Phanteks Evolv Cable Managment e Watercooling

smartguycrazy

Power Member
Boas,

Decidi partilhar o meu projecto com vocês, tenho a caixa da Phanteks com vidro temperado, e estou a fazer cabos com comprimento personalizados

Este foi o meu primeiro build, para um first timer até acho que me estou a safar bem.

Gostava de obter a vossa opinião visto que ninguém no meu grupo de amigos se dedica a esta area.


Ainda não fiz as ligações para a MB e gráfica, visto que quero fazer uma curva perfeita para o PSU e para isso tive de encomendar mais combs, os quais devem chegar na próxima semana.

mxQMhRL.jpg



Para já o meu setup esta um bocadinho ghetto :-D, eu tinha a CX750m mas a minha GPU não gosta quando puxo por ela com este PSU.

Então adquiri o RM1000x (overkill mas consegui um bom preço) mas não trazia cabos, como ainda não acabei o cabo de 24pinos sou forçado a usar os 2 psu's :facepalm:

A CX alimenta a MB, e a RM a gráfica e ssd (com a RM o GPU já não faz barulhos :D)

4BslEoi.jpg


O fan hub vai ser tirado dali e vai ser colocado na parte de cima (teto) da caixa, por debaixo a tampa de cima para esconder todos os cabos pretos, para o cabo usb 3.0 vou ver se arranjo uma extensão da cablemod visto que não gosto da aparência dele.


Em relação ao watercooling estou a planear usar um radiador 100% cobre de 360mm no topo, e um 240mm a frente, talvez o de 360mm seja mais do suficiente para esta maquina, procuro a vossa opinião para me ajudar a decidir.


Esta maquina é utilizada para projectos machine learning e deep learning e ocasionalmente jogos, no futuro provavelmente irei adquirir uma ou duas 1080Ti, contudo ainda me consigo safar com a 980TI para os modelos que tenho para treinar.


Reservoir estou muito indeciso entre criar o meu próprio do tipo distribution block com bomba intrigada, ou usar um standard.

Eu tenho o XSPC Photon 270mm que é gigantesco, em termos de estética não sei o que fica melhor, se é um reservoir tipo distribution block na parte de traz/frente ou um resevoir standard


Em relação ao tubo o meu plano é criar o loop em PETG e no futuro planeio contactar uma empresa de neon ou especializada em dobragem de vidro para me dobrar as secções em vidro. (Vi como fica o vidro e ya, agora quero)


MB: Asus X99 Pro
CPU: Core I7 5820k
GPU: MSI 980TI Golden Edition
RAM: 32GB Corsair Vengeance RGB Pro
SSD: 120gb
NVME: 250gb

Irei certamente publicar mais fotos a medida que este projecto for avançando.

Penso que já de para ter uma ideia geral de como este menino vai ficar quando estiver pronto.

jj77bdr.jpg


Não liguem aos cabos que estão a flutuar no meio da caixa :wink:, isso tudo vai ser resolvido em breve
 
Sim senhora, está a ficar bacano.

Acho que o primeiro passo é arrumar a outra salganhada de cabos :D

Obrigado pelo feedback ;)

Hoje passei a tarde a criar o modelo do reservatório, decidi que vou colocar os 2 rads com push pool a frente visto que o airflow da caixa em questão não é dos melhores.

Vou colocar o reservatório na parte de traz da caixa (ou seja do lado dos cabos), coloca-lo no compartimento principal ia ficar com um aspecto muito cheio.

Aqui esta o meu primeiro modelo, decidi seguir as linhas da caixa, não me parece mal, mas este é o primeiro sketch e pode me dar na telha de melhorar o design.

Dimensões: 120mm x 300mm x 20mm ( W*H*D )

a0L1h9m.png


As duas entradas em baixo serão para in e out, a de cima será para encher

PXLD1tG.png




7MruC6s.png


PROuw6B.png
 
Epah, tu criaste basicamente uma distro plate.

Não sei se tens noção do preço ao qual te vai ficar um desses (a menos que trabalhes área e consiga isso baratito) porque barato não fica :D
 
Epah, tu criaste basicamente uma distro plate.

Não sei se tens noção do preço ao qual te vai ficar um desses (a menos que trabalhes área e consiga isso baratito) porque barato não fica :D

Preços ando a pedir, o acrílico é caríssimo cá, mas encontrei na Alemanha por 40eur uma placa de 100cm x 50cm x 10cm, isto dá para fazer mais que 1 res, talvez coloque a venda 2 ou 3, se vir que ganha tracção até me posso dedicar a vender blocos personalizados, who knows.

Os portes devem rondar os 17eur pela dhl, pelo menos acho que foi este o valor que o meu pai pagou quando mandou vir um tablier de lá, e aquilo era uma coisa grande e pesada.


Em relação ao corte se eles abusarem no orçamento, eu faço uma cnc com um raspberry, tudo depende dos valores.

Os 3 motores arranjo a volta dos 25eur mais coisa menos coisa, para a estrutura é ir à sucata e "roubar" um pouco de inox, a empresa onde trabalho tem 2 contentores com sucata, devem ter umas 10t de inox, se eu pedir com jeitinho pode ser que tenha sorte.

Eles costumam mandar chapas para a Solaser para cortar, também tem cnc, se vir que tal falo lá no trabalho e vai junto com a chapa, pode ser que façam desconto devido a quantidade.
 
Já acabei os cabos quase todos, falta só dar um jeito ao eps, eu tive 2 dias só para fazer as ligações finais da mb e gráfica, ao final do 2 dia já estava a ficar cansado então atirei o eps lá para dentro, quando me apetecer arranjo-o

9bU23BH.png


25OfL6D.png


YOnoEpP.png


pEpR16w.png


f6ryCMx.png


Infelizmente, não é possível fazer uma curva perfeita nos 24 cabos, isto é bastante frustrante, o pinout da mb é igual ao pinout do psu, isto é mau, uma vez que se tivermos os 2 lado, o pin mais a direita liga ao mais a direita no psu, o segundo mais a direita liga ao 2º mais a direita, ora, o 2 cabo vai ter de se sobrepor ao primeiro.

Para alem de ficar menos apelativo, dá mais trabalho a fazer as ligações no outro lado, visto que temos que cruzar o grupo de cabos 2x12 verticalmente ou horizontalmente dependendo da orientação que quisermos dar ao conector, ficando assim uma grande confusão na zona do psu, isto era evitado se o pinout da fonte fosse o oposto (o vidro) ao da mb, o pin mais a direita deveria ligar ao pin mais a esquerda para poder ser ligação direita sem sobreposições.

Mas pronto, isto sou apenas eu a ser super picuinhas... :-D

O fun hub tirei o do seu lugar standard e escondi o no teto da caixa deste modo consegui esconder maior parte dos cabos pretos ficando apenas o do usb3.1 e hdaudio, este, vou tentar esconder, visto que não gosto da qualidade do audio frontal.

Entretanto, contactei a Phanteks, o airflow desta caixa é horrível na parte de cima, ao falar com eles, concordaram em enviar me uma tampa nova por 40eur portes inc, com esta tampa vou fazer algo deste género:

top-cover-gray.jpg


esta peça em questão custa $79 + portes (dos states) fica perto dos 150eur, sem contar com as taxas alfandegarias, 150 para 40 + corte, acho que não foi mau negócio
 
Update.

Acabei por adquirir uma CNC, pediram me preços ridículos para fazer a maquinação da peça, ridículo ao ponto de compensar comprar a maquina ao mandar fazer, uma vez que uma CNC me vai dar jeito para outros projetos decidi comprar.

Antes de começar no acrílico, estou a fazer uns ensaios em madeira.


Ainda não sei o motivo de ela ter feito um buraco no compartimento interno, na altura de mudar de ferramenta em vez de subir desceu, muito provavelmente foi falha minha ao programar a maquina.

Já vou deixar isto pro fim de semana uma vez que tenho que me preparar para o Google HashCode

7gQ0K5M.jpg
 
Já conclui uma das partes, contudo tenho que alterar alguns parâmetros na programação para obter um acabamento melhor.

Ainda não tem apoios, a ideia é colocar o reservatório a meio

t03ZvHt.jpg


PS: Não liguem ao pó, é difícil aspirar o serrim todo enquanto corto, estou a montar um controlador para a CNC com o raspberry o que me vai permitir enviar o g code por web, deste modo não tenho que ter a CNC diretamente ligada ao pc
 
Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa e estou curioso para ver o resultado final.

Em segundo lugar podes dizer-me o que é essa cena prateada/cinzenta que usas para definir os cabos?
 
Boas,

Desde já peço desculpa pela demora, tenho andado ocupado com o trabalho e não tenho tido tempo para trabalhar neste projeto.

Ultimamente andei de volta da CNC, já instalei o Raspberry Pi agora só falta mesmo fazer uns ensaios antes de partir pro acrílico.

podes dizer-me o que é essa cena prateada/cinzenta que usas para definir os cabos?

São pentes de alumínio comprados no eBay, so vendedor "modding_bit-tech_pl"
Não são nada baratos ao todo paguei ~70eur e ainda preciso de uns 3 ou 4 para o EPS que ainda não me dei ao trabalho de arranjar.
 
Primeiro corte utilizando Raspberry Pi, criei um suporte para colocar uma escova a volta do spindle com entrada para o aspirador.

O buraco ficou cerca de 0.5mm mais pequeno, nada que 5min a limar não resolva.

Em principio só pego no acrilico no inicio de agosto que é quando entro de férias.

RrmwxYq.jpg

0MzFu4e.jpg

korcnkA.jpg


 
Primeiros cortes no acrílico, aparentemente enviaram me acrílico extrudido em vez de vazado, o que torna as coisas bem mais difíceis por ser menos resistente à temperatura.

Tentei maquinar o suporte para a bomba, a primeira tentativa correu mal, a peça começou a derreter e a peça descolou se, estava colada com cola quente a uma tabua de madeira, pode não parecer, mas cola quente em madeira aparentemente é extremamente forte, contudo a água para refrigeração foi para a madeira e descolou a peça.

RvPUajq.jpg


A segunda tentativa correu ligeiramente melhor, mas ainda necessito de fazer mais ajustes aos parâmetros para um acabamento melhor

fOLq48Y.jpg

gCqQb7r.jpg

qR9XdiS.jpg


Concluído, ainda necessita de muito trabalho para conseguir obter um corte limpo e polido
 
Corte da distro plate parte superior, este corte saiu bem melhor com arrefecimento praticamente constante consegui obter um corte quase polido contudo ainda falta o corte de acabamento, que, se correr bem deve deixar todas as faces polidas.

Já enviei o pedido para comprar mais acrílico, desta vez vazado, espero obter um acabamento melhor.

WDfu3Ho.jpg

S40mmkg.jpg
 
O passo de acabamento ficou ficou com excelente, infelizmente enganei me nos parâmetros de acabamento para a parte inferior do canal o que fez com que a broca partisse, agora tenho que arranjar outro set, já que nos últimos dias parti 4 brocas, mas de forma geral estou bastante contente com o acabamento que consegui obter nas laterais dos canais.

Esta peça acaba por ser de teste por ser acrílico extrudido, as peças vazadas já estão a caminho :)

As fotos não fazem justiça a qualidade do corte.

Ll58yNy.jpg


4CYoNpb.jpg


Depois isto aconteceu..., e não consegui fazer o ultimo passo na parte inferior dos canais :(

cyXRIR2.jpg



 
Primeiro corte em acrílico vazado, feito sem arrefecimento, os paramentos para o vazado são diferentes.

Esta peça mandei vir a mais para efetuar testes, corte lateral dou lhe 4 estrelas, corte da parte inferior do canal dou 1 estrela, amanhã continuarei com os testes.

KPKBvf4.jpg


Tenho uma questão para vos fazer, tenho ideias de vender distros plates personalizadas (isto quando conseguir fazer cortes com qualidade), em relação aos preços, não, não vou cobrar 230eur por uma peça idêntica ao reservatório que desenhei tal como me pediram a mim, 100~120 acho que seria um valor mais justo, e não fica muito longe de um reservatório convencional

Caso alguém tenha interesse não hesitem em contactar.

Não vos posso vender peças já já, mas assim que conseguir dominar o corte estarei disponível, uma vez que agora vou entrar para a uni ter um negocio a parte ia dar jeito.

Entretanto, irei continuar a publicar aqui coisas para poderem ver o progresso, e avaliar por vocês próprios a qualidade das peças que produzo.
 
Back
Topo