LE ISTO BRO (Desculpa a seca mas vais curtir
se queres perceber porque é que o stress test nao é a "melhor coisa" para ver as tempraturas maximas que o computador atinge)
(Corre o Prime95 que esse sim mesom nao sendo esse o objectivo inicialmente esse sim leva o CPU ao maximo (somente o CPU.. mas sim, ao maximo, ao contrario de um stress test que abrange muita coisa por isso o CPU nunca chega ao seu maximo para aquecer)
epa.. eu tou mesmo curioso é porque essa temperatura é bem baixinha (o que é bom claro) XD
um stress test nao é feito bem para "aquecer" o CPU - os stress tests abordam o "computador todo" que de certeza que ha até uma fase que aparece uma imagem 3D e ta a ser avaliado o numeros d fps que tens etc etc... ou seja.. avalia muitas componentes do computador que a ti nao te interessam avaliar pois tu queres saber especificamente é a variaçao de tempreratura no CPU (que é a peça do computador que realmente mais cuidado se deve ter se bem que claro que até a placa graifica (GPU) tem um dissipador com ventoinha quase sempre (nos desktops) sendo que nos portateis o GPU é arrefecido pelo mesmo sitema que arrefece o CPU pois o dissipador costuma abranger os dois (dissipador refiro-me À peça de metal que tem a ventoinha encsotada que serve mesmo para "dissipar" o calor......... (lol...sim eu sei que sabes isso mas é so para quem ler isto tambem perceber) XD .......o chipset tambem tem um dissipador (passivo - nao costuma ter ventoinha)... OU SEJA........ ha muita coisa que gerra calor num computador e um stress test nao é virado para saber "de calor" mas sim para ver a perforrmance do sistema "num todo".......
Experimetna esse programa do calculo de numeros primos.......este programa o que faz é mesmo "muitos calculos" (o maximo de calculos possiveis que a tua maquina consegue fazer) - um numero primo para ser calculado tem de se "experimentar divivir por todos os numeros até ele proprio a ver se algum da um resultado inteiro - e isso de "dividir" nao existe num computador - num computador existem as operaçoes de somar e subtrair e mais nada (uma multiplicacao é uma "soma certo numero de vezes") - uma divisao é um processo ainda mais complexo...
agente nao se apercebe disso de que por exemplo "nao existe multiplicaçao" porque sao tantos calculos feitos "num instante" que nao nos apercebemos dessas "nuances".......
para veres o aquecimento do teu CPU corre esse programa que te dei o link que simplesmetne calcula numeros primos (e sim hoje em dia ha programas de "calculo" que aproveitam as potencialidades duma boa placa grafica etc etc para auxilio do que se ta a fazer mesmo quando nao é para "apresentar uma imagem" - mas no caso desse programa ele nao faz isso - é puramente CPU!
....... como o objectivo desse programa é somente "fazer contas" - o teu computador (mais especificamente o CPU) vai ser usado ao maximo....(claro que nunca vais queimar um CPU a fazer contas porque os sitemas sao projectados para quando houver excesso de temperatura abrandar o processamento e no caso dos portateis ainda "pior" que teem simultaneamente com esse sitema o de poupar bateria (isso é o motivo principal de um computador portatil nunca ter performance tao boa como um desktop com exactamente as mesmas carecteristicas)
Corre o Prime95........ esse sim vai-te mostrar a tempretura maxima (se escolheres as opçoes que eu disse no post anterior) e depois diz qual foi temp maxima que atingiste!
(a minha area nao é informatica quando eu disser alguma asneira corrija-me PF)