Porque o Windows?

porque dizes isso ? (não tou a flamar)

[Eu vou só falar da minha experiência,e não vou flamar,pois uso os dois SOs e cada um tem o valor que tem].
Por exemplo assim que te habituas ao funcionamento/filosofia do linux,vês que quando o assunto é ter um sistema pronto a trabalhar,"funcionável" a 100%,percebes que no linux tens tudo o essencial ou já instalado,ou á distância de um click.
Por exemplo,eu instalo o ubuntu:
logo a funcionar tenho um gravador de isos,cds,dvds,uma office suite,e o que te falta numa lista de repositórios,geralmente actualizada,ou seja á distãncia de um click.
Em não mais de 15min tens um SO pronto e fiável para uma temporada.

Instalo o vista:
*1º nem me atrevo a ligar a net,sem antes ter um bom antivirus e uma boa firewall (logo ai,implica trabalho de andar a pesquisar e sacar de páginas previamente)
*2º caso tenhas necessidade de gravar um cd,dvd não te safas "com jeito" (eu sei que o windows tem aquela especie de compilador de cds,mas isso para mim é insuficiente) sem sacar uma aplicação para esse propósito.
*3º Drivers das coisas,das duas uma,ou sabes os fabricantes do teu hardware ou ficas restrito ao windows update (isto no vista,no xp tenho ideia de que não fazia isso).
*4º Precisas de trabalhar,tens de ter uma office suite também previamente sacada para te pores a trabalhar.

Com isto,já perdeste no minimo 1hora...
Depois dos 2 SO's instalados e supondo que tens o mesmo grau de habituação nos dois,acho que são os 2 ela por ela...
 
Instalo o vista:
*1º nem me atrevo a ligar a net,sem antes ter um bom antivirus e uma boa firewall (logo ai,implica trabalho de andar a pesquisar e sacar de páginas previamente)
*2º caso tenhas necessidade de gravar um cd,dvd não te safas "com jeito" (eu sei que o windows tem aquela especie de compilador de cds,mas isso para mim é insuficiente) sem sacar uma aplicação para esse propósito.
*3º Drivers das coisas,das duas uma,ou sabes os fabricantes do teu hardware ou ficas restrito ao windows update (isto no vista,no xp tenho ideia de que não fazia isso).
*4º Precisas de trabalhar,tens de ter uma office suite também previamente sacada para te pores a trabalhar.

Sabes que se a Microsoft comete a loucura de incluir todo o software necessário para a utilização que vamos dar (assim como acontece com o Ubuntu) a empresa vai enfrentar dezenas ou centenas de processos em tribunal precisamente porque esses "fabricantes" de software vão ver o seu negócio ir pelo cano abaixo. Aliás, havia aquela questão entre o Media Player e o Real Player (entre outros).

Ubuntu é fixe e adorei precisamente ter aquilo tudo disponível mas.... não me consegui adaptar.
 
Com esta estavas a gozar não estavas?
Ve-se claramente que desconheces o vista. Essa foi o chamado ponto de pescada. :-D
Primeiro de tudo, nunca apanharás nenhum virus ao ligar á net por causa do uac, segundo, a firewall do windows chega e sobra, terceiro, nem é necessário antivirus.

Tenho o windows defender desligado, nao uso antivirus e só tenho a firewall do windows. O computador está assim há 1 ano e pouco e até agora não apanhou uma unica virose.

Para a próxima pensa melhor no que vais dizer. É que os tempos do xp sp1 ou inferior já acabaram à muito ;)

Same here.

Desde Setembro de 2007 sem viroses e sem anti-virus.
 
Isso do vista é tudo muito bonito mas a meu ver e um disparate completo.

Experimentei vista quando começou a aparecer e pura e simplesmente não me consegui adaptar.
A minha namorada tem vista no portatil (pq ja vinha instalado ... etc etc etc ... bla bla bla) e acho que eles tentaram simplifcar tanto as coisas que até acabaram por complicar (para aqueles users que sabem exactamente o que precisam de fazer e nao precisam de "stuff" que façam as coisas por eles).

Plus... Pelo que vi na altura, não sei qual é a vantagem de ter andado a gastar montes de €€€ num pc para ter uma performance boa, e de repente vem um SO que me come recursos até dizer chega.

Isso da segurança do defender e o resto que não faço a minima ideia do que seja é muito bom, contudo chateia-me ter que confirmar que quero fazer qualquer coisa, 2 vezes seguidas.
Isto só para fazer notar que a segurança deve partir do sistema de ficheiros, como acontece no linux.

Por outro lado, para o user que disse que no linux faz os updates todos sem ter que fazer reboot.... (como eu ja exemplifiquei num outro post).... eu tambem fiz isso. E um reboot depois (que me foi pedido pelo updater), la fiquei sem X....


Conclusao: ambos os SO's (agora falo windows / linux ) tem o seu uso e nenhum deve ser desvalorizado. Esta eterna "guerra" vai-se prolongar enquanto pudermos optar e enquanto as opinioes forem livres de serem dadas.
 
A pergunta no meu caso será : Porquê o Linux ?

Não uso o Windows no meu computador, uso-o no trabalho e em alguns clientes usando as mais variadas versões que vão desde o Windows 2000, 98, XP, 2003Server etc...
Como já devem ter percebido, como profissional na área sou obrigado os mais variados SO's e posso afirmar com isso que quanto mais conheço o Windows, mais adoro o Linux. Não tenho nenhum sentimento anti-Microsoft e sei perfeitamente os pontos fracos e fortes de muitos SO's que por aí andam não por convicções ou porque "ouvi dizer que..." mas por conhecimento de causa.

Respeito as opiniões de cada um e sei perfeitamente que para muitos o Windows é tudo aquilo que precisam tendo em conta a utilização que lhe dão mas muitos baseiam-se em "factos" que não correspondem à verdade. O que que mais defendo é a liberdade de escolha, infelizmente devido ao monopólio da Microsoft, liberdade de escolha é coisa que poucos têm principalmente na hora de comprar um novo computador.... mas adiante....

Vou enumerar alguns pontos fortes do Linux que fez com que o adoptasse como meu SO:
- Estabilidade - Não utilizo distribuições bleeding edge portanto, é pouco provavel que tenha surpresas desagradáveis.
- Segurança - Além da sua quase imunidade a virus, o controlo sobre o SO é total ! Experimentem no Windows atribuir cotas a periféricos, a discos, limitar as contas, limitar a internet, impedir a instalação ou desistalação de programas, impedir a visualização de pastas e ficheiros etc... Faço isso facilmente no Linux e não é necessário ser um "crãneo" da informática !
- Privacidade - As minhas pastas são privadas e o seu conteudo também o é e posso seleccionar quem pode ou não ver determinados ficheiros e se podem ou não editá-los etc... ! Com o Windows é impossível ! Isso é mais precioso do que muitos possam pensar....
- Facilidade de utilização - O Windows é user friendly ? Por favor ! Isso é uma frase feita ! Lá por se estar habituado a fazer uma determinada coisa de uma determinada maneira não quer dizer que seja a melhor... O Linux nesse aspecto é aquilo que nós quisermos devido ao seu total poder de configuração dos Windows Managers coisa impensável quer no Windows quer no Mac ou noutro SO qualquer ....
- Eficiência - O Linux faz mais por menos. Esse é um facto inegável e que para mim é um factor determinante. Além disso não ocupa 10 ou 20Gb, ocupa menos de 1Gb e em alguns casos poderá nem sequer chegar a 100Mb e se formos para versões modulares destinadas a pequenas coisas, estamos a falar em meia-dúzia de megas ou menos....
A rapidez de instalação ( 5 minutos no meu caso ) com o pormenor de estar tudo a funcionar a 100% com os respectivos drivers e mais umas largas dezenas de software instalado é uma pequena amostra do que é capaz de fazer. Além disso, fazer um boot em 50 segundos tendo em conta que nesse tempo está contabilizado o boot do harware, selecção do Linux no Grub, o login e password.

Como "em casa de ferreiro espeto de pau", tenho um PIV a 2,6GHz, 1Gb DDR1, P.gráfica Gforce2 ... portanto, nada de especial. Acrescento ainda que apesar de não ser fã do compiz fusion, já que isso é bonitinho mas na prática pouco serve, o meu computador corre isso muito bem. Faria isso com o Vista ??? Eu acho que não....
---------------------------------------------------------------------------------------------

Concordo a 100% com o que skinnie disse. A responsabildiade da compatibilidade do hardware é de exclusiva responsabilidade dos fabricantes e mesmo nesse caso, o Linux e a sua comunidade já fez muito mais nesse campo do que a Microsoft alguma vez fez ou fará.
 
Estabilidade - Não me queixo.
Segurança - Não me queixo.
Privacidade - Não me queixo.
Facilidade de utilização - Não me queixo.
Eficiência - Também não me queixo. E sinceramente qual o interesse se faz boot em 30 segundos ou em 50, concordaria se falassemos de 30 ou 50 minutos, mas não é esse o caso.


Muitas vezes o problema está entre o teclado e a cadeira, como muitos miudos que instalam xp num celeron, chamam a aquilo de "servidor", instalam joguinhos, barrinhas do IE, tudo o que é porcarias e tal, no fim queixam-se de estabilidade... :rolleyes:
 
Isso do Windows que é só Virus acho uma estupidez, devia ser 'é o mais fácil de apanhar'.

Porque só se apanha em sites 'estranhos'. Nunca tive um Anti-virus na vida (só um mês de trial do Norton, que vinha com o PC, que não fazia nada) nunca apanhei um Vírus! E já andei em sites 'estranhos'.


Uso Windows porque já o paguei, só há 4 (praticamente iguais) Linux a milhentos. Não ganho nada em aprender Linux, pois ninguém o usa. Tudo corre lá sem problemas. Tem um boa aspecto e é fácil de trabalhar.
 
Mas precisas de fazer restart ao X e acaba por ser o mesmo porque a tua sessão é encerrada assim como todos os programas em que estavas a trabalhar. Só ganhas uns 30 segundos em relaçao ao windows.
Só preciso de fazer restart ao X quando faço update ao X. Além do restart ser um processo imediato (medido em milisegundos), muitas das minhas aplicações continuam a correr (screen - mais uma coisa que faço em Linux e não faço em Windows).

Mas seja como for, só queria desmentir a frase feita do VioletFluid.
 
[Eu vou só falar da minha experiência,e não vou flamar,pois uso os dois SOs e cada um tem o valor que tem].
Por exemplo assim que te habituas ao funcionamento/filosofia do linux,vês que quando o assunto é ter um sistema pronto a trabalhar,"funcionável" a 100%,percebes que no linux tens tudo o essencial ou já instalado,ou á distância de um click.
Por exemplo,eu instalo o ubuntu:
logo a funcionar tenho um gravador de isos,cds,dvds,uma office suite,e o que te falta numa lista de repositórios,geralmente actualizada,ou seja á distãncia de um click.
Em não mais de 15min tens um SO pronto e fiável para uma temporada.

Instalo o vista:
*1º nem me atrevo a ligar a net,sem antes ter um bom antivirus e uma boa firewall (logo ai,implica trabalho de andar a pesquisar e sacar de páginas previamente)
*2º caso tenhas necessidade de gravar um cd,dvd não te safas "com jeito" (eu sei que o windows tem aquela especie de compilador de cds,mas isso para mim é insuficiente) sem sacar uma aplicação para esse propósito.
*3º Drivers das coisas,das duas uma,ou sabes os fabricantes do teu hardware ou ficas restrito ao windows update (isto no vista,no xp tenho ideia de que não fazia isso).
*4º Precisas de trabalhar,tens de ter uma office suite também previamente sacada para te pores a trabalhar.

Com isto,já perdeste no minimo 1hora...
Depois dos 2 SO's instalados e supondo que tens o mesmo grau de habituação nos dois,acho que são os 2 ela por ela...

LOL, recentemente adquiri um portátil novo (Macbook), instalei o Windows (porque preciso de usar o Visual Studio) e ainda nem me dei ao trabalho de instalar AV. Quanto à firewall, a do Vista chega a sobra. Bom senso chega e sobra para proteger o computador.
 
- Privacidade - As minhas pastas são privadas e o seu conteudo também o é e posso seleccionar quem pode ou não ver determinados ficheiros e se podem ou não editá-los etc... ! Com o Windows é impossível ! Isso é mais precioso do que muitos possam pensar....
- Facilidade de utilização - O Windows é user friendly ? Por favor ! Isso é uma frase feita ! Lá por se estar habituado a fazer uma determinada coisa de uma determinada maneira não quer dizer que seja a melhor... O Linux nesse aspecto é aquilo que nós quisermos devido ao seu total poder de configuração dos Windows Managers coisa impensável quer no Windows quer no Mac ou noutro SO qualquer ....

Só dois comentários, no Windows podes também seleccionar quem pode ver ou não certas pastas ou ficheiros, podes não saber como, agora dizer que é impossível...

Quanto à facilidade de utilização, já tentei usar Linux e por exemplo, para instalar um programa qualquer tinha que verificar milhentas coisas e em alguns até compilar código, no Windows faço dois cliques e já está.
 
Quanto à facilidade de utilização, já tentei usar Linux e por exemplo, para instalar um programa qualquer tinha que verificar milhentas coisas e em alguns até compilar código, no Windows faço dois cliques e já está.

Um clique é para abrir o browser e o outro é para carregar no botão de download no site do produto? Ainda te faltam mais dois cliques para executar o executável (passe a redundância), e ainda ter que navegar para ir à página, descobrir onde param os downloads, ver se não se trata de spyware/virus, e por aí fora.

Desculpem-me, mas enquanto estava a fazer este post, instalei o teeworlds apenas com um comando. Daí que não perceba esta do "facilidade de utilização".
 
Um clique é para abrir o browser e o outro é para carregar no botão de download no site do produto? Ainda te faltam mais dois cliques para executar o executável (passe a redundância), e ainda ter que navegar para ir à página, descobrir onde param os downloads, ver se não se trata de spyware/virus, e por aí fora.

Desculpem-me, mas enquanto estava a fazer este post, instalei o teeworlds apenas com um comando. Daí que não perceba esta do "facilidade de utilização".

Experimental lá instalar o xMaxima (penso que era este que era bastante complicado) com 1 comando. Isso depende do software que vamos instalar. Mas já agora, para descobrir onde param os downloads? Tipo, fazer download, clicar em abrir no próprio browser de internet, tal como em Mac OS X e em Linux..ou então ir a User/Downloads, que é o directório por default dos downloads no Windows..não me parece que seja assim tão dificil. Ah, e em relação aos virus, é só saber o que se faz download...
 
Experimental lá instalar o xMaxima (penso que era este que era bastante complicado) com 1 comando.

http://packages.debian.org/sid/xmaxima
http://packages.ubuntu.com/xmaxima

Em Arch, não existe o xmaxima nos repos, mas sim o wxmaxima. Também serve, penso eu de que.

Código:
# esquiso pacman -S wxmaxima
resolving dependencies...
looking for inter-conflicts...

Targets (6): libsigsegv-2.4-1 [0.01 MB]  clisp-2.46-1 [7.18 MB]  librep-0.17.1-2 [0.55 MB]  
             maxima-5.16.3-2 [10.69 MB]  wxgtk-2.8.9-1 [6.12 MB]  wxmaxima-0.7.6-1 [0.56 MB]  

Total Download Size:    25.10 MB
Total Installed Size:   86.14 MB

Isso depende do software que vamos instalar.

Verdade. Mas eu -juro- que não me lembro quando foi a ultima vez que compilei um programa pelo configure, make e make install.

Mas já agora, para descobrir onde param os downloads? Tipo, fazer download, clicar em abrir no próprio browser de internet, tal como em Mac OS X e em Linux..ou então ir a User/Downloads, que é o directório por default dos downloads no Windows..não me parece que seja assim tão dificil.

"Descobrir onde param os downloads" era mais para descobrir qual é a página do software e ainda descobrir exactamente onde é que para a secção de downloads. Mas admito que tenha ficado um pouco confuso. :)

Ah, e em relação aos virus, é só saber o que se faz download...

Precisamente. Como é que sabes?
Eu sei que não têm virus porque estão nos repositórios oficiais.
 
Sei porque não faço downloads duvidos, lol. É mais nessa base. O que é certo é que não me lembro de ter problemas com virus.

O wxmaxima faz quase a mesma coisa que o xmaxima, embora seja um bocadinho diferente.
 
Quem joga, como eu, só pode mesmo escolher o Windows. Em Linux os jogos Windows só dão com emulador e nem sempre dãoe quando dão nem sempre é nas condições ideais.
Agora quem só trabalha pode optar por Linux mas se já estiver muito habituado ao Windows vai sentir diferenças até porque em Linux fazer duplo clique para instalar um programa não dá! É diferente do Windows.
 
O que é que uma pessoa precisa de procurar na net para instalar?

Antivirus? tem as páginas oficiais.

Firewall? idem.

Anti-spyware? idem.

Ah pronto... os programas pagos. Aí a culpa é do utilizador e não do SO. Mais, havendo alternativas free ou open-source que servem perfeitamente a opção é um pouco discutível.

Ou seja, e como disse um hacker qualquer, só um burro é que cai em certas situações!

Mesmo assim, no Linux, digam o que disserem, ainda falta qualquer coisa. Ou melhor, se calhar não é culpa do Linux mas sim a falta de apoio por parte dos desenvolvedores de software, mas aí, pronto, Windows tem vantagem.

PS: para mim, que sou um ignorante em Linux, era mais trabalhoso descobrir como instalar uma coisa qualquer que "ir à net e procurar onde está o download e ai Jesus que trabalheira". E quem diz eu diz outro gajo que quer começar a usar o SO.
 
Última edição:
Um clique é para abrir o browser e o outro é para carregar no botão de download no site do produto? Ainda te faltam mais dois cliques para executar o executável (passe a redundância), e ainda ter que navegar para ir à página, descobrir onde param os downloads, ver se não se trata de spyware/virus, e por aí fora.

Desculpem-me, mas enquanto estava a fazer este post, instalei o teeworlds apenas com um comando. Daí que não perceba esta do "facilidade de utilização".

E tu também não tens que abrir o browser? também não fazes download? E se fizermos download dos sites oficiais também não precisamos de verificar spyware/virus, e mesmo que fosse, o antivírus faz isso de forma transparente sem intervenção do utilizador.

E já agora diz lá qual foi o comando que fizeste para instalar o teeworlds... Não tiveste que abrir nada onde inserir o comando?
 
Estabilidade - Não me queixo.
Segurança - Não me queixo.
Privacidade - Não me queixo.
Facilidade de utilização - Não me queixo.
Eficiência - Também não me queixo. E sinceramente qual o interesse se faz boot em 30 segundos ou em 50, concordaria se falassemos de 30 ou 50 minutos, mas não é esse o caso.


Muitas vezes o problema está entre o teclado e a cadeira, como muitos miudos que instalam xp num celeron, chamam a aquilo de "servidor", instalam joguinhos, barrinhas do IE, tudo o que é porcarias e tal, no fim queixam-se de estabilidade... :rolleyes:
Como disse, o Windows poderá ser a opção certa para muitos, para mim não é.
Muitos acham-se "seguros" no Windows até ao momento que eu apanho trojans, keyloggers, etc... Reparem que nem toda a gente percebe de computadores e a ignorância é o principal inimigo. Para a maior parte das pessoas o computador é apenas uma máquina de escrever cara, e para essas o Windows não é a escolha correcta como SO!
Em relação à eficiência, reparem que mexe também com a frequência em que nós fazemos upgrade ao nosso hardware. O Vista é o principal exemplo de como não se fazer um SO ! Muitas das máquinas vendidas com o simbolo "Vista ready" ( ou qualquer treta do género ) dificilmente o corre. Em relação à minha pessoa, tenho outras prioridades onde investir o dinheiro que não sejam upgrades de hardware com uma frequência perfeitamente ridícula e para mim é importante ligar um computador e ter em menos de um minuto a possibilidade de estar a trabalhar para além de evitar os constantes reboots das actualizações e quando instalo software ....


Quanto à instalação de programas no Linux, ao contrário do que tenho lido por aqui, não poderá ser mais básico sendo tão básico que qualquer analfabeto informático o conseguiria fazer através do Adept ou Synaptic.

Uma coisa é certa, num futuro muito próximo a quota de mercado será mais repartida onde o MacOS e o Linux terão um papel determinante. Em relação ao Linux, está a crescer exponencialmente principalmente em países emergentes e nos países africanos, não será apenas uma questão de custos mas está relacinado um pouco com tudo o que mencionei. Além disso, a Microsoft tende a "esquecer-se" frequentemente dos formatos standard que como sabemos, é importantíssimo e felizmente, à governos que começam a "abrir a pestana".
 
Back
Topo