Portáteis Clevo (Dúvidas|Contribuições|Opiniões|Novidades)

Boas, eu adquiri um MSI GT62VR 7RE por 1700€ em vez do P650 pela razão do preço e de vir com HDD e SSD coisa que no P650 com as mesmas specs mas sem discos ainda conseguia ser mais caro +/-50€.

Tem uma 1070 e um 7700HQ, ok, o processador é de portatil e não é um K, mas até agora não tive throtle em nenhum jogo e todos que testei até agora dão todos ao maximo com gsync ligado e sempre colados nos 60fps (bf1, far cry primal com texturas hd, bf4, e mais alguns)
 
Se usasses o cupão de desconto, exactamente com as mesmas características e componentes ficava apenas 20€ mais caro e tinha 3 anos de garantia.
 
Boas, eu adquiri um MSI GT62VR 7RE por 1700€ em vez do P650 pela razão do preço e de vir com HDD e SSD coisa que no P650 com as mesmas specs mas sem discos ainda conseguia ser mais caro +/-50€.

Tem uma 1070 e um 7700HQ, ok, o processador é de portatil e não é um K, mas até agora não tive throtle em nenhum jogo e todos que testei até agora dão todos ao maximo com gsync ligado e sempre colados nos 60fps (bf1, far cry primal com texturas hd, bf4, e mais alguns)

Eu não estava a dizer que o MSI fazia throttle, mas sim que é raro um portátil com CPU desktop não fazer throttle. O P775 simplesmente está uns níveis acima do MSI e do P650.

De qualquer maneira o P650 também tem motivos para ser mais caro que o MSI:
O MSI suporta 1x M.2 SSD enquanto o P6 suporta dois.
O MSI suporta 1x HDD 2.5" SATA o P6 suporta dois.
O MSI tem 1x Type-C USB3.1 Gen2 o P6 tem 2x
O MSI tem uma Display port e uma HDMI enquanto o P6 tem duas display port + HDMI
O P6 tem uma DAC SABRE HiFi
O P6 é mais leve e mais fino
O P6 tem fingerprint
O P6 tem o hardware necessário para levar modulos 3G/4G (incluindo leitor cartão SIM)
A unica coisa que realmente gostava mais nos MSI do que nos P6 era o teclado, felizmente os teclados novos dos P6 (os RGB) estão muito bons, até agora é o meu teclado favorito da CLEVO.
 
Sim claro, mas será que essas conexões a mais cobrem a diferença de preço e do hdd e ssd a mais?

Quantas pessoas vão usar essas conexões a mais?

Quanto ao som, o deste MSI é muito bom, melhor que o Clevo W355SQ que eu tinha.

Já agora eu antes de comprar ia para o P650 pq eu tinha um clevo já, um W355SQ.

Os dois HDD de 2.5 é uma ilusão e foi isso que me fez ir para o MSI, pq os discos que eu tinha no w355 era um ssd e um hdd, e não podia ter os dois ligados ao mesmo tempo pq o hdd é meio milímetro mais largo que o ssd, e o P650 só suporta dos discos de 2.5 se forem os dois de 7mm de largura, se um deles for de 7.5mm já não cabe...

Por isso como o portátil já era caro, não ia gastar mais dinheiro noutro disco, então fui para o MSI que nem precisei de meter nada... E os discos foram com o w355 para a minha namorada...
 
Sim claro, mas será que essas conexões a mais cobrem a diferença de preço e o hdd e ssd?

Já agora eu antes de comprar ia para o P650 pq eu tinha um clevo já, um W355SQ.

Os dois HDD de 2.5 é uma ilusão e foi isso que me fez ir para o MSI, pq os discos que eu tinha no w355 era um ssd e um hdd, e não podia ter os dois ligados ao mesmo tempo pq o hdd é meio milímetro mais largo que o ssd, e o P650 só suporta dos discos de 2.5 se forem os dois de 7mm de largura, se um deles for de 7.5mm já não cabe...

Por isso como o portátil já era caro, não ia gastar mais dinheiro noutro disco, então fui para o MSI que nem precisei de meter nada... E os discos foram com o w355 para a minha namorada...
Humm os discos vão até 2TB na medida correcta. Já nem vendo nenhum disco que não seja desses mais finos. Podes meter dois na boa.
 
Calma lol... Ele percebe disto, se ele disse aquilo, deve saber que existe alguns...

Ou então, estava simplesmente na brincadeira (a meter-se contigo, vá), não insultes o homem, nem a loja dele, isso é baixo x)
 
LOL, pergunto o mesmo que o @rainlight porque?

Então querer um disco HDD rápido num portátil é assim tão descabido?

Só por ter um SSD o HDD já pode ser um lixo? O espaço não é tudo...
Se tens uma loja e fazes afirmações destas, pah desculpa lá mas não vou a tua loja pedir conselhos :P

hahaha

Então é mais rápido porquê? Por ser 7200RPM ?
Discos, especialmente versões mais antigas de 7200rpm só têm desvantagens em portáteis, fazem mais barulho e produzem mais calor.
A rotação não é tudo... Para além dos dois factores mencionados (barulho e temperatura) temos ainda que olhar para o cache dos discos que em certas operações acaba por ser o mais importante (dependendo do tamanho dos ficheiros) e também olhar para a densidade!!!

Vamos ver por exemplo o BarraCuda 1TB 128MB Cache, podes por dois destes no P6, alias, esqueci-me de referir que o P6 tem controladora RAID, podes fazer RAID de dois HDDs ou SSDs, mais uma coisa que o MSI não faz.

Ora bem, alguém já parou para ver a performance do BarraCuda 1TB 128MB Cache ?

WD Black 750GB - WD7500BPKT:
Average Values

Seq Read 102 MB/s
Seq Write 97.1 MB/s
Seq Mixed 89.6 MB/s

4K Read 0.53 MB/s
4K Write 1.67 MB/s
4K Mixed 0.22 MB/s

Barracuda - ST1000LM048:
Average Values

Seq Read 108 MB/s
Seq Write 104 MB/s
Seq Mixed 67.7 MB/s

4K Read 1.05 MB/s
4K Write 2.83 MB/s
4K Mixed 0.29 MB/s

Isso é a media dos benchmarks do site http://hdd.userbenchmark.com/

Tendo em conta que no Barracuda ainda ganhas mais cache, mais silencio e menos calor, não há muito mais para dizer! Mesmo que o WD Black fosse um pouco mais rapido eu preferia o Barrucada :P

O porquê de discos modernos de 5400 começarem a aparecer com melhor performance do que os de 7200? Simples são modelos mais modernos, com maior densidade e têm mais cache!

EDIT: esqueci-me de dizer que esse barracuda existe em 500GB / 1TB e 2TB

EDIT2:
esqueci-me de dizer que um P650 com um SSD NVME para OS, um SSD M.2 para cache e uma RAID0 de dois Barracudas desses é uma máquina de sonho para malta de edição de video e outras areas onde o armazenamento pode ser muito relevante!
 
Última edição:
Tas a levar isto muito a sério, ninguém disse que hoje em dia o WD ainda era o melhor, mas a 3 ou 4 anos quando o comprei era uma máquina... Não sei de quando é esse barracuda, mas com certeza deve ser recente... Tas a comparar um Focos RS MK1 com um Focos RS MK3, salvo o erro... devias comparar com discos que existiam na altura do WD Black...
 
Ó @JohnKeeL, P650 com disco NVME + M2 Sata acho que não te safas, se não me engano ou tens 2 sata, ou apenas 1 pci-e e a outra porta m2 chapéu... :P
Humm existe essa teoria, a realidade é que meto um NVME e um SATA e eles funcionam bem. Acho que já na geração passada funcionava.
Alias tenho aqui um na mesa a funcionar EXACTAMENTE assim, se quiseres ver.

Tas a levar isto muito a sério, ninguém disse que hoje em dia o WD ainda era o melhor, mas a 3 ou 4 anos quando o comprei era uma máquina... Não sei de quando é esse barracuda, mas com certeza deve ser recente... Tas a comparar um Focos RS MK1 com um Focos RS MK3, salvo o erro... devias comparar com discos que existiam na altura do WD Black...
Eu não estou a levar nada a sério :P estou só a explicar porque é que actualmente podes colocar dois HDDs de 2.5" num P650 e ter uma boa performance, ou melhor, estou a explicar o porquê de fazer sentido teres dois slots para discos de 2.5" e como isso pode ser uma vantagem na hora de escolher o modelo do portátil a comprar:
Um SSD + 1 HDD 2.5"
Dois SSDs de 2.5" (podes fazer RAID)
Dois HDDs de 2.5" (podes fazer RAID)
e ainda te sobra as portas M.2
 
Só se for pelo modelo do disco, tive um de um colega que comprou um P650RP6-G com um disco SSD M.2 Sata (crucial de 275GB) e quis colocar um Samsung PM951 e não funcionou, só detetava o PM961.
 
Só se for pelo modelo do disco, tive um de um colega que comprou um P650RP6-G com um disco SSD M.2 Sata (crucial de 275GB) e quis colocar um Samsung PM951 e não funcionou, só detetava o PM961.

Crucial MX300 525GB + Samsung SM961 256GB, uma combinação muito semelhante à do teu colega:
http://i.imgur.com/jNejecg.jpg

A realidade é que nunca consegui encontrar um caso onde isso acontece. E já testei várias combinações de discos.
 
Fogo! Será versão da BIOS? Nunca reconhece o nvme se colocar o sata (ou o contrário, já não me recordo). É que o próprio site da Clevo para isso sugere por isso desisti :(
 
Fogo! Será versão da BIOS? Nunca reconhece o nvme se colocar o sata (ou o contrário, já não me recordo). É que o próprio site da Clevo para isso sugere por isso desisti :(

Apesar de usarmos a nossa versão da BIOS com bastantes modificações não fizemos nenhuma alteração nesse sentido. Nem encontro nada nos menus (activos ou escondidos) que tenham algo do genero.
Desde que me lembro que simplesmente dá, na actual geração na geração dos serie 6 e até nos RE.
 
hahaha

Então é mais rápido porquê? Por ser 7200RPM ?
Discos, especialmente versões mais antigas de 7200rpm só têm desvantagens em portáteis, fazem mais barulho e produzem mais calor.
A rotação não é tudo... Para além dos dois factores mencionados (barulho e temperatura) temos ainda que olhar para o cache dos discos que em certas operações acaba por ser o mais importante (dependendo do tamanho dos ficheiros) e também olhar para a densidade!!!

Vamos ver por exemplo o BarraCuda 1TB 128MB Cache, podes por dois destes no P6, alias, esqueci-me de referir que o P6 tem controladora RAID, podes fazer RAID de dois HDDs ou SSDs, mais uma coisa que o MSI não faz.

Ora bem, alguém já parou para ver a performance do BarraCuda 1TB 128MB Cache ?

WD Black 750GB - WD7500BPKT:
Average Values

Seq Read 102 MB/s
Seq Write 97.1 MB/s
Seq Mixed 89.6 MB/s

4K Read 0.53 MB/s
4K Write 1.67 MB/s
4K Mixed 0.22 MB/s

Barracuda - ST1000LM048:
Average Values

Seq Read 108 MB/s
Seq Write 104 MB/s
Seq Mixed 67.7 MB/s

4K Read 1.05 MB/s
4K Write 2.83 MB/s
4K Mixed 0.29 MB/s

Isso é a media dos benchmarks do site http://hdd.userbenchmark.com/

Tendo em conta que no Barracuda ainda ganhas mais cache, mais silencio e menos calor, não há muito mais para dizer! Mesmo que o WD Black fosse um pouco mais rapido eu preferia o Barrucada :P

O porquê de discos modernos de 5400 começarem a aparecer com melhor performance do que os de 7200? Simples são modelos mais modernos, com maior densidade e têm mais cache!

EDIT: esqueci-me de dizer que esse barracuda existe em 500GB / 1TB e 2TB

EDIT2:
esqueci-me de dizer que um P650 com um SSD NVME para OS, um SSD M.2 para cache e uma RAID0 de dois Barracudas desses é uma máquina de sonho para malta de edição de video e outras areas onde o armazenamento pode ser muito relevante!

Obrigado pela explicação, mas esqueceste-te de dizer uma coisa muito importante: Preço... (ou então sou cego e não vi dizeres nada do preço dos discos barracuda :D) Discos assim devem ser muito mais caros...

E onde é que se encontram esses discos barracuda? Não encontro nenhum em nenhum lado, presumo também que sejam de 5400RPM's os tais barracuda, certo ?

102MB/s para 108MB/s a diferença não me parece ser muito significativa... Nota-se em tempo real ou nem por isso ?

Já agora, para que serve o cache de um componente? Disco, CPU, e isso, deve ser tudo o mesmo, ou é diferente dependendo do componente (faz mais sentido assim mas pronto :D)

Obrigado mais uma vez pela explicação, é que sendo assim, quando for comprar o meu portátil, escuso de comprar um WD Blue ranhoso de 5400RPM's por exemplo lol... - Era isso que me chateava no N850HK, assim pode ser que tenha sorte :D - (Desculpa lá o trabalhão que vais ter a responder devido a tantas perguntas, mas não fazia ideia da existência destes discos, e gosto de aprender estas coisas :D)

E peço desculpa ao @Shadowk1ller , pareceu-me mesmo que estavas a insultar... Se fosse eu, levava a mal, obrigado pelo esclarecimento :p. Ah, e já agora, é Ford Focus e não Ford Focos - Peço desculpa, não consegui resistir XD

Cumprimentos
 
Back
Topo