Powerline

Estou a procurar soluções para melhorar e aumentar a cobertura de wifi em casa. Assim a que me parece mais simples é a powerline.

A dúvida é a seguinte a casa em questão foi recuperada a uns três/quatro anos sendo que a instalação foi renovada numa parte da casa e noutra a instalação deve ter uns 18anos.
A distribuição da energia é depois do contador(antigo) tem três quadros eléctricos que depois distribuem a energia a partir daí para três zonas da casa. O receptor pode estar ligado no quadro A e ter um ou dois emissores noutro quadro B?
Tenho lido pelos tópicos que o ideal é a ligação ser no mesmo circuito e na mesma fase. No entanto também já vi marcas e post a dizerem que actualmente com a tecnologia existente estes problemas estão ultrapassados.

Outra questão é a seguinte posso ter a ligação com receptor de 500mbps com um emissor de 500mbps e um terceiro emissor de 200mbps?
 

Como ninguém com bons conhecimentos sobre o assunto te respondeu, aproveito para o fazer eu, apesar de ser um básico no assunto.

Eu, neste momento tenho uma ligação a funcionar, entre dois andares na minha casa, sendo que há três quadros eléctricos (?), dois no rés do chão e um no primeiro andar.

No início, nunca investi pois tinha receio ao ter tanto quadro em casa mas este verão apanhei uma promoção no ***** em Badajoz, por uns valores tão baixos mas tão baixos que resolvi arriscar.

O certo é que experimentei e funcionam perfeitamente.

O que se fala por aqui é mesmo no problema da "fase" mas eu não sabia (nem sei) como resolver isso e portanto experimentei e me dei bem.

O que eu te aconselhava, é que levasses um kit à experiência e caso não desse, o pudesses devolver.

O meu Kit é um Devolo de 500 e aquilo bomba a 100%.

Boa sorte com isso.
 
Apenas por curiosidade, sentes alguma falha ou sentes a necessidade por vezes ligar, mesmo que teoricamente, o cabo de rede directamente aos equipamentos?
 
Obrigado pela resposta molhopicante, eu estou a comprar o kit da Tp-link de 200mbps ou 500mbps(isto vai depender de onde for a localização final do router). Pois as minhas duvidas são mesmo da falta de informação concreta que existe acerca deste assunto...

Acho que vou comprar um kit para testar e espero que funcione. E mandar um mail a algumas marcas destes produtos.

update: Muito bom o atendimento da TP-link e Devolo. Tp-link dizem que funciona mas teoricamente com perdas de velocidade(atendimento em inglês).

Resposta da Devolo(atendimento em português):

"Relativamente à sua dúvida, os produtos powerline da devolo funcionam sem problemas dentro da mesma instalação, independentemente do número de quadros, disjuntores ou se a instalação é normal ou trifásica.

O fator mais crítico é o contador: desde que estejamos a falar de uma instalação com apenas um contador, tudo deverá funcionar normalmente."
 
Última edição:
Boas,

Obrigado a todos os que responderam, mas já resolvi o problema. Era um conflito de Ip's entre o router e a Powerline.

Podes elaborar um pouco mais? É que eu tive um problema igual com um router/repetidor da TP-Link e à partida o problema tinha a ver com a função multicast. Nunca consegui revolver (nem com o suporte técnico da TP-Link) e acabei por devolver o equipamento).
Obrigado.
 
Boa tarde,

Gostaria que me prestassem o seguinte esclarecimento. Possuo 3 Powerlines da Devolo dLAN 200 AVmini há cerca de 2 anos, funcionando os mesmos perfeitamente com uma ligação de internet de 30 Mps do Meo (Fibra). Fiz testes regulares à velocidade e conseguia 30Mps certinhos.

Recentemente aderi a outro pacote do Meo que garante velocidade de download de 100 Mps, no entanto, constatei que ao utilizar as Powerlines da Devolo só consigo obter uma velocidade de download de cerca de 40 Mps. Ao ligar o PC directamente ao router consigo a velocidade contratada de 100 Mps.
Instalei o software da Devolo (Devolo Cockpit) para controlar as Powerlines e verifico que as mesmas recebem sinal da Internet de 110Mps, no entanto, a velocidade de download não passa dos 40Mps. Até por wifi consigo velocidades de download superiores (65Mps)!!

Desta forma, penso que o problema pode realmente estar relacionado com o Powerline que não permite velocidades superiores aos 40 Mps, o que acho estranho já que o modelo que possuo é o dLAN 200 que teoricamente permite velocidades até os 200 Mps.
O técnico do Meo que fez a substituição do router por um compatível com os 100Mps disse qualquer coisa acerca dos Powerlines serem ou não serem Gigabit. Será que é por isso que não consigo velocidades superiores a 40Mps?

Algum conselho?
 
Boa tarde,

Gostaria que me prestassem o seguinte esclarecimento. Possuo 3 Powerlines da Devolo dLAN 200 AVmini há cerca de 2 anos, funcionando os mesmos perfeitamente com uma ligação de internet de 30 Mps do Meo (Fibra). Fiz testes regulares à velocidade e conseguia 30Mps certinhos.

Recentemente aderi a outro pacote do Meo que garante velocidade de download de 100 Mps, no entanto, constatei que ao utilizar as Powerlines da Devolo só consigo obter uma velocidade de download de cerca de 40 Mps. Ao ligar o PC directamente ao router consigo a velocidade contratada de 100 Mps.
Instalei o software da Devolo (Devolo Cockpit) para controlar as Powerlines e verifico que as mesmas recebem sinal da Internet de 110Mps, no entanto, a velocidade de download não passa dos 40Mps. Até por wifi consigo velocidades de download superiores (65Mps)!!

Desta forma, penso que o problema pode realmente estar relacionado com o Powerline que não permite velocidades superiores aos 40 Mps, o que acho estranho já que o modelo que possuo é o dLAN 200 que teoricamente permite velocidades até os 200 Mps.
O técnico do Meo que fez a substituição do router por um compatível com os 100Mps disse qualquer coisa acerca dos Powerlines serem ou não serem Gigabit. Será que é por isso que não consigo velocidades superiores a 40Mps?

Algum conselho?

Efetivamente a maioria dos equipamentos powerline têm portas ethernet de 100Mbps. De qualquer forma, neste caso, o estrangulamento não deve estar ai pois não terás mesmo mais do que 100Mbps.
O que acontece é que os 200Mbps anunciados são teóricos, isto é, dependem de varios fatores como por exemplo a distância, o tipo de instalação eletrica, se estão ou não no mesmo circuito (disjuntor), etc.
Para além disso, os 200Mbps teóricos são partilhados pelos equipamentos existentes. Neste caso são 3 mas se não estiverem todos a funcionar ao mesmo tempo devias ter um pouco mais.

É quase certo que não vias ter os 100Mbps mas devias experimentar ter dois deles ligados na mesmo circuito, por exemplo numa tomada no mesmo compartimento onde tens o que está ligado ao router... assim ficarias a saber melhor se tem a ver com os fatores que eu referi.

Espero ter ajudado.
 
Quer dizer se por exemplo tiver 3 powerlines a funcionar ao mesmo tempo, em nenhum dos computadores vou ter a rede a 100Mb?

Certo. Mesmo assumindo que conseguias os 200Mbps teóricos, esse seria o máximo do meio físico que os interliga. Logo se todos estivessem a utilizar, seria a dividir pelo número de utilizadores.
Basicamente isto é como um Hub. em que o meio é partilhado.
 
É por isso que os Hubs caíram em desuso por serem muito limitados fisicamente, onde realmente não pensei que os powerlines sofressem desse mal. Tive sempre em conta, e continuando com a tua analogia, que eram um switch que onde cada porta era independente de todas as outras. Mas por exemplo, se a minha rede cá em casa fosse gigabit, incluindo os powerlines, continuava com esse problema?

Bem... Mas verdade seja dita, e para aquilo que os queria, se conseguisse ter 50/60Mb estáveis sem oscilações na rede já me safava bem.
 
O problema da powerline mantinha-se mas seria 1Gbps/x utilizadores. Neste caso seria bem melhor.
Já experimentaste ter dois em tomadas no mesmo circuito para ver quanto dá?
 
Ainda não comprei os meus. Tenho andar a ler e ver quais os melhores, mas parece que a cada dia que passa descubro algo que poderá influenciar a minha compra. Hoje foi essa onde a rede não funciona a 100Mb na sua globalidade. Mas também antes de comprar ainda tenho que passar 1º numa Worten para ter mesmo a certeza (experimentar e devolver depois) que os powerlines funcionar no meu sistema eléctrico. Ainda não arranjei vontade para lá ir.

Outra coisa, isso da limitação da rede poderá influenciar muito a velocidade que vou receber da Internet? Por exemplo se comprar uns powerlines de 200Mb e tiver uma net de 100Mb, vou sofrer muita estrangulação?
 
Ainda não comprei os meus. Tenho andar a ler e ver quais os melhores, mas parece que a cada dia que passa descubro algo que poderá influenciar a minha compra. Hoje foi essa onde a rede não funciona a 100Mb na sua globalidade. Mas também antes de comprar ainda tenho que passar 1º numa Worten para ter mesmo a certeza (experimentar e devolver depois) que os powerlines funcionar no meu sistema eléctrico. Ainda não arranjei vontade para lá ir.

Outra coisa, isso da limitação da rede poderá influenciar muito a velocidade que vou receber da Internet? Por exemplo se comprar uns powerlines de 200Mb e tiver uma net de 100Mb, vou sofrer muita estrangulação?

Sim, dependendo do teu circuito, equipamentos ligados, etc... não contes com 100Mbps.... já tens equipamentos Powerline com maior debito, por exemplo 500 ou 600Mbps... apesar de não teres essas velocidades, a probabilidade de teres mais do que 100Mbps aumenta :-)
 
Por acaso como a minha rede (router) não é gigabit não estava a pensar em comprar um powerline para cima de 200Mb, porque pensei que na teoria não fazia muito sentido comprar gigabit para funcionar a 100Mb. Mas ainda bem que vi o teu post a tempo, porque já ia fazer porcaria.
Thanks. :p
 
Boa noite,

estou com umas duvidas que talvez me possam esclarecer.

estou a pensar em adquirir este kit

http://pt.tp-link.com/products/details/?categoryid=2244&model=TL-WPA4220T+KIT#down

contudo se no futuro for necessario ligar mais um extender eu posso adquirir este extender http://pt.tp-link.com/products/details/?categoryid=2244&model=TL-WPA4220,

e liga-lo à rede do kit acima ?

Mais uma questão este kit permite desligar o wifi-fi manualmente quando necessário?

Agradeço desde já as respostas a este post.

Cumprimentos.
 
Quanto a usares mais um extender, julgo que não terás nenhum problema com isso.

Podes usar o equipamento com o wifi desligado. Não sei o que queres dizer com manualmente mas podes desligar carregando 5seg no botão ou então pelo site de configuração.
 
Tenho esse kit e consigo velocidades entre os 80 e os 150mbps. O que me deixou aborrecido é que por vezes a ligação fica "limitada" ou seja deixo de ter net e tenho de fazer um reset à aparelho ou à ligação para ter net novamente. Ainda não consegui perceber por que acontece isso. Não sei se terá a ver com a marca pois disseram-me que é mais fraca em comparação com a Devolo.
 
Back
Topo