1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Pedidos de análise] Sincronismo modem/DOCSIS

Discussão em 'NOWO (Cabovisão)' iniciada por viperbruno, 3 de Setembro de 2017. (Respostas: 152; Visualizações: 10377)

  1. viperbruno

    viperbruno Power Member

    Tópico para comparar valores de sinal e falar das ligações à Internet.
    O outro tópico da "netvisão", para além de desactualizado, é um tópico que pretende discutir tarifários, e não havendo nenhum dedicado ao sinal que os vossos modems recebem, dá-se a criação deste tópico.

    1 QAM256 562000000 Hz -6.6 dBmV 36.5 dB 98508 0
    2 QAM256 570000000 Hz -10.6 dBmV 36.5 dB 100147 0
    3 QAM256 578000000 Hz -5.4 dBmV 36.5 dB 74009 0
    4 QAM256 586000000 Hz -4.6 dBmV 36.5 dB 17913 0
    5 QAM256 594000000 Hz -5.4 dBmV 36.4 dB 145 0
    6 QAM256 602000000 Hz -5.3 dBmV 36.4 dB 18 0
    7 QAM256 610000000 Hz -5.8 dBmV 36.5 dB 476 0
    8 QAM256 618000000 Hz -6.2 dBmV 36.5 dB 3840 0


    1 ATDMA 5120 Ksym/sec 48250000 Hz 46.7 dBmV


    Modem: [email protected] 3184

    O upload ainda não consegui que passasse dos 7mbps.
     
  2. Uno.

    Uno. Power Member

    1 QAM256 562000000 Hz 2.2 dBmV 38.6 dB 27 0
    2 QAM256 530000000 Hz 1.6 dBmV 38.6 dB 49 0
    3 QAM256 538000000 Hz 1.7 dBmV 38.6 dB 38 0
    4 QAM256 546000000 Hz 1.8 dBmV 38.6 dB 23 0
    5 QAM256 554000000 Hz 2.2 dBmV 38.6 dB 22 0
    6 QAM256 570000000 Hz 2.0 dBmV 38.6 dB 22 0
    7 QAM256 578000000 Hz 1.7 dBmV 38.3 dB 34 0
    8 QAM256 586000000 Hz 1.4 dBmV 38.0 dB 46 0

    1 ATDMA 5120 Ksym/sec 48250000 Hz 48.0 dBmV


    (tenho supostamente 100/10)
    E basicamente isto é o melhor que costumo obter...

    [​IMG]
     
  3. ortigas24

    ortigas24 1st Folding then Sex

    QAM256 530000000 Hz -0.6 dBmV 40.8 dB
    QAM256 538000000 Hz -0.4 dBmV 40.8 dB
    QAM256 546000000 Hz -0.9 dBmV 40.0 dB
    QAM256 554000000 Hz -0.4 dBmV 40.3 dB
    QAM256 562000000 Hz -0.4 dBmV 40.1 dB
    QAM256 570000000 Hz -0.1 dBmV 40.3 dB
    QAM256 578000000 Hz -0.3 dBmV 40.3 dB
    QAM256 586000000 Hz -0.9 dBmV 39.5 dB

    ATDMA 4 5120 Ksym/sec 35150000 Hz 54.7 dBmV



    (mas penso que estes valores estao estupidos neste momento, ando a ter varios problemas com a net)

    Quando funciona bem anda nos 200/15
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------
    EDIT: 10mins depois, não sei se a diferença é significativa mas aqui fica

    QAM256 530000000 Hz -1.1 dBmV 40.4 dB
    QAM256 538000000 Hz -0.9 dBmV 40.8 dB
    QAM256 546000000 Hz -1.4 dBmV 39.9 dB
    QAM256 554000000 Hz -0.9 dBmV 40.1 dB
    QAM256 562000000 Hz -0.9 dBmV 39.9 dB
    QAM256 570000000 Hz -0.6 dBmV 40.3 dB
    QAM256 578000000 Hz -0.9 dBmV 40.3 dB
    QAM256 586000000 Hz -1.4 dBmV 39.4 dB

    ATDMA 4 5120 Ksym/sec 35150000 Hz 53.2 dBmV
     
    Última edição: 3 de Setembro de 2017
  4. viperbruno

    viperbruno Power Member

    Se esses valores não estiverem a sofrer qualquer tipo de variação, nas portadoras download não podias ter melhor. Agora, como a Onebox não mostra pacotes incorrectos, não consegues saber se a tua célula têm ou não problemas.

    Em upload apesar de já ter baixado, continua um valor alto.
     
  5. ortigas24

    ortigas24 1st Folding then Sex

    pois houve um dos speetests que fiz em que me deu 53ms de jitter, como é que uma net aguenta ligada com esses numeros, o jitter é o que faz com que pacotes se percam ou não, salvo erro

    EDIT: os valores dBmV variam
     
  6. viperbruno

    viperbruno Power Member

    É uma variação normal.
    Quanto ao jitter só comprova que a ligação à Internet está deteriorada, mas é mesmo exterior o problema, em princípio é problema que afecta toda a vossa zona.
     
  7. viperbruno

    viperbruno Power Member

    8/30/2017 18:12","GMT","98.53","8.16","9","Palmela","0"
    8/30/2017 18:33","GMT","86.13","7.69","7","Palmela","0"
    8/30/2017 18:34","GMT","84.73","8.12","17","Lisbon","0"
    8/30/2017 18:35","GMT","99.28","8.11","14","Evora","100"
    8/30/2017 21:21","GMT","38.61","8.12","21","Evora","100"
    8/31/2017 14:33","GMT","100.73","8.17","18","Evora","100"
    8/31/2017 14:34","GMT","100.11","8.15","18","Evora","100"
    8/31/2017 14:40","GMT","100.53","8.14","18","Evora","100"
    8/31/2017 17:40","GMT","100.00","8.43","14","Evora","100"

    9/3/2017 7:40 PM","GMT","95.30","6.44","20","Evora","50"
    9/3/2017 7:48 PM","GMT","98.19","6.85","15","Evora","50"
    9/3/2017 10:02 PM","GMT","98.37","6.37","8","Palmela","0"
    9/4/2017 12:48 AM","GMT","100.11","6.91","15","Lisbon","0"
    9/4/2017 4:04 PM","GMT","100.03","7.02","8","Palmela","0"
    9/4/2017 4:17 PM","GMT","100.16","7.01","8","Palmela","0"
    9/4/2017 6:42 PM","GMT","99.51","7.08","7","Palmela","0"
    9/4/2017 7:26 PM","GMT","97.31","6.75","19","Lisbon","0"
    9/4/2017 7:27 PM","GMT","99.45","6.35","8","Palmela","0"


    antes e depois da mudança para o Sagem, colocação em bridge e mudança de splitters em minha casa e no meu prédio.
     
  8. Claymore

    Claymore Power Member

    O que é para ti o "jitter"? Não me lembro do speedtest dar esse resultado. Apenas me lembro de te dar o round trip time RTT (ping).

    E não, o jitter não faz com que os pacotes se percam. Pacotes perdem-se na rede por diversas razões, tais como erros de transmissão do meio (wired ou wireless), loops na rede temporários, falhas de ligações, buffer overflows nos equipamentos por carga excessiva, erros de memória, falha no processamento de pacotes, etc...
     
  9. viperbruno

    viperbruno Power Member

    No speedtest da área de cliente é um dos indicadores que aparece. E uma ligação perfeita têm 0, mesmo que tal não suceda, acima de 5 numa ligação moderna é sinal de problemas.

     
  10. Claymore

    Claymore Power Member

    Se for o valor do RTT, então 5ms de atraso não é nada. Eu joguei Quake 1 nos anos 90 com ping de 200 numa ligação de 36kbps, por isso é para veres... :)

    Esse jitter pode é ser o atraso entre o modem e a célula. Só se for isso, mas não tenho certezas...

    TCP está feito para resistir a isso, a não ser que ultrapasses o TCP Timeout. O valor do timeout para o TCP é calculado com base no RTT e não é um valor fixo.

    Quanto ao speedtest no site, não me lembrei disso... Já lá estive a ver mas o meu browser (Chrome) já não suporta flash, por isso, não o consigo usar para perceber o que é.


    Edit:
    Ok, já usei outro browser noutro PC. Já vi o que é...

    Esse jitter é a variação entre os diferentes testes de latência efectuados e é apresentado como um valor absoluto.
    Por outras palavras, para se obter um valor baixo, os testes de latência devem ter como resultado, valores aproximadamente iguais.
    Se existirem grandes variações entre cada um dos testes de latência, então significa que podem existir problemas de congestionamento (não de perdas) ao longo do caminho de transmissão. Significa que o caminho de transmissão não é estável.

    Assumo que o speedtest seja feito com um servidor da nowo. Se tal for, então sim, poderá ser um problema nas linhas deles, a não ser que o speedtest esteja a ser feito via wireless. Nesse caso, o jitter pode ter um resultado fraco, visto que o meio wireless é muito indeterministico.
     
    Última edição: 5 de Setembro de 2017
  11. viperbruno

    viperbruno Power Member

    Coloquei a definição ali... A ligação dele está degradada, falta saber se a NOWO lhe resolve o problema. Já agora, como colaborador da NOWO qual a razão do meu upload estar capado a 7mbps?
     
  12. Claymore

    Claymore Power Member

    Vê o meu edit do post aterior.

    Se for problema da rede da Nowo, têm de resolver dê lá por onde der.
    Btw, não sou colaborador da Nowo :) Não faço a mínima da razão pela qual possas ter o teu upload capado a 7Mbps, mas possivelmente, até pode ser por má configuração do serviço por parte da Nowo. Eu no teu lugar, telefonava-lhes todos os dias a pedir uma equipa técnica para verificação do serviço prestado e fazia o speedtest à frente deles (o da webpage da área de cliente).
     
    Última edição: 5 de Setembro de 2017
  13. viperbruno

    viperbruno Power Member

    Pois, se o servidor de speedtest da NOWO estava mau, era só a ele que lhe tocava? Até combino com ele fazermos à mesma altura. O jitter elevado é só um indicador que os pacotes se estão a perder significa que é inevitável variações no tempo de resposta. Dantes a Ookla fornecia o "ping test" que media o valor de ping e em separado o Jitter com recurso a Java para tornar o teste mais exacto.

    Mas isto é irrelevante, porque alguém que contrata 100mbps, têm 30mbps com jitter elevado toda a conversa em quote é para boi dormir.
     
  14. Claymore

    Claymore Power Member

    Eu no lugar do ortigas24, exigia a presença de uma equipa técnica a testar o serviço à saída da linha, dentro da casa.
    Isto não é a ADSL onde a MEO se safa com a clausula de contrato manhosa, que estipula que a qualidade de serviço depende da qualidade da linha...
     
  15. ortigas24

    ortigas24 1st Folding then Sex

    Eles tornaram a ligar ontem depois do trabalho, mas continua igual, todos os speedtests que fiz não ha nenhum que apresente menos de 2ms, e houve comulos de 53ms (jitter nao ping) ping and dentro do normal 12 13 14 15

    Pra já estão a arrumar o cu mas eu não desisto
     
  16. Claymore

    Claymore Power Member

    Desculpa-me pela pergunta óbvia mas quando efetuas esses testes, estás com um PC ligado directamente ao modem ou estás a usar Wi-Fi?
     
  17. viperbruno

    viperbruno Power Member

    Fazes bem em não desistir.
    Se vires que não dá em nada, é escrever para a ANACOM, no livro de reclamações on-line que permite anexar ficheiros.
     
  18. ortigas24

    ortigas24 1st Folding then Sex

    lol é com cabo

    @viperbruno o que me tira do serio é que com os testes fracos eles conseguem dizer que os sinais estao bons logo não ha nada a fazer, sim ha testes em que da 200/7 ~15ping (2ms jitter não tenho nenhum mais baixo que isso) e claro eles so falam no download, ah e tal atinge boas velocidades está acima dos 80% que garantimos, e eu pergunto se o upload a 7 e a 3 sao 80% de 15, dizem pa fazer mais testes, olha ao tempo que eu ando nisto
     
  19. Claymore

    Claymore Power Member

    Epah não... Se tu contrataste 15Mbps de upload, é isso que tens de ter.
    Se o modem sincroniza bem, esse serviço é mais do que garantido... para além do mais que se não estás a ter pelo menos 12Mbps, então não te estão a fornecer pelo menos 80% do que contrataste. Isso tem de ser resolvido pelos técnicos.

    Caso contrário, podes sempre ameaçar que se esse é o serviço da Nowo, então preferes optar pela Fibra da concorrência...
     
  20. viperbruno

    viperbruno Power Member

    Por acaso estou um pouco a ver como vão resolver a questão dele, porque o meu upload também só bate nos 7mbps. Ainda agora fui arranjar outro router para dissipar as dúvidas e é igual, engraçado que a gama de IP mudou completamente, mas não teve impacto. Os 100mbps estão impecáveis, mas gostava de entender o porquê dos 7mbps, parece que está mesmo definido por eles porque tirando uns picos que tenho, aquilo não falha. Ora será que eles têm perfis de rede 100/7?
     

Partilhar esta Página