A grande maioria dos jogos foram desenhados para os computadores "actuais", sendo a "actualidade" o panorama do mundo dos computadores na data de inicio do projecto. Só agora é que os sistemas multi-processador começam a saltar para as lojas enquanto que os jogos que são lançados agora são jogos que começaram a ser feitos à uns bons anos atrás. Por isso o que temos é uma quase totalidade dos jogos desenhados para ter apenas uma linha de execução.
Para piorar, não é lá muito boa ideia desenhar jogos a pensar em paralelismo pesado se acabam por correr em sistemas mono-núcleo/processador. Os programas acabam por executar na mesma mas existem vários factores que degradam o rendimento. Os mecanismos para criar e gerir linhas de execução/processos pesam bastante na execução e se o sistema operativo tiver um agendador mau (tipo o XP) então o jogo vê a prestação arrastada para baixo.
Resumindo, os jogos não aproveitam vários núcleos/processadores pois não só não havia computadores para isso como também os programas com várias linhas de execução/processos arrastam-se nos computadores antigos quando comparados com o mesmo programa a usar uma linha de execução/processo.
Nos programas existentes e actuais. um unico processador pode ter melhor desempenho??
Desculpa a pergunta mas n percebo mt disto.