[PS3] Tales of Vesperia (RPG, Namco-Bandai)

http://www.gametrailers.com/video/japanese-ps3-tales-of/52839

Novo trailer da versão PS3, no final consegue-se ver um dos fatos novos do Yuri, está mesmo fixe, mas sabendo o que sei o que é preciso fazer pra ganhar novos titles que alguns dão os fatos novos, muita gente não os vai ver:P
Na PlayStation Store Japan tens dois trailers e se não me engano, um deles é esse.

Análise ás demos para os interessados

Resumindo:
Xbox 360 = 1280x720 2xMSAA
PlayStation 3 = 1280x576 Quincux AA (Quincux + Baixa resolução = blur)

Em ambas o jogo corre a 60 fps nas batalhas e 30 fps fora.
 
Mas que marias ivones histéricas >_<

Vamos por partes, a omissão de linhas verticais num jogo não é nada de especial nem tão pouco consiste numa novidade de alguma espécie, basta dizer que a maior parte dos jogos 480p são na realidade renderizados a 640x448 e não 640x480 e a diferença é virtualmente indiscernível, similarmente muitos jogos HD fazem o mesmo, mas com o horsepower acrescido conseguem preencher essas linhas antes do output ser feito tornando indiscernivel para quem anda a contar pixeis no output... mas nada muda. A própria imagem ao ser posta no ratio para o qual foi feita preenche as linhas em falta, que é o caso aqui, sem contar que não estamos a falar de square-pixels. não vai aparecer com barras.

Matemática simples:

480/15=32
32x14=448

720/15=48
48x14=672

de 672 para 576 dá menos 96 pixeis do que o que devia ser idealmente, usando a mesma proporção.

48x12=576

Se, fossemos aplicar isso à resolução 480p tinhamos:

32x12=384 (640x384)

O jogo tem menos resolução de output na vertical? até x linhas abaixo é inconsequente e prática comum nesta industria, inclusivé em alguns jogos first party/second party da concorrencia (Star Ocean 4 corre quase à resolução do Mário Galaxy in-battle *gasp*, e Halo 3 corre à resolução que corre)... ou isso ou slowdowns. Acho que vocês dão demasiada importancia à resolução efectiva a que as coisas correm. :wvsore:

Além disso, estamos a esquecer-nos que são plataformas diferentes, e que a X360 pode fazer upscale (e algum post processing) de borla na maior parte dos jogos sem para isso arruinar "recursos" para outras coisas, razão para a qual há constantemente casos de fãs a chorar em forums como os da Capcom que não é justo que o RE5 X360 suporte sinal 1080p na X360 e apenas 720p na PS3... mas na realidade a resolução interna é a mesma, a x360 é que faz o upscale/deinterlace de borla por ter um scaler (e se não fosse ela... fazia a TV). É por isso perfeitamente plausivel que a resolução de render real do jogo seja semelhante na X360, mas a forma de output diferente.

Este jogo não puxa e não usa o hardware por aí além portanto "se" a Namco se tivesse lembrado de usar uma SPE para aumentar a imagem... nem estavamos a ter esta conversa, é o quão subjectivo isto é. Claro que precisamente por não puxar até podiam ter duplicado a performance e metido o ingame fora de batalha a 60 frames e podiam ter metido a resolução sem truques, mas seria apenas um bónus, e a Team Symphonia não é famosa por puxar hardware.


O efeito pastel pode ser devido apenas e exclusivamente ao Quincux, e até vou mais longe... provávelmente é intencional.
 
Última edição:
Obrigado pela explicação técnica. No entanto, não foi minha intençâo implicar pela escolha que os devs fizeram, apenas me limitei a constactar o que é práctica comum nos ports para a PS3, resoluçâo mais baixa entre outros aspectos negligenciados.

Dito isto, gostava de ter uma versão idêntica com os bells and whistles da 360? Com certeza, não deixo de sentir por vezes que ficamos (PS3 users) com o short end of the stick na parte técnica. Mas também quando o jogo estiver a correr no televisor, não quero saber disso.
Já em relação à framerate, sou muito esquesito, mas neste caso parece não haver problemas, e ainda bem.
 
Última edição:
Obrigado pela explicação técnica. No entanto, não foi minha intençâo implicar pela escolha que os devs fizeram, apenas me limitei a constactar o que é práctica comum nos ports para a PS3, resoluçâo mais baixa entre outros aspectos negligenciados.

Dito isto, gostava de ter uma versão idêntica com os bells and whistles da 360? Com certeza, não deixo de sentir por vezes que ficamos (PS3 users) com o short end of the stick na parte técnica. Mas também quando o jogo estiver a correr no televisor, não quero saber disso.
Já em relação à framerate, sou muito esquesito, mas neste caso parece não haver problemas, e ainda bem.
A minha intenção não era atacar ninguém em especifico, mas sim por o cerne da questão em evidencia.

Já se sabe que muitas vezes a PS3 saiu prejudicada em conversões, mas este continua a parecer-me não ser um dos casos, e como disse... não sabemos a resolução "real" efectiva do jogo na X360 e o efeito pastel é devido ao Quincux.

Além disso a comparação dos gajos é reles, por impor as conclusões e dar como evidencia jpegs nojentos com 70% de conversão que ainda assim mandam um bocado às couves a ideia de que menos resolução é responsável pelo aspecto mais "blurry" do jogo.

Porque é que vai às couves? porque se isso fosse a causa do suposto "blur" então isso seria possível de ser notado em qualquer parte da imagem, incluindo o HUD.

Aqui vão umas comparações feitas à pressa em cima do joelho com as duas imagens que temos:

2a94nj5.gif

Mas então porque é que o HUD é pixel perfect em definição um com o outro (ignora a limitação de cores do GIF). é que são 1:1 em detalhes, posso metê-los um em cima do outro no photoshop e não muda um pixel nas imagens e definição do HUD.

E se quiseres comparar lado a lado:

zjyvqt.jpg

2h6u0jp.jpg

Conclusão=bullshit, manda às couves as conclusões deles e... se alguma coisa é impossivel de discernir a olho nu.

Já o Quincux... não é melhor nem pior que o AA standard meramente diferente, e arrisco-me a dizer... uma decisão conscienciosa. E a seguir também podemos comparar paletes de cor e escolher uma ao calhas da nossa plataforma à escolha ;) (aposto que só não o fizeram porque eram segmentos jogáveis diferentes)
 
Última edição:
Na minha humilde opinião, acho que o efeito "pastel" que o I_Eat_All fala fica bem com o jogo. Já a comparação PS3 vs 360 do Prince of Persia era algo semelhante. Há jogos em que convém ter tudo bastante nítido e outros que beneficiam deste efeito, acho que POP e este Tales beneficiam.

Já o jogo propriamente dito, gostei da demo, e espero que saia na Europa, ou pelo menos nos US para importar.
 
O que vale é que a MS tem dinheiro para esbanjar.
Neste caso foram alguns $ que foram queimados.

“First off, it was easier developing for the Xbox 360. This is to do with the games I was involved with, but basically if you sign an exclusive contract with Microsoft (you won’t release it on other hardware for a year or similar), they will give you a lot of cash for development.
Their support is also very fast and complete in these cases.
SCE don’t really give much cash out (any at all perhaps). Their support is confused and unreliable. When I was doing it at least, the 360 was easier to develop for, which lowers costs.
As a result, first we developed for the Xbox, reducing development costs. But the Xbox version won’t sell [in Japan], you can’t recoup even those lowered costs at all.
So we ported to the PS3, it’s cheaper as you already have the game done, but then Sony came back and told us ‘We won’t recognise it if it’s the same as the Xbox 360 version. Make sure you put in a lot of extra stuff!’
If we didn’t then they wouldn’t have let us pass their check…”

http://www.sankakucomplex.com/2009/09/16/microsoft-funds-ps3-game-development/
 
Os developers é que não têm dinheiro para aproveitar ao máximo plataformas "elitistas".
Se a X360 é mais fácil de desenvolver e ainda recebem dinheiro que os ajuda no desenvolvimento do jogo, melhor para eles, melhor ainda para developers pequenos.
 
Os developers é que não têm dinheiro para aproveitar ao máximo plataformas "elitistas".
Se a X360 é mais fácil de desenvolver e ainda recebem dinheiro que os ajuda no desenvolvimento do jogo, melhor para eles, melhor ainda para developers pequenos.

Não precisas sentir-te atacado.

O comentário da MS ter esbanjado $ é por estar a investir no mercado Japonês onde dê por onde der não consegue competir. Investiu por exclusividade por um ano num mercado que para eles é tão pequeno que simplesmente não valeu a pena. Quem ficou a ganhar foi mesmo a Sony porque além de 1 ano depois ter o jogo na sua consola ainda vem com conteúdos extra (aliás não é a primeira vez que jogos saem mais tarde na PS3 com conteúdos extra). Valerá a pena investir neste tipo de excludividade?
 
O comentário da MS ter esbanjado $ é por estar a investir no mercado Japonês onde dê por onde der não consegue competir. Investiu por exclusividade por um ano num mercado que para eles é tão pequeno que simplesmente não valeu a pena. Quem ficou a ganhar foi mesmo a Sony porque além de 1 ano depois ter o jogo na sua consola ainda vem com conteúdos extra (aliás não é a primeira vez que jogos saem mais tarde na PS3 com conteúdos extra). Valerá a pena investir neste tipo de excludividade?
Para a Microsoft são trocos, para eles efectivamente faz sentido quando realisticamente a secção de jogos deles está em defice desde a sua fundação (e é esse o plano) e a sua imposição em todos os mercados passou por perder dinheiro (aquele tipo de modelo que a Sony nunca se devia ter deixado arrastar... e ainda por cima perder, contra uma empresa com bolsos bem mais largos assente em monopolios externos à àrea de interesse que estamos a falar).


Agora... fazer sentido para a Namco? nem por sombras. Especialmente quando falamos de um franchise cujo maior mercado é o Japão (logo é deveras estupido fazer um produto a pensar no mercado internacional, baseado nos resultados anteriores... e hoje, assente nos resultados deste) lançar um jogo "principal" da saga para uma consola que não vende... é suicidio, e foi isso que a Namco efectivamente cometeu. E isso no passado já condenou as vendas de jogos deles na PS3, como o Eternal Sonata, que quando saiu já vinha desprovido de hype e falhou totalmente... aliado ao flop que foi na X360.

Há conta desta brincadeira... provavelmente Tales passou para 4º no ranking de franchises RPG mais bem cotados no japão. Repitam a brincadeira mais umas vezes e descem mais, estejam descansados.


Receberam algum pela exclusividade... sim; mas se o tivessem lançado em simultaneo nas duas plataformas se calhar tinham tido vendas para fazer um jogo novo, que claramente não tiveram. É ver a curto prazo, e ignorar o longo prazo; aka estupidez corporativa.

Quanto temos a entry mais cara de um franchise, e a entry com mais cutscenes animadas a ser humilhada em todos os continentes por um spin-off feito com assets reciclados e uma equipa de estagiários (Team Ratatosk/Tales of Symphonia Dawn of the New World) acho que estamos perante um tiro no pé consagrado. Mais especificamente, no japão, até spin-off's da PSP com posicionamento equivalente ao dissidia (Tales of Radiant Mythology 2 e Tales of VS) humilharam as vendas deste titulo (alguma vez o FFXIII vai ser humilhado pelas vendas do Dissidia? se isso suceder a saga está no buraco). Raio... Há RPG's novos na DS, que são IP novo que humilharam as vendas deste jogo no ano passado... E a DS está saturada de RPG's (o que devia dificultar isso suceder).

É um caso claro de ausencia de mercado formado que levou a Namco a prejudicar os seus clientes fieis a comprar uma consola... apenas para 1 ano depois um equipamento que provavelmente já tinham ou pensavam comprar também receber o jogo. Quem comprou o equipamento especificamente por isso não deve estar muito feliz... e quem não o comprou pode já se estar bem lixando para ele.

Não há quantidade de dinheiro que justifique a auto-mutilação de uma userbase fiel.


O Final Fantasy não chegou onde chegou com exclusividade temporária em consolas sem mercado, por exemplo; antes pelo contrário. E já que estamos a ir aqui...

Aplaudi a iniciativa quando o FFXIII deixou de ser exclusivo apesar de saber que a Microsoft pagou bons dólares para isso suceder (e não tenho nenhuma delas, apenas acho bem que chegue ao maior publico possivel) mas precisamente por isso... acho de muito mau gosto as timed exclusivity sistemáticas para os RPG's third party que a Microsoft assegurou; se fossem publicados como second party (Blue Dragon/Lost Odyssey), ou estivesemos a falar de um projecto financiado pela Microsoft (Infinite Undiscovery), nada a dizer... nestes termos e a tantos titulos... é uma tentativa de manipulação prolongada do mercado. Que felizmente este ano não teve continuação... ou pelas third party's terem ganho juizo para ignorar tais ofertas (e a culpa real de as aceitarem é delas) ou de a Microsoft ter desistido, ter achado que era insustentável.

Facto é que, meter franchises populares de forma exclusiva em hardware não popular só vai prejudicar a popularidade dos mesmos; e se a Microsoft estava a jogar com "trocos" a Namco estava a jogar com uma propriedade que levou mais de 10 anos a chegar onde está hoje. Não o deviam ter feito, e de um ponto de vista estratégico... é deplorável; e pior é que não é a primeira vez que a Namco dá mostras de gestão danosa face à Saga Tales... é sistemático.


A Microsoft fez a sua parte; apesar de sinceramente terem no ano passado pisado a linha de tal forma que pareciam estar a fazer moneyhat não a jogos pontuais, mas a todo um mercado (o que é insustentável, e IMO, uma tentativa deplorável que a ser aceite pelas third party's lhes poderia mesmo sufocar o mercado, atendendo que o mercado Japonês está em crise) mas a mentalidade da Namco é a que leva o bolo aqui; não consigo deixar a Microsoft de lado na questão... mas é importante dizer que a culpa de tudo, foi da Namco que acedeu a tal coisa.
 
Última edição:
Para a Microsoft são trocos, para eles efectivamente faz sentido quando realisticamente a secção de jogos deles está em defice desde a sua fundação (e é esse o plano) e a sua imposição em todos os mercados passou por perder dinheiro (aquele tipo de modelo que a Sony nunca se devia ter deixado arrastar... e ainda por cima perder, contra uma empresa com bolsos bem mais largos assente em monopolios externos à àrea de interesse que estamos a falar).

Por isto mesmo é que comecei logo por referir que "o que vale é que a MS tem dinheiro para esbanjar".
 
Não se sabe se sai, a Namco não confirmou nada.


... nada.

Mas pelo que li o jogo já saiu no Japão em Setembro!

É o que dá muitos dos Europeus não darem valor a certos jogos, eles não sabem se vale a pena comercializarem o jogo na Europa! Jogos como o Valkyria Chronicles que na Europa venderam muito pouco, e no Japão foi a loucura.

Eu acho que o jogo lá para a Primavera de 2010 está cá, mas é uma pena porque queria meter as mãos nele ainda este ano, e ainda por cima para o ano há Final Fantasy nessa altura e outros jogos igualmente interessantes.
 
É o que dá muitos dos Europeus não darem valor a certos jogos, eles não sabem se vale a pena comercializarem o jogo na Europa! Jogos como o Valkyria Chronicles que na Europa venderam muito pouco, e no Japão foi a loucura.

Eu acho que o jogo lá para a Primavera de 2010 está cá, mas é uma pena porque queria meter as mãos nele ainda este ano, e ainda por cima para o ano há Final Fantasy nessa altura e outros jogos igualmente interessantes.
O Valkyria Chronicles não foi um sucesso em lado nenhum. E não é culpa dos Europeus, os Americanos estão no mesmo marasmo.

Culpa a Namco.
 
NONSENSE: Namco does it again:

Tales of Vesperia anime movie called The First Strike is being bundled with downloadable content in Blu-Ray, DVD, and UMD form for a May 28 release. We asked Namco Bandai about a possible US release and were told that currently the company has no plans to bring the PlayStation 3 port stateside.

"As for First Strike, it is possible that an anime publisher in the US may pick up the license as there have been Tales anime releases in the US," a Namco Bandai America publicist told GamePro, "but NBGA have no details regarding this issue at the moment."

Namco Bandai previously released a PS3 port of the 2007 JRPG Eternal Sonata in the US which included new story content and playable characters. Similarly, the PS3 Tales of Vesperia features new content and a new character named Patty Fleur.

The First Strike anime serves as a prequel of the game's story, covering the years main character Yuri Lowell spent as a knight. PSP/PS3 games are region free, but not Blu-ray discs or UMD movies. You'll need a Japanese PS3 or PSP to play these.
Fonte: http://www.networkworld.com/news/2010/012710-namceo-bandai-no-plans-for.html
 
Back
Topo