Powerline

Sim, estes são sem wireless daí o seu preço mais em conta. No meu caso não preciso dele, daí esses terem-me chamado logo a minha atenção (mesmo quando estavam a mais de 70€) e agora com esse preço nem sei até que ponto não os compre já antes que aumentem de novo. Visto que esse não é o seu preço base.

Isto basicamente é um powerline normal e básico. Um fica ligado ao router, e o outro a um equipamento (box, pc, etc) por cabo de rede. Tão simples como isso.

Eu apenas alertei porque podias querer ter wireless e é algo que me parece confuso para quem não olha com atenção e espera que todos os equipamentos também tenham wireless.

A atualização do firmware foi feita sem problemas e já houve mais um ou dois updates - lembro que com este "upgrade" o wifi mesh destes powerlines é compativel com o dos Magic além dos inferiores porque o que conta em mesh é o wifi, o resto é o backbone por fio eletrico como podia ser por cabo de rede. E apesar de gostar muito dos meus tp-links que foram o backbone da minha instalação durante muito tempo os da devolo apesar de caros sempre foram estáveis e sem problemas.
E quando falamos em powerlines com wifi equiivalentes - powerline AV2-1200 e wifi AC os preços dos TP-Link salvo promoções são também upa upa. Com as razoáveis promoções dos devolo em algumas lojas acabam por compensar

Eu quando me referia ao update de firmware estava a pensar na quebra de compatibilidade. Como tive o cuidado de referir não uso powerlines e a informação que tenho é limitada. A Devolo tem um ecossistema mais reduzido dai eu se é alguém que está a começar recomendava a TP-Link porque pode "misturar routers e Powerlines da mesma marca com mais facilidade e espero que com melhor suporte entre ambos. Era isso que queria dizer.

Numa última nota, confesso que me custa a perceber porque é que as marcas lançam tantos produtos diferentes. Não faz qualquer sentido. Só baralha e torna a decisão muito mais difícil.
 
Não percebi. Com isso estás a dizer o quê, que esses são uma versão quitada de um modelo anterior mas com um firmware recente?
Aquele produto que referi foi atualizado por firmware - normalmente os que estão em uso e à venda já não serão de fabrico recente por isso nem se pões a questão que acontece com a tplink que atualiza o hardware de muitos tplinks e é preciso cuidado porque temos que respeitar a versão específica de cada um para não haver produtos inutilizados.
A Tp-link nisso já evoluiu muito mas é mais generalista e pode levar a algumas confusões. Há modelos com o mesmo nome que consoante a versão do hardware são produtos completamente diferentes apesar por vezes manterem a carcaça ...
Falo isto com a mesma pena que o @Metro por causa da abundância de "novos" modelos e principalmente na insistência em equipamentos já datados que embora sirvam para o básico vão ser logo ultrapassados pelas características das novas ligações à net. Isto apesar de felizmente com algum jeito ser perfeitamente possível a convivência de vários níveis da norma powerline com a condição de percebermos que funcionarão entre eles pela velocidade powerline do equipamento de norma inferior. Não é o ideal mas na fase inicial era impossível.

Depois o que me irrita mais é a Devolo de repente ter "abandonado" o barco powerline apostado no Ghn e incompreensivelmente no produto da gama MAGIC1 lançar o equipamento com wifi com portas 10/100... Ainda percebo nos equipamentos que se vendem há anos alguns por serem já velhinhos, embora apresentem como novos. Mas a própria Devolo já quase só lançava (ou só lançava mesmo...) equipamentos com portas gigabit nos powerlines tradicionais... Não percebo até pelo patamar de preços em que normalmente estão incluídos...
 
Desde que mantenha a sua performance e tenha os resultados que se pedem dele, o firmware desde que seja um estável acaba por ser irrelevante. Falo por exemplo dos meus 4010P que mesmo já fazendo falta o gigabit ainda se portam +/- bem.

Eu apenas alertei porque podias querer ter wireless e é algo que me parece confuso para quem não olha com atenção e espera que todos os equipamentos também tenham wireless.

No meu caso até queria, mas para querer um duo de PLC's com wireless já tinha que investir mais 30 ou 40€ e para o meu caso não compensa o investimento. Aliás, com esse dinheiro já penso comprar um 3º que me dá mais jeito.
 
No caso dos meus 8010P - como tenho vários deu para testar a suspeita - vinham de origem com o mesmo firmware já antigo e mudando para um dos mais recentes - verifiquei que nem era preciso ser o último - ficavam com melhor performance já que a inicial até nem era famosa. Mas a partir do momento em que os atualizava não havia qualquer regressão ou perda de funcionalidades. E como já sabia desde os primeiros que havia um firmware no ***** que não aparecia então no português (atualmente acho que só não atualizaram a descrição enquanto os espanhóis dão grande relevo a passarem a ser AV1300) era fácil lembra-me de atualizar os mesmos e à cautela sempre os emparelhava aos existentes e testava a velocidade.
 
Tenho internet 200/100 e o meu portátil está limitado (penso a 60 Mbps) devido à placa de rede e só apanha 2.4GHz .

Pretendo ter a velocidade contratada que a ligação ao pc só pode ser por cabo, estou na dúvida entre o DEVOLO Magic 2 WiFi Starter e o TP-LINK TL-WPA8630P KIT .
Qual deles devo optar?
Ou acham que há melhores por preços mais em conta?

Devido à estrutura da casa só consigo com powerline. Tenho o router (FGW) na sala e pc no quarto (andar superior) e a distância é cerca de 10 mts (imaginando em linha recta).

Obrigado
 
Já subiram de preço. Mas foi mesmo á bocadinho, porque passei ainda há coisa de uma meia hora por lá e estavam a 66€. Eu comprei os meus a ~65€, e ainda tiveram a 63€ quando repuseram outra vez novo stock.

Ainda bem que que fiz a compra ontem á noite. Menos mal.
 
Boas.. comprei recentemente um powerline devolo para instalar em casa dos meus pais, instalei tudo impecável fiz o Speedtest a NET estava com 90MB wireless, impecável.

Passado 48h volto porque me disseram que não estava a funcionar e tenho no recetor o "botão" da casa a cor vermelha e o aparelho apercebi-me que estava muito quente. Voltei a instalar noutra tomada, impecável de novo e passado meia hora não há novamente NET e está novamente vermelho e quente. O que acham que é?
 
Hoje também vieram os meus novos, e sinceramente já me arrependi de os ter mandado vir. Não consigo ter aquilo que foi o objectivo deles quando os comprei: passar os 100Mb e chegar perto dos 200Mb contratados do meu ISP.
 
O meu problema não é a velocidade, é mesmo não haver NET, simplesmente fica vermelho e deixa de funcionar, ando à procura na NET mas não encontro nada.
 
@Jpnop
Está com o último firmware? É a única ideia que me ocorre já que não tenho experiência com powerlines.

@PanterA
O que compraste não eram apenas wired e era suposto serem muito superiores a isso?
Hoje é o dia dos problemas das powerlines :(
 
Os que tinha era megabit e comprei estes gigabit para, e como disse, aproveitar os 200/100Mb (e no futuro vai ser mais) do meu ISP. Só que neste caso não consegue passar dos 80-90Mb sequer. Pensei que com uns recentes, nova tecnologia, etc etc etc já conseguisse dar um boost aqui á rede. Mas pelos vistos ter estes ou os meus antigos é precisamente a mesma coisa. Só ganho mesmo na parte da LAN, nada mais.
 
Os que tinha era megabit e comprei estes gigabit para, e como disse, aproveitar os 200/100Mb (e no futuro vai ser mais) do meu ISP. Só que neste caso não consegue passar dos 80-90Mb sequer. Pensei que com uns recentes, nova tecnologia, etc etc etc já conseguisse dar um boost aqui á rede. Mas pelos vistos ter estes ou os meus antigos é precisamente a mesma coisa. Só ganho mesmo na parte da LAN, nada mais.
Já referi antes que os meus de fábrica não pareciam grande espingarda mas com o upgrade ficavam a funcionar tão bem como a tecnologia permite. E garanto-te que dão os 200Mbps. acima só sei do que leio mas acredito que cheguem aos 400Mbps. Claro que haverá situações em que não funcionam mas não por naõ conseguirem com uma ligação eletrica normal.
Tenta ver através da aplicação tpPLC o firmware que tem e atualiza de acordo com a versão do hardware - v1, v2 ou v3
 
Isso foi logo a primeira coisa que fiz assim que instalei os Powerlines. Melhorou um bocado sim, principalmente no upload que por vezes fica perto do máximo mas o download não consegue sair dos 80-90Mb (sim, está tudo para gigabit).

Infelizmente deve ter mesmo haver com a própria capacidade da rede eléctrica que já não deve dar para muito mais, mesmo os 2 powerlines estarem muito perto um do outro A idade dela não deve perdoar nestas coisas e por mais sofisticados que os powerlies sejam, não há milagres. Ainda pensei que houvesse mas deu para tirar a prova os 9.
 
Qual a marca e modelo que compraste?
As powerlines estão ambas ligadas a uma tomada de parede? Só assim é que tiras o máximo deles.
Fazes a ligação por wi-fi ou cabo? Aconselho sempre por cabo. Se for por wi-fi, depende do máximo da tua placa de rede e se o teu pc têm ou não a rede 5GHz.

P.S. Sim, pode estar relacionado com a longevidade da capacidade da rede elétrica.
 
Por vezes por estranho que pareça podes conseguir resultados diferentes em tomadas próximas - a justificação que encontrei foi o diferente percurso até ao quadro onde a ligação entre elas é feita porque a informação não pode seguir diretamente e por vezes percorre grandes distâncias. Felizmente estes são capazes de manter as ligações de 200Mbps mesmo nas tomadas mais longínquas da minha casa mas acredito que nem todas as instalações sejam iguais e que a idade da construção tenha influência por causa dos requisitos exigidos na altura para a construção. Posso indicar que os modelos com as normas AV500 e AV600 mesmo com portas gigabit encontram mais dificuldade em manter velocidades altas principalmente nas tais tomadas distantes - o que se explica porque a banda disponível se reduz de acordo com a distância e os percalços da instalação
Qual a marca e modelo que compraste?
As powerlines estão ambas ligadas a uma tomada de parede? Só assim é que tiras o máximo deles.
Fazes a ligação por wi-fi ou cabo? Aconselho sempre por cabo. Se for por wi-fi, depende do máximo da tua placa de rede e se o teu pc têm ou não a rede 5GHz.

P.S. Sim, pode estar relacionado com a longevidade da capacidade da rede elétrica.
São peças com tomada integrada e não tem wifi
 
Back
Topo