Qual BRIDGE escolher?

Status
Fechado a novas mensagens.
E a S5 não vai ter grande angular, o que acho estranho. Tem sido a tendência das bridges optarem por ter grande angular de 28mm... é pena.

A Fuji 9600 parece-me ser uma máquina excelente. A nível de bridges, eu ia para essa ou para a Sony DSC-R1 (ai ai... vamos lá a ver se consigo arranjar uma! :winknu:)

Bem... a sony que falas até pode ser boa mas anda dentro de 800euros! Para mim é muito!

Pelo que vi dizer a nova canon S5 não consegue ser melhor que a velhinha Fuji 9600 se bem entendi, certo?

Neste momento estou bastante inclinado para as Fuji 9600/6500fd.. mas a dar uma vista aqui neste tópico http://www.techzonept.com/showthread.php?t=121066 reparei na » Olympus SP-550 UZ (426€ @ *****)
7MP + 28-504mm f/2.8-4.5 (18x zoom e IS) + iso 80/100/200/400/800/1600/3200/5000 + cartões xD + pilhas 4xAA

Esta é de boa qualidade ou é tudo fogo de vista? Bom zoom.. bom iso..
 
Bom zoom, sim, Bom ISO, ja é relativo, podes ter muitas possibilidades de escolha, mas isso não implica que sejam possibilidades viaveis de usar / de qualidade.

A Olympus é uma maquina ao nivel da S3, não levas anel de focagem, não levas anel de zoom, ficas limitado à imprecisão de um zoom movido electronicamente, que geralmente, não tem a velocidade precisão desejados, e com eveitos negativos para a duração da bateria. O zoom range, no entanto, é simplesmente o melhor que podes arranjar, a nivel de qualidade de imagem, não será concerteza uma lente fenomenal, mas a nivel de versatilidade é uma lente muito razoavel, e ainda por cima é uma lente rapida. (f4.5 a 500mm é muito bom)
um set de lentes para distancias focais equivalentes a essa, numa SLR é coisa pra custar um balurdio (é certo que a qualidade é diferente, e são lentes para um sensor bem maior que o da olympus, com todas as implicações disso).

imho, a fuji é melhor opção.

Quanto à R1, acho que é outra conversa, porque é uma maquina que ja esta descontinuada ha algum tempo, quem comprar essa maquina nova por 800€ não creio que esteja a fazer um bom negocio. E quem a vender por 800€ também duvido que as venda assim tão depressa. Se tiverem a lata de falar com o vendedor para regatear o preço, pode ser que tenham sorte :P a maquina esteve à venda na ***** até ha uns tempos atrás, por 618€, imho é esse o preço de referencia.
 
Última edição:
O que mete mais medo da fuji é não terem establizador de imagem (IS) e receio de a maioria das fotos fiquem termidas, pois não sou das melhores pessoas para segurar a camera sem mecher 1mm!

Outro dilema é Fuji 9600 ou 6500fd?!

Como não é mto urgente e queria comprar uma camara para aguentar uns tempos valentes penso que seria bom esperar pelos novos modelos da Fuji até me decidir.
 
O que mete mais medo da fuji é não terem establizador de imagem (IS) e receio de a maioria das fotos fiquem termidas, pois não sou das melhores pessoas para segurar a camera sem mecher 1mm!

Outro dilema é Fuji 9600 ou 6500fd?!

Como não é mto urgente e queria comprar uma camara para aguentar uns tempos valentes penso que seria bom esperar pelos novos modelos da Fuji até me decidir.

Mas nas caracteristicas de ambas esta la algo sobre estabilizaçao.

Podias explicar um pouco melhor? Tambem sou novato nisto e andava a pensar comprar uma bridge.

Tambem me deparei com esse dilema de 9600 vs 6500. Em que aspectos uma valera os 100€ a mais?
 
ora bem... segundo o site dpreviw a 6500 N tem estabilização, mas a fuji anuncia no site deles que tem. o que me parece é que a ter será no sensor e n na lente o que para mim n é grande coisa.
mm q n tenha tb n é nenhum drama. uma mão firme e fazes disparos a 1/10 sem problemas
abaixo disso o uso de tripé é quase obrigatório pq nem o estabilizador faz milagres

a olympus cm já disseram é naonda da s3/s5 e pessoalmente n é opção

qt ao dilema 6500/9600 e mais uma vez PESSOALMENTE acho que nd justifica a salto de quase 200€ a mais. e no caso de subires o patamar ve a panasonic fz50 em vez da 9600
 
ora bem... segundo o site dpreviw a 6500 N tem estabilização, mas a fuji anuncia no site deles que tem. o que me parece é que a ter será no sensor e n na lente o que para mim n é grande coisa.
mm q n tenha tb n é nenhum drama. uma mão firme e fazes disparos a 1/10 sem problemas
abaixo disso o uso de tripé é quase obrigatório pq nem o estabilizador faz milagres

a olympus cm já disseram é naonda da s3/s5 e pessoalmente n é opção

qt ao dilema 6500/9600 e mais uma vez PESSOALMENTE acho que nd justifica a salto de quase 200€ a mais. e no caso de subires o patamar ve a panasonic fz50 em vez da 9600

não endendo pk dizes uma diferença de 200 euros quando é só de 100Euros.

o k é establizador no sensor e establizador na lente?

A panasonic consegue ser mto superior ás fuji?
 
Última edição:
ora bem... segundo o site dpreviw a 6500 N tem estabilização, mas a fuji anuncia no site deles que tem. o que me parece é que a ter será no sensor e n na lente o que para mim n é grande coisa.
ela não tem qq tipo de estabilização, nem na lente nem no sensor. a "picture stabilization" a que eles se referem no site é basicamente um modo que faz boost ao ISO de forma a conseguir um shutter speed optimizado para a situação e evitar o blur, nem que seja preciso utilizar ISO 3200.

mm q n tenha tb n é nenhum drama. uma mão firme e fazes disparos a 1/10 sem problemas
abaixo disso o uso de tripé é quase obrigatório pq nem o estabilizador faz milagres
a estabilização dá jeito nas distâncias focais mais longas. isso não é assim tão simples como "a 1/10s e uma mão firme não saem fotos com blur", depende sempre da distância focal. uma técnica "antiga" e que uso bastante é bastante simples, converter a distância focal utilizada para 35mm, por exemplo numa prime 50mm no sensor da D50 são 75mm e utilizar sempre mais de 1/75s de velocidade de obturador.

para a 6500fd no tele end (300mm @ 35mm) convém então utilizar 1/300s pelo menos. não é um regra linear (por vezes e quando a máquina está bastante firme dá para contornar) mas funciona.
 
da ultima vez que tinha visto o preço das duas a diferença era aproximadamente 160/170€
n sabia que já tinha baixado.

nabo, eu falo por mim e da minha máquina qd digo que tiro fotos a 1/10 ou 1/20 a 200mm sem diferenças MT notáveis com e sem estabilizador.
obvio que cd caso é um caso
 
para a 6500fd no tele end (300mm @ 35mm) convém então utilizar 1/300s pelo menos. não é um regra linear (por vezes e quando a máquina está bastante firme dá para contornar) mas funciona.
Com a minha Canon A710IS, com o IS ligado, consigo tirar fotos a 1/10, 1/15 sem blur, claro que sem IS, tenho que utilizar no mínimo por volta de 1/35 +- (ou seja, seguindo esta formula que dizes, visto a distancia mínima ser 35 mm)
 
Sinceramente, acho que as bridge são um desperdicio de dinheiro. Então se não têm anel de foco manual, é mesmo para esquecer...

Sinceramente axo que vale mais poupar um pouco e comprar uma Digital SLR, pelo menos têm uma mákina a sério. E essa conversa dos ISOs é idiota, pq com os ccd's que vêm nas bridge, o ruido que é introduzido a ISOs altos (>800) torna o conceito completamente inutil, a menos q keiram fotografias que parecem uma tv com estatica.

As bridge são os brinkedos caros das marcas para akeles que acham que uma SLR é boa demais para eles, mas que merecem mais q uma compacta. Sinceramente, se acham que uma compacta não vos satisfaz do que precisam é de uma SLR...

Pra mim não há meio termo.
 
Sinceramente, acho que as bridge são um desperdicio de dinheiro. Então se não têm anel de foco manual, é mesmo para esquecer...

Sinceramente axo que vale mais poupar um pouco e comprar uma Digital SLR, pelo menos têm uma mákina a sério. E essa conversa dos ISOs é idiota, pq com os ccd's que vêm nas bridge, o ruido que é introduzido a ISOs altos (>800) torna o conceito completamente inutil, a menos q keiram fotografias que parecem uma tv com estatica.

As bridge são os brinkedos caros das marcas para akeles que acham que uma SLR é boa demais para eles, mas que merecem mais q uma compacta. Sinceramente, se acham que uma compacta não vos satisfaz do que precisam é de uma SLR...

Pra mim não há meio termo.

Discordo completamente.
Uma bridge é uma boa e barata solução, para quem quer uma lente com zoom razoavel, e quer opções manuais. uma bridge como deve ser, e diga desse nom, tem um anel de zoom e um anel de foagem, normalmente com focus by wire.
quanto é que te custa uma slr com lentes que te dêm um range de focais de ~30 a ~300mm? não se trata de poupar um pouco como dizes, são orçamentos brutalmente diferentes (falamos de pelo menos o dobro, para ter uma lente razoavel, que pode n ser tão rapida como a da bridge, nem te oferece a mesma gama de focais).

depois, uma bridge é geralmente mais user friendly, não te obriga a por o olho no viewfinder para tirar fotos, não te oferece focagem assistida por zoom, entre outras coisas simpaticas que uma all in one pode oferecer.

uma compacta, pode nem te oferecer modos de prioridade à abertura nem ao obturador, achas que não se ganha nada ao passar de uma compacta para uma bridge, tem que ser logo uma SLR?

e desculpa que te diga, mas idiota é dizer que usar ISOs mais altos que 800 é algo que um amador faz todos os dias ou sequer frequentemente.
uma maquina bem comportada em iso800, chega para a esmagadora maioria dos utilizadores, e isso ja podes encontrar até numa fuji f31fd, e ao que parece, esta questão do bom comportamento dos sensores pequenos a ISOs relativamente altos, vai passar a ser um cavalo de batalha.

as bridge existem precisamente para o que o nome indica, para fazer a ponte entre as compactas e as SLRs.

e comprar uma SLR com menos de 1000€ no bolso, acho que é fazer um mau negocio.
comprar um corpo baratuxo (500€), ainda pode ser uma solução razoavel, ficas com um modo continuo fraquito, um obturador de 1/4000s, uma resolução rasoavel 6 ou 8 mp, levas um sensor aps-c e a possibilidade de abusar um bocado mais no ISO... mas depois, tens a questão das lentes, e aí é que a porca torce o rabo, porque so para arranjares uma lente zoom relatiamente rapida (<f/3) ja é o ver se te avias, e depois tens que comprar em principio uma lente telephoto para chegar aos 300mm, pelo menos...
 
Última edição:
Discordo completamente.
Uma bridge é uma boa e barata solução, para quem quer uma lente com zoom razoavel, e quer opções manuais. uma bridge como deve ser, e diga desse nom, tem um anel de zoom e um anel de foagem, normalmente com focus by wire.
quanto é que te custa uma slr com lentes que te dêm um range de focais de ~30 a ~300mm? não se trata de poupar um pouco como dizes, são orçamentos brutalmente diferentes (falamos de pelo menos o dobro, para ter uma lente razoavel, que pode n ser tão rapida como a da bridge, nem te oferece a mesma gama de focais).

depois, uma bridge é geralmente mais user friendly, não te obriga a por o olho no viewfinder para tirar fotos, não te oferece focagem assistida por zoom, entre outras coisas simpaticas que uma all in one pode oferecer.

uma compacta, pode nem te oferecer modos de prioridade à abertura nem ao obturador, achas que não se ganha nada ao passar de uma compacta para uma bridge, tem que ser logo uma SLR?

e desculpa que te diga, mas idiota é dizer que usar ISOs mais altos que 800 é algo que um amador faz todos os dias ou sequer frequentemente.
uma maquina bem comportada em iso800, chega para a esmagadora maioria dos utilizadores, e isso ja podes encontrar até numa fuji f31fd, e ao que parece, esta questão do bom comportamento dos sensores pequenos a ISOs relativamente altos, vai passar a ser um cavalo de batalha.

as bridge existem precisamente para o que o nome indica, para fazer a ponte entre as compactas e as SLRs.

e comprar uma SLR com menos de 1000€ no bolso, acho que é fazer um mau negocio.
comprar um corpo baratuxo (500€), ainda pode ser uma solução razoavel, ficas com um modo continuo fraquito, um obturador de 1/4000s, uma resolução rasoavel 6 ou 8 mp, levas um sensor aps-c e a possibilidade de abusar um bocado mais no ISO... mas depois, tens a questão das lentes, e aí é que a porca torce o rabo, porque so para arranjares uma lente zoom relatiamente rapida (<f/3) ja é o ver se te avias, e depois tens que comprar em principio uma lente telephoto para chegar aos 300mm, pelo menos...

Nem mais... Koncaman: quem fala assim não é gago. Subscrevo inteiramente as tuas palavras! :victory:

Cumps!
 
De entre tudo aquilo que está à venda, a s9600 é capaz de ser a melhor... não a acho a melhor bridge de sempre (essa, tenho-a eu :D lol j/k ), mas é uma maquina bastante porreira.

infleizmente, neste momento,praticamente so a fuji e a panasonic é que se dedicam a fabricar bridges dignas desse nome. a panasonic tem os problemas que se sabe, por isso, a escolha não é muita. no entanto, apesar da concorrencia ser pouca, a maquina da fuji é bastante porreira.
é uma pena não se verem mais fabricantes a apostar em bridges, para não canibalizar as SLRs de entrada de gama, que são muito mais faceis de vender, independentemente de serem ou não a melhor opção para quem as compra.
a sony, a olympus, a canon, entre outras deixam-se ficar por uma super zoom (cybershot H series, sp-550, e Powershot S series, respectivamente) que imho, não são verdadeiras bridges.
 
Última edição:
eu tenho dSLR e só uso mais de 400 iso em situações de trabalho nada mais...

se não fossem as bridge nunca teria aprendido metade do que sei hoje sobre fotografia..
 
De entre tudo aquilo que está à venda, a s9600 é capaz de ser a melhor... não a acho a melhor bridge de sempre (essa, tenho-a eu :D lol j/k ), mas é uma maquina bastante porreira.

... e que máquina tens?

Já agora... depois de tanto escreveres sobre as bridge... qual achas que é a melhor (bridge) da actualidade? (isto porque ser a melhor de sempre é relativo...) ;)
 
... e que máquina tens?

Já agora... depois de tanto escreveres sobre as bridge... qual achas que é a melhor (bridge) da actualidade? (isto porque ser a melhor de sempre é relativo...) ;)

Ele tem a Sony DSC-R1, que, também na minha modesta opinião, é a melhor bridge que por aí anda/andou. Tirando essa, apostaria na fuji s9600 ou na panasonic fz8 (mas esta tem o problema do noise reduction que sofrem todas as panasonics com o Venus III).
 
(...)
Uma bridge é uma boa e barata solução, para quem quer uma lente com zoom razoavel, e quer opções manuais. uma bridge como deve ser, e diga desse nom, tem um anel de zoom e um anel de foagem, normalmente com focus by wire.
(...)

A S9600 tem anel de focagem? ...como nas lentes das SLR's?

É que não vi isso referenciado em lado nenhum...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo