Qual O Melhor Processador!!

A grande maioria dos jogos foram desenhados para os computadores "actuais", sendo a "actualidade" o panorama do mundo dos computadores na data de inicio do projecto. Só agora é que os sistemas multi-processador começam a saltar para as lojas enquanto que os jogos que são lançados agora são jogos que começaram a ser feitos à uns bons anos atrás. Por isso o que temos é uma quase totalidade dos jogos desenhados para ter apenas uma linha de execução.

Para piorar, não é lá muito boa ideia desenhar jogos a pensar em paralelismo pesado se acabam por correr em sistemas mono-núcleo/processador. Os programas acabam por executar na mesma mas existem vários factores que degradam o rendimento. Os mecanismos para criar e gerir linhas de execução/processos pesam bastante na execução e se o sistema operativo tiver um agendador mau (tipo o XP) então o jogo vê a prestação arrastada para baixo.

Resumindo, os jogos não aproveitam vários núcleos/processadores pois não só não havia computadores para isso como também os programas com várias linhas de execução/processos arrastam-se nos computadores antigos quando comparados com o mesmo programa a usar uma linha de execução/processo.


Nos programas existentes e actuais. um unico processador pode ter melhor desempenho??
Desculpa a pergunta mas n percebo mt disto.
 
bom eu não entendo muita coisa, mas o processador realiza os comandos que são pedidos, se a motherboard e o sistema operativo ( mais propriamente o kernel ) conseguir dividir as linhas de comando entre os dois processadores, sim ai sim os 2 cores serão utilizados, isto ao meu ver, uma tarefa pode nao estar obrigatoriamente somente para 1 core, mas sim estar dividida entre eles...

Claro que isto depende TB do buffer... Já li a respeito, mas não me lembro muito bem, se eh o Pentium D ou o Core 2 Duo... Se houver so 1 buffer, é impossível a divisão de processamentos exclusiva para os cores diferentes, mas se houver 2 buffers, isto quer dizer que uma tarefa pode ser designada a "entrar" somente num buffer, sendo assim executada somente por 1 processador, mas se a tarefa for dividia entre os buffers, entao será executada pelos dois processadores...

claro que programas executadas em Multi Threa ( multi tarefas ) podem conseguir melhores resultados nos pc's com dual core e 2 buffers...

Não sei se o que falei está correcto, estou aqui para aprender assim como a maioria, mas acho que não estou muito longe da verdade...
 
claro que programas executadas em Multi Threa ( multi tarefas ) podem conseguir melhores resultados nos pc's com dual core e 2 buffers...


mas programas mais simples podem correr melhor num só processador. visto que cada core geralmente tem uma frequencia inferior a um processador topo... ?????
 
mas programas mais simples podem correr melhor num só processador. visto que cada core geralmente tem uma frequencia inferior a um processador topo... ?????

É uma boa pergunta, eu li em algum lados que graças a nova arquitetura dos core 2 duo os processadores mesmo com uma frequência menor consegue ter um melhor desempenho... Agora se em programas simples um PD de 3.8 vai ter melhor desempenho que um core 2 duo, é uma boa pergunta, teria que achar alguns Benchs =(... Vou procura algo aqui e te passar, se achar lol :).

http://img.presence-pc.com/dossiers/core2duo/bench3.gif

Winrar um programa bem simples

mas lembrando os consumos dos processadores antigos, p4, pd ( e o P EE ) sao "brutais" comparados com os atuais processadores :P...
 
Última edição:
o meu pc é um hp pavilion m8040 basta escrever no google que aparece logo as caracteristicas e assim ja podem saber qual é o processador ao certo.... desde ja muito obrigado pessoal :)
....
 
Última edição:
Nos programas existentes e actuais. um unico processador pode ter melhor desempenho??
Desculpa a pergunta mas n percebo mt disto.

Deduzo que por "programas existentes actuais" depreende-se "programas com apenas uma uma linha de execução".

Depende. Se formos imaginar (puxando bem pela imaginação) que o programa de apenas uma linha de execução é o único programa a correr num sistema mono-processador/núcleo e num sistema com vários processadores/núcleos e que em ambos os sistemas cada núcleo tem uma capacidade de processamento equivalente, então ambas as execuções teriam rendimento praticamente igual.

Mas atenção, isso seria um cenário irrealista e extremamente idealizado. Na realidade nunca há apenas um processo a correr. Por esse motivo, o sistema multi-núcleo/processador consegue executar mais porque simplesmente distribui os processos/linhas de execução pelos núcleos. Assim os sistemas mono-nucleo/processador tem de fazer o trabalho todo no único processador disponível enquanto que os sistemas multi-núcleo/processador dividem os processos pelos processadores. Muito bom.
 
bom eu não entendo muita coisa, mas o processador realiza os comandos que são pedidos, se a motherboard e o sistema operativo ( mais propriamente o kernel ) conseguir dividir as linhas de comando entre os dois processadores, sim ai sim os 2 cores serão utilizados, isto ao meu ver, uma tarefa pode nao estar obrigatoriamente somente para 1 core, mas sim estar dividida entre eles...
Essa ideia é realmente muito boa. O problema é que ainda ninguém descobriu uma maneira de fazer isso. O que não falta são investigadores a queimar pestanas para tentar descobrir como fazer isso. Não é fácil...

Por isso a melhor de conseguir paralelismo é através das ferramentas do costume. Ora é através de definir linhas de execução dum programa (em inglês "threads") ora é através de criar processos-filho e depois existe suporte em bibliotecas, compiladores e até nas próprias linguagens de programação. Até um certo ponto, fazer programas com várias linhas de execução e vários processos com as ferramentas actuais é uma coisa simples. O problema, como sempre, é quando se começa a querer fazer demasiado ou a querer ir além das capacidades das ferramentas actuais. Aí a porca torce o rabo. Um bom exemplo é o caso da PS3 e do problema que é escrever jogos para ela. São 7 ou 8 núcleos para se aproveitar mas... não é qualquer um que tem cabeça para fazer coisas para aquilo.

Claro que isto depende TB do buffer... Já li a respeito, mas não me lembro muito bem, se eh o Pentium D ou o Core 2 Duo... Se houver so 1 buffer, é impossível a divisão de processamentos exclusiva para os cores diferentes, mas se houver 2 buffers, isto quer dizer que uma tarefa pode ser designada a "entrar" somente num buffer, sendo assim executada somente por 1 processador, mas se a tarefa for dividia entre os buffers, entao será executada pelos dois processadores...
Esse problema não tem nada a ver com processadores. É um problema velho do processamento paralelo que tem soluções velhas.
 
mas programas mais simples podem correr melhor num só processador. visto que cada core geralmente tem uma frequencia inferior a um processador topo... ?????

Cada programa "simples" corre num processo e tem apenas uma linha de execução. O sistema operativo depois distribui cada linha de execução pelos processadores disponíveis. Nos computadores de secretária essa é a maior vantagem dos processadores com vários núcleos. O sistema operativo consegue processar simultaneamente várias linhas de execução e assim o computador parece executar as coisas duma forma bastante mais fluida.

Podes imaginar cada núcleo como se fosse um trabalhador e cada computador como uma empresa. Uma empresa com apenas um trabalhador extremamente eficiente e dedicado pode fazer o trabalho muito rápido mas outra empresa com 4 ou 8 trabalhadores mandriões pode acabar por fazer o mesmo trabalho mais depressa.
 
obrigado pessoal mas o meu processador intel core(TM)2 CPU 4300 @ 1.80 hz é bom ou é fraco percebo pouco disto...
 
Última edição:
Se queres mesmo fazer OC, vê a secção de overclock que o pessoal dá-te logo umas dicas.. eu não sou expert, apenas tenho o E4300 noutro PC a 2.66 Ghz sem mexer em praticamente nada..

E tens a certeza que é mesmo o CPU que te está a atrasar?? Qual é o resto do sistema??

Cumps
 
o resto do sistema n sei pq o pc é da hp:( e eles escondem tudo
mas o os é o vista
grafica radeon x1650 SE
1 gb de ram vou meter 2
300 gb de disco
eu julgava que o pc era bom 1000 e tais euros :(
 
Acho que deve ser mesmo essa gráfica que te está a limitar.. X1650 SE deve ser pior do que uma PRO.

Mas já compraste há algum tempo ou não?

Cumps
 
nem 1 mes
fiquei desiludido com o processamento mas a grafica e boa o prob é k o ecra requere sempre resulocoes de 1440*900 que sao puxadas
 
Back
Topo