Qual a melhor linguagem de programação para iniciar ??

compara C++ com Pascal ou Python, que sao das linguagens mais usadas para a aprendizagem

Ciclos

C++
Código:
for(i= 1; i < 11; i++)
{«tretas»}
Pascal
Código:
for i:=1 to 10 do
begin
«tretas»
end;
Python
Código:
for i in range(1, 10):
    «tretas»
Para quem não sabe nada de nada de programação, o que é legível? Claramente são as linguagens mais verbosas, como por exemplo Pascal ou Python.

Os teus argumentos, para além de serem contraditórios são falaciosos.
1. argumentas que C++ «é que está mais implementada, mais conhecida, usada (a informação disponível é BRUTAL, é uma língua extremamente madura)». Implementada em quê? Mais conhecida? Como é que o facto de uma linguagem ser conhecida passa a ser motivo de ser a utilizada para a aprendizagem? Dizes também que a informação disponível é brutal. Mas para as outras linguagens também não se passará o mesmo? Estamos a falar de linguagens de programação normalmente com mais de 20 anos.

2. Depois dizes uma coisa sem sentido, para quem quer aprender a programar
Agora, quero referenciar o seguinte, por mais que a linguagem x ou y seja simples para iniciar, não invalida o facto que a curva de aprendizagem é proporcional em todas elas.

Se investirem x tempo e x esforço em JAVA(por exemplo) e C++, no fim do dia o que temos?

JAVA, menos trabalho, mais resultados... mas sacrifica-se potencialidades, tamanho, dependências...
C++, mais trabalho, menos resultados, mais potencialidades...por ai adiante...
As curvas de aprendizagem estão dependentes do que ja se sabe anteriormente. Se começares a programar em Java ou C++ (por exemplo), simplesmente vais ter mais dificuldades do que se começares por Python ou Pascal, primeiro porque, no caso de Pascal, foi criada tendo como objectivo a aprendizagem (logo, a sua sintaxe foi adaptada a quem percebe ZERO de programação) e segundo, porque são linguagens mais verbosas, logo tornam-se de fácil leitura, mesmo para quem não perceba nada de programação ou matemática.
Depois, estamos a falar de "aprender a programar". Questões como "funcionalidades, potencialidades, dependências" são totalmente irrelevantes, dado que o objectivo é aprender e não é produzir propriedade intelectual com valor comercial. A aprendizagem centra-se não em "delivarables" mas sim na compreensão da lógica inerente a um programa de computador. Se essa lógica não for facilmente assimilada e compreendida, o esforço pode ser inglório. A partir do momento em que se compreende esta lógica, basta "traduzir" para outras linguagens mais complicadas. Se é mais fácil a compreensão de um algoritmo em Pascal ou Python, porque se há-de complicar e começar em C++ (ou Java, ou Brainf*ck)?

Depois, dado que até tu próprio dizes que C++ é mais difícil do que outras linguagens de programação (ao dizeres isto, tem que se assumir que já experimentaste outras linguagens, já que sem teres um termo de comparação, a tua afirmação deixa de ter significado), esqueceste-te de referir que se as curvas podem ser proporcionais (nem sei se é verdade, mas vamos assumir que sim) umas poderão/serão mais longas que outras, daí tu achares C++ "difícil", tal como Assembly é "ainda mais difícil" que C++.


Por isso, volto a reafirmar o que já disse noutros tópicos: para começar, usem uma linguagem verbosa, preferencialmente criada para o ensino. Pascal e Python são boas linguagens para começar.
 
Os teus argumentos, para além de serem contraditórios são falaciosos.
1. argumentas que C++ «é que está mais implementada, mais conhecida, usada (a informação disponível é BRUTAL, é uma língua extremamente madura)». Implementada em quê? Mais conhecida? Como é que o facto de uma linguagem ser conhecida passa a ser motivo de ser a utilizada para a aprendizagem? Dizes também que a informação disponível é brutal. Mas para as outras linguagens também não se passará o mesmo? Estamos a falar de linguagens de programação normalmente com mais de 20 anos.

Os argumentos baseiam-se no meu parecer sobre o feedback que tenho de recursos online. Eu, peixe fresco, tenho uma visão mais imparcial dos tópicos que sobressaem de entre a informação que se encontra acerca de que língua escolher, em relação a ti, aparentemente (denoto que és um programador já experiente, estou certo?). Frase comprida hein...lol

Desde há um ano que ando para começar a programar, e só agora me encontro na possibilidade de realmente o fazer.
Sim, sei que ainda não fui baptizado...
Mas entre pesquisas e pesquisas e tópicos e post e replys e discussões e threads fechadas à base da pancadaria, foi essa a conclusão a que cheguei. E não, não fiz um quadro de estatísticas com quem usa o quê ou porquê.

Se começares a programar em Java ou C++ (por exemplo), simplesmente vais ter mais dificuldades do que se começares por Python ou Pascal

Eu percebo que me queres dizer! E certamente a transição de uma para outra seria mais suave. Compreendo!

Agora repara, isto trata-se de uma opção/preferência. Não estamos a falar de precedências de uma linguagem para outra. Não precisas de saber Pascal para saber C++, nem vice-versa...

Porque não começar devagar em C++, e quem sabe posteriormente adaptar mais facilmente em Python? Não se trata de uma questão de escolha? Gosto/Preferência? (atenção que estamos aqui a invalidar qualquer tipo de necessidade sobre uma linguagem mais orientada para necessidades especificas)


É apenas essa a ideia que estou a tentar transmitir...

Depois, dado que até tu próprio dizes que C++ é mais difícil do que outras linguagens de programação (ao dizeres isto, tem que se assumir que já experimentaste outras linguagens, já que sem teres um termo de comparação, a tua afirmação deixa de ter significado), esqueceste-te de referir que se as curvas podem ser proporcionais (nem sei se é verdade, mas vamos assumir que sim) umas poderão/serão mais longas que outras, daí tu achares C++ "difícil", tal como Assembly é "ainda mais difícil" que C++.

Tive Pascal no secundário. É sem duvida mais simples ao olhar do leigo, mas mais uma vez, o que me impede de entender um conceito em C++ ao invés de Pascal?

Enfim, quero dedicar-me ao C++, no sentido em que não pretendo perder tempo neste momento noutras linguagens. Mais tarde, sim, até porque em Setembro vou entrar na faculdade... Yay! :001:

Por isso, volto a reafirmar o que já disse noutros tópicos: para começar, usem uma linguagem verbosa, preferencialmente criada para o ensino. Pascal e Python são boas linguagens para começar.

Vou ceder e concordar logicamente com o que disseste. Mas ao mesmo tempo, quem disse que não se pode correr sem primeiro andar? (E não, não considero isto uma contradição). Já viste a maratona daqueles fulanos que andam "bué" rápido? Enfim... Já estou a divagar. Mas dá para perceber o que estou a dizer certo?

Mantenho o que penso sobre onde acho que devo começar. A curva de aprendizagem é sempre proporcional e varia com o tempo e esforço investido. Pode nalguns casos, tal como afirmaste ser mais longa. É isso que procuro no C++ Não podias ter dito melhor...

Amén!

E obrigado pelo feedback Armadillo

p.s. aposto que nunca ouviste ninguém a dizer.. epah.. arrependo-me de ter começado por aquela linguagem... :P
 
Última edição:
Tive Pascal no secundário.
No teu caso, começaste com Pascal e não com C++.
Continuo a afirmar que para 1ª linguagem de programação, tem que ser uma linguagem verbosa (menos Cobol:P).
Simplesmente este tipo de linguagens é a aconselhada porque foram feitas especificamente para este tipo de utilização. Da mesma forma que para programares para Web usas PHP (por exemplo) e não C++. Para iniciação à programação, utilizam-se as linguagens desenhadas para esse feito.

Uma coisa é a tua opinião pessoal (e respeito isso, como é obvio, apesar de não concordar) outra coisa é a aconselhada por toda uma comunidade (será que as faculdades e as escolas andam enganadas?!)

Eu percebo que me queres dizer! E certamente a transição de uma para outra seria mais suave. Compreendo!

Agora repara, isto trata-se de uma opção/preferência. Não estamos a falar de precedências de uma linguagem para outra. Não precisas de saber Pascal para saber C++, nem vice-versa...
Se é mais suave, porquê, literalmente, complicar?
Trata-se da tua preferência, apesar de tu próprio teres começado a programar em Pascal (irónico, não é?)

Porque não começar devagar em C++, e quem sabe posteriormente adaptar mais facilmente em Python? Não se trata de uma questão de escolha?
Linguagens como C++, C e semelhantes são demasiado abstractas para quem não sabe o que é um programa de computador (nem em pseudo-código toda a gente percebe o conceito, quanto mais em C++...).

Trata-se de uma escolha, certo... mas há escolhas mais acertadas e outra menos acertadas.

p.s. aposto que nunca ouviste ninguém a dizer.. epah.. arrependo-me de ter começado por aquela linguagem... :P
Curiosamente, já ouvi muita gente a reclamar, tudo pq uma Sra. Prof. num 10º ano decidiu dar C++ em vez de Pascal. Resultado? Uma razia total.
 
não percebo como pode aconselhar uma pessoa a iniciar programação com VB. Sim, é muita fácil de aprender, mas essa linguagem de programação não presta para nada... Se uma pessoa tentar fazer um programa com base de dados, é a coisa mais estúpida e mais complicado de fazer. Se uma pessoa tentar fazer um projecto "grande" o próprio programa não aguenta. Crasha, dá erros que não devia dar, etc. Portanto quem quiser começar a programar nunca escolha o VB. Falo disso porque tenho colegas que apostaram fazer nas PAP's grandes projectos, e agora estão a rasca e não sabem o que fazer, visto que o programa crasha e dá erros... e esses erros são do próprio vb. Cumps
 
Back
Topo