Proibir Vendas Especulativas, nomeadamente as ultimas TMN

Status
Fechado a novas mensagens.
Não vamos andar a abrir excepções as pessoas por mais que tu ou eu saibamos que o fazem de boa vontade... essa tua ideia iria abrir uma auto estrada para outros que querem apenas usar o fórum como um bazar de vendas.

Há uma ideologia que o fórum quer seguir e quem está a frente esforça-se por isso, e se os utilizadores não estão de acordo com as regras não andem por cá. Não são obrigados de modo algum frequentarem este fórum.

Antes de se registar num fórum há uma série de regras que estão disponíveis para leitura, obviamente que muitos não se dão ao trabalho de as ler, e depois acontecem uma série de situações como fazer de conta de que não conhecem as regras, ou agem de má fé tentado saltar por cima da cerca.

E quem não cumpre as regras e for apanhado, já sabe o que lhe espera.

Eu já disse que não consigo nem discordar nem concordar com isto pelos motivos que eu e outros já enumerámos.

Volto a insistir, como posso eu saber que estou a violar uma regra se não souber que na loja X, Y ou Z venderam há 2 meses o produto mais barato?
Já exemplifiquei um produto que esteve durante 2 semanas a 3 preços diferentes em locais diferentes, às vezes no mesmo centro comercial.

Concordo que o fórum não serve para fazer negócio, agora tenho dúvidas na forma em como conseguem controlar isso.
Só se for pela quantidade de vendas de um user semanalmente ou mensalmente, cruzado com o tipo de material que vende, ou seja, se vende material já bem usado ou quase novo.

De salientar, e podem pesquisar, que nunca vendi nenhum produto no fórum até ao dia de hoje.
 
Eu ja reportei estas situações há muito tempo, por exemplo, com pessoas que vendiam artigos comprados no Ebay vindos da China a preços irrisorios e depois aqui queriam vender um nadita abaixo do preço real de mercado. Isso é puro sentido de oportunismo e aproveitar-se de uma área que foi criada com um intuito, que não é o lucro.
Há aqui centenas de "marmelos" que montaram a loja online no techzone, basta ver os topicos de avaliação com dezenas de páginas e posts fora do "Classificados", nem um.

Tal como já muitos disseram , os classificados aqui servem o proposito de se despachar o material velho que sobrou do upgrade,etc. Não é para vir montar barracas de oportunidades. Para isso existem sites especializados em anuncios ou vendas/leliloes online.

Tal como cresceu o fórum, cresceram os oportunistas dos cartoes de memoria vindos da china, dos portateis e-escola, dos telemoveis,etc.. até dá dó vender ou comprar qualquer coisa neste fórum.. sao paginas e paginas de "SPAM" :D
 
Eu ja reportei estas situações há muito tempo, por exemplo, com pessoas que vendiam artigos comprados no Ebay vindos da China a preços irrisorios e depois aqui queriam vender um nadita abaixo do preço real de mercado. Isso é puro sentido de oportunismo e aproveitar-se de uma área que foi criada com um intuito, que não é o lucro.
Há aqui centenas de "marmelos" que montaram a loja online no techzone, basta ver os topicos de avaliação com dezenas de páginas e posts fora do "Classificados", nem um.

Tal como já muitos disseram , os classificados aqui servem o proposito de se despachar o material velho que sobrou do upgrade,etc. Não é para vir montar barracas de oportunidades. Para isso existem sites especializados em anuncios ou vendas/leliloes online.

Tal como cresceu o fórum, cresceram os oportunistas dos cartoes de memoria vindos da china, dos portateis e-escola, dos telemoveis,etc.. até dá dó vender ou comprar qualquer coisa neste fórum.. sao paginas e paginas de "SPAM" :D

Aí concordo plenamente, e esses são fáceis de identificar...
 
Eu agora vou ali abaixo à secção de vendas, chego ao primeiro tópico que tenha um Nokia N95 à venda e digo que o vi num sitio qualquer a 20 euros já com retoma, então têm que o vender abaixo desse preço.

Só compra quem quer, controlar os preços dessa forma é praticamente impossivel. Eu se for comprar o telemóvel a alguém e me apresentam uma factura de compra com um valor muito inferior ao preço que estou a pagar, posso pensar duas vezes se concluo o negócio na altura ou não.

Agora, andar numa caça às bruxas desta forma? Não acho correcto.

Não se trata de nenhuma caça ás bruxas. É e como já disseram uma maneira de garantir que é uma zona de classificados e não uma loja online. É para material excedentário e o vendedor não deve obter lucro.
O objectivo da zona de vendas é, na minha opinião, como já disse para material excedentário. Tenho isto aqui que não preciso e portanto vou colocar ali à venda. Não é andar a comprar em promoções e vir aqui vender no preço normal, ou comprar a 10 e vender a 20.
O objectivo não é andarmos a montar uma loja na techzone.
 
Última edição:
O Problema aqui que a maioria que fala "contra" não percebe é que segundo as regras deste forum, a especulação é proibida.

Noutros sítios, fica com a moralidade/consciência de cada um que faz, que vende e compra.

Há aqui vários exemplos nos classificados, e sobretudo adoro ver os que nos tópicos da promo da tmn ou do equipamento x ou y falam e se gloriam de ter comprado... e depois vao para os classificados, vender, não descrevem tudo, tentam disfarçar a informação para não serem "caçados" na infracção, mas depois dizem "com uma semana, novo, etc".... Por amor de Deus!

È só estarem atentos e verão isso mesmo... não vale a pena revelar nicks que actualmente estão a fazer isso.

É verdade que só compra quem quer, mas pelo menos eu não ficaria bem com a minha consciência se comprasse propositadamente x para vender e lucrar com isso...

È que muita gente compra os tlm em promoção das operadores pura e simplesmente para vender... se ainda usasse e não gostasse, sempre era menos grave, se bem que a nivel de regras seria infracção na mesma...
 
O Problema aqui que a maioria que fala "contra" não percebe é que segundo as regras deste forum, a especulação é proibida.

È que muita gente compra os tlm em promoção das operadores pura e simplesmente para vender... se ainda usasse e não gostasse, sempre era menos grave, se bem que a nivel de regras seria infracção na mesma...
Exacto. Esses users, quando detectados, sujeitam-se a ficar impedidos de usar os classificados permanentemente.

Há que saber que aquele espaço do fórum não existe para proporcionar bons negócios aos users, existe para que os users possam vender o material excedente que de outra forma ficaria a ganhar pó. Não se trata de lucrar, trata-se de valorizar artigos a que já não dão uso (independentemente do motivo).

Os bons negócios acontecem quando quem vende consegue algum retorno sobre um investimento parado e quem compra consegue um item que pretendia por um preço mais acessível.

É esta a ideia base e é isso que faz com que exista este espaço.
Quem quiser montar loja deve procurar os sites da especialidade, pagar a comissão e seguir as regras deles.
 
Viva.

Os classificados estão a ficar inundados de anuncios especulativos de equipamentos comprados em promoções da tmn e depois anunciadoa ao dobro ou quase do preço a que foram comprados.

Sugestão: Criem uma regra para proibir tal situação e sejam implacáveis, pois dá "nojo" ver tal situação, e como eu devem haver muitos outros users que pensam como tal, não?

Cumprimentos a todos :cool:

Concordo totalmente com tudo o que escrevestes .
 
Acho que há pessoas que ainda não perceberam:

1 - Que não está em quase se é justo ou não venderem a preços mais altos do que compraram. O que está em causa, é que é contra as regras DESTE fórum. Como os moderadores já disseram, querem fazer lucro, vão a outro lado;

2 - Obviamente que ninguém vai conseguir saber (sempre) se um pessoa comprou ou não mais barato que o preço de venda. Estamos a falar de bom senso, e de agir sobre casos gritantes que são óbvios para toda a gente com dois dedos de testa.

Isto não é um tribunal, não sei se já perceberam.
 
Se é contra as regras é contra as regras. Têm de ser cumpridas. Já percebi que a resposta a esta minha pergunta é não.

Então por exemplo, um familiar meu subscreveu uma plano de empresas em que vieram 2 telemoveis "a mais" (a mais, sem qualquer ilegalidade, simplesmente tinha x valor para subsidiar na compra de equipamentos) e mos deu.

Esses 2 modelos, não tenho interesse neles pelo que estava a pensar po-los a venda aqui no forum. Ora, isto pode ser classificado como "material excedente"?

Ps: não tenho factura porque, alem de terem sido dados, as facturas foram para o contabilista da empresa...


Queria só acrescentar um pensamento. Ponho-me do ponto de vista do comprador. Vejo um telemovel que gostava muito de adquirir na secção "vendas" por X, sendo que esse X é mais bastante mais barato que o preço de venda do modelo. A mim, como comprador, pouco me importa se o telemovel foi comprado numa promo ou não. Neste sentido acho que seria benéfico para potencias compradores dentro da comunidade.

Ou seja eu só posso por a venda um produto que me tenha custado mais caro a adquiri-lo?

Se é contra as regras é contra as regras e estou de acordo com esta opinião

(...)

2 - Obviamente que ninguém vai conseguir saber (sempre) se um pessoa comprou ou não mais barato que o preço de venda. Estamos a falar de bom senso, e de agir sobre casos gritantes que são óbvios para toda a gente com dois dedos de testa.

Isto não é um tribunal, não sei se já perceberam.

Não é preciso é entrar numa de caça ás bruxas acho eu.
 
Não se trata de uma questão de caça à bruxas ou whatnot... agora há situações completamente gritantes e perfeitamente detectáveis (como foi esta dos Prada, como foi a invasão de Iphones comprados lá fora, etc.)

Como já disse mais de uma dezena de vezes este fórum não é um fórum de vendas, é um fórum de TI com uma secção de classificados destinada apenas e só à venda de material usado e excedente de forma a que quem faz updates às máquinas possa ter alguma retoma do valor investido nos seus componentes e o pessoal que tem as máquinas de low end poder aproveitar preços mais baixos de material que vem mais barato por ser em segunda mão.

Com os telemóveis é a mesma coisa, há pessoal que quer ter sempre o ultimo grito, há pessoal que não tem dinheiro para isso e / ou não dá mais do que x por um telemóvel... o mesmo se pode dizer de jogos, etc...

Agora é a tal coisa, há pessoal que sofre de com o sindroma do "xico espertismo tuga galopante" e que acha que a moderação e os restantes utilizadores do fórum andam a dormir ou com os olhos tapados, esses eu lamento informar que o futuro deles nos classificados (e no fórum) não é o mais risonho e que citando o "Honest Abe"

"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."

Nota: O meu post não se refere a ninguém neste tópico, é apenas um aviso à navegação ao pessoal que acha que pode vir para este fórum armar a barraca, é que está redondamente enganado.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo