Porquê Starcraft?

Tavam aí a dizer que não havia grande micro-gestão: procurem por aí vídeos de koreanos então, para verem o que é "micrar". Até para atrasar o adversário...
 
pois é, bem me lembro na expansão, a introdução do medic, lurker e dark templar alterou completamente a maneira de como se jogava, as tacticas etc etc

O Dark Templar obriga a muito mais cuidado no posicionamento de detectors na base.
Entre 40 a 50 de dano por ataque, com cloak permanente... Mais o bónus de se fundir e formar o Dark Archon (o mind control dá jeito...:p)

Em suma, isto é um jogo com 3 raças muito diferentes, e ao mesmo tempo muito balanceadas.

Zerg (quantity over quality)
Protoss (quality over quantity)
Terran (é a mais equilibrada - tem unidades baratas (Marine) e caras (Battlecruiser))
 
Talvez uma das minhas questões com o hype do Starcraft é que não tenho grande interesse no online, sempre gostei mais de single player (válido pra todos os jogos não é só com o starcraft) e como tal, não vejo grande variedade na mecânica de jogo.

Posso não ter explorado bem o jogo, posso não ser bom jogador...mas continuo se entender o hype... das novas imagens só vi melhores gráficos, o que acho muito pouco pra tanto entusiamo...
 
Porque sim, respondendo à tua pergunta :D. Para quem não o jogou na altura em que o jogo saiu, é mais normal a confusão, em minha opinião. O jogo foi um verdadeiro marco na altura, tanto devido ao single-player como ao multi. Eu pessoalmente sou um apaixonado do jogo... mas na versão single-player. Em 10 anos poucas vezes joguei em multi, por vários motivos (sempre preferi o Age of Empires 2 nesse aspecto, por exemplo).

Aquilo que realmente me entusiasma é todo aquele universo... não conheço muitos jogos capazes de viciar ainda antes de os jogar, mas com o Starcraft aconteceu-me isso - o manual do jogo é só por si assim tão bom. Os personagens são imensamente carismáticos, e bastante bem desenvolvidos para um jogo de estratégia. A história tem uma qualidade raramente vista em jogos do género. Mas por outro lado, todas estas caracteristicas não são só inerentes ao Starcraft - todos os jogos da Blizzard são um pouco assim.

Depois ainda há a questão do multiplayer. O Starcrat é um jogo muito simples na essência, é verdade, mas ao mesmo tempo é incrivelmente complexo. É um jogo que foi limado e limado, até estar de tal modo optimizado que não há uma unidade que seja inutil - todos têm a sua função, tanto no inicio de um jogo como lá mais para o final. E isso poucos jogos conseguem. Além que todas as unidades são realmente diferentes das outras (até os "trabalhadores").

Por último, o hype todo em volta do jogo deve-se a outra coisa: já lá vão 10 anos desde que saiu o Starcraft. É muito tempo, pelo que é natural que haja muita gente com vontade de voltar a pegar naquele universo. O jogo pode não ter evoluido muito à primeira vista, é verdade, mas também não me parece que esteja tão preso no tempo quanto isso. De qualquer modo, a tarefa da Blizzard com este jogo é ingrata: se mudarem muito os fãs de longa data não gostam, se não mudarem o suficiente são sobretudo os novos jogadores que não gostam. Veja-se a polémica em torno do Diablo 3, por exemplo. Eu pessoalmente dou o beneficio da dúvida enquanto não lhe pegar. O que não significa que aceite tudo o que a Blizzard faça.
 
Concordo inteiramente com o que o Pallad1um disse, realmente a tarefa da Blizzard com este jogo vai ser bem ingrata porque duvido que consigam agradar aos seguidores iniciais do Starcraft.

Eu comprei o Starcraft e joguei o jogo umas cinco vezes em single player nestes 10 anos e provávelmente vou voltar faze-lo, em Multi-player tinha pelo menos 3 Nick's com mais de 3.000 jogos cada fora outros que criava para enganar o ppl, no entanto joguei uma vez a expanção 'Brood War' e acho que nem cheguei a acabar e se joguei a exp On-Line uma vez foi muito porque para mim já não tinha nada a vêr com o jogo inicial.

Starcraft e Warcraft para mim são no estilo dos melhores jogos que já se fizeram... As sequênçias de video, a Historia, o Som, o Game-Play, o modo On-line, as actualizações... etc... aqueles tipos da Blizzard não brincam em serviço.

Para mim uma coisa é certa, quando sair, compro!... Depois logo se vê.

[[]]
 
Talvez uma das minhas questões com o hype do Starcraft é que não tenho grande interesse no online, sempre gostei mais de single player (válido pra todos os jogos não é só com o starcraft) e como tal, não vejo grande variedade na mecânica de jogo.
mas o que queres mais? mais resources? sistema de batalhões? sistema de criar bases diferente?
é que isso tudo não faz sentido porque como já está já funciona perfeitamente. E não estás a ver a diferença enorme que vai fazer na mecanica de jogo, tendo unidades diferentes e modificadas em relação ao original. Como já dissemos, a expansão trouxe só uma unidade nova por raça, mas só isso conseguiu mudar o jogo e diversificar mais as tacticas possiveis e as que se tem de tomar.

O jogo em si tambem vai ter mais features. Vai ser menos linear. Daquilo que li vai ser semelhante ao star wars empire at war (entre outros) a escolha de missões.
e como já disse, outra razão de hype é continuar a historia. Bem espero que a Kerrigan (entre outras personagens) volte a aparecere
 
Última edição:
Mais variedade? Joguei Supreme commander, e morri de tédio.
Sinceramente, experimenta jogar Starcraft e Warcraft 3, verás como são muito distintos na forma de jogar.
E percebes que os jogos estão feitos para serem curtos e divertidos, e complexidade não falta.
Não entendes o hype? Pois eu explico-te, é considerado o melhor jogo RTS até agora, e tem uma população activa e competitiva em proporções que mais nenhum RTS têm ou sonha alcançar.
Basta isso para gerar muito hype, é a sequela ao grande jogo, seja ela má ou boa, mas todos desejam que seja melhor.
Ao fazerem SC2 aproveitaram para acabar com todas as estartegias conhecidas do 1 reformulando as raças, que vai dar oportunidade para se criar outra comunidade competitiva mais jovem.
 
Última edição:
Eu mal posso esperar pelo II, pois o primeiro foi sem duvida o melhor RTS q já joguei, mesmo passado 10 anos... O single player é fenomenal com um argumento e personagens marcantes...

o online nem se fala, nunca vi nda tão equilibrado.... mesmo a expansão (Brood Wars), era fantastica, parecendo mais um jogo completo q uma expansão...

Que venha o dois q eu estou ca para o jogar com certeza!! :P

cumps.
 
Não quero ser mal entendido...Adorei o Starcraft 1 e muito provavelmente vou gostar do 2, isso não está em questão e tambem concordo que não vale a pena tar a falar do que ainda não vi...

Gostei muito do primeiro, as unidades eram "fortes" em carisma e animação. Apenas achei o jogo um pouco simples e "directo". Tambem pode ser um defeito meu, é claro...deve haver jogos que adoro que voces não acham tanta piada.

A verdade é que simplesmente já não sou muito dado a hypes...já não fico muito entusiamado...já tantos jogos que tiveram grandes hypes me desiludiram (ás vezes mesmo pelas expectativas demasiado elevadas) que agora fico sempre de pé atrás...

Concordo...Vamos ver o que dá e esperemos que seja bom...
 
Porque sim, respondendo à tua pergunta :D. Para quem não o jogou na altura em que o jogo saiu, é mais normal a confusão, em minha opinião. O jogo foi um verdadeiro marco na altura, tanto devido ao single-player como ao multi. Eu pessoalmente sou um apaixonado do jogo... mas na versão single-player. Em 10 anos poucas vezes joguei em multi, por vários motivos (sempre preferi o Age of Empires 2 nesse aspecto, por exemplo).

Eu pego no que o el_scorpio disse e tb não percebo o hype. Mas acho que sei o que é. Simplesmente o online e eu nunca joguei Starcraft online.

Na altura do Starcraft sairam bastantes RTS's e inclusivé antes dele sairam pérolas marcantes como o é caso do Dune 2 (o primeiro grande RTS que joguei, tinha uma história absorvente) e o C&C Red Alert por exemplo. Mas que as suas sequelas não tiveram tanto hype como o Starcraft. E pq? Seria pq estes eram apenas Single-player? Provavelmente. E o Starcraft deve ter sido o primeiro RTS com online bem conseguido (digo eu).
 
Quem não entende o hype de Starcraft, é porque nunca jogou online.
É dos melhores, senão o melhor RTS a este nivel.

A nivel de raças, são radicalmente diferentes sem perderem o equilibrio
A nivel de tácticas praticamente não há limites. Desde o zergling rush, ao firebat stimpacked rush, drops no meio da base, sieges brutalissimos e cheios de adrenalina.

Não é um jogo em que uma unidade chama-se soldado e na outra raça há a mesma unidade com outro nome e stats exactamente iguais.
 
esse WoS não era mau =p
10 primeiras que?

Missões.
É quase sempre: iniciar base do 0, ser atacado, ir partir as superbases megamente avançadas dos outros. Neste tipo de jogo sempre achei as bases AI desproporcionais. Há mapas onde mais de 3/4 estão ocupados pelo inimigo e eu tenho um espacinho para criar uma base e defender-me dos constantes ataques.
 
para a altura que foi feito, o single player está bem bom, mas sim o single player, para mim claro, também acho um bocado monótono, mas também depois do online é normal achar monotono o singleplayer, mas se estiveres atento ao lore do singleplayer fica menos monotono, claro que pensar que e so chegar la e matar o outro e pronto não é bem assim

starcraft é simplesmente o RTS mais bem conseguido, como já foi referido, raças completamente diferentes mas completamente equilibradas, não existe uma raça que domine, isto é um jogo de pura skill e não de usar a melhor raça, os match up's são puramente incriveis, não existe uma táctica padrão, tipo um TvZ tanto se pode ir mass marine, como ir metal, como ir wraith rush etc etc todas as unidades são uteis

básicamente este foi o melhor RTS que joguei, prendeume durante 7 anos este jogo
 
Para além do grande sucesso em MP, o SP era excelente e a história muito cativante.

Só não gostei de uma coisa na expansão, que foi a nova unidade que apareceu para os Protoss, o Dark Archon, que podia fazer mind control às unidades adversárias. Várias foram as vezes em que o jogo se desequilibrou porque conseguia fazer mind control a um SCV ou um Drone.
 
Back
Topo