Problemas da AMD HD 7970m nos Portáteis da Clevo

Pois, mas o meu tem um selo em cima do parafuso da tampa que me viola a garantia. Se eu quiser aventurar-me fico sem garantia.

Ja agora, ha uma coisa que nao estou a entender. Falam ai de apertar os parafusos e meter uma anilha num deles. Para que e que e a anilha?

A anilha serve para fazer mais pressão no gpu heatsink que está a fazer pressão em cima da massa térmica / chip gráfico. Basicamente testei isso hoje, ainda não meti uma anilha mas fiz pressão no parafuso que se virares o portátil ao contrario fica no canto superior direito, fiz pressão ai e no furmark onde tinha 95ºc em poucos minutos a temperatura do gpu passou rapidamente para os 85ºc diferença de 10ºc + - (86ºc por vezes) portanto ao ter mais pressão passa mais calor para o cooler, resultado mais arrefecimento =) resultou comigo estou a espera para ir a loja para quando me trocarem a massa térmica colocarem a anilha lá.
 
Última edição:
Ora bem, hoje fiz um investimento de 7 euros (heatsinks) para tentar descer mais um pouco as temperaturas.
Ainda passei pelo Jumbo para tentar comprar a fita de alumínio, mas encontrei-a 9€ o rolo. Achei muito caro... Vai ter que ficar para outra altura o mod do isolamento ou então vou ter que improvisar de outra forma.

Ao colocar os heatsinks acho que fui meio nabo. De um dos lados não sobra muito espaço para colocar os 3.
Penso que devia ter colocado os dois mais ao centro.





Fiz um novo teste à semelhança do que havia feito anteriormente, tendo obtido os seguintes resultados:



Melhorou 3 graus. Os 75º foram atingidos desde o minuto 7 coisa, menos coisa.
Não foram muitas as melhorias, mas melhor que nada.
 
Muito bom =) eu ainda atingo a marca dos 90ºc a ventoinha já ficou melhor com a fita de aluminio o fluxo do ar já começa a chegar ao local certo, demora menos tempo a chegar aos 90ºc quase que fica pelos 90ºc certos.

Só com a pasta nova + a anilha é que poderei ter isto tudo a 100 % com baixas temperaturas neste caso talvez consiga uns 75 tnb, não sei vai depender também da massa, uma coisa é certa mais pressão no heatsick e reduzes logo 10 a 9ºc sem duvida.
 
Muito bom =) eu ainda atingo a marca dos 90ºc a ventoinha já ficou melhor com a fita de aluminio o fluxo do ar já começa a chegar ao local certo, demora menos tempo a chegar aos 90ºc quase que fica pelos 90ºc certos.

Só com a pasta nova + a anilha é que poderei ter isto tudo a 100 % com baixas temperaturas neste caso talvez consiga uns 75 tnb, não sei vai depender também da massa, uma coisa é certa mais pressão no heatsick e reduzes logo 10 a 9ºc sem duvida.

Por acaso não me lembrei o ir tentar apertar mais um bocado, mas dá ideia de já estar o suficiente... se só com isso fossem mais 10º era espetáculo! :002:

Quanto ao teu problema, já tentas-te questionar a loja? Se a pasta térmica tiver sido mal colocada é erro deles. Talvez te arranjem isso...
 
eu ca ja abri o meu p170em e tentei apertar tudo quanto era parafuso e continuo nos 95 graus, a loja diz me que é das drivers... mas voces teem temperaturas muito mais baixas!
 
eu ca ja abri o meu p170em e tentei apertar tudo quanto era parafuso e continuo nos 95 graus, a loja diz me que é das drivers... mas voces teem temperaturas muito mais baixas!

Não é bem só apertar tens que meter uma anilha num dos lados para fazer pressão ao placa que faz pressão com a pasta térmica e o gpu.

Os drivers também têm a sua culpa acredita mas aqui neste caso é mais a construção..

http://forum.notebookreview.com/sag...g-systems-neglected-clevo-solutions-here.html regista te nesse forum caso não vejas as imagens e segue o que é dito ai eu testei com uma lapiseira que tinha uma borranja na ponta fiz pressão na placa e vi a diferença. Como verás não é so apertar parafusos alem disso sem a anilha não estás a fazer nenhuma pressão a placa para passar mais calor e tirar o calor do gpu.
 
Última edição:
Por acaso não me lembrei o ir tentar apertar mais um bocado, mas dá ideia de já estar o suficiente... se só com isso fossem mais 10º era espetáculo! :002:

Quanto ao teu problema, já tentas-te questionar a loja? Se a pasta térmica tiver sido mal colocada é erro deles. Talvez te arranjem isso...

http://forum.notebookreview.com/sage...ions-here.html isso ajuda muito acredita faz registo vale a pena e ves tudo em primeira mão dos clevos nomeadamente drivers e novidades.
 
Até testava, mas não tenho anilha! :lol:
Ir a uma drogaria comprar apenas uma anilha parece meio mal... loool
Já a cena da fita alumínio parece-me um desperdício. Comprar um rolo inteiro por apenas 5 ou 6 centímetros, já deu vontade de "roubar"... duas voltas ao dedo mindinho e toca a vir embora do hiper...
 
Última edição:
Até testava, mas não tenho anilha! :lol:
Ir a uma drogaria comprar apenas uma anilha apenas parece meio mal... loool
Já a cena da fita alumínio parece-me um desperdício. Comprar um rolo inteiro por apenas 5 ou 6 centímetros, já deu vontade de "roubar"... duas voltas ao dedo mindinho e toca a vir embora do hiper...

Realmente xD epa eu fita arranjei agora a anilha bem procurei.. vou deixar nas mãos da loja isso com a pasta é melhor, assim mostro aquilo a baixar a temperatura.
 
bem, amanha tenho muito que fazer entao, muito obrigado pela sugestao. uma pequena pergunta, isso da anilha é por em todos os parafusos ou apenas em 1 ou 2 e naqueles que notarmos maior descida de temperatura? aquela fita o nome mesmo é "fita de aluminio"?
 
bem, amanha tenho muito que fazer entao, muito obrigado pela sugestao. uma pequena pergunta, isso da anilha é por em todos os parafusos ou apenas em 1 ou 2 e naqueles que notarmos maior descida de temperatura? aquela fita o nome mesmo é "fita de aluminio"?

Portanto a anilha até agora só vi colocarem no parafuso do canto superior direito o qual desce logo 9ºc não sei se tens que colocar em todos penso que só nesse basta porque é o que desce mais.

A fita de alumínio é fácil de arranjar basta ou ires a uma drogaria ou a uma loja que repare/venda esquentadores porque basicamente esta fita de alumínio é usada para isolar os tubos que saem do esquentador para não sair o fumo digamos assim, é bastante simples é uma fita do qual descolas um lado e depois basta cortares uma tira para tapar a falha por onde sai o ar fresco da ventoinha do qual deveria ir direita a parte do dissipador (aquela peça de bronze).
 
Pessoal tenho um clevo i73820+16Gb Ram e uma Radeon 7970. Tudo a rolar normal mas ainda à espera da driver.

tentei rolar o 3D mark11 mas o tipo só detectou o intel. Sabem como se corrige isto?
 
Pessoal tenho um clevo i73820+16Gb Ram e uma Radeon 7970. Tudo a rolar normal mas ainda à espera da driver.

tentei rolar o 3D mark11 mas o tipo só detectou o intel. Sabem como se corrige isto?

Tens de ir a seccao de graficos alternaveis do CCC e mudar o programa para "alto desempenho" (que significa que vai usar a 7970, apesar de no 3dmark aparecer a intel)
 
Pessoal tenho um clevo i73820+16Gb Ram e uma Radeon 7970. Tudo a rolar normal mas ainda à espera da driver.

tentei rolar o 3D mark11 mas o tipo só detectou o intel. Sabem como se corrige isto?

Tens que ir ao gráfico comutável e definir para alto desempenho o programa.
Tem atenção que certos jogos reconhecem a AMD como intel, isso não tem problema porque a Intel que está a reconhecer tem as características da AMD (define sempre para os jogos alto desempenho previamente).
 
Hoje passei por uma loja dos chinocas. Consegui encontrar a fita de alumínio por pouco mais de um euro.
Já isolei o cooler do GPU e CPU. Nas laterais não consegui fazer grande coisa. Não consegui tapar a saída de ar completamente, também não sei se era suposto.
Dei um pequeno jeito aos heatsinks e coloquei-os mais ao centro, suponho que as temperaturas estejam mais quentes ai.

Fazer uns furos na tampa sobre a área do GPU talvez ajuda-se um pouco o ar quente a dissipar-se, mas não tenho mais nenhuma tampa e não quero "estragar" esta...





Quanto as anilhas ainda não foi desta, não encontrei nada que pudesse servir, mas não sei se vou querer fazer essa alteração por agora... Parece mais "drástica" e as temps não estão assim muito más...

Aqui fica o teste depois de aplicado o isolamento:



Cheguei aos 10 minutos (duração dos testes anteriores que já havia feito) e estava a saltar entre os 73/74º. Decidi continuar por mais meia hora para ver até onde parava a temperatura. Ao final de meia hora estava nos 75º, uma vez que já tinha esperado este tempo todo, decidi continuar até completar uma hora. Ao final de uma hora estava nos 76º. Parece-me relativamente estável...
 
Última edição:
Hoje passei por uma loja dos chinocas. Consegui encontrar a fita de alumínio por pouco mais de um euro.
Já isolei o cooler do GPU e CPU. Nas laterais não consegui fazer grande coisa. Não consegui tapar a saída de ar completamente, também não sei se era suposto.
Dei um pequeno jeito aos heatsinks e coloquei-os mais ao centro, suponho que as temperaturas estejam mais quentes ai.

Fazer uns furos na tampa sobre a área do GPU talvez ajuda-se um pouco o ar quente a dissipar-se, mas não tenho mais nenhuma tampa e não quero "estragar" esta...





Quanto as anilhas ainda não foi desta, não encontrei nada que pudesse servir, mas não sei se vou querer fazer essa alteração por agora... Parece mais "drástica" e as temps não estão assim muito más...

Aqui fica o teste depois de aplicado o isolamento:



Cheguei aos 10 minutos (duração dos testes anteriores que já havia feito) e estava a saltar entre os 73/74º. Decidi continuar por mais meia hora para ver até onde parava a temperatura. Ao final de meia hora estava nos 75º, uma vez que já tinha esperado este tempo todo, decidi continuar até completar uma hora. Ao final de uma hora estava nos 76º. Parece-me relativamente estável...

Para mim já parece muito bom, tens que tapar também de lado para o fluxo do ar ir todo para o cooler, notaste problemas na ventoinha do cpu ?
A mim parece me boa sem grandes temperaturas, além disso o cooler lá está mais junto e direito.
Também me falta a anilha ainda não encontrei x) está difícil a ver se consigo arranja-la antes de mudar a massa térmica para ver diferenças.
 
Não sei se alguém já viu mas foram lançadas hoje as drivers 12.8 WHQL da AMD com suporte oficial para a AMD 7970M, segundo a documentação pelo menos, dúvido que tenham resolvido muito, ou algo sequer, com o enduro, mas pronto. Deixo aqui o link onde as encontrar, um dos sitios pelo menos, para quem quiser experimentá-las, note-se que elas ainda não estão, nem deverão estar disponíveis no site oficial da AMD até daí a duas semanas. Link das Drivers: http://benchmark3d.com/amd-catalyst-12-8-whql
 
Não sei se alguém já viu mas foram lançadas hoje as drivers 12.8 WHQL da AMD com suporte oficial para a AMD 7970M, segundo a documentação pelo menos, dúvido que tenham resolvido muito, ou algo sequer, com o enduro, mas pronto. Deixo aqui o link onde as encontrar, um dos sitios pelo menos, para quem quiser experimentá-las, note-se que elas ainda não estão, nem deverão estar disponíveis no site oficial da AMD até daí a duas semanas. Link das Drivers: http://benchmark3d.com/amd-catalyst-12-8-whql

Boas,
Já as experimentei e continuo com os mesmos problemas... Parece-me que para a semana vou trocar a minha 7970M pela GTX 680M... caso não haja mais noticias da AMD claro.

Cumps.
 
Desintalei as drivers antigas e instalei as novas 12.8.
Depois de reiniciar e quando tento aceder ao CCC aperece este aviso:




Há alguma forma engenhosa para instalar isto?! :mad:
 
Back
Topo