Considerava mais "salto geracional" os 60 fps do que melhor qualidade gráfica... Chegamos a um ponto, onde só vamos notar uns pozinhos aqui e ali, e em jogo corrido, tens de parar a imagem lado a lado para conseguires comparar (temos o exemplo de ps4 normal vs pro). Claro que é preciso de tudo, mas a frame rate é o ponto mais crítico neste momento! E pelo que vejo, só se houve falar de 4k 4k 4k 4k.... E os utilizadores pensam "Ah, 4k é fixe, então é melhor" e vão atrás disso como se fosse uma coisa de outro mundo. Sendo que, é preferível 1080p e gráficos no "ultra", do que "medium" e 4k....
Na ps4 normal vs pro em 99% dos casos não tens diferença de qualidade gráfica. Tens diferença de resolução. 1080p na ps4, 1440p na pro.
Ou quaisquer outras combinações que envolvam resoluções dinâmicas.
Quando eu digo salto geracional em grafismo, é por exemplo o uncharted 3 da ps3 a 30 FPS para o uncharted 4 da ps4 a 30 FPS.
Ou o last of us da PS3 para o last of us 2 da ps4.
O salto em grafismo é extraordinário.
4K vs 1440p é um disparate. 4K sao mais de 8 milhões de pixeis individuais que o sistema tem de fazer render.
1440p são 3.6 milhões.
É uma estupidez os recursos que se gastam para ter 4K nativos. Desnecessário. Mas é o que o marketing quer, por isso tem de ser...
60 FPS, o sistema tem de fazer render a um frame a cada 16.6ms.
A 30 FPS é apenas um frame a cada 33.3 ms.
Ou seja, a carga extra de render é também o dobro.
Por isso 4K nativos e 60 FPS exige muitos recursos.
Para ter essas duas coisas, os gráficos tem necessariamente de ceder.
E a haver uma cedência, sendo que os fabricantes não deixam que seja o 4K, então nos jogos AAA single player story driven que seja o frame rate, para o grafismo poder ser verdadeiramente next gen.