ver até onde vão...


Já agora, sei que existem amneiras atraves de BIOSmod para activar pipelines desactivados nas graficas quando estes não estão cortados a laser... Quando estão cortados a laser parece que só com HARDmod tipo com tinta condutora ou com grafite...

Sabe como isto funciona?
Eu tenho acompanhado este tópico mas há coisas que naum consigo entender, nomeadamente a parte de identificar quads desactivados na bios, quads cortados a laser, pipelines desactivados e pipelines cortados a laser...

http://www.guiadohardware.net/comunidade/x800-biosmod/295027/

Sabe-me dar uma explicação???
 
Mas com placas graficas dessas quem precisa de OC né? É só mesmo para ver até onde vão...


Já agora, sei que existem amneiras atraves de BIOSmod para activar pipelines desactivados nas graficas quando estes não estão cortados a laser... Quando estão cortados a laser parece que só com HARDmod tipo com tinta condutora ou com grafite...

Sabe como isto funciona?
Eu tenho acompanhado este tópico mas há coisas que naum consigo entender, nomeadamente a parte de identificar quads desactivados na bios, quads cortados a laser, pipelines desactivados e pipelines cortados a laser...

http://www.guiadohardware.net/comunidade/x800-biosmod/295027/

Sabe-me dar uma explicação???

Esta placa não tem pipelines para desbloquear.
 
[_Silence_];1312444 disse:
Esta placa não tem pipelines para desbloquear.


Ok, mas ei queria saber como funciona isso dos pipelines e dos quads...

Virtualmente falando, os quads são blocos que têm dentro de si pipelines?
Porque ao q parece uma placa que tenha 8 pipelines activos e 8 por activar, por exemplo, terá 4 quads, em que estão 2 quads activos com 8 pipelines, 4 cadad quad, activos e 2 quads desactivados com mais 8 pipelines tb desactivados... Eu fiz este raciocinio e não sei se é realmente assim...
 
Bem eu andei à procura de ferros de soldar para fazer os MODS que pretendo fazer e encontrei um com a ponta fina mas o homem da loja disse-me que para soldar coisas de electronica aquele ferro tv tivesse muitos watts...

O ferro tinha 60Watt e o homem disse-me que o ideal seria um de 25Watts??? O que acham? Acham que com esse de 60Watts não vou conseguir fazer os MODS à Abit AW9D-MAX???
 
Bem eu andei à procura de ferros de soldar para fazer os MODS que pretendo fazer e encontrei um com a ponta fina mas o homem da loja disse-me que para soldar coisas de electronica aquele ferro tv tivesse muitos watts...

O ferro tinha 60Watt e o homem disse-me que o ideal seria um de 25Watts??? O que acham? Acham que com esse de 60Watts não vou conseguir fazer os MODS à Abit AW9D-MAX???

Com 60watts arriscaste a queimar algum chip. Usa um de 25 ou de 30.
 
[_Silence_];1314502 disse:
Com 60watts arriscaste a queimar algum chip. Usa um de 25 ou de 30.

Pois, já me aconcelharam um JBC de 11watts mas acho que isso é brincadeira para 30 e tal €... E não estou a ver-me a gastar esse dinheiro para usar o ferro uma vez ou duas e nunca mais o usar... Será que não há nada mais barato??? E que tenha as mesmas caracteristicas a nivel de potencia??? Já me disseram tb que um ferro de 25 ou 30 Watt tb serve... Será que sim? Não vou derreter nada para além da solda??:004:
 
Pois, já me aconcelharam um JBC de 11watts mas acho que isso é brincadeira para 30 e tal €... E não estou a ver-me a gastar esse dinheiro para usar o ferro uma vez ou duas e nunca mais o usar... Será que não há nada mais barato??? E que tenha as mesmas caracteristicas a nivel de potencia??? Já me disseram tb que um ferro de 25 ou 30 Watt tb serve... Será que sim? Não vou derreter nada para além da solda??:004:

No meu post anterior disse que de 30 ou 25 watts chega bem mas 11watts ainda melhor pois o risco de correr mal é menor.

O segredo dos Vmods é ter uma mão firme e ver bem :P Depois é apenas ter confiança e soldar o fio no ponto certo.
 
Bem, eu comprei um ferro de 60Watts e estou a experimentar desoldar umas coisas e voltar a soldar no mesmo sitio só para treinar e ver como se faz... Se vir que o ferro é muito forte terei que pedir a alguem que me faça o serviço...

Depois tb estou a inventar um pouco, soldando fios de um lado para o outro para treinar e para ver com a inexperiencia o que pode acontecer... Se tiver oportunidade depois posto umas fotos das invençoes para vc dizer alguma coisa... Se está bem se está mal, o que fazer para melhorar etc... Isto se nã se importar...
 
Bem, agora que já tenho a board venho de novo pedir ajuda...

Já me aconteceu uma coisa que me fez cair as minhas bolas8|
Ontem estava com o PC ligado e estava a tentar ligar uma fan que já não tem a molex, só tem os 2 fios com as pontas ainda com as pecinhas de metal... Então quando estava a ligar o 2º fio nos pinos do conector da board, este tocou no outro fio que já tava encaixado no pino e pum... Aquilo deu ali uma faisca jeitosa e xeirou a queimado...:'( O PC deslligou-se quase instantaneamente e pouco depois tentei ligar a board e ela ligou...

Mas não tenho a certeza se se queimou alguma coisa ou não!!! Se se queimar nem que seja o mais pequeno componente da board ela não liga mais ou pode até ligar e não apresentar nada de estranho mas ter queimado alguma coisa??

Como poderei saber se algo se queimou na board? Dará para distinguir a olho nu? Se não der para distinguir nada a olho nu, com um multimetro dará para verificar se se queimou alguma coisa?

Vou tentar explicar atraves de uma imagem o que aconteceu...

Os traços vermelhos são os 2 fios da fan e quando estava a ligar o 2º fio, ele tocou no outro que já lá estava e aconteceu o que já descrevi... Será que queimou alguma coisa???

 
Back
Topo