PC/Linux [Portátil] Steam Deck (Valve)

Esse Nvme por 30€ deve ser coisa boa..
São o preço deles no ebay. São como novos, retirados de portateis, uma vez que os nvme 2230 são vendidos quase exclusivamente a OEMs. O feedback parece bom.

olá
onde você comprou o ssd e o memory card? estou para comprar um deck só estou a pensar se pego o mais barato (e compro armazenamentos separados) ou o mais caro.
O nvme foi no ebay, basta pesquisar por nvme ssd 2230. Eles andam à volta dos 30-40€ para 256gb e 70-100€ para 512gb. Eu filtrei por itens localizados na europa para não ter problemas com alfândega.

O micro sd foi na Amazon.de. O que comprei foi o Samsung Pro Plus 512gb por 59€ mais portes, que é o melhor micro sd da Samsung com velocidades até aos 160mb/s. Mas a partir dos 100mb/s não faz diferença, porque é o limite da porta micro-sd da steam deck.

O importante é comprar um micro sd com as certificações UHS-I U3 A2, e uma marca reconhecida e vendedor seguro, porque existem muitas falsificações no mercado.

Sinceramente, acho que a versão de 64gb é um bang for buck imbatível. 420€ é uma pechincha, e com mais 60€ consegue-se ter o mesmo armazenamento da versão topo de gama (512gb) por menos 200€. Os testes mostram que a diferença de performance na vida real é negligenciavel.

E quem quiser o ecrã anti reflexos basta meter uma película.
 
Última edição:
Basta ser A1, o sandisk ultra é A1 e funciona muito bem.
O A1 funciona, mas pelo que li o A2 é recomendado por funcionar melhor em leituras não sequenciais muito utilizadas nos loadings dos jogos, o que faz com que a performance seja supostamente melhor nos A2. Mas por acaso não vi nenhum teste à performance em jogos dos A1 vs A2. Mas sinceramente pela diferença de preço, mais vale ir para os A2. Esse Samsung Pro Plus está aos mesmo preço que o sandisk ultra e é melhor em todos os aspectos.

Mas para quem ja tem um A1 não vale a pena comprar um novo micro sd só para ter um A2.
 
Como é que vocês têm a vossa instalação do windows? No ssd interno? No micro sd? Como é a performance?

No início devo ter só o steam os, acho que é mais que suficiente para a minha utilização.
 
Eu vou manter o SteamOS intocável no ssd.
Se um dia quiser brincar com o Windows, instalo num cartão.
O SteamOS só tenderá a melhorar com patches e quem sabe, se venderem muitos Decks, podemos ter cada vez mais jogos disponíveis.
 
Eu vou manter o SteamOS intocável no ssd.
Se um dia quiser brincar com o Windows, instalo num cartão.
O SteamOS só tenderá a melhorar com patches e quem sabe, se venderem muitos Decks, podemos ter cada vez mais jogos disponíveis.
Eu tenho aqui um ssd externo que não estou a utilizar, vou instalar o windows nesse ssd externo e só ligo quando quiser utilizar.
 
São o preço deles no ebay. São como novos, retirados de portateis, uma vez que os nvme 2230 são vendidos quase exclusivamente a OEMs. O feedback parece bom.


O nvme foi no ebay, basta pesquisar por nvme ssd 2230. Eles andam à volta dos 30-40€ para 256gb e 70-100€ para 512gb. Eu filtrei por itens localizados na europa para não ter problemas com alfândega.

O micro sd foi na Amazon.de. O que comprei foi o Samsung Pro Plus 512gb por 59€ mais portes, que é o melhor micro sd da Samsung com velocidades até aos 160mb/s. Mas a partir dos 100mb/s não faz diferença, porque é o limite da porta micro-sd da steam deck.

O importante é comprar um micro sd com as certificações UHS-I U3 A2, e uma marca reconhecida e vendedor seguro, porque existem muitas falsificações no mercado.

Sinceramente, acho que a versão de 64gb é um bang for buck imbatível. 420€ é uma pechincha, e com mais 60€ consegue-se ter o mesmo armazenamento da versão topo de gama (512gb) por menos 200€. Os testes mostram que a diferença de performance na vida real é negligenciavel.

E quem quiser o ecrã anti reflexos basta meter uma película.

obg. me convenceu. vou comprar o deck de 419+60 do sd card, economizo 200 pratas.
o ssd compro posteriormente...
obg again.
 
Como têm sido as vendas e o feedback?
Dados não oficiais dizem que atingiram recentemente 1 milhão de unidades vendidas.

Em relação ao feedback, depende do perfil de utilizador. As críticas no geral têm sido muito positivas. Mas é preciso ter noção que isto é um computador, não é uma consola. E isso tem pontos positivos e pontos negativos. Quem espera ter uma experiência de consola tipo a switch, em que é tudo plug-and-play, pode ficar desiludido. Por exemplo aqui é preciso mexer nas opções gráficas dos jogos para encontrar as melhores opções. E por vezes certos jogos que não são “verified for deck”, correm, mas é preciso alguma pesquisa para pôr as coisas a funcionar. Como num computador 🤷‍♂️

Uma das maiores críticas que tenho ouvido é sobre a bateria durar pouco, mas quem a faz é novamente pessoal que não faz um mínimo esforço para mexer e encontrar soluções. Basta pesquisar um pouco no YouTube para perceber que limitando a maioria dos jogos a 30fps (como correm as consolas) e com FSR ligado ou com resolução um pouco mais baixa, para se passar de 1h30 de bateria, para 3 ou 4h. E para quando queremos jogar tudo “no máximo”, basta ligar à corrente.


Como já disse antes, por 420€ isto é a maior pechincha no mercado gaming atualmente.
 
Durar 3/4 horas com todas essas limitações continua a ser um ponto negativo bastante forte. Mas apesar de tudo continua a ser um bom produto que esperemos que evolua e que não fique parado no tempo como acontece com uma consola. O steam deck veio provar que é possível jogar localmente em modo portátil jogos atuais.
 
Durar 3/4 horas com todas essas limitações continua a ser um ponto negativo bastante forte. Mas apesar de tudo continua a ser um bom produto que esperemos que evolua e que não fique parado no tempo como acontece com uma consola. O steam deck veio provar que é possível jogar localmente em modo portátil jogos atuais.
Depende do ponto de vista e da utilização. Para mim é mais que suficiente, até porque vou usar em casa. A única situação em que vejo isso ser uma limitação no meu caso, é por exemplo numa viagem de avião maior que 4h. Mas é um edge case muito raro no meu caso.
 
Depende do ponto de vista e da utilização. Para mim é mais que suficiente, até porque vou usar em casa. A única situação em que vejo isso ser uma limitação no meu caso, é por exemplo numa viagem de avião maior que 4h. Mas é um edge case muito raro no meu caso.
Em principio com uma powerbank com power delivery deves resolver o problema.
 
Dado o hardware que ela tem num "corpo pequeno", durar esse tempo já é bastante bom.

Claro que preferia que durasse mais, pois é o único defeito que consigo apontar à consola, porque de resto isto é um autêntico faz tudo, jogar nela é excelente, e o potencial de emulação é a cereja no topo do bolo.
 
Back
Topo