Qual Será a Melhor Opção?

MoraisGT

Power Member
Boas pessoal, quero substituir o meu cooler actual, o Thermalright MACHO por um watercooler mas tenho algumas dúvidas.

A maior dificuldade penso eu vem da grande quantidade de coolers actualmente no mercado, estou de olho nos seguintes:

Corsair H100i;

Corsair H110;

Swiftech H220;

Kraken X60

Com o H100i, o H110 e o H220 eu poderia ainda comprar fans optimizadas para uso em radiadores como as Noctua NF-F12 para os radiadores de 240mm.

Não me interessa para nada o facto do h220 poder ser expandido pois não o irei fazer.

Mas também estava a pensar se com o dinheiro que eu tenho, cerca de 160€, daria para montar um WC costum com um radiador de 240mm.

Gostaria que me dessem algumas opiniões quanto aos sistemas AIO e ao custom quem entender.

Cumprimentos
MoraisGT
 
Que temp tens com o Macho?

Sinceramente acho que não trocava, talvez melhorava o airflow dentro da caixa.

A fazer 4.4GHz no meu 3570k as temperaturas, dependendo da ambiental, passam os 85ºC (não por muito mas passam) durante os testes de estabilidade como por exemplo o occt. Como deves compreender não me sinto muito à vontade com este tipo de temperaturas.

Com as velocidades em stock e com undervolt para 0.930V tenho temperaturas máximas de 55ºC o que para um Vcore tão baixo acho um pouco ridículo.
 
Muito alto para um Macho de facto.

Se calhar também vês essas temps altas porque estás habituado o teu antigo FX4100 ter 50ºC em Full load.

Qual é a tua caixa e como tens as fans?
 
Isso tem alguma coisa mal. Eu tenho um Macho no meu PC e não tenho temperaturas dessas.
Aliás, foi com ele que levei o meu 2600K até aos 5.2Ghz em alguns benchs.
 
Muito alto para um Macho de facto.

Se calhar também vês essas temps altas porque estás habituado o teu antigo FX4100 ter 50ºC em Full load.

Qual é a tua caixa e como tens as fans?

Realmente o meu 4100 nesse aspecto era um mimo :D

Mas independentemente disso as temperaturas que vejo com o meu 3570k são reais. A não ser claro que o sensor esteja avariado, o que duvido.

De momento tenho uma CM 690II Advanced. Tenho apenas duas fans a funcionar, a de trás está desligado porque faz um barulho incomodativo, e estão ambas no topo da caixa a fazer exhaust, como podes ver aqui:

cusLtak.jpg




Isso tem alguma coisa mal. Eu tenho um Macho no meu PC e não tenho temperaturas dessas.
Aliás, foi com ele que levei o meu 2600K até aos 5.2Ghz em alguns benchs.

Pois mas em termos de temperaturas não dá para comparar um SB com um IB, também sei que não se pode comparar 5.2GHz com 4.4GHz entre nenhum chip, por acaso já não me lembro que benchs é que fizeste com esse clock, eu por exemplo também já corri SuperPi 1M a fazer 4.8Ghz com temperaturas na casa dos 70's. simplesmente porque o superpi não me utiliza o CPU a 100%, apenas a 25.

Mesmo assim tens abaixo disto?

http://hardforum.com/showthread.php?t=1725927

Estranhei ir até aos 85ºC.

A fazer 4.4 passo à vntade essas temperaturas, o problema está em que ele utiliza o mesmo Vcore para fazer 4.4 que eu para fazer 4.2GHz.

Para eu fazer esse clock tenho que dar à volta de 1.265V ao CPU para ser estável
 
Última edição:
Por acaso, agora consegui baixar um pouco mais o vcore para +- 1.224V em vez de 1.27 e estes foram os resultados:

2zYGWTH.jpg




Como vês, ainda a baixar a voltagem ele quase que toca nos 90ºC :/
 
qual é vcore do teu cpu 4.2ghz? e a 4.4ghz e em stock?

Não tenho a certeza para esses clocks, mas para 4.2GHz deve andar à volta de 1,14V, em stock testei agora (BIOS em default) varia entre 1,088V e 1,096V em full load.

Vou testar para 4.2Ghz.

Edit: Para 4.2GHz varia entre 1,136V e 1,144V no CPU-Z
 
Última edição:
Tal como disseram, algo está mal.
Eu estou para o dia-a-dia com 4.3Ghz com 1,25v e chego aos 4.9Ghz com 1.4v.
Algo está mal ai.
E não digas mal dos cpu's como disseste ontem que isso demonstra desconhecimento do que é um cpu. Cpu's querem-se nas temperaturas maximas que eles chegam com os software's que usamos no dia-a-dia, não no OCCT ou no Linx que são valores irreais de stress. Nunca no dia-a-dia chegas lá.
 
Tal como disseram, algo está mal.
Eu estou para o dia-a-dia com 4.3Ghz com 1,25v e chego aos 4.9Ghz com 1.4v.
Algo está mal ai.
E não digas mal dos cpu's como disseste ontem que isso demonstra desconhecimento do que é um cpu. Cpu's querem-se nas temperaturas maximas que eles chegam com os software's que usamos no dia-a-dia, não no OCCT ou no Linx que são valores irreais de stress. Nunca no dia-a-dia chegas lá.

Boas storm, quanto a algo estar mal, posso por aqui umas fotos da bios para veres todos os parâmetros que estou a utilizar para atingir cada clock, não é por aí. Tu bem sabes que nem todos os cpu's são iguais pelo que as voltagens usadas para cada clock vão variar de cpu para cpu, posso testar com as mesmas settings que tu só para ter uma base de comparação basta me dizeres as temperaturas que tens.

Acerca da temperatura com os programas que utilizamos no dia-a-dia que referiste não sei se concordo muito, imagina que eu tenho um clock estável, teoricamente, para o dia-a-dia em que as temperaturas nos programas que uso diariamente são boas mas se for a fazer teste de estabilidade elas são demasiado altas e eu interrompo o teste mesmo por causa disso. Como é que vou saber se o OC é estável?
 
Última edição:
Só digo que as temps estão mal porque o meu cooler tem 3 anos e menos eficiência que esse.
O que estava a falar era das temperaturas, não da estabilidade do OC. Eu que faço OC à mais de 20 anos, essa "paranóia" toda da estabilidade em benchmark não funciona comigo. Eu passo semanas a testar o PC, com combinações de cpu, memorias e suas voltagens. Ao fim de 1/2 meses já conheço relativamente o material e sei o que fazer para ficar estável.
Se não estourar em tudo o que fazes normalmente, porque o OC ficará instável ?!?
 
Só digo que as temps estão mal porque o meu cooler tem 3 anos e menos eficiência que esse.
O que estava a falar era das temperaturas, não da estabilidade do OC. Eu que faço OC à mais de 20 anos, essa "paranóia" toda da estabilidade em benchmark não funciona comigo. Eu passo semanas a testar o PC, com combinações de cpu, memorias e suas voltagens. Ao fim de 1/2 meses já conheço relativamente o material e sei o que fazer para ficar estável.
Se não estourar em tudo o que fazes normalmente, porque o OC ficará instável ?!?

Porque já tive situações em que o meu CPU rodava Vantage, 11, Wprime, cinebench etc. e quando ia ver o e-mail por exemplo ou me punha a ver um filme de repente dava-me BSOD. Vim depois a perceber que o clock apesar de passar nos Benchs todos, não estava estável. Por isso é que às vezes testar apenas uma parte do CPU, no meu caso foi em altas tensões não chega e podemos ter problemas mesmo nas tarefas mais básicas como referi. É apenas por isso.
 
Começa do zero. é o que faço quando chego a um deadlock.
Velocidade default e voltagem no mínimo possível.
Deixa 1/2 dias assim e depois começa a subir 1 valor no turbo por dia ou por ronda de testes. Vais ver que ao fim de 1 semana passas a conhecer bem o cpu e quando ele vai abaixo, sabes logo se é cpu, voltagem ou memorias.
 
Começa do zero. é o que faço quando chego a um deadlock.
Velocidade default e voltagem no mínimo possível.
Deixa 1/2 dias assim e depois começa a subir 1 valor no turbo por dia ou por ronda de testes. Vais ver que ao fim de 1 semana passas a conhecer bem o cpu e quando ele vai abaixo, sabes logo se é cpu, voltagem ou memorias.

Ok vou fazer isso, vou ver até onde consigo chegar.

Independentemente de tudo isto, tens alguma opinião quanto à minha dúvida inicial dos coolers?
 
Back
Topo