Nintendo Pokémon Scarlet & Violet

Acabei o jogo durante esta semana e embora a parte final tenha surpreendido, não chega nem de perto para compensar o resto.

No final de contas a conclusão a que chego é que a Gamefreak não sabe, não tem tempo e nunca fará um verdadeiro 3D open world pokemon que todos queremos após jogarmos pérolas como o botw, xenoblade, elden ring, red dead, skyrim etc.

É só triste mas é a verdade, eles bem querem como mostrou a ambição deste jogo e até a narrativa do mesmo, mas nunca vai acontecer porque têm de "lixar" um jogo por ano, porque não têm a mínima experiência em open worlds quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista de imersão e de construção de mundo e porque a barra está sempre no mínimo.


Opinião pouco popular, biased porque sou um fanboy de old jrpgs e que sei que tem tanta probabilidade de acontecer como sair um bom jogo de pokemon, se é para isto que voltem a fazer os jogos em 2D.
Um pokemon com uma boa história, com um mundo grande imersivo, open world sem linearidade, em 2D-HD era um mimo.
 
Acabei o jogo durante esta semana e embora a parte final tenha surpreendido, não chega nem de perto para compensar o resto.

No final de contas a conclusão a que chego é que a Gamefreak não sabe, não tem tempo e nunca fará um verdadeiro 3D open world pokemon que todos queremos após jogarmos pérolas como o botw, xenoblade, elden ring, red dead, skyrim etc.

É só triste mas é a verdade, eles bem querem como mostrou a ambição deste jogo e até a narrativa do mesmo, mas nunca vai acontecer porque têm de "lixar" um jogo por ano, porque não têm a mínima experiência em open worlds quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista de imersão e de construção de mundo e porque a barra está sempre no mínimo.


Opinião pouco popular, biased porque sou um fanboy de old jrpgs e que sei que tem tanta probabilidade de acontecer como sair um bom jogo de pokemon, se é para isto que voltem a fazer os jogos em 2D.
Um pokemon com uma boa história, com um mundo grande imersivo, open world sem linearidade, em 2D-HD era um mimo.
Não acredito que seja a GameFreak que não sabe. É mais a Pokémon Company que anda a estragar tudo com a obrigatoriedade de lançar um jogo de 3 em 3 anos, para coincidir com o lançamento de cada novo anime, dos novos sets de cartas, do novo merchandise, etc.

Apesar da performance inferior, das texturas fracas e da falta de conteúdo de interação, nota-se ainda houve uma grande ambição para esta entrada. E a mudança de formato juntamente com algumas das novidades existentes (e com um melhor lógica) foi o que deu para fazer com o tempo que lhes deram.
Mesmo já tendo passado o jogo e de estar agora só a fazer raids, capturar shinies, fazer uma aula ou outra de vez em quando, ainda me continuo a divertir. Mas isso não muda a minha opinião em como esta geração não devia ter saído já, e que desde a mudança para as consolas domésticas, que a Pokémon Company devia de acabar com esse ciclo de um jogo a cada 3 anos.

Muito sinceramente, comparar este jogo com o Breath of the Wild, o Skyrim, o Witcher, etc, sem colocar todos os factores em cima da mesa, parece-me ser apenas para atirar areia para os olhos de muita gente que não notou ou desconhece tais coisas, e tentar queimar a reputação de uma produtora, que enquanto continuar sem o enorme à-vontade que os outros estúdios beneficiam, nunca vamos saber realmente do que são capaz de oferecer.

O Zelda: Tears of the Kingdom, que é um jogo que vai reutilizar todo o mapa do Breath of the Wild e adicionar o céu e mais não sei o quê, está há quase tantos anos a ver o seu lançamento adiado como quase todo o tempo de produção do Scarlet/Violet.
Sobre o Elder Scrolls VI, no inicio de 2019 foi noticiado que a "avó Skyrim" esteve no estúdio a fazer o mocap para estar no jogo. E com todos estes anos sem qualquer actualização, este verão, ela pediu à Bethesda para ver se eles o lançam o jogo antes dela morrer.
Quando ao Witcher 3, e apesar dos seus 7 anos de produção, parece que já ninguém se lembra que saiu cheio de problemas de performance, crashes e até bugs que impossibilitavam de terminar determinadas quests. E o Cyberpunk 2077, com o mesmo tempo de produção do Witcher, manteve a tradição.

São estes os jogos que querem comparar ao Pokémon Scarlet/Violet?
E que no caso dos jogos da CD Projekt Red, que também beneficiaram de mais do dobro dos anos de produção, saíram como saíram.
Por isso, no caso do Pokémon, mesmo que chamem o melhor pasteleiro do mundo para fazer um bolo, até ele vai fazer um trabalho de treta se o tirar do forno muito antes do devido.
 
Não acredito que seja a GameFreak que não sabe. É mais a Pokémon Company que anda a estragar tudo com a obrigatoriedade de lançar um jogo de 3 em 3 anos, para coincidir com o lançamento de cada novo anime, dos novos sets de cartas, do novo merchandise, etc.

Apesar da performance inferior, das texturas fracas e da falta de conteúdo de interação, nota-se ainda houve uma grande ambição para esta entrada. E a mudança de formato juntamente com algumas das novidades existentes (e com um melhor lógica) foi o que deu para fazer com o tempo que lhes deram.
Mesmo já tendo passado o jogo e de estar agora só a fazer raids, capturar shinies, fazer uma aula ou outra de vez em quando, ainda me continuo a divertir. Mas isso não muda a minha opinião em como esta geração não devia ter saído já, e que desde a mudança para as consolas domésticas, que a Pokémon Company devia de acabar com esse ciclo de um jogo a cada 3 anos.

Muito sinceramente, comparar este jogo com o Breath of the Wild, o Skyrim, o Witcher, etc, sem colocar todos os factores em cima da mesa, parece-me ser apenas para atirar areia para os olhos de muita gente que não notou ou desconhece tais coisas, e tentar queimar a reputação de uma produtora, que enquanto continuar sem o enorme à-vontade que os outros estúdios beneficiam, nunca vamos saber realmente do que são capaz de oferecer.

O Zelda: Tears of the Kingdom, que é um jogo que vai reutilizar todo o mapa do Breath of the Wild e adicionar o céu e mais não sei o quê, está há quase tantos anos a ver o seu lançamento adiado como quase todo o tempo de produção do Scarlet/Violet.
Sobre o Elder Scrolls VI, no inicio de 2019 foi noticiado que a "avó Skyrim" esteve no estúdio a fazer o mocap para estar no jogo. E com todos estes anos sem qualquer actualização, este verão, ela pediu à Bethesda para ver se eles o lançam o jogo antes dela morrer.
Quando ao Witcher 3, e apesar dos seus 7 anos de produção, parece que já ninguém se lembra que saiu cheio de problemas de performance, crashes e até bugs que impossibilitavam de terminar determinadas quests. E o Cyberpunk 2077, com o mesmo tempo de produção do Witcher, manteve a tradição.

São estes os jogos que querem comparar ao Pokémon Scarlet/Violet?
E que no caso dos jogos da CD Projekt Red, que também beneficiaram de mais do dobro dos anos de produção, saíram como saíram.
Por isso, no caso do Pokémon, mesmo que chamem o melhor pasteleiro do mundo para fazer um bolo, até ele vai fazer um trabalho de treta se o tirar do forno muito antes do devido.
Mas com o dinheiro que fazem, podiam muito bem colocar mais devs nas equipas (pelos vistos são duas) e assim melhorar a qualidade do jogo, os jogos não são tão grandes como um zelda BOTW ou xenoblade 3, por isso não vejo necessidade de estarem 5 anos no forno, nem se pede texturas iguais a esses jogos, apenas que não se pareça um jogo da 3ds de gama média (existem jogos da 3ds com melhores animações).

Não comparemos este jogos ao witcher 3, este ultimo está a anos luz de qualquer pokemon, se saiu completamente polido no lançamento? Não, mas ninguém criticava porque era um grande jogo e que não tinha metade dos problemas desde pokemon, para além de ser um jogo muito mais ambicioso que saiu em mais que uma plataforma.
 
Jogo terminado. Terminei ontem o Pokédex para o Shiny Charm e hoje consegui dar o meu primeiro solo no Charizard de 7 stars.

Apesar dos problemas óbvios mais que falados, este jogo tem uma das melhores histórias de todos os Pokémon e é estupidamente viciante. E estou interessado no endgame, coisa que nos outros não tive.
 
Mas com o dinheiro que fazem, podiam muito bem colocar mais devs nas equipas (pelos vistos são duas) e assim melhorar a qualidade do jogo, os jogos não são tão grandes como um zelda BOTW ou xenoblade 3, por isso não vejo necessidade de estarem 5 anos no forno, nem se pede texturas iguais a esses jogos, apenas que não se pareça um jogo da 3ds de gama média (existem jogos da 3ds com melhores animações).

A questão em sobre como o dinheiro é investido, também depende da Pokémon Company e não da GameFreak.
E sobre isso, se formos olhar para outras coisas, podemos comprovar em como a Pokémon Company tenta investir o menos possível para lucrar muito mais.
O anime nunca foi conhecido por ter um bom enredo, até que não tem. Sempre teve uma história repetiva, previsivel e de encher chouriço. E pior é que de temporada para temporada até a qualidade do desenho foi descendo consideravelmente.

Sobre os jogos, claro que o Pokémon tem mesmo de ter um intervalo de produção maior. Senão nunca mais vamos sair do mesmo.
Se o Breath of the Wild é bastante aclamado é porque mudou a sua formula de jogo, mas também esteve bastante tempo no forno para isso. Que eu saiba, ele não saiu 3 anos depois do Skyward Sword.
E mesmo assim, na minha opinião, é um jogo que considero sobrevalorizado como tudo.
A única coisa em que ele é grande é no mapa. Que apesar de ser maior que o do Scartet/Violet, não deixa de igualmente ser vazio e as poucas cidades que tem (e NPC) serem pouco memoráveis.
Porque que resto, em 120 shrines, grande parte delas são exactamente copias umas das outras. E a única coisa que dá uma pequena sensação das clássicas dungeons são o interior dos Divine Beasts.

Os jogos do Pokémon só não são maiores e mais completos por causa da entrave que tem vindo a ser a Pokémon Company.
Porque no Gold/Silver e respectivos remakes, tivemos duas regiões num só jogo, 16 ginásios, um sistema de ciclo dia/noite, várias coisas a fazer ou conhecer do lore de cada cidade, e até Kanto não foi um completo copy/paste da geração 1 - também pelas limitações do cartucho do GameBoy - mas contou uma história 3 anos depois dos eventos do primeiro jogo, em que os líderes de ginásios estavam mais velhos ou eram outros, e certos locais estavam diferentes.
Deste 1999 (para o Japão) ou 2001 (na Europa), que nunca mais voltamos a ter um jogo do principal do Pokémon que tivesse duas regiões de raíz. À excepção do remake que saiu 10 anos depois.

Actualmente estamos a falar de uma série que já conta com 1008 criaturas na National Dex. E em que se ainda tivermos em conta todas as variantes de outras regiões (Meowth, Growlithe, etc), as vários têm diferentes formas (Unown, Castform, Oricorio, Rotom, etc), os que têm formas mais distintivas entre macho/fêmea (Pyroar, Unfezant, Oinkologne, etc) e ainda os designs únicos das Mega-Evoluções e dos Dynamax. Temos mais talvez mais uma ou até duas centenas de modelos adicionais.
Nem falando naqueles que têm diferentes padrões (Spinda, Vivillon, Arbok, etc) e ainda os shinies.
Por isso só não temos um Pokémon maior e mais ambicioso porque não permitem. E porque 3 anos na produção de algo para a consola, não é a mesma coisa que 3 anos para para um GameBoy ou para uma portátil de baixa resolução.

Não comparemos este jogos ao witcher 3, este ultimo está a anos luz de qualquer pokemon, se saiu completamente polido no lançamento? Não, mas ninguém criticava porque era um grande jogo e que não tinha metade dos problemas desde pokemon, para além de ser um jogo muito mais ambicioso que saiu em mais que uma plataforma.

Claro. Quando se trata de uma série ou de um estúdio que só jogado por uma comunidade muito pequena e restrita, é normal que o público geral não tenha expectativas nenhumas.

Agora, que não tinha metade dos problemas do Pokémon?
É certo que o Scarlet/Violet tem problemas de framerate e texturas feias como tudo. Mas independentemente disso, é um jogo que consegue ser levado até ao fim.
Já o Witcher 3 quando saiu tinha algumas quests que não davam para ser entregues, impossibilitando assim o progresso do jogo até à existência de patches que corrigissem tais problemas.

E mais recentemente, ainda do mesmo estúdio, tivemos o Cyberpunk 2077, que também independentemente de todo o dinheiro e reconhecimento que ganharam do Witcher 3 (já depois de arranjado) em todas as consolas e PC. Lançaram um jogo num estado muito pior e conseguiram esconder todos esses problemas dos jornalistas e dos jogadores até ao dia de lançamento.

Portanto, independentemente do estado actual de cada jogo, não devemos esquecer de como eles saíram. Nem usar esse estado actual e arranjadinho para comparar com outros que acabam de sair.
 
Ouvi recentemente um podcast por parte no NateDrake do ResetEra, relativamente ao problema da Gamefreak e quem realmente tem culpa. Aparentemente conseguiram uma resposta por parte de alguém dentro do assunto.

A Pokémon Company é composta por: GameFreak, Creatures Inc. e a Nintendo. O papel da Creatures Inc. é fazer os modelos de todos os Pokémons. O papel da Nintendo é publicar os jogos. E o papel da GameFreak é desenvolver os jogos Pokémon.

O que acontece é que, ao contrário do que muita gente pensa (e eu também pensava assim), não há ninguém que obriga à GameFreak produzir um determinado jogo ou uma determinada nova geração num prazo específico de tempo. A própria GameFreak é que determina quanto tempo necessitam para produzir um jogo. No caso do Pokémon Scarlet/Violet, a GameFreak determinou o tempo necessário para produzir o jogo após o lançamento do Pokémon Sword/Shield.

No entanto, depois da GameFreak dizer o tempo necessário para produzir uma nova geração, todos os outros departamentos são informados disso, e começam os preparativos para uma nova temporada de anime, novo merchandising, novas cartas Pokémon, etc..., para que tudo isso venha a ser implementado após o lançamento dos jogos que representam a nova geração. Contudo, durante o tempo de produção do jogo que representará a nova geração de Pokémon, existe um tempo de não retorno. Um período onde, independentemente da produção dos jogos estarem a decorrer bem ou não, a GameFreak não poderá adiar o lançamento dos jogos que representarão a nova geração. No podcast, o NateDrake sugere que se a GameFreak chegasse à conclusão que seria necessário adiar o lançamento de Pokémon Scarlet/Violet, teriam que chegar a essa conclusão e agir conforme ela em meados de 2021. E se eles só chegam a essa conclusão após esse ponto de não retorno, não há nada a fazer, pois isso irá interferir com todos os planos dos outros departamentos onde tudo já está em estado bem avançado e provavelmente tudo a ocorrer dentro da normalidade.

Portanto, trata-se de um problema de melhor organização por parte da GameFreak. Um melhor planeamento. Por exemplo, provavelmente a 10.ª geração de Pokémon irá ser lançada em 2025, uma vez que temos uma nova geração normalmente de 3 em 3 anos. Mesmo que a GameFreak ache que conseguem lançar a nova geração em 2025, talvez seria mais prudente lançar em 2026. Dar a eles mesmos mais tempo para potenciais constrangimentos.
 
Sabia que a GameFreak era 33% da Pokémon Company. Mas por estar dependente de mais duas partes, sempre pensei que era apenas mais uma a ter de alinhar com os prazos definidos, independentemente de dava ou não tempo para fazer.

Sendo então que é ela que define a estimativa de produção e que o resto tem de andar à volta, é estranho que em como continue a apontar para 3 anos.
Quer dizer, para os jogos de GameBoy e sucessoras, isso ainda era fazível. Agora em consolas domésticas, ou o tipo da empresa que define o prazo ainda vive no passado, ou simplesmente é estilo aqueles patrões que não têm noção de estimativas sobre o negócio que gerem, porque como nunca desempenharam a função do empregado, não sabem o que funciona ou deixa de funcionar, porque contam sempre com o ovo no cu da galinha.
Se já acho que 3 anos é muito pouco para um jogo de consola e ainda para mais com a dimensão de uma série como o Pokémon. Mais ridículo acho que metade disso seja o ponto sem retorno.

Apesar da Nintendo só ter a função de publicar, acho que mais valia ser ela a também gerir/definir os prazos.
Até porque apesar de só ser dona de 33% da marca, o Pokémon é aos olhos de muitos tão sua como um Mario, um Zelda, um Metroid, etc. E quando os jogos não são tão bons como deviam, acaba por ser a principal visada.
Ainda para mais porque a Nintendo permite que os Zeldas levem bastante tempo e tenham vários adiamentos, e quando foi com o Metroid 4 que após 2 anos de o terem anunciado, viram que o trabalho que receberam não estava em condições, eles não tiveram nenhum problema em vir a público e confrontar os jogadores, pedindo-lhes desculpas e dizer que iam refazer o jogo do zero.
 
Só que, ao contrário de Pokémon, a Nintendo pode-se dar ao luxo de adiar um lançamento de um Metroid Prime 4 ou do Legend of Zelda Tears of the Kingdom (entre tantos outros) porque são jogos que não têm anime, não têm cartas, não têm peluches e bonecos e roupas etc.. a acompanhar os seus respetivos lançamentos. Daí a GameFreak ter toda a liberdade para definirem o prazo que eles acham necessário para a produção de uma nova geração. Pois assim eles é que se responsabilizam.

Obviamente que a Nintendo pode dar conselhos aos responsáveis do planeamento na GameFreak, para terem melhor organização nesse aspeto. Mas também acho que a GameFreak devia aprender com os seus próprios erros nesse sentido.
 
Concordo.

O problema é que do outro lado temos o facto de que independentemente como o jogo saiu, só nos primeiros 2 dias vendeu 10 milhões.

Que lição é que a GameFreak vai tirar com o Scarlet/Violet?
 
Última edição:
Já viram que o livro ja nao esta em cima de mesa no main menu, depois de termos lutado contra o AI Turo? Muito fixe

Oh btw, Turo alto xitolho... 6 Master Balls!!!!!

Bem, organizar as boxes nestes jogos são uma dor de cabeça...
 
Última edição pelo moderador:
Todos eles são bons mas no competitivo os mais usados neste momento é o Meowscarada e o Skeliderge. Ambos por diferentes razões.

Um é um sweeper e o outro bulky. Se bem que tenho tido mais sucesso com o Skeliderge. (e também prefiro mil vezes mais o design do que o horrível da Meowscarada).
 
Já alguém conseguiu o Cinderace?

Matei-o e apanhei-o agora, após 3 ou 4 tentativas. Dei solo, usei uma build de Slowbro.

Achei este raid bem mais dificil do que o Charizard, o coelho sabe dar porrada kek
 
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