Fonte Padrão ATX12VO (12V only PSU)

Seja abolindo, seja descontinuado com o tempo, era bom que o Molex morresse.
Outra coisa a melhorar é aqueles pinos para o botão de power, reset, etc. Eu sei que há forma de facilitar a colocação desses pinos, mas deveria ser um sistema novo, mais fácil e moderno.
Sim, esses pinos também não fazem grande sentido.
 
Boas,

Deve ficar muito caro desenvolver algo Revolucionário tipo isto para os conectores Power e etc:nie2::

box-header-connector-500x500.jpg


conector-latch-idc-com-aliviador-para-cabo-flat-14-vias.jpg


Cumps.
 
Não percebi este post. A primeira imagem é um conector série, é isso que querias que fosse o conector de power?

Não serve porque alem de ser fraco mecanicamente, parece ter pouca capacidade para passar muita amperagem. Um conector pequeno faz sentido apenas para 4 pinos principais, como disse no primeiro post (PS_ON, 12VSB, RESERVED e PWR_OK)
 
Sim, esses pinos também não fazem grande sentido.

Yah, também acho que é tempo desses pinos pelo menos serem standardizados, desde que dê para shortar facilmente (chave philips ou busca polos e está a dar) como os actuais, de resto não vejo inconveniente. E os do molex também dá jeito enfiar um clip para forçar a PSU a acordar...
 
Boas,

Não percebi este post. A primeira imagem é um conector série, é isso que querias que fosse o conector de power?

Não serve porque alem de ser fraco mecanicamente, parece ter pouca capacidade para passar muita amperagem. Um conector pequeno faz sentido apenas para 4 pinos principais, como disse no primeiro post (PS_ON, 12VSB, RESERVED e PWR_OK)

Acho que anteriormente o Nemesis11 referiu-se aos cabos e pinos dos Botões Power, Reset, Leds Power, Hdd e Speaker:

5203c641.jpg


Seriam precisas 10 ligações, tanto os conectores IDC como USB tem 10 ligações e poderiam ter substituído os UART à muito.
Era só fabrica-los numa cor diferente, como o vermelho, e ficava tudo mais simples e organizado.

Cumps.
 
Isso já perdi a esperança de ter um conector unificado para os power/reset/leds.

A ASUS ainda foi pioneira em padronizar o conector, com o mesmo layout, cor (branca) e ainda incluiam uma peça para ligar primeiro os cabos e depois espetas na board (E mesmo assim, tenho ca uma asus recente, a ASUS PRIME B450M-GAMING/BR que não tem mais este layout dos pinos).

images


ainda assim é grande demais. Só precisas de 8 pinos para o front panel da Board, o speaker é algo que pode continuar separado, nem todas as caixas tem speaker.
 
Boas,

Ainda tenho uns quantos adaptadores desses, muito úteis na assistência.

Padronizar esses cabos resolveriam outro problema, dos conectores mal identificados, quanta vez se monta uma caixa pela primeira vez e tá tudo ao contrário.

O meu preferido seria o IDC, como tem um entalhe seria impossível colocar ao contrário.
(Tão usados nas portas com e LPT e tão ignorados agora :wscared: )

Cumps.
 
Primeira motherboard ATX12VO - Z490 Phantom Gaming 4SR :msmiley1:

F7x5HS3G2zd9PywwLcoC3N-650-80.jpg


https://www.tomshardware.com/news/asrock-z490-motherboard-intel-atx12vo-10-pin

Notar o conector 10 pinos, um conector PCIE 6 pins (talvez só seja necessário no caso de 2 gráficas) e 2 conectores de 4 pinos, que deve ser 5V e 12V para SATA (Se bem que deviam estar junto dos conectores SATA, mas sabe se lá tem 2 portas no meio da board e 2 portas lá no fundo.

Bom, não deve ser complicado para quem tem fontes modulares fazer a transição, basicamente precisa de um cabo de 10 pins custom, não sei se algum fabricante de fontes já apresentou algo.

Se bem que o padrão tem 12VSB, que não existe em fontes ATX normais, apenas 5V VSB. Talvez ai precise de um conversor ativo no tal cabo.
 
Última edição:
Esteticamente não me convence.
Quem ainda usar 2/3 SSD's Sata, vai ser 2/3 cabos sata, depois os novos de 10 pinos, 6 pinos e aqueles de 4 pinos tudo a sair do lado direito da board. Sendo que as boards que têm usb typc c interno também costuma ser daquele lado tem tudo para termos 7 ou 8 cabos a sair dali...

Beh...:headsh:
 
A alimentação SATA seria só mudarem os conectores para algo do estilo portátil. Cabo único com alimentação integrada.
Se é para mudar, que se mudasse em condições.
 
Já eu preferiria que estas mudanças acontecessem sempre que se introduz algo incompatível com o hardware do passado, como um novo standard de memórias por exemplo, isto é, para mim fazia sentido os fabricantes prepararem o público para quando entrar ddr5, não vai haver boards compatíveis com atx24. Apoiado de uma política justa de recolha e troca de fontes de alimentação usadas na compra de uma nova de 10 pinos, a transição seria mais eficaz.
 
Esteticamente não me convence.
Quem ainda usar 2/3 SSD's Sata, vai ser 2/3 cabos sata, depois os novos de 10 pinos, 6 pinos e aqueles de 4 pinos tudo a sair do lado direito da board. Sendo que as boards que têm usb typc c interno também costuma ser daquele lado tem tudo para termos 7 ou 8 cabos a sair dali...

Beh...:headsh:
Acho que estás a ver mal a coisa...

A board tem 2 conectores de power, imagino que cada cabo permita 2 devices. Serão cabos mais curtos/finos provavelmente do que o que sai da fonte, por vezes com 4 conectores sata!

Usar 3 SSDs SATA é exagero em 99% dos casos. Prefiro 1x M2 de 1 TB do que 1TB espalhados em 3 discos SATA.

A 8 anos que só uso até 2 devices SATA e sou power user. Hoje então a minha máquina só tem um SSD SATA :D Até tenho ideia de comprar um adaptador USB para SATA power e eliminar o cabo da fonte, que é bem mais bulky the isto:

USD_9_Pin_to_SATA_5V_for_ITX_1_x_2.5_Inch_SSD_SATA_Power_Cable_30cm__55100_zoom.jpg


@Luka_ acredito que com o DDR5 talvez seja mais comum, mas o que se diz que o mercado DIY não deve adoptar isso tão cedo, se bem que a maior parte dos OEM já usam algo do tipo.

O Dell do meu emprego por exemplo já é ATX12VO...

A alimentação SATA seria só mudarem os conectores para algo do estilo portátil. Cabo único com alimentação integrada.
Se é para mudar, que se mudasse em condições.

Pois concordo, Devia ter um cabo único SATA dados + 5V/GND. E desenvolviam um conector novo pequeno de 12V/GND para os discos 3.5" que precisassem de mais power e outros devices. A Intel propõe o molex só com 2 pinos ligados o que é um exagero dado o tamanho da ficha.
 
Última edição:
Ainda sequer sugerir molex para alguma coisa... Faz tão pouco sentido. Mas concordo com o @Luka_ , era uma forma de introduzir um novo standard, se suportado pelo resto dos vendors, sem que a malta se sentisse chateada. Normalmente os early adopters ou são "investidores" maiores e podem fazê-lo, ou são malta que está a comprar novo e aceita o que vier. A malta dos upgrades provavelmente acaba a esperar para fazer o investimento, provavelmente.
 
Sinceramente ainda não vi utilidade nenhuma desta alteração. Apenas vejo mais cabos a ir à board....
Mas sim se for para introduzir algo de novo que seja imposto mesmo como disse o @Luka_ .
 
Por mim pode continuar como está, não tenho qualquer vontade de trocar de fonte nos próximos anos e mesmo que avarie ainda tem garantia por bastante tempo (anos).
 
Só faz sentido pegar uma coisa destas num rebuild completo...

Por exemplo isso vir em fontes SFX e ai migrava para ITX 12VO quando chegar plataformas DDR5. Ai as vantagens são enormes, melhor arrumação, airflow e eficiência.

Se tiver condições minha próxima build será ITX! Para 2021/2022 seria algo tipo isto:
Board ITX baseado em chipset intermédio, se calhar um "B750" :D
Caixa ITX jeitosa
Fonte SFX-L Platinium de 600W, com a eliminação dos 3.3V e 5V deve ser bem mais em conta.
dual nvme 1/2 TB
32 GB DDR5
Ryzen 5000 de 8 cores ou 12, dependendo dos preços/consumo/performance
Grafica que use no máximo 1 PCIE 8 pins.

Uma build sem discos 2.5" SATAs, com um cabo de 10 pins, o EPS e 1x PCI que arrumação espetacular.
 
Última edição:
Por mim pode continuar como está, não tenho qualquer vontade de trocar de fonte nos próximos anos e mesmo que avarie ainda tem garantia por bastante tempo (anos).

Não seria necessário uma troca! mas sim adaptação... e necessária ;) quando comprasse uma nova board de certo haveria adaptador para a sua de de muitas fostes ATX...

Assim já o sempre fui, aconteceu de PCI para AGP para PCI-E.... de PATA para SATA... um dos mais simples que acontece ao "tempo tudo" DDR I II III IV a dentro em breve V e os sockets dos CPU como é??? mudanças sempre haverá e ainda bem, só nos resta nos adaptar...

edit: e estes últimos exemplos não é fácil de adaptar, normalmente te obriga e a todos muitas vezes "mudar tudo".... na verdade quando algo queremos evoluir ou avaria temos de mudar algo mais, ou procurar material de segunda, ou quando ainda existe produção de versões mais antigas....
 
SSe tiver condições minha próxima build será ITX!
Para alguém que tem uma ainda na terrinha, atenção que é bom teres a mentalidade certa em termos de fazer escolhas, especialmente se fores o tipo de pessoa que gosta de silêncio. Eficiência >> Performance topo. Outro ponto: custo. Para ser algo bom, vai-te sair mais caro que mATX e ATX, definitivamente.

Mas sim, este padrão seria perfeito para ITX. Tanto cable routing que se resolvia mais facilmente. E o custo de cabos custom poupado? :biglaugh:
 
Eu gosto bastante por várias razões, mas reconheço que deve ser muito bem pensado, e as pessoas precisam de perceber que são builds para se apostar mais na eficiência e baixa de calor, em vez de performance máxima. Obter performance em ITX é possível, mas bastante barulhento.
 
Back
Topo