Qual é a oferta HD em Portugal???

Nos canais HD Mpeg-4 o bitrate do canal Sky 1 é de 17 mb e a Sky Sport 13mb. Ora, não sei porque, mas quase que aposto que os nossos canais HD andam muito longe de um bitrate de 13 mb quanto mais.

Segundo as contas da Zon por altura da polémica das "200 horas de gravação":

160GB/(43 horas de HD*3600 segundos)=1MBps=8Mbps (aproximadamente)

Ou seja, 1 stream de HD na melhor das hipóteses terá 8Mbps. 5 vezes menos para canais SD rasca.

É de notar que não se deve comparar estes valores com os do DVD dado que neste último há todo o tempo do mundo para codificar o disco, podendo mesmo ter alguns retoques manuais.
No caso das transmissões, têm de codificar em tempo real, o que limita muito a qualidade. Traduzindo: um DVD bem feito a 3Mbps pode ter mais qualidade que uma emissão a 6Mbps.
 
Meo apresenta Sci-Fi Channel HD

O Meo e o Sci-Fi Channel apresentam a versão em Alta Definição deste canal de entretenimento da NBC Universal, disponível em exclusivo no serviço de televisão da Portugal Telecom. O Sci-Fi Channel HD estará disponível nas plataformas de IPTV e Satélite, na posição 64, a partir de dia 27 de Abril.

Este novo canal integrará o pacote “Séries e Família” no serviço IPTV (que poderá ser subscrito sem qualquer custo adicional, ao estar associado ao pacote base) e Meo Total. Na oferta Satélite o canal estará no pacote Meo Total.

O Sci-Fi Channel HD terá uma programação idêntica à do canal em Standard Definition, destacando-se no dia do lançamento em Alta Definição as séries “Flash Gordon” e “América Oculta”. O Sci-Fi Channel é um canal dedicado à ficção científica e ao fantástico e conta na sua programação com séries como “O Justiceiro”, “Mutant X”, “Andromeda” ou “Painkiller Jane”, que poderão ser visto a partir de dia 27 de Abril com níveis de qualidade de imagem elevadíssimos.

O Meo foi o primeiro operador português a lançar canais em Alta Definição na sua oferta, sendo que desde o seu lançamento disponibiliza MeoBoxes HD Ready. A partir de 27 de Abril contará com 7 Canais HD: Eurosport HD, AXN HD, Sci Fi HD, National Geographic HD, Luxe.TV HD, Sport TV HD e Brava HDTV, para além de uma ampla oferta de filmes e títulos em Alta Definição no seu VideoClube

Meo e Sci-Fi Channel trazem “Kitt” a Portugal

Como forma de celebração do lançamento do novo canal em Portugal, o Meo e o Sci-Fi Channel trazem ao nosso país o famoso “Kitt”, lendário carro da série norte-americana “O Justiceiro”. O Ford Mustang usado na nova série, vai estar em exposição entre os dias 16 e 21 de Abril, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Os clientes Meo poderão participar num passatempo exclusivo, tendo a oportunidade de tirar uma foto com o “Kitt” e habilitar-se a um Ipod Touch (regulamento disponível em www.meo.pt).

Campanha MEO/Sci-Fi galardoada com um Gold EMEA Promax Award

O Sci-Fi Channel está disponível para todos os clientes MEO desde Dezembro de 2008. A apresentação em Portugal contou com uma forte campanha publicitária que recebeu um Gold EMEA Promax Award, atribuído pela Promax/BDA Organisation, para o Best Poster or Outdoor Campaign Action numa acção de comunicação efectuada pelo Sci-Fi/MEO nas escadas das estações do Metro de Lisboa. Trata-se do primeiro GOLD Promax Award alguma vez ganho por um canal de Pay-TV em Portugal em associação com um operador TV, o MEO.

Fonte
 
Ora vamos falar de coisas sérias.
Os DVDs são feitos em MPEG2, entre 1 e 9Mbps.

Portanto, não é claro que um canal com 5Mbps constantes (CBR) tenha uma qualidade excepcional. Se for um canal de desporto, então de certeza que a sua qualidade é média a mediocre.
Por outro lado, um canal MPEG2 variável (VBR) entre 1 e 8Mbps, com 5Mbps de média, deverá ter uma qualidade boa a excelente.


No caso do HD, as contas são muito mais complicadas.

Em primeiro lugar, há que ter em conta a resolução: 1080i e 720p. A codificação de 720p é cerca de 20% mais eficiente que a codificação em 1080i.

A SKY, por razões históricas, tem todos os seus canais em 1080i. Esta codificação requer muito mais banda, especialmente no pior caso, que são os canais de desporto.

Assim sendo, um canal HD a 12Mbps CBR 1080i terá uma qualidade excelente, da mesma forma que um canal HD a 10Mbps CBR terá uma qualidade equivalente.
Por outro lado, um canal HD variável entre 1 e 10Mbps, com 8Mbps de média, terá a mesma qualidade excelente.

Quanto aos áudio, quero ver alguém que consiga distinguir MPEG L2 a 256Kbps de MPEG L2 a 192KBps. Mais nem sempre significa melhor.

Concordo com o que escreves, especialmente na questão do áudio. Mas quanto toca ao 5.1, qualquer um nota, isto claro se tiver o equipamento apropriado.

Mas nisto tudo não deixa de ser pertinente os vários Ingleses que se queixaram da emissão do jogo, feito pela SportTV, o que mostra bem o quão pouco rigorosos as nossas empresas, e se calhar em consequência disso o nosso povo, é.
 
A ZON esta em negociaçoes com os responsaveis desse canal.

Eu sei mas eu já leio essa info à meses, o que eu queria saber (também não me expliquei bem) é se além disso se existe mais alguma novidade? Mas calculo que pela tua resposta que não exista mais nada a acrescentar...
 
Concordo com o que escreves, especialmente na questão do áudio. Mas quanto toca ao 5.1, qualquer um nota, isto claro se tiver o equipamento apropriado.

Estava a referir em Stereo, claro que em 5.1 a conversa é diferente.
Embora exista MPEG Surround, nunca vi ninguém usar, e não se faz com esses bitrates.
 
Estava a referir em Stereo, claro que em 5.1 a conversa é diferente.
Embora exista MPEG Surround, nunca vi ninguém usar, e não se faz com esses bitrates.

Nao sei se é a mesma coisa pois nao sou entendido, mas a sportv chegou a usar o dolby surround nos 1ºs tempos, ainda estava em analogico, nalgumas transmissoes de jogos. Até aparecia o simbolo disso quando transmitiam.
 
Última edição:
Mas nisto tudo não deixa de ser pertinente os vários Ingleses que se queixaram da emissão do jogo, feito pela SportTV, o que mostra bem o quão pouco rigorosos as nossas empresas, e se calhar em consequência disso o nosso povo, é.

Enquanto o português "comer e calar" e não exigir qualidade, as coisas vão andar sempre na mesma. É triste, mas é verdade.

Eu não sou assinante da SportTV, mas na altura do Europeu tive a SportTV durante 1 mês e se bem me lembro (posso estar enganado) a qualidade era inferior até mesmo em comparação com a RTP.

A empresa SportTV da forma como actua dá ideia de querer fazer lucro às custas de tudo, até mesmo às custas da qualidade. Pode ser que lhes saia o "tiro pela culatra".
 
Alguém sabe se com o lançamento do SCI-FI em HD no MEO, se a ZON também vai lançar o canal?

Como já foi dito aqui, as negociações ainda estão a decorrer, quando o contrato for fechado a ZON terá o Sci-Fi e o Sci-Fi HD.

Porque é que está a demorar tanto tempo? Porque as negociações dizem respeito a mais canais do grupo e não apenas ao Sci-Fi, incluíndo + canais HD da Universal.
 
Como já foi dito aqui, as negociações ainda estão a decorrer, quando o contrato for fechado a ZON terá o Sci-Fi e o Sci-Fi HD.

Porque é que está a demorar tanto tempo? Porque as negociações dizem respeito a mais canais do grupo e não apenas ao Sci-Fi, incluíndo + canais HD da Universal.

Essa parte de mais canais do grupo eu não sabia...
Obrigado pela informação. ;)
 
A empresa SportTV da forma como actua dá ideia de querer fazer lucro às custas de tudo, até mesmo às custas da qualidade. Pode ser que lhes saia o "tiro pela culatra".

Têm o monopólio da bola num país maluco pelo desporto. Qual o incentivo para melhorar? Nenhum "agarradinho" vai deixar de ver a bola por causa da baixa qualidade.
 
Quanto ao Sci-Fi na ZON:
Dúvido que seja gratuito como no MEO, e se por acaso for, será porque a MEO também a tem... Se trouxerem mais canais que o Sci-Fi como aqui se diz, melhor! Mas se trouxerem 3 por exemplo, cheira-me a que pelo menos 1 seja pago...

Quanto ao Sci-Fi e Sci-Fi HD na MEO:
Eles tão a ser espertos. Quando (finalmente) chegar à ZON, já eles o têm todo.

Quanto ao HD na Inglaterra:
Eles têm mais dinheiro para câmeras HD, mais banda e etc que nós, e já farta um bocado as comparações com a inglaterra, é que é sempre a bater no ceguinho... Estão a comparar 2 países que não têm comparação, já não é a primeira vez que o digo...

Quanto ao HD em Portugal:
Agora com a fibra óptica acredito que isto melhore bastante, com mais largura, maior bitrate e qualidade ;)

Cumprimentos
 
Como já foi dito aqui, as negociações ainda estão a decorrer, quando o contrato for fechado a ZON terá o Sci-Fi e o Sci-Fi HD.

Porque é que está a demorar tanto tempo? Porque as negociações dizem respeito a mais canais do grupo e não apenas ao Sci-Fi, incluíndo + canais HD da Universal.


Esta é uma forma vergonhosa de atirar areia para a cara das pessoas.

O que queres dizer é que a ZON e a Universal ainda não tem nenhum contrato. end_of_story.

Já parece a conversa idiota que a ZON fez aquando do lançamento da Benfica TV, que dizia que estava em negociações.

É preciso ser-se sincero.
 
Back
Topo