Multi Pro Evolution Soccer 2017

Já não faço um comentário sobre jogos de futebol há muito tempo, este ano como acabei por comprar os dois, aqui vai :

O principal problema em termos de jogabilidade deste PES17, é o facto de os jogadores continuarem a serem presos de rins. Existem coisas muito positivas quando a bola começa rolar, mas neste aspecto ainda tem muito para evoluir. Às vezes até um simples passe demora bastante a sair, não sei, parece que o jogador fica preso na animação. Isto tira a sensação de fluidez no decorrer do jogo. O próprio controlo em velocidade com a bola no pé não parece fluído, o jogador parece que se atrapalha na própria animação.

Não estava nos meus planos comprar o PES, mas acabei por ceder visto estar constantemente a ficar irritado com as velhas manias do FIFA... Experimentei a demo e até gostei, mas agora passado algum tempo é impossível não notar estas pequenas falhas, principalmente quando jogamos online, em que uma fracção de segundo pode ser fatal. É frustrante...

Depois temos pequenas parvoíces que ano após ano teimam em não mudar :

  • Repetições... é preciso paciencia, mil e uma repetições e não há uma sequer opção para desactivar. E isto já não é de agora, já vem de muitos anos.
  • Já foi dito e repetido ano após ano que em termos de apresentação o jogo está bastante atrás do rival. O que é que fazem para mudar ? Nada. Ou melhor, agora tenho de levar com o Barcelona desde a caixa até a apresentação dos menus. O mais ridículo é terem um parceria com o Barça e mesmo assim o Messi vem com o aspecto desactualizado. Puro amadorismo.
  • Jogo online : Ao contrário de muitos, nem tenho tido grandes problemas, só mesmo o facto de cada vez que acabo um jogo, dá para ir fazer uma corrida, comer qualquer coisa, que quando chegares ainda não encontrou o próximo adversário.
  • A velha história do próximo patch. Vai sempre ser tudo melhorado na próxima actualização, até um simples modo 2vs2 é preciso sair numa actualização. O que é que este pessoal faz mesmo durante um ano inteiro ? Será que é preciso um ano inteiro para apenas apresentar pequenos ajustes na jogabilidade 'core' ?
  • Nem me vou prolongar com as licenças, sempre foi um problema do PES, e acredito que seja difícil lutar nesse campo com a EA, embora na minha opinião a KONAMI sempre fez muito pouco para as ter.


Coisas que gosto :

  • Tactimente é muito superior ao Fifa. Nota-se bem que as diferentes formações táticas tem comportamentos diferentes em campo. Em certas repetições, dá para ver os jogadores obedecerem ao posicionamento táctico.
  • Há muita variedade a nível de jogadas, lances de ataque, situações de perigo, cortes de última hora. Aqui nota-se bem a liberdade que o PES oferece em relação ao FIFA.
  • AI dá 15-0. Dos aspectos mais patéticos que há no FIFA. Está uma pessoa a tentar defender o extremo, quando este corta para o meio e os jogadores controlados pelo CPU em vez de fecharem, não, abrem alas para o adversário ter caminho aberto para a baliza. Um pequeno exemplo da diferença em AI.
  • Jogo defensivo : Dá muito mais gosto defender no PES, muito por culpa de nunca ter adoptado um sistema parecido à aberração que no Fifa se denomina como defesa táctica. Mais uma mania do jogo da EAS que apenas foi introduzida para facilitar a vida de quem não sabe construir uma jogada, e limita-se a jogar com os Pacers do costume que, claro, com aquele sistema de defender, onde basicamente, sempre que falhas o primeiro corte ficas para trás 95% do tempo é uma ajuda tremenda para esse tipo de pessoal.
  • Aqui é muito complicado o ping-pong dos passes porque consegues pressionar de forma mais eficaz, não estando limitado, todo o santo tempo, pelo timing de corte. No FIFA17 o L1+X está muito OP.
  • Gestão da stamina : Aqui é outro 15-0. Tirando o Pro Clubs, no FIFA nem sequer existe. É ver os Benzemas desta vida conseguirem sozinhos pressionar a defesa toda, sem nunca se cansarem, sem contar com os sprints naturais do resto do jogo. Frescos durante toda a partida.
  • Jogo físico também me parece superior, podes ter um jogador lento, mas forte fisicamente que ele consegue aguentar-te a bola, não há aqui Messis a ganhar no corpo-a-corpo a Kompanys.

Se o EAS conseguisse implementar/corrigir isto no FIFA, era mesmo Game Over para a Konami.


Em jeito de conclusão, consigo perceber porque é que ainda não é desta. Eu próprio só dei uma oportunidade ao jogo porque era o meu favorito no tempo do PS2 e, como disse, já estou um bocado farto das velhas manias e falta de evolução do seu rival. Por muitos aspectos positivos que tenha, ainda não acertou, vá, vamos dizer 'gameplay' base (primeiro parágrafo), e quer se queira quer não, alguém que esteja habituado ao FIFA, chega aqui e vê Silvas, de Bruynes (agora pensem nos mais fracos) a demorar anos luz para fazer qualquer coisa, desistem logo de jogar.

Muito sinceramente, e com muita pena, acho que o PES debaixo da KONAMI/PES PRODUCTIONS, está muito perto de ser um caso perdido. Já são muitos anos a correr atrás do prejuízo e para quem quer voltar ao topo apresenta ano após ano muitos poucos argumentos, existe evolução, mas o que o PES precisa é mesmo revolução. Oxalá esteja enganado.

(Escrevi isto um bocado à pressa, desculpem alguns erros)
 
Não percebo como é que está "muito perto de ser um caso perdido". Sobretudo tendo em conta os aspetos positivos que mencionaste, os quais não são simples pormenores, são na verdade aspetos cruciais na jogabilidade. Em termos de ambiente e apresentação, claro que fifa é muito mais agradável, mas em termos de jogabilidade, pes é cada vez mais consistente. E a questão da velocidade e do "preso de rins" , e mesmo da falta de fluidez, como dizes, creio ser sobretudo um problema para os jogadores de Fifa, os quais privilegiam as jogadas individuais, e não para quem está habituado ao ritmo de jogo do Pes, que depende muito do envolvimento da equipa para uma jogabilidade fluída.
 
TORNEIO PES 2017 PC
DERBY TUGA

Mais info em: TUGAGAMER

.eJwdyEsOgyAQANC7sJevMMR1Ey_QC1AkaKMdwoyLxnj3Jn3Ld4mz72ISK3OjSallo4x9kcTYUy2yIta9pLaRzHioxJzyepQPk7IujB5gNNEZBzZq_a_oINhgotE-elDPeXiU_vryWdNgtQH5blXcP2WLJS8.G6ohG0NwJQX6Rwv1eAJ_xvcJ6RA
 
Saquei ontem a demo disto para a XOne e fiquei agradavelmente surpreendido com a jogabilidade.
A versão da XOne permite os patchs e mods das equipas ou isso ficou só para a PS4 e PC?
 
Saquei ontem a demo disto para a XOne e fiquei agradavelmente surpreendido com a jogabilidade.
A versão da XOne permite os patchs e mods das equipas ou isso ficou só para a PS4 e PC?
Só para pc e ps4..

Já saiu o pes 2017 para o Android quer dizer em beta .
Mas já anda a circular por aí, e até que não está mau..
 
Informação sobre os updates 1.02 e 1.03. O update 1.03 vai dar suporte à PS4 Pro, nomeadamente no aumento da resolução para 4K.

KONAMI details content for first two free PES 2017 download updates, adding more likenesses, stadia and match day enhancements

KONAMI is committed to continually improving the on-field and presentation elements of PES 2017 and will regularly offer free updates throughout the year. The first download will be available at the end of October, with a second to follow at the end of November, and more to follow.

October’s 1.02 update will add a number of improved facial likenesses to players within the game. PES 2017 is globally recognised for its stunning player likenesses and the use of Player ID systems to ensure the on-field stars both move and play like their real-life counterparts. The October file will recognise over 39 players who have excelled in the early part of the season, and will offer photo-realistic reproductions of the likes of Wissam Ben Yedder, Mario Lemina, Aymeric Laporte, Victor Wanyama and Denis Suarez, and will also see their individual playing styles recreated within the game. The 1.02 download will also update the pitch side hoardings and introduce new official boot styles to the game, including the option of choosing a variety of studs.

With the advent of Sony’s new PlayStationPro® format, KONAMI’s November 1.03 update will introduce a 4K resolution mode within PES 2017, adding greater visual definition running at 60FPS. The 1.03 update will also see the introduction of key elements centred on KONAMI’s premier partnership teams: Liverpool and Borussia Dortmund. KONAMI has entered into long term partnerships with both teams and November will see extensive additions designed to reflect the match day experience at the English and German clubs.

Liverpool’s iconic Anfield stadium will be added to PES 2017’s roster of in-game venues, and will also be the first to show the club’s brand new stand within a video game. World recognised Liverpool songs and chants, including ‘You’ll Never Walk Alone’ will also be heard as the players walk on to the pitch and during matches. Borussia Dortmund’s stunning Signal Iduna Park ground will also be perfectly recreated for use in the game, will both licensed teams having squad likenesses recreated, bringing the club stars to life.

Both the PES 2017 October and November updates will also add more official iconography and official boot styles to the main game, with kit additions and various bug fixes. More details will be revealed soon!
 
Parece que os "craques" saíram só nos primeiros dias, por aqui é igual, já levo mais de 30 agentes especiais, duas bolas pretas lol
 
Back
Topo