Portátil ajuda no desempenho

hefguerra

Power Member
Boa noite

Tenho um notebook acer aspire 5315, com as seguintes specs:
Cpu - intel celeron 540 1.86ghz
Ram - 1gb ddr2 (upgrade para 1+1, total 2gb)
Disco - 120gb

Atualmente abri o pc, limpei e modei a pasta termica, esta como novo agora. O problema é que como já é um pc antigo esta lento, tenho por vezes o cpu a 100% e a ram a 75% (já com este upgrade de 2gb, memória maxima possível em slots), quando abro por exemplo 2 janelas. Gostava de obter ajuda para aumentar o desempenho do pc, o pc é so para escola, trabalhos escolares. Fiz varias pesquisas e vi algo sobre undervolting, não sei se vai ajudar, e também vi algo sobre dobrar a memória ram. Ajuda?
 
Podes meter um CPU melhor, compras um do ebay por meia duzia de €, e podes tambem comprar dois sticks de 2GB de RAM, sempre ficas com 4GB.
Por 25€ deves comprar CPU e RAM e sempre se mexe melhorzito, e por mais 50€ compras um SSD de 120GB que lhe dará outra vida.
De resto é usar Firefox e não Chrome que é pesado e come ram que nem um maluco.
 
Podes meter um CPU melhor, compras um do ebay por meia duzia de €, e podes tambem comprar dois sticks de 2GB de RAM, sempre ficas com 4GB.
Por 25€ deves comprar CPU e RAM e sempre se mexe melhorzito, e por mais 50€ compras um SSD de 120GB que lhe dará outra vida.
De resto é usar Firefox e não Chrome que é pesado e come ram que nem um maluco.
Ram é impossível, a memória maxima que aceita são 2 gb e já os tem, quanto ao resto nao pretendo gastar dinheiro, como é para a escola e fazer alguns trabalhos. Por isso pretendia outras soluções para melhorar o desempenho sem gastar dinheiro.
 
Que sistema operativo tens instalado ? Colocar uma distribuição linux das levezinhas pode também ajudar a melhorar.
 
Que sistema operativo tens instalado ? Colocar uma distribuição linux das levezinhas pode também ajudar a melhorar.
Eu também pensei nisso, mas o dono do pc nao gosta de linux. Eu já lhe pus linux, a diferença é muito grande, mas o dono não gosta. Agora tem o windows 10 home.
 
ajuda um pouco, desfragmentar o disco.
no advance sistemcare têns varias opções, vai a todas,...
mas milagres de uma maquina fraca, não há.
 
Sem gastar dinheiro, com essas Specs, não vais conseguir nada significativo, é garantido.
Mesmo mudando o CPU, o desempenho melhora muito pouco, porque não consegues meter muito superior nessa máquina.
Tenta o XP, que acho que é a melhor solução...
 
Esse cpu suporta 4GB de RAM, 2GB é muito pouco actualmente.
Instalar essas tretas de programas para usares ainda mais RAM só se traduz em pior performance..
Com 0€ consegues +/- 0 performance a não ser que te dêem algum componente :/
 
Esse cpu suporta 4GB de RAM, 2GB é muito pouco actualmente.
Instalar essas tretas de programas para usares ainda mais RAM só se traduz em pior performance..
Com 0€ consegues +/- 0 performance a não ser que te dêem algum componente :/

Embora o CPU possa até suportar os 4GB, pelo que vejo nas especificações do portátil este apenas suporta 2GB. Mas pode ser por possivelmente vir de origem com Win 7 Starter, não sei.
 
Pode ser limitação fisica da board, limitação do chipset, limitação da BIOS, pode ser muita coisa para não suportar mais que 2GB, ou simplesmente quando foi lançado só tinhas sticks de 1GB a preços minimamente decentes no mercado..
 
O cpu pode aceitar 4gb, mas o pc saiu de fabrica para suportar só 2gb.... Em em relação ao xp vou testar e ver como fica, pois inicialmente ele vinha com ele...
 
Não conheces ninguem com um portatil desse tempo com uma RAM DDR2?
Os e-escolas tinha tudo 2 sticks de 2GB.
Eu enfiava-lhe um stick de 2GB e outro de 1GB e ia á BIOS, se lá aparecer 3GB como reconhecidos, metia um Win que suporte mais de 2GB.

Á partida devia suportar, mas o fabricante pode ter imposto essa limitação, ou então é só mesmo por terem ido para uma licença mais barata do Win Starter..
 
Não conheces ninguem com um portatil desse tempo com uma RAM DDR2?
Os e-escolas tinha tudo 2 sticks de 2GB.
Eu enfiava-lhe um stick de 2GB e outro de 1GB e ia á BIOS, se lá aparecer 3GB como reconhecidos, metia um Win que suporte mais de 2GB.

Á partida devia suportar, mas o fabricante pode ter imposto essa limitação, ou então é só mesmo por terem ido para uma licença mais barata do Win Starter..
Mas eu a nivel de ram estou mais ao menos bem, tenho um consumo a rondar entre os 35%/55%. Agr o cpu é que esta sempre ali entre os 90%/100%, e por vezes não sai do 100%, e recentemente fiz limpeza geral, pó e pasta termica, até devia estar optimo, agr não entendo o porque de estar ali a 100% de uso...
 
Vê o processo que está a usar o cpu....
Mas aponto para anti-virus.
Desliga a indexação do Windows que sempre lhe tira algum peso de cima.
 
Back
Topo