PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Aconteceu-me algo estranho e estou desconfiado que está relacionado com sobreaquecimento. Tinha a consola ligada há menos e 1h e estava a jogar, quando sem mais nem menos se apagou. Parecia um pico de luz, mas não foi, pois só a consola se apagou e tentei liga-la de novo, mas sem sucesso. Passado sensivelmente 10 minutos é que deu sinal de vida e quando ligou, apareceu a mensagem que não foi apagada corretamente. Eu tinha a consola deitada, com o suporte, num sitio pouco arejado, entretanto já a meti de pé, num local um pouco mais arejado.

Nunca me tinha acontecido e chegou a estar ligada mais de 4 horas seguidas. Depois disso, nunca mais voltou a acontecer.

Terá sido uma "medida" de segurança por sobreaquecimento?
 
Aconteceu-me algo estranho e estou desconfiado que está relacionado com sobreaquecimento. Tinha a consola ligada há menos e 1h e estava a jogar, quando sem mais nem menos se apagou. Parecia um pico de luz, mas não foi, pois só a consola se apagou e tentei liga-la de novo, mas sem sucesso. Passado sensivelmente 10 minutos é que deu sinal de vida e quando ligou, apareceu a mensagem que não foi apagada corretamente. Eu tinha a consola deitada, com o suporte, num sitio pouco arejado, entretanto já a meti de pé, num local um pouco mais arejado.

Nunca me tinha acontecido e chegou a estar ligada mais de 4 horas seguidas. Depois disso, nunca mais voltou a acontecer.

Terá sido uma "medida" de segurança por sobreaquecimento?
Pode ter sido…
Embora isso já me tenha acontecido uma só vez. Prai no meu primeiro mês com ela. E eu tenho a minha sempre bem arejada, e de pé.
 
Nunca me aconteceu tal coisa.

Se fosse aquecimento penso que daria um aviso.

No melhor dos casos pode ter sido um bug de software. Se voltar a acontecer, é melhor acionar a garantia.
 
Nunca me aconteceu tal coisa.

Se fosse aquecimento penso que daria um aviso.

No melhor dos casos pode ter sido um bug de software. Se voltar a acontecer, é melhor acionar a garantia.
Normalmente questões de software permitem ligar logo a consola de seguida. Se ficou algum tempo sem ligar deve ser hardware.
Sendo Hardware, a questão do aquecimento é a mais provável. Ou isso ou algum pico de corrente (normalmente nestes casos desligar o cabo da corrente e voltar a ligar resolve).

É ir monitorizando a ver se aquece demais e caso volte a acontecer ver se está excessivamente quente. Mesmo que não tenha sido essa a razão, não ter a consola em local arejado nunca é bom no médio prazo.
 
Normalmente questões de software permitem ligar logo a consola de seguida. Se ficou algum tempo sem ligar deve ser hardware.
Sendo Hardware, a questão do aquecimento é a mais provável. Ou isso ou algum pico de corrente (normalmente nestes casos desligar o cabo da corrente e voltar a ligar resolve).

É ir monitorizando a ver se aquece demais e caso volte a acontecer ver se está excessivamente quente. Mesmo que não tenha sido essa a razão, não ter a consola em local arejado nunca é bom no médio prazo.

Sim isso do software que mencionas é bem lembrado.

A ser algum problema de fonte é como dizes, desligar da tomada, deixar descarregar os condensadores e depois voltar a ligar.

Mas se voltar a acontecer, algum problema há com a fonte. É mandar para a garantia quanto antes.
 
Eu tenho a PS5 desde o Natal e só comprei um exclusivo que foi o Demon's Souls porque era o único que eu tinha interesse. Depois disso comprei o Assassin's Creed Valhalla. De resto jogos PS5 não comprei mais nenhum por falta de dinheiro e porque também nenhum é daqueles jogos que iria comprar day one.
O Backlog também ajuda, tinha imensa coisa para jogar mas nos últimos 2 meses encontro-me em casa por doença e aproveitei e limpei vários e ainda consegui jogar mais as ofertas do Plus destes últimos tempos.
Agora estou a chegar a um ponto que o Backlog é reduzido e já andei a pedir jogos emprestados.

Mas recordo-me que quando saiu a PS4 os exclusivos também eram poucos nos primeiros meses e na altura ainda andei a jogar bastantes jogos na PS3.

Desejo-te as melhoras. ;) Para mim, que tenho um backlog de jogos de PS4 ainda grande, os loads rápidos e a possibilidade de jogar a 60 FPS os cross-gens e os old-gens são razões suficientes para adquirir a nova máquina. Até agora nenhum exclusivo da PS5 achei um essential, mas falta-me jogar o Demon's Souls.

Não costuma haver um aviso sobre o aquecimento antes/depois da consola se desligar?

Pode ser o sistema de proteção do hardware que desligou a máquina antes do software dar-se conta. Se for mesmo sobre-aquecimento, é uma situação grave, o melhor agora é fazer uma limpeza da PS5, e também deixá-la num sítio adequado para respirar.
 
Última edição:
Desejo-te as melhoras. ;) Para mim, que tenho um backlog de jogos de PS4 ainda grande, os loads rápidos e a possibilidade de jogar a 60 FPS os cross-gens e os old-gens são razões suficientes para adquirir a nova máquina. Até agora nenhum exclusivo da PS5 achei um essential, mas falta-me jogar o Demon's Souls.



Pode ser o sistema de proteção do hardware que desligou a máquina antes do software dar-se conta. Se for mesmo sobre-aquecimento, é uma situação grave, o melhor agora é fazer uma limpeza à PS5, e também deixa-la num sítio para respirar.
Obrigado. É o que tenho feito, muitos jogos PS4 que tinha aqui por jogar e ando agora a jogar tudo que seja assim mais longo. Até semana passada pedi dois jogos emprestados a um amigo, o Mortal Shell (que já desisti do jogo e este é versão PS5) e o Ni No Kuni Remastered que estou a jogar agora.
Mas também voltei a pegar no The Last of Us II para o passar novamente, mas para já não tenho nenhum jogo PS5 em vista.
 
@MiguelX69 quando te aconteceu, também tiveste de esperar um pouco até ela dar "sinal de vida" ?

@wowmiguelfcp sim, se voltar a acontecer o melhor é acionar a garantia.

@gansoiino não deve ter sido pico de corrente, pois assim que vi que não ligava, procedi a desligar os cabos e voltar a ligar e mesmo assim, não resultou, só passado aquele tempo.

Obrigado a todos pela vossa ajuda!
 
Há forma de testar se um cabo suporta 120Hz sem ter nenhum jogo que corra a 120Hz? Comprei um cabo que supostamente suprota, mas nas "Informações de saída de vídeo" só vai até 60Hz.

Edit: Estava a ligar num porta HDMI que não suportava.
 
Última edição:
Obrigado. É o que tenho feito, muitos jogos PS4 que tinha aqui por jogar e ando agora a jogar tudo que seja assim mais longo. Até semana passada pedi dois jogos emprestados a um amigo, o Mortal Shell (que já desisti do jogo e este é versão PS5) e o Ni No Kuni Remastered que estou a jogar agora.
Mas também voltei a pegar no The Last of Us II para o passar novamente, mas para já não tenho nenhum jogo PS5 em vista.
Jogaste o Returnal? Para mim é até agora o jogo do ano.
 
Chegaste a acabar o Returnal? É o único jogo que me lembro ter desistido por simplesmente não conseguir atinar com o nível de dificuldade e frustração. :rofl: Vou pegá-lo noutra altura.
Platina feita. O 2° boss e o 3° bioma são claramente os mais difíceis. Depois de passar essa barreira foi sempre a andar.
 
Alguém me explica como funciona o shutdown da consola?

Fiquei na dúvida porque tenho ativo algumas opções, como atualizações automáticas e afins. Se tiver isto ativo, e escolher shutdown, ela desliga mesmo ou entra numa espécie de quick start? Ou isso é exclusivo no Rest Mode?

Pergunto isto porque quando ligo a minha, vinda de um shutdown, a consola liga em 2 segundos, até à internet. Fico na dúvida se ela está num modo "standby".
 
@TpTavares Shutdown desliga de vez, como tem um SSD ultra rápido, inicia em 2 segundos como dizes.
Rest mode fica num estado em que faz as atualizações e transferências.

Na minha opinião não faz sentido desligar, a consola gasta mesmo muito pouco em rest mode, dá cerca de 9 cêntimos por mês se estiver 24h em rest mode.
 
Última edição:
É que a Xbox também faço shutdown mas até ela conectar à internet ela demora ali uns 5/7 segundos. Ligar ela liga rápido, a questão é mesmo só a ligação à internet.

Só estranhei porque a PS5, mesmo fazendo shutdown, ela em 2 segundo está ligada, com internet e tudo.

Tenho as duas em shutdown, porque ligam tão rápido que acho que não compensa ter elas em Quick Start. É que a Xbox ainda deixa a ventoinha a funcionar, muito que ligeiramente, durante algum tempo.
 
@TpTavares A questão é as atualizações e as transferências, eu prefiro ter tudo descarregado quando vou jogar, por uns míseros 9 cêntimos por mês não me compensa desliga-las. Não te preocupes que a ventoinha não rompe, foi desenhada para isso, por vezes temos tanto medo que as coisas se estraguem que nem chegamos a usar plenamente.
Eu prefiro justificar os 1000€ que gastei nas duas a usá-las bastante e na sua plenitude. :D
 
Back
Topo