Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Tenho 2 "sets", para depois fazer o "test drive" :D

1 14w + 2x 9w, que tem luz amarelada, semelhante as incandecentes
1x 20w + 2x 11w, que tem luz branca

Fico à espera disso, a light tent já está feita faz algum tempo, mas não tenho luz de jeito (o flash disfarça a coisa, mas fica artificial)
 
Boas ideias! Nunca me aventurei neste DIY mas com experiências de outras áreas, recomendaria para as lampadas da caixa de luz, verificarem nas lojas de aquariofilia que possuem lâmpadas fluorescentes compactas de 18W ou 36W ( e creio que outras também) com temperaturas de cor nos 10.000 K ( Luz muito branca ) usada nos aquários de água salgada.
As lampadas de cerca de 7000K sáo as chamadas daylight. As de 4000 são muito amreladas.
Fiquem bem
 
isso deve custar uma pipa de massa? Mas com um bom acerto do WB não vai ao sitio?

eis como ficou com a lampada amarela de 14w, na caixa v1.0 (de cartão :P)
pen.jpg
 
Última edição:
Ou não... lol As caixas de luz criam mais dispersão da luz, e ajudam a eliminar as sombras. Além de possiveis reflexos.

afernandes, lâmpadas de 7000K chamadas daylight? Lâmpadas daylight normalmente são calibradas para 5500K. 10000K já é uma lâmpada azul.
578px-
 
Última edição:
Mas tu queres isso para que? Um boa iluminação implica sombras. Essa caixa dispara luz por todos os lados tornando a fotografia desinteressante. E iluminar com esse chapão de luz por cima também não me parece bem. Por convenção, deve-se utilizar três fontes de luz: uma luz de recorte directa, para destacar do fundo e criar brilhos, uma frontal directa como luz principal e uma frontal difusa, para dispersar as sombras e suavizar a imagem.

Trabalhando com esse tipo de luz fora de uma caixa tens efeitos bastante mais positivos pq controlas melhor o anglo de incidência da luz.
 
Mas tu queres isso para que? Um boa iluminação implica sombras. Essa caixa dispara luz por todos os lados tornando a fotografia desinteressante. E iluminar com esse chapão de luz por cima também não me parece bem. Por convenção, deve-se utilizar três fontes de luz: uma luz de recorte directa, para destacar do fundo e criar brilhos, uma frontal directa como luz principal e uma frontal difusa, para dispersar as sombras e suavizar a imagem.

Trabalhando com esse tipo de luz fora de uma caixa tens efeitos bastante mais positivos pq controlas melhor o anglo de incidência da luz.

Isto é para o que é. Para tirar fotos de miniaturas e assim. Na caixa tens as fontes de luz que quiseres, mas com luz homogénea (para não estar a apontar luz directamente). É para isso que a caixa serve, e sempre foram usadas para este tipo de coisas, por profissionais.
 
Exacto, ninguém anda a tirar retratos com caixas de luz. Aqui o objectivo é captar objecto o melhor possivel, sem sombras nem reflexos.

Edit: Além de que não existe uma regra genérica para a iluminação. Tudo depende daquilo que queres fazer com a fotografia.
 
Última edição:
Actualizei as fotos da caixa no meu post anterior, desta vez já com parte da estrutura de alumínio. ;)

Para quê a caixa? Uma cartolina branca em cima de uma mesa tem o mesmo efeito para esses enquadramentos.

Não faz não... Já cheguei a fazer isso e não tem nada haver. A ideia disso,alem do que foi falado, para difundir luz e afins, é ter um só objecto fácil de transportar/usar, do que toda a ver que se quer tirar umas macros fotos, andar a montar o "cenário" andar com spots de luz, panos de fundo e o camandro..

afernandes, lâmpadas de 7000K chamadas daylight? Lâmpadas daylight normalmente são calibradas para 5500K. 10000K já é uma lâmpada azul.
578px-

Excelente gráfico, tks. mais uma vez o wikipedia é aquela maquina :D

E já deu para perceber o porque da "temperatura" da cor. Tem haver com a luz emitida pelas estrelas, quanto mais quente, mais branca/azul tende a ser a luz e quanto mais "frio", mas vermelho fica.

Daí que lâmpadas daylight é na ordem dos 5500-6000k, que é a temperatura à superfície do nosso sol ;)
 
Última edição:
Ao contrário. :) Quanto mais fria mais azul... Quanto mais quente mais vermelha.

Nessa imagem não se vê mas à esquerda, por baixo do vermelho, está 1800K, e à direita, por baixo do azul, 16000K.
 
Não dude, tou a falar da cena das estrelas, as estrelas azuis são as mais quentes, que atingem estes valores em Kelvin (daí o "k") Daí pensar que o valor de k correspondem na verdade a isso das temperaturas das estrelas ;)

O que falas é é "outra coisa", cores azuis/claras são "frias" e vermelhas/escuras "quentes"
 
Última edição:
Ahh... Não tinha percebido. Pois, eu por acaso estava a estranhar as cores vermelhas serem as que tinham a temperatura mais baixa mas pronto. Podia ser alguma convenção.
 
bem, já consegui ver uma forma de por os 2 focos de luz extra :P

caixa3.jpg


E nem vou aparafusar o acrílico cinza, vai ficar móvel para ajustar as 2 luzes. Alem disso, coloquei um acrílico a servir de "tampa", como se pode ver, com o papel vegetal por cima.

Mais um sample, ainda sem aquelas luzes ligadas.

sample3.jpg


para a semana vou ver se termino isso, por agora fica parado, devido a exames (devia estar a estudar em vez de andar nisso :007:)
 
estou a gostar bastante do teu projecto :) tens que postar umas imagens já com tudo a funcionar para ver como fica em relação áquelas sombras.. de qualquer forma acho que ficam melhor quando tiras sem flash.

cumps
 
Back
Topo