Philips slim 1TB external HDD eSATA/USB

Este tipo de discos externos tem um custo €/GB muito baixo graças naturalmente aos discos 3.5

Podem precisar de alimentação externa mas muita gente só usa portáteis (ou mesmo um desktop já atulhado ou de alguém pouco dotado para aberturas de PCs) não precisa de andar a passear os discos e por uns 100€ resolvem o armazenamento ao kilo por um ano ou dois e passado esse tempo gastam mais 100€ e compram outro do mesmo estilo.

É uma solução demasiado simples e barata para não ter sucesso.
 
Em sistemas internos, tens pelo menos a segurança de poder reconstruir o RAID. :P

Num NAS tens precisamente isso mas mais caro. Fica mais barato sempre ter dois discos externos e a informação a duplicar. É o que eu tenho.

Edit:
Além disso e podiamos ir por ai a MS é só tiros nos pés. Há muito tempo que tem a função do time machine no XP mas que ninguém sabe. Ai esta uma aplicação bem útil para muita gente. Com o Time Michine acho que vou resolver o meu problema de backups do dia a dia com os discos externos resolvo o armazenamento a um preço imbatível. Sem necessidade de gastar dinheiro em software.
 
Última edição:
Em sistemas internos, tens pelo menos a segurança de poder reconstruir o RAID. :P

Essa por acaso é uma das vantagens do WHS, faz RAID automático (drives int./ext.) por SW.

Eu nunca percebi essa de se o disco avariar agr é pior pk são maiores, é k os meus ficheiros tb estão mt maiores k à 10 anos.

Para total segurança tem mesmo k se por as files noutra localização física, pk se a casa arder ou algo de género nem todos os RAID's do mundo te vão salvar.
 
Num NAS tens precisamente isso mas mais caro. Fica mais barato sempre ter dois discos externos e a informação a duplicar. É o que eu tenho.

Edit:
Além disso e podiamos ir por ai a MS é só tiros nos pés. Há muito tempo que tem a função do time machine no XP mas que ninguém sabe. Ai esta uma aplicação bem útil para muita gente. Com o Time Michine acho que vou resolver o meu problema de backups do dia a dia com os discos externos resolvo o armazenamento a um preço imbatível. Sem necessidade de gastar dinheiro em software.

Acho que isso é um desperdício de espaço e, mais do que isso, o derrotar do propósito de um servidor com RAID de não ter de duplicar ficheiros mais comuns por cada disco, mas enfim.
Cada um sabe o que é melhor para si.
 
Há discos externos com RAID.

Eles estavam a falar de RAID entre discos extremos, axo k isso só com WHS.

Para mim o RAID é overrated, 1º pk os discos hj em dia são extremamente fiaveis (há com 5 anos de garantia) e 2º pk RAID n cobre erros do utilizador, um raio k caia na casa :P, virus etc, pk isso é k axo k um backup offline ou na web é preferível.
 
Acho que isso é um desperdício de espaço e, mais do que isso, o derrotar do propósito de um servidor com RAID de não ter de duplicar ficheiros mais comuns por cada disco, mas enfim.
Cada um sabe o que é melhor para si.

Uma outra solução é isto: https://mozy.com/home Menos de 5 dolares por mês sem limite de espaço. Faz backups incrementais. Se acontecer um desastre com um disco temos sempre ali.
E a justificação da segurança perde-se se formos ver a informação que andam nas contas do gmail por exemplo.

kidloco: Discos externos com RAID mais vale chamar logo as coisas pelos nomes. Acaba por ser um NAS. Há é NAS melhores e piores. Mais baratos ou mais caros.
 
Custam bem menos que um servidor :berlusca:

Depende.
Um servidor WHS perfeitamente capaz pode ser construído por menos de 200 euros.
Como a administração é remota, não precisas de monitor, teclado, rato, placa gráfica ou de som.
E basta um Celeron a 800MHz com 512MB de RAM para fazer a festa. :P
 
Depende.
Um servidor WHS perfeitamente capaz pode ser construído por menos de 200 euros.
Como a administração é remota, não precisas de monitor, teclado, rato, placa gráfica ou de som.
E basta um Celeron a 800MHz com 512MB de RAM para fazer a festa. :P

Pode-se sempre aproveitar hardware antigo mas a conceito é começarem a aparecer PCs por ai à medida. Ainda não vi mas pelo tamanho dos HP parece-me que a fonte por exemplo deve ter um tamanho proprietário. Mais discos e afins eu apsotaria mais no mínimo em 400 € com apenas um disco.
 
Depende.
Um servidor WHS perfeitamente capaz pode ser construído por menos de 200 euros.
Como a administração é remota, não precisas de monitor, teclado, rato, placa gráfica ou de som.
E basta um Celeron a 800MHz com 512MB de RAM para fazer a festa. :P

Estás consciente k só o WHS custa $180?
 
Depende.
Um servidor WHS perfeitamente capaz pode ser construído por menos de 200 euros.
Como a administração é remota, não precisas de monitor, teclado, rato, placa gráfica ou de som.
E basta um Celeron a 800MHz com 512MB de RAM para fazer a festa. :P

200€ nem deve chegar pro OS :joker:

E depois, um celeron chega ? yeah right. Tenho ali um P4 + Windows Server 2003 que me diz o contrário. Além de que precisas de investir em cablagem e routers como deve de ser.
 
Pode-se sempre aproveitar hardware antigo mas a conceito é começarem a aparecer PCs por ai à medida. Ainda não vi mas pelo tamanho dos HP parece-me que a fonte por exemplo deve ter um tamanho proprietário. Mais discos e afins eu apsotaria mais no mínimo em 400 € com apenas um disco.

Bom, queres um orçamento com componentes novos em lojas portuguesas ?
Muitos desses componentes são "overkill" para aquelas que serão as utilizações típicas em WHS, mas é perfeitamente possível, mesmo sem recorrer ao lixo "no-name" mais barato:


- Caixa - Asus TM211 Mini tower - 32 euros.
- CPU - Celeron D 420 (1.6GHz single core, baseado na arquitectura do Core 2 Duo) - 36 euros.
- Fonte - LC Power 400W com fan silenciosa de 120mm - 22 euros.
- Motherboard - MSI 945GCM5-F (chipset Intel 945GC) - 48 euros.
- Disco - Seagate 7200.10 SATA 500GB - ~100 euros.
- Licença Windows Home Server OEM - ~180 euros.

Total: 418 euros.


Claro que se eu retirasse a caixa, a CPU, a fonte e a motherboard (reaproveitando componentes de sistemas que tivessem menos de 10 anos de idade), ficava tudo por 280 euros.


200€ nem deve chegar pro OS :joker:

E depois, um celeron chega ? yeah right. Tenho ali um P4 + Windows Server 2003 que me diz o contrário. Além de que precisas de investir em cablagem e routers como deve de ser.

Falaste como um verdadeiro conhecedor... not !
Se já tivesses experimentado o WHS, verias que é uma versão do WS2K3 bastante despida e restricta ao essencial (partilha e backup de conteúdos e de partições inteiras de outros sistemas).
Nem sequer instala um driver gráfico de orígem, por exemplo.
 
Última edição:
Com esse sistema continuas a não ter segurança e já gastastes quase 3 vezes o que gastou um tipo que comprou um disco externo de 500 GB...
 
Com esse sistema continuas a não ter segurança e já gastastes quase 3 vezes o que gastou um tipo que comprou um disco externo de 500 GB...

A beleza do WHS é que é possível adicionar discos externos ao Share, o OS não faz distinção entre "disco interno" e "externo", porque nem há letras de drives.
É tudo espaço pronto a usar.
 
Faltam-te mais discos para o RAID 5, router e cablagem. O router é o mais importante pois vai ser o bottleneck de um sistema desses. o meu por exemplo não se aguenta (Asus)... está bem longe de conseguir os tempos do meu Lacie.
 
E depois fazem isto sem firewire, enfim...

1TB ligado por USB = Inútil.

eSata? Tenho 4 computadores no quarto e 5 em casa. 2 com menos de um mês. Nem um tem eSata.
Isto deve dar uma ideia geral do numero de pessoas que sequer sabem o que é eSata.

E depois apresentam duas coisas: Um produto e uma nova definição de "slim". :D

Tudo isto leva-me a dizer que vai ser concerteza um produto de grande sucesso e diferenciação do mercado, não posso esperar por ele. :rolleyes:
 
A beleza do WHS é que é possível adicionar discos externos ao Share, o OS não faz distinção entre "disco interno" e "externo", porque nem há letras de drives.
É tudo espaço pronto a usar.
Sim, já se sabe que numa solução dessas o que custa é armar o estaminé.

E depois fazem isto sem firewire, enfim...

1TB ligado por USB = Inútil.

eSata? Tenho 4 computadores no quarto e 5 em casa. 2 com menos de um mês. Nem um tem eSata.
Isto deve dar uma ideia geral do numero de pessoas que sequer sabem o que é eSata.

E depois apresentam duas coisas: Um produto e uma nova definição de "slim". :D

Tudo isto leva-me a dizer que vai ser concerteza um produto de grande sucesso e diferenciação do mercado, não posso esperar por ele. :rolleyes:
Se não sabem olha azarito

Podem-se contentar com soluções lentas... estilo firewire
 
Com esse sistema continuas a não ter segurança e já gastastes quase 3 vezes o que gastou um tipo que comprou um disco externo de 500 GB...

mas tem muito mais versatilidade.
tem um computador ao serviço, a fazer os backups automaticamente.

um gajo tem um problema qualquer no pc, so precisa de ir ao servidor e restaurar o sistema integralmente.
a fiabilidade dos discos convencionais anda em muito bom nivel, e acho que confio mais num disco convencional que está dentro da caixa de um sektop, sempre quieta, do que um disco convencional que anda conosco para onde for preciso.

Além de que muita gente começa a ter pc's antigos arrumados a um canto, sem utilidade nenhuma, ou vendidos por uma meia duzia de tustões, assim dão-lhe uma nva utilidade.

quanto a requisitos... eu ja pus o windows server 2003 a correr num PII 350, e até consegui por aquilo a fazer de router.
acredito perfeitamente que este WHS se aguente bem com um p3 800 e 512mb de ram, especialmente, quando não ha necessidade de preocupação com a interface grafica.
 
Back
Topo