Portáteis Clevo (Dúvidas|Contribuições|Opiniões|Novidades)

Han? Tu és membro desde 2008 e não és power member? o.O
Sigo/ participo em vários fóruns. Sempre achei complicado manter presença efectiva em todos.

E... tem havido temas com mais impacto/ interesse ao longo dos anos.

Cá tenho estado mais como observador.

Mas agora que falas nisso... se calhar é meio vergonhoso não ser power member! :-)
 
boa tarde a todos,
Vi a tempo que a clevo tinha workstarions com graficas nvidia quadro, mas agora ja nao consigo encontrar nos 2 sites de distribuidores ***** e clevoc..
Será que a clevo deixou de os fabricar ou estão coutro site?

Obrigado
 
boa tarde a todos,
Vi a tempo que a clevo tinha workstarions com graficas nvidia quadro, mas agora ja nao consigo encontrar nos 2 sites de distribuidores ***** e clevoc..
Será que a clevo deixou de os fabricar ou estão coutro site?

Obrigado

Neste momento não há nada disponível mas presumo que mais tarde ou mais cedo deve começar a aparecer as P3000, P4000 ou até a P5000.
Da parte da CLEVO até ao fim do ano não deve haver nada, por isso na melhor das hipoteses só lá para inicio de 2018.
 
okapa, obrigado pela info,
Já andam por ai outras máquinas com P3000 e afins, mas algumas estão a preços um pouco inflacionados... 3000€ para um 15.6" com i7-7700 + 16GB + p3000 parece-me demais, quando por 2000€ se arranjam iguais com a M2200..
 
Depois de ter experimentado DOOM no n850hk venho aqui deixar a minha experiência. Com o novo update dos drivers Nvidia (382.53) o jogo não entrava no modo vulkan. Reinstalei os últimos drivers, vi se havia drivers separados de vulkan, mas não. Já vem tudo junto com os drivers Nvidia. Tentei modos de compatibilidade e nada. Desinstalei a mais recente e instalei a versão que vinha de origem (376.74) e não é que o jogo arrancou logo em modo vulkan. Espero que de futuro venham drivers com melhor compatibilidade.

Outro problema que encontrei é que quando activo as ventoinhas a 100% (fn+!) e depois desactivo (indo para automático) a ventoinha desliga e só passado algum tempo é que aumenta a velocidade, ao contrário do que devia acontecer que era voltar à velocidade anterior. Isto é muito perigoso, reparem no cenário em que testei isto e reparei nesta falha - Estava com o valley a correr há cerca de 30 min a uma temperatura de 85 graus e quis ver qual o efeito das ventoinhas no máximo nas temperaturas (2-3º, não compensa o barulho extra), quando desactivo as ventoinhas a 100% a ventoinha desliga-se (se não se desliga não se houve) e só algum tempo depois começa a aumentar a velocidade. Com isto já ia com o GPU nos 90 graus e se não tivesse terminado o Valley nao sei o que teria acontecido.

Por fim, um problema um pouco ridículo, tanto no jogo como no Valley benchmark, ferramenta que utilizei para stress test, quando uma cena altera/carrega ou até saio do jogo o OSD do caps Lock aparece dizendo se está desactivado ou activado. Lembro-me agora que também acontecia de forma "aleatória" no RealBench que entra outras coisas renderiza uma imagem.

Alguém mais tem estes problemas?

Relativamente a undervolt ao igpu, alguma sugestão de um valor por onde começar, tal como no core onde maior parte diz para começar a -100mv para 7700HQ?

Undervolt à 1050ti não é possível em laptops pois não?
 
Última edição:
Isso das ventoinhas é normal, é mesmo assim nos clevos, não há nada a fazer a não ser não desligar as ventoinhas no meio de um bench se as tivermos metido ao máximo.
Isso do caps lock e etc nunca vi, mas isso faz parte do control center, experimenta desinstalar e instalar novamente.
 
Não há problema de desligar. Se não vai ser aqueles 2/3 segundos que a temperatura vai aumentar muito. E depois tens protecções que fazem com que o CPUe GPU façam throttle para impedir dano fisico. Por isso não há problema.
 
Não há problema de desligar. Se não vai ser aqueles 2/3 segundos que a temperatura vai aumentar muito. E depois tens protecções que fazem com que o CPUe GPU façam throttle para impedir dano fisico. Por isso não há problema.

Sim exatamente, se a temperatura subir ele entra logo em throttle para proteger, não são alguns segundos que vão originar algo mau.
 
Eu sei que entraria em throttle (nao disse aqui mas disse no tópico da *****), o problema é a baixa de performance durante alguns segundos que poderia ser evitada actualizando a BIOS, isto sou eu a dizer sem ter olhado para uma até porque mesmo que queira mudar os logos ou desbloquear alguma opção tenho que ter uma key da Clevo para a BIOS ser aceite. Quanto ao aumento de temperatura foram cerca de 5 graus no GPU porque entretanto terminei a bench.Mas claro isto são situações limite de stress test.
Aquele erro do Caps lock/Num Lock é realmente estranho, reinstalarei o control center para ver se resolve.

Uma informação que poderá ser importante, tenho creators update, já que a instalar as actualizações do anniversary update o pc não passava de "restarting...". fui ao site da micro e fiz actualizar. Poderá ser alguma coisa que não está limada neste update.

Abraço e obrigado pela ajuda
 
Última edição:
Eu sei que entraria em throttle (nao disse aqui mas disse no tópico da *****), o problema é a baixa de performance durante alguns segundos que poderia ser evitada actualizando a BIOS, isto sou eu a dizer sem ter olhado para uma até porque mesmo que queira mudar os logos ou desbloquear alguma opção tenho que ter uma key da Clevo para a BIOS ser aceite. Quanto ao aumento de temperatura foram cerca de 5 graus no GPU porque entretanto terminei a bench.Mas claro isto são situações limite de stress test.
Aquele erro do Caps lock/Num Lock é realmente estranho, reinstalarei o control center para ver se resolve.

Uma informação que poderá ser importante, tenho creators update, já que a instalar as actualizações do anniversary update o pc não passava de "restarting...". fui ao site da micro e fiz actualizar. Poderá ser alguma coisa que não está limada neste update.

Abraço e obrigado pela ajuda

Actualizar a BIOS não vai resolver isso, acho que isso acontece em todos os modelos -> a questão das ventoinhas.

Em nenhum portátil deverias ter que usar as ventoinhas ao máximo para ele estar com boas temperaturas, o perfil automático deveria manter boas temperaturas mesmo a puxar 100% por CPU ou GPU.

Estás a usar a ultima versão do control center para o teu portátil? Se não estás, actualiza isso.
 
Obrigado pelo esclarecimento, na minha ignorância pensava que poderia ser possível corrigir. As ventoinhas a 100% era só mesmo para ver o efeito que tinha na temperatura, sendo que estava numa temperatura que considero bastante aceitável para um stress test com o perfil automático (85º) mas que ao mesmo tempo não é suficiente para fazer um light overclock (sem mexer nas tensões claro).

Em relação ao problema esquisito, já me aconteceu mais uma vez no realbench quando o teste termina, desta vez com o OSD do touchpad (ao que parece, mostra a ultima coisa que activei/desactivei) já reinstalei a ultima versão do Control Center, acho que vou ter que lidar XD

Também já fiz undervolt ao CPU - >-115mV no Core e na Cache e -120mV no iGPU. Estando agora a testar com uma panóplia de programas. Aliás, consegui ir aos -130mv no iGPU testando no Valley, mas o Realbench não gosto e aumentei logo 10mV. Quando tal acontece aumento logo dois degraus.
 
Última edição:
Obrigado pelo esclarecimento, na minha ignorância pensava que poderia ser possível corrigir. As ventoinhas a 100% era só mesmo para ver o efeito que tinha na temperatura, sendo que estava numa temperatura que considero bastante aceitável para um stress test com o perfil automático (85º) mas que ao mesmo tempo não é suficiente para fazer um light overclock (sem mexer nas tensões claro).

Em relação ao problema esquisito, já me aconteceu mais uma vez no realbench, desta vez com o OSD do touchpad (ao que parece, mostra a ultima coisa que activei/desactivei) já reinstalei a ultima versão do Control Center, acho que vou ter que lidar XD

Também já fiz undervolt ao CPU - >-115mV no Core e na Cache e -120mV no iGPU. Estando agora a testar com uma panóplia de programas. Aliás, consegui ir aos -135mv no iGPU testando no Valley, mas o Realbench não gosto e aumentei logo 10mV. Quando tal acontece aumento logo dois degraus.

Overclock onde? Não dá para fazer OC nesse CPU, mesmo se desse era treta, não é assim que funciona esse modelo.
Tens powerlimits, logo tens que ter bom undervolt para o CPU se manter no máximo turbo-boost clock quando puxas a 100% por CPU e GPU, neste caso undervolt não só diminui temperaturas como aumenta a performance do CPU.

Se estás a falar de OC no GPU então ai já é outra historia, será isso que queres dizer?
 
Relativamente a undervolt ao igpu, alguma sugestão de um valor por onde começar, tal como no core onde maior parte diz para começar a -100mv para 7700HQ?

Undervolt à 1050ti não é possível em laptops pois não?

Não tenho experiencia com a 7 geração ainda, mas da 4ª a 6ª geração o undervolt do igpu não compensava tinha grande instabilidade e dava para baixar muito pouco.

Quando falo em instabilidade é tanto podias estar 1h normal, a -20mv ou -60mv e ir a baixo independentemente da voltagem como podias só conseguir estar 5min assim.

Depois conta aqui como foi a tua experiencia, nos testes estás a rodar a grafica integrada certo?

Quanto a gráfica deves precisar de uma bios desbloqueada e mesmo assim não é garantido que se consiga mexer na voltagem da mesma.
 
@JohnKeeL Em relação a overclock estava a falar da 1050ti (sem aumentar tensões). eu gosto de brincar mas não é tanto. Mas como disse com as temperaturas que estou a ter em stress tests não compensaria. Se desse para fazer undervolt, isso é que era...

@spartacus no meu ultimo comentário estão lá os offsets que coloquei no core+cache e iGPU.
Estou agora a testar o iGPU com o furMark. Eu só faço os diferentes testes durante uma hora cada um. Se só fizesse um, talvez fosse pouco para me assegurar da segurança do undervolt mas como corro mais que um já dá uma maior segurança.

Edit -1h30min de FurMark e nada a apontar, tudo estável nos gráficos integrados
 
Última edição:
Boa noite a todos!

Depois do meu W355SSQ parecer ter um problema na (penso) motherboard, lixado de troubleshootar... estou a pensar arranjar um n850 com a 1050TI + 7700HQ. Ao mesmo tempo, estou a tentar deixar Windows de vez e ir para Linux como main OS (Arch em principio). Alguem tem experiencias com esta configuracao? Sabem se me espera uma batalha com alguma driver? Algum sacrificio em performance demasiado notorio?

Grande obrigado pelas discussoes!
 
Boa noite a todos!

Depois do meu W355SSQ parecer ter um problema na (penso) motherboard, lixado de troubleshootar... estou a pensar arranjar um n850 com a 1050TI + 7700HQ. Ao mesmo tempo, estou a tentar deixar Windows de vez e ir para Linux como main OS (Arch em principio). Alguem tem experiencias com esta configuracao? Sabem se me espera uma batalha com alguma driver? Algum sacrificio em performance demasiado notorio?

Grande obrigado pelas discussoes!

Tenho vários amigos que usam Linux (e windows em dual boot por causa dos jogos) em N850HK e estão super satisfeitos e tudo a funcionar perfeitamente (eu pessoalmente não gosto de Linux por isso não posso ajudar muito mais).
 
Ando a testar um n850hk 15.6" à uma semana e para quem joga/gosta de ver youtube/filmes/streams aconselho experimentarem primeiro o portatil (ecrã). Então se for para edição de imagem, esqueçam, tenho de usar o meu toshiba que custou 400€ à 5 anos.

Tem niveis de black BASTANTE altos e pouco contraste. Portanto, tudo o que é zonas escuras, nao vês nada (basicamente)...
Sem dúvida o pior ecrã que alguma vez usei num laptop.

(aumentei a luminosidade em 5 nas configurações para ajudar, mas é muito mau na mesma)
 
Não concordo, não é dos melhores ecrãs, mas também não é assim tão mau! Para jogos e filmes porta-se muito bem o ecrã, só talvez para edição de fotografia haja melhores opções de ecrã.
 
Back
Topo