Painéis Fotovoltaicos

Não querias dizer menos?

Acontece o mesmo com os VE, as pessoas acabam por fazer mais km, mas se sem aumentares o custo conseguires aumentar o conforto pode não ser assim tão mau investimento.

Seria tambem interresante em Prédios novos, substituir os paineis de AQS, por fotovoltaicos + bombas de calor, o investimento seria identico, ou até mais baixo, como muitos menos custos de manutenção e se bem dimensionado se calhar está seria um sistema mais eficiente.

A bateria no exemplo que dei era de 4,5 KWh.
Nos prédios novos acredito que faça sentido estar já planeado tudo e de acordo com a exposição que cada um tenha, há prédios que podem ter mais exposição do que outros e que tenham soluções diferentes.

Temos que arranjar um glossário para as iniciais :D. Tive que ir pesquisar que AQS = Águas quentes sanitárias. O que me preocupa é as avarias dos equipamentos que ficam nos telhados. Na região litoral centro devem estar recordados à uns dois anos houve muitos danos. Um grande investimento pode ir à vida com um fenómeno natural que se repita.

Estas a incluir o custo de manutenção? um vaso de expansão que "rebenta" faz alguns danos, os sistemas deveriam, pelo menos o circulação forçada, ter manutenção anual, que trás custos, e as bombas de calor são bastante eficiente.

O problema seria o espaço para colocar painéis fotovoltaico para compensar, que deveria ocupar bastante mais área que os AQS.

O espaço nos telhados também é limitado em particular para telhados em prédios com muitos inquilinos e onde no sotão há janelas.
 
Boas @Illusion4u e @Im-Ho-Tep, aproveito este tópico para tirar algumas dúvidas, sendo nesta matéria um completo leigo.

Atualmente tenho painéis solares para o fornecimento de agua quente, sendo que nos dias em que não existe produção ou a mesma é bastante baixa, utilizo um esquentador a gás.

Também tenho uma caldeira a gasóleo, para fornecimento de agua quente + aquecimento central, mas como o preço do gasóleo é cada vez mais elevado, esta solução tornou-se nos últimos anos inutilizável, principalmente para aquecimento central.

Atualmente utilizo como solução diária de aquecimento, um recuperador a lenha, contudo como a minha casa é grande, demora sempre 3/4 horas, até a casa ter a temperatura desejada.

A minha ideia, seria investir em painéis fotovoltaicos, em principio 4, pois irá de encontro com os consumos que atualmente realizo, e adicionar uma bomba de calor, para alimentar apenas os radiadores e assim eliminar por completo a caldeira a gasóleo e o recuperador a lenha, e desta forma poupar na fatura elétrica, bem como ter um sistema de aquecimento central mais eficiente e eficaz.

Contudo não sei se o meu pensamento é o mais correto e se existem alternativas a ter em consideração!?
 
Estou a incluir tudo, é completamente absurdo.

Um sistema de colectores solares de 200L custa 1400€, bem dimensionado fornece agua quente 75% do ano, para o resto ou se usar serpentina electrica, ou esquentador por 300€ - Total 1700€

Uma bomba de calor de 200L custa 1700€, os paineis para fornecer continuamente 600W, na maior parte do dia precisam de cerca de 1500W instalados, (já que a bomba de calor demora mais de 6h a aquecer a agua) que custam mais 1400€.

Total - 3100€

Estas a falar do sistema de termosifão, se for como muitos que tenho visto instalados em prédio novos os da frente funcionam bem os seguintes muitas vezes estão a sombra. Depois tens o problema do moradores do r/c, eu moro no ultimo andar e para ter agua quente preciso de tirar 5 litros de agua, tens de contar com estas "percas" para a eficiência do sistema.

Em prédios é mais eficiente um sistema de circulação forçada colectivo, mas alem de ter custos superiores de instalação tem custos maiores de manutenção.

Eu tenho dois paineis com termisifão de 300L Solahart, custou se não me engano a mais de 11 anos 2.400€, moro perto do mar preferi investir num mais durável.

Eu só estou a tentar perceber até que ponte não pode ser viável a alternativa, e tanto quanto sei a ADENE ainda não aceita as bombas de calor, continua a exigir os paineis solares para AQS, pois temos de ter em conta todos os custos, desde o investimento inicial, ao custo de manutenção passando pelo custo de funcionamento, até a durabilidade expectável do sistema.
 
A bateria no exemplo que dei era de 4,5 KWh.
Nos prédios novos acredito que faça sentido estar já planeado tudo e de acordo com a exposição que cada um tenha, há prédios que podem ter mais exposição do que outros e que tenham soluções diferentes.

Temos que arranjar um glossário para as iniciais :D. Tive que ir pesquisar que AQS = Águas quentes sanitárias. O que me preocupa é as avarias dos equipamentos que ficam nos telhados. Na região litoral centro devem estar recordados à uns dois anos houve muitos danos. Um grande investimento pode ir à vida com um fenómeno natural que se repita.



O espaço nos telhados também é limitado em particular para telhados em prédios com muitos inquilinos e onde no sotão há janelas.

Eu moro na zona, e vi parte de telhados a serem levados pelo vento e os paineis solares la continuaram, e alguns já instalados a mais de uma década, convém é ser instalado por quem saiba e não por curiosos, o que não invalida o teu ponto em que se tenha cada vez mais de ter cuidados com os ventos extremos.
 
Boas @Illusion4u e @Im-Ho-Tep, aproveito este tópico para tirar algumas dúvidas, sendo nesta matéria um completo leigo.

Atualmente tenho painéis solares para o fornecimento de agua quente, sendo que nos dias em que não existe produção ou a mesma é bastante baixa, utilizo um esquentador a gás.

Também tenho uma caldeira a gasóleo, para fornecimento de agua quente + aquecimento central, mas como o preço do gasóleo é cada vez mais elevado, esta solução tornou-se nos últimos anos inutilizável, principalmente para aquecimento central.

Atualmente utilizo como solução diária de aquecimento, um recuperador a lenha, contudo como a minha casa é grande, demora sempre 3/4 horas, até a casa ter a temperatura desejada.

A minha ideia, seria investir em painéis fotovoltaicos, em principio 4, pois irá de encontro com os consumos que atualmente realizo, e adicionar uma bomba de calor, para alimentar apenas os radiadores e assim eliminar por completo a caldeira a gasóleo e o recuperador a lenha, e desta forma poupar na fatura elétrica, bem como ter um sistema de aquecimento central mais eficiente e eficaz.

Contudo não sei se o meu pensamento é o mais correto e se existem alternativas a ter em consideração!?

Preciso de bastante mais dados.

Localização, area a a aquecer, tipo de casa, isolamento, disponibilidade de gas natural, area de telhado virada a sul etc...


Não há uma solução optima, há sempre compromissos.
 
Esta pergunta vem de um leigo que não percebe nada de painéis nem eletricidade:
A oferta da EDP dos painéis solares, instalação e financiamento sem juros, vale alguma coisa?

Cumpts.
 
Aqui em casa deixamos de utilizar a caldeira a gasóleo e passamos a usar painéis termodinâmicos para banhos e bomba de calor para aquecimento.
 
Esta pergunta vem de um leigo que não percebe nada de painéis nem eletricidade:
A oferta da EDP dos painéis solares, instalação e financiamento sem juros, vale alguma coisa?

Cumpts.
Só se for pela possibilidade de pagar em prestações sem juros, de resto, pelas contas que fiz na altura, através da EDP fica consideravelmente mais caro do que através de qualquer outra empresa da área...
 
Boas @Illusion4u e @Im-Ho-Tep, aproveito este tópico para tirar algumas dúvidas, sendo nesta matéria um completo leigo.

Atualmente tenho painéis solares para o fornecimento de agua quente, sendo que nos dias em que não existe produção ou a mesma é bastante baixa, utilizo um esquentador a gás.

Também tenho uma caldeira a gasóleo, para fornecimento de agua quente + aquecimento central, mas como o preço do gasóleo é cada vez mais elevado, esta solução tornou-se nos últimos anos inutilizável, principalmente para aquecimento central.

Atualmente utilizo como solução diária de aquecimento, um recuperador a lenha, contudo como a minha casa é grande, demora sempre 3/4 horas, até a casa ter a temperatura desejada.

A minha ideia, seria investir em painéis fotovoltaicos, em principio 4, pois irá de encontro com os consumos que atualmente realizo, e adicionar uma bomba de calor, para alimentar apenas os radiadores e assim eliminar por completo a caldeira a gasóleo e o recuperador a lenha, e desta forma poupar na fatura elétrica, bem como ter um sistema de aquecimento central mais eficiente e eficaz.

Contudo não sei se o meu pensamento é o mais correto e se existem alternativas a ter em consideração!?
Ando a pensar no mesmo objectivo e a solução que me deram para o aquecimento central passa por uma salamandra a pellets. Ora o custo para investir com instalação e para a área chega a 3000€ , pelo que estou a avaliar falar sobre os painéis para ter outra sugestão.
Neste caso em concreto os painéis conseguiam produzir para aquecimento central e ter também beneficio para uso da casa ?
 
Eu moro na zona, e vi parte de telhados a serem levados pelo vento e os paineis solares la continuaram, e alguns já instalados a mais de uma década, convém é ser instalado por quem saiba e não por curiosos, o que não invalida o teu ponto em que se tenha cada vez mais de ter cuidados com os ventos extremos.

Os painéis são instalados em cima das telhas... Mesmo que eles fiquem, podiam ter levado com umas telhas em cima de outros telhados pelo que podiam ter danificado um ou mais. O risco existe sempre.

Tem havido grande saída para BC + painéis termodinâmicos.

As abreviaturas matam os leigos. Não faço ideia o que é BC :(

Ando a pensar no mesmo objectivo e a solução que me deram para o aquecimento central passa por uma salamandra a pellets. Ora o custo para investir com instalação e para a área chega a 3000€ , pelo que estou a avaliar falar sobre os painéis para ter outra sugestão.
Neste caso em concreto os painéis conseguiam produzir para aquecimento central e ter também beneficio para uso da casa ?

Eu que sou leigo vejo logo um problema de se pensar em paineis solares para aquecimento. Podes ter uma semana a chover, sem sol ou com bastantes núvens. O aquecimento não vai ser grande coisa. Não sei se vai ser uma boa solução. As pellets realmente começaram a ser baratas mas o preço começou a aumentar e não é uma solução para apartamentos. Será sempre para casas, imagino que seja o caso.
 
Era para ter feito isto na minha casa este Verao ultimo mas acabei por deixar para o ano. E um sistema de 7.2 kW para ser instalado no meu telhado. 24 paineis de 300W cada. O meu telhado esta virado a Oeste-Este e iria colocar a Oeste. Como o angulo do meu telhado nem e muito elevado (22 graus) nao tem tanto impacto como isso versus estar a SUL (15% de perdas). A Oeste nao tenho qualquer tipo de sombra ao passo que a Este apanho sombra

Na minha localizacao e com base no PWatts daria uma producao anual de 7800 kWh ... nos consumimos cerca de 3600kWh anuais pelo que o excedente seria vendido a operadora. Actualmente, existe 30% de subsidio na instalacao e material. Adicionalmente no meu estado existe net metering e o preco de compra anda nos 20 centimos por kWh. Por isso ainda rendia uns 800-900 dolares anuais :D
 
Era para ter feito isto na minha casa este Verao ultimo mas acabei por deixar para o ano. E um sistema de 7.2 kW para ser instalado no meu telhado. 24 paineis de 300W cada. O meu telhado esta virado a Oeste-Este e iria colocar a Oeste. Como o angulo do meu telhado nem e muito elevado (22 graus) nao tem tanto impacto como isso versus estar a SUL.

Na minha localizacao e com base no PWatts daria uma producao anual de 7800 kWh ... nos consumimos cerca de 3600kWh anuais pelo que o excedente seria vendido a operadora. Actualmente, existe 30% de subsidio na instalacao e material. Adicionalmente no meu estado existe net metering e o preco de compra anda nos 20 centimos por kWh. Por isso ainda rendia uns 800-900 dolares anuais :D
A render esse dinheiro nem sei como deixaste isso para o ano.. :-D:P
Com apoios/beneficios desses e a comprarem a eletricidade que produzires a esse preço vale a pena forrar o telhado de paineis. E se tiveres terreno de sobra, meter mais uns quantos no próprio terreno a produzir também. :D

O retorno do investimento com esses beneficio e preço de venda deve ser bastante rápido.
 
A render esse dinheiro nem sei como deixaste isso para o ano.. :-D:P
Com apoios/beneficios desses e a comprarem a eletricidade que produzires a esse preço vale a pena forrar o telhado de paineis. E se tiveres terreno de sobra, meter mais uns quantos no próprio terreno a produzir também. :D

O retorno do investimento com esses beneficio e preço de venda deve ser bastante rápido.

Os precos de instalacao de pessoal anda caro ... tipo 25 mil para cima. Ai o payout fica basta largo tipo nos 15 anos. Mas a minha ideia era fazer DIY no que pudesse, contratar depois um electricista ou assim para fazer as ligacoes e pronto.

Nos numeros que fiz o ano passado, dava qualquer coisa como ~ 5-6 mil dolares, o que apos subsidios dava 3500-4200 dolares. Ter bateria e irrelevante dado que no fundo a rede serve de "bateria".

Rendia 800-900 ano como ainda deixavamos de pagar 360 dolares em consumo portanto um beneficio de 1150 dolares. Ai o ROI seria de uns 3-4 anos o que seria excelente.

Nao fiz este ano porque a nivel de DIY andei em maos com o deck.

Relativamente a estas condicoes penso que acima de 20kW ou 24kW tens de ter licencas comerciais dado que e considerado para exploracao comercial e ai as coisas ja mudam de figura.
 
Preciso de bastante mais dados.

Localização, area a a aquecer, tipo de casa, isolamento, disponibilidade de gas natural, area de telhado virada a sul etc...


Não há uma solução optima, há sempre compromissos.

Enviei PM.

Ando a pensar no mesmo objectivo e a solução que me deram para o aquecimento central passa por uma salamandra a pellets. Ora o custo para investir com instalação e para a área chega a 3000€ , pelo que estou a avaliar falar sobre os painéis para ter outra sugestão.
Neste caso em concreto os painéis conseguiam produzir para aquecimento central e ter também beneficio para uso da casa ?

No meu caso salamandra a pellets está fora de questão!

Inicialmente quando andei a explorar os preços dos painéis fotovoltaicos, para poupar na fatura da eletricidade, é que descobri as bombas de calor (desconhecia por completamente este tipo de sistema e parece que já existe à alguns anos...).

A nível de orçamento, com este conjunto (Painéis + bomba de calor), ainda não sei bem quanto irei gastar, pois a nível das bombas de calor os preços são bastante dispersos de acordo com as diferentes marcas.
Mas só para o sistema fotovoltaico deverá andar entre os 1500€ e os 2000€.

Penso que 4 painéis fotovoltaicos sejam suficientes para o consumo geral da casa, pois vai de acordo com as minhas médias de consumo do ultimo ano.

Agora se avançar também para a bomba de calor certamente terei de adicionar mais 1 ou 2 painéis de certeza.
 
@Metro não há problema nenhum em utilizar uma caldeira/salamandra a pellets num apartamento. O inconveniente é trazer os sacos para casa mas resolve-se metendo no elevador.
 
Back
Topo