Painéis Fotovoltaicos

Por acaso nunca fizeste as contas com o teu tarifário actual, para ver quanto é que gastavas para carregar 2 baterias a 100%? Era algo que tinha interesse em meter para o futuro, mas o preços de 2, mesmo com os apoios do Governo, é demasiado caro. E pelo que me disse o gajo que me meteu os painéis é algo que ainda não compensa como deve ser nem aconselhava (ainda).
 
Por acaso nunca fizeste as contas com o teu tarifário actual, para ver quanto é que gastavas para carregar 2 baterias a 100%? Era algo que tinha interesse em meter para o futuro, mas o preços de 2, mesmo com os apoios do Governo, é demasiado caro. E pelo que me disse o gajo que me meteu os painéis é algo que ainda não compensa como deve ser nem aconselhava (ainda).
Há coisas que eu valorizo e que sao difíceis de contabilizar, como o meu conforto. Eu quando instalei os paineis, o tipo também me queria instalar um inversor simples. Queria vender me um hibrido passado alguns meses e voltar a ganhar dinheiro. Instalou o hibrido e eu passados 2 meses meti a 1 bateria. A segunda foi 12 meses depois. E sim nunca fiz essas contas, pois acho que se pensasse só na rentabilidade, nem paineis metia. O meu conforto ou a liberdade de poder usar o ac com energia dos paineis ou das baterias é difícil contabilizar.
 
Lá está. No caso dos painéis, de dia e no Verão sei que vou poupar para cima de 95%. Até aqui nada de novo.

Agora de noite, e para não estar sempre a vender o excedentário que vai ser muito, os painéis carregarem as baterias e estas conseguirem alimentar a casa para a noite toda ou lá perto, era o que fazia a verdadeira diferença. Só que no caso delas são contas, amadurecimento da tecnologia e projecções que ainda não estou pronto a fazer. A menos que venham umas ajudas do Governo estupidamente boas, vou esperar com calma para ver como isso desenvolve.
 
As baterias ainda são caras para o retorno financeiro que permitem obter. Há outros motivos para se instalar baterias, mas se o motivo #1 for o retorno financeiro, então mais vale não instalar.
 
é sempre muito complexo fazer um investimento numa tecnologia que não está suficientemente madura, ou para dizer de forma mais correta, que está em constante evolução. todas as semanas saem notícias relativas a inovações neste campo e isso torna a decisão de investimento ainda mais complexa.

mas ainda assim os preços têm vindo a baixar e os custos com a energia tendem a aumentar a partir de julho/agosto pelo que vou avançar com 1 bateria ainda este ano para testar o inverno e depois de analisados os dados deste primeiro teste, avançar para uma segunda no próximo ano. o facto das pylontech permitirem a junção de baterias com diferentes capacidades num mesmo sistema, torna a decisão do próximo ano mais simples.
 
Última edição:
Já agora mais uma achega, eu não tenho a orientação mais recomendada, isto é a sul. Acaba por ser mais este -Oeste. Assim optei por meter 8 paineis numa das aguas virada mais a nascente, que acaba a receber sol em bons dias até cerca das 4 da tarde (verão até proximo das 6). Andei a estudar a possibilidade de meter por exemplo uma segunda linha de 4 paineis na outra agua, com o objetivo não de produzir mais (que iria certamente acontecer) mas estender no dia o numero de horas de produção. Infelizmente tal não se revelou ainda possivel, pois pedem me quase tanto para instalar estes 4 paineis como o que gastei quando instalei paineis mais inversor. Os 4 paineis arranjam-se por cerca de 500€, e pedem me de mão de obra e estrutura (muito simples) mais de 2500€.

Com isto quero alertar para os pormenores da instalação. Na altura as empresas nem vinham a casa (Covid), pelo que apesar de eu ter tudo muito bem estudado, não correu a 100%.
por acaso também noto que as margens de instalação estão gigantes.. talvez fosse altura de reverem o processo de inscrição da unidade na DGEG de forma a promover a instalação por eletricistas "normais" ou mesmo auto instalação. O termo de responsabilidade e o mini projeto da instalação inflacionam bastante.
percebo a segurança extra mas os custos de instalação estão bastante elevados..
 
Mais uma vez, obrigado pelo feedback. E sim, estamos alinhados, estou 100% a pensar com a carteira e por isso a tentar evitar tomar uma decisão menos acertada, q nesta matéria é muito fácil.

Posso-te perguntar a quem estás a vender o excedente do verão?

Estou a vender à indie energy. Mudaram para este nome há pouco tempo. Eles agora meteram uma taxa, ainda vai ficar menor o ganho. Enfim, não me preocupa muito mas pode merecer avaliação no futuro ou deixar de compensar vender o excedente.

Obrigado @Jocazeze

No inverno, qd não têm produção suficiente para recarregar as baterias, optam por carregar à noite via bi-horário?

Eu não o faço porque o inversor não é inteligente como eu gostaria.

Carregar 2 baterias dessa magnitude sem ser pelo solar, não te fica muito dispendioso?

Vejo falarem de tarifários bi-horários e não falam de tarifários indexados ao valor da energia. OMIE: https://www.omie.es/pt. Eu tenho um indexado a isto. No inverno de madrugada chegou a ter horas a zero. Hoje às 16H foi muito baixo. Reparem que aqueles valores é de MWh. Podem mudar as datas para ver em vários dias.

Baterias para ti só as pagavas daqui a 100 anos 😆

Eu já o disse aqui, algumas vezes. Escolham inversores que permitam comprar baterias mais baratas. Inversores que apenas permitem da própria marca o preço das baterias é elevadíssimo.

Lá está. No caso dos painéis, de dia e no Verão sei que vou poupar para cima de 95%. Até aqui nada de novo.

Agora de noite, e para não estar sempre a vender o excedentário que vai ser muito, os painéis carregarem as baterias e estas conseguirem alimentar a casa para a noite toda ou lá perto, era o que fazia a verdadeira diferença. Só que no caso delas são contas, amadurecimento da tecnologia e projecções que ainda não estou pronto a fazer. A menos que venham umas ajudas do Governo estupidamente boas, vou esperar com calma para ver como isso desenvolve.

As baterias permitem durante o dia não consumir da rede nos picos de consumo e ter energia gratuita depois de não haver sol. Pode não chegar para o dia todo mas aproveitas muito mais a energia produzida.
Mas sem dúvida que não vale a pena ter uma capacidade de baterias desproporcional à produção. E ver o que respondi antes se queres ter o maior custo/benefício.

As baterias ainda são caras para o retorno financeiro que permitem obter. Há outros motivos para se instalar baterias, mas se o motivo #1 for o retorno financeiro, então mais vale não instalar.

Eu fiz as contas e vou conseguir pagar o meu investimento todo. Façam todos bem as contas. Não se esqueçam de incluir nas contas, que vão gastar mais energia do que gastavam mais. Eu gasto mais em ar condicionado. O aquecimento este ano foi todo feito apenas com ar condicionado. Nos outros anos não foi. Utilizava um aquecedor a gás para auxiliar. Vivo numa cidade que não tem invernos rigorosos mas o verão é quente e o meu apartamento é muito quente no verão. É não, era. Não imagino a fatura se antes fizesse o que faço hoje. Mas imaginem que me dizem que não usam ar condicionado no verão? Façam os ajustes no investimento. Mas vamos colocar a hipótese que têm um carro elétrico? A conversa já muda.
 
Eu aí tenho mais reservas pelo desgaste para as baterias do carro. Tinha que se estudar. Para o meu caso, seria muito pontual passar do carro para a casa. Usar como sistema de baterias penso que seria mais prejudicial do que benéfico. A médio prazo claro.
 
O problema de carregar o carro é que pelo que li, para o fazer é preciso ter mais de 1400W, e por exemplo no meu caso com uma instalação de 2kWh teóricos, apesar de ter muito excedente (por ex. este mês já dei 124 kWh à rede) e estar muitos dias em teletrabalho o que dá para carregar o carro, na prática o excedente raramente passará os 1400W e carregaria muito pouco o carro.
 
As baterias permitem durante o dia não consumir da rede nos picos de consumo e ter energia gratuita depois de não haver sol. Pode não chegar para o dia todo mas aproveitas muito mais a energia produzida.
Mas sem dúvida que não vale a pena ter uma capacidade de baterias desproporcional à produção. E ver o que respondi antes se queres ter o maior custo/benefício.

Mesmo falando no teu exemplo, quanto anos vais demorar até rentabilizar o dinheiro que deste pelos painéis e bateria(s)? Não sei quantas meteste, mas mesmo 1 que já custa os olhos da cara se tiveres 2 tens aí um investimento a passar de 5 dígitos. Isso em contas de merceeiro com o AC ligado dia e noite com tudo o resto, mesmo assim vão ser precisos uns belos aninhos até começares a ter lucro.

De qualquer das maneiras primeiro vou usufruir dos painéis, já os cá tenho em casa mas ainda não foram instalados, e depois de ver como tudo funciona, o que se poupa, o que se vende, como ficam as facturas mensais, etc etc depois logo se pensa nas baterias que é um investimento mais complicado de fazer que os painéis em si.
 
Última edição:
O problema de carregar o carro é que pelo que li, para o fazer é preciso ter mais de 1400W, e por exemplo no meu caso com uma instalação de 2kWh teóricos, apesar de ter muito excedente (por ex. este mês já dei 124 kWh à rede) e estar muitos dias em teletrabalho o que dá para carregar o carro, na prática o excedente raramente passará os 1400W e carregaria muito pouco o carro.
Não sabia. Pensava que qq excedente dava.
Mesmo falando no teu exemplo, quanto anos vais demorar até rentabilizar o dinheiro que deste pelos painéis e bateria(s)? Não sei quantas meteste, mas mesmo 1 que já custa os olhos da cara se tiveres 2 tens aí um investimento a passar de 5 dígitos. Isso em contas de merceeiro com o AC ligado dia e noite com tudo o resto, mesmo assim vão ser precisos uns belos aninhos até começares a ter lucro.

De qualquer das maneiras primeiro vou usufruir dos painéis, já os cá tenho em casa mas ainda não foram instalados, e depois de ver como tudo funciona, o que se poupa, o que se vende, como ficam as facturas mensais, etc etc depois logo se pensa nas baterias que é um investimento mais complicado de fazer que os painéis em si.
Longe disso. 7,5 por aí foi o que paguei se bem me lembro e espero receber 1100€. Espero recuperar tudo no máximo em 7 anos. Na pior das hipóteses. E mais uma vez insisto no consumo muito maior que tenho agora pelo aumento do conforto.
penso que o Metro tem 2 Pylontech US3000. ao dia de hoje já se consegue comprar, em PT, um par destas baterias por menos de 2k€
Correto. Na altura paguei mais 750€. Quem compra baterias da solax por exemplo aí sim, os preços são muito altos. Não com a solução que tenho. Por isso planeiem muito bem tudo.
 
Para quem tem solar com bateria, é para servir de "UPS" ou ficar offgrid em vez de estar ongrid?
 
Última edição:
Back
Topo