Para os Nostálgicos

yuk!! DOS??? not here plz... :P

o mac portable? altamente! pena o 68000... foi um pouco uma maquina velha para a sua época, lenta e pouco expansivel... mas mesmo assim... uma tentativa louvável de criar um laptop... (pena que tenha custado quase tanto como um IIfx :P)
 
O Portable é altamente. 68000 a 16Mhz (o dobro do Mac Original).
Pouco expansivel? O que é que esperariam de um Portatil? Uma maquina totalmente expansivel como um desktop? Tem modem, ADB, 2 serials, SCSI...
O PB100 era basicamente o mesmo! Bem pesava menos de metade de um Portable... :) era a falta da drive de diskettes :D :D
 
hmmm... sim era mais levezinho (pensava que o chip do Portable ainda corria a 8 Mhz, devo estar a pensar noutro modelo, possivelmente no SE)... o que inflaccionou imenso foi o ecrã de matriz activa... queriam pôr um ecrã com um tempo de resposta fantástico para a época... o problema é que custava quase tanto como o IIfx :P
 
Sim, o problema do Portable foi tentarem meter tecnologias ainda algo primitivas num computador e fazerem-no portatil (ou transportavel). Em 1989 quem é que sonhava que existiam portateis? :) Bem, mas mesmo assim foi um avanço consideravel em relação aos "portateis" 8086/8088 com crt que existiam na altura.
 
Bom, o SE/30 bootou com uma diskette do System 4.1/Finder 5.5.
Tentei bootar com System 3.2/Finder 5.3 com tools para o Plus mas ao ler o Desktop deu bomba. A ver se faço mais umas diskettes com outras versões... que a Apple diz que a ultima versão suportada é a 6.0.3...
Tambem bootei o SE/30 com uma diskette das Norton Utilities 3.51 com o Speed Disk e outra com o Norton Disk Doctor que tem uma mistura de Mac OS 7.6 (Sistema) com System 7.5.3 (micro-finder?).
 
Creio que devia ser uma configuração 4/40... nao tenho a certeza. Conheço uma pessoa que pediu um crédito em 1989 para comprar um SE/30... na altura custava quase tanto como um carro de entrada de gama! :D
 
Voltando aos boots, parece que o SE/30 não boota nada abaixo de System 4.0.
No entanto é possivel gravar imagens de 400K numa diskette de 1.44MB :)

sysinfo_SE30.gif


Instalei o enabler MODE32 e obtive um ligueiro incremento na performance (na altura devia ser bom) ;) :x2:
 
Última edição:
Ja brinquei um pouco com o MacEnvy... e tb c um programa de bench que veio com o meu IIci... tao aceitaveis... grandes maquinas :D
 
Pah, ja n me lembro... mas n era o norton...

Tipo vinha num disco de 40 megas que veio do IIci que licitei no Ebay... tava c o sistema 7.1 e montes de apps... mas troquei esse por um de 500... 40 megas n é mesmo o ideal :)

MacEnvy da imensas coisas sobre o Mac... uma espécie de AIDA-32/Sandra para Mac... e é um DA :)
 
Thks...

Com a brincadeira acabei por andar a ligar quase todos os meus Macs...

SE/30, PB170, PB520c, Quadra 950 (com e sem upgrade PPC601), Quadra 650 (com e sem upgrade PPC601), PowerMac 8200 e PowerMac 9500/180MP.

Os que são PowerMac, o Mac Envy só vê o emulador 68020.

A cena engraçada que eu descobri é que o Macintosh Quadra 950 com upgrade PPC601 passa a ser designado como Power Macintosh 950 e o Macintosh Quadra 650 passa a ser Power Macintosh Quadra 650. Quando qualquer um destes Macs arranca pelo upgrade PPC601, o som de ligar é substituido pelo som dos Performa 5xx0 e 6200/6300/6400 (a ROM será substituida?).

Faltou-me o Quadra 800 (que não é mais que um Quadra 650 numa minitower) e o LC III.
 
Eu so vi no SE/30... detectou tudinho, até os dados relativos à placa de rede PDS! Acabei por descobrir que o SE/30 tem suporte para 6 placas, por software. Aliás, existem uns tipos no Japão que estão a fazer um projecto em que vão meter placa aceleradora+placa grafica de tons d cinzento+apple CD 600i+drive ZIP tudo no SE/30! O principal problema é fazer a caixa e arranjar PSU que suporte aquilo tudo... pq o software até que nem tem problemas :)

Se calhar isso que referes acontece mesmo... (a ROM ser substituida). Como seria possivel um Quadra 800 bootar OS 8.5 senão assim? A placa aceleradora tem de ter CPU+ROM+cache (a Sonnet do meu IIci tem montes e montes de chips - acabei por descobrir que -aquilo- era cache L2 :P)

Já agora, sabes de algum sitio (sem ser no estrangeiro) onde possa arranjar uma placa aceleradora para um Q800? Para ver se aquilo bootava OS 8.5... :)
 
bsod disse:
Já agora, sabes de algum sitio (sem ser no estrangeiro) onde possa arranjar uma placa aceleradora para um Q800? Para ver se aquilo bootava OS 8.5... :)

• Computers with ***** processor upgrade cards
You cannot use Mac OS 8.5 on a computer with a 680x0 processor that has been upgraded with a ***** processor upgrade card.

Bom talvez não dê ou até dê, é uma questão de se testar. Isto depois de se bootar por 8.0/8.1 e "ligar" o upgrade. Cada vez que se muda tem que se desligar o Mac, Restart não dá, e o Mac ao tentar bootar a 1ª vez, auto-reseta-se, e boota como normalmente.
 
Não pode! Ja vi um Q800 a bootar OS 8.5, ou era 8.6? Bem o que é certo é que vi... ele muda a ROM e anda... claro que nao sao todos os cards, mas ja vi eu um...

Pah preciso de um PowerMac... o 5200 é -aquilo- que a gente sabe... :P
 
Como eu disse, há que testar. Não podes é usar um Mac com a pilha da PRAM fraca senão volta a bootar em "modo" 68k. O meu upgrade é o oficial Apple.
O 5200... bem é a tal cena. Por acaso não reparei se um Quadra com upgrade PPC601@66 se era mais rapido que o 5200. Se calhar até é...
PowerMacs... há um no miau.pt com um preço bastante bom: 65 euros por um 7300/180.
 
Por acaso tenho andado de olho nesse! Muito bom mesmo!
(também vi um 8500/180 (?) no ebay por £5... loucura mesmo! problema sao os portes... e o 8500 (ou o 9xxx) ainda é volumoso... só o que eu paguei de portes por um IIci que veio da Bélgica... e por pouco tinha sido completamente partidinho (as teclas de reset/firmware andavam à solta dentro da caixa... tive sorte)

A pilha PRAM é mesmo chata... no IIci, por exemplo, o sacaninha arranca sempre em modo 24-bit no sistema 7.5 (no 7.6 isso ja nao se aplica) e provoca montes de conflitos, bombas (o control panel da placa aceleradora entra em conflito) e para além disso o sistema ocupa uns espantosos 17 mb de RAM! (dos 20 disponíveis). Tenho de ver se consigo mudar a pilha... e também queria bootá-lo em OS 8, com aquele hack que vi nao sei aonde... pena é que nao tenho networking - tenho uma daquelas Asante que nao suportam autosensing no router... portanto nao da nada :P

Mas agora, de Mac Mac... quero um Plus (e um MacBook). Sweet! :)
 
Back
Topo