Que NAS comprar? Synology vs QNAP

No meu Synology os discos param mesmo. Mas não tive de activar nenhuma opção. Se calhar tens algum serviço a correr no NAS, que esteja constantemente a aceder aos discos, daí que eles nunca parem.
 
É normal os discos estarem sempre ligados, mesmo que estejam em idle?
Os discos são WD red
Tenta desligar da rede a ver se acontece o mesmo. No meu acontecia porque tinha para lá apps que estavam sempre a pedir "atividade". Se não houver rede não há atividade. Se for disso é se não usares tens que desativar. Tipo music station, photostation e por aí
 
Boa tarde a todos,

Há muito que venho acompanhando este tópico, mas ainda tenho algumas dúvidas para as quais agradeço a preciosa ajuda dos entendidos.

A solução que procuro deverá servir os seguintes propósitos:
- Garantir segurança no acesso aos dados;
- Repositório único de fotos, musicas e filmes/vídeos na rede doméstica acessível por todos os dispositivos;
- Guardar backups dos PC’s;
- Repositório de gravações de 2 a 3 câmaras de vigilância;
- Provavelmente poder aceder do exterior (fora da rede local).

Bem sei que um Synology DS faz tudo isto muito bem, mas para as minhas necessidades identificadas pergunto se com uma boa caixa externa USB 3.0 ligada ao meu Asus RT-AC68U com FW Merlin consigo ter as mesmas funcionalidades?
Quais as vantagens de optar por um Synology?

A compra de uma boa caixa externa é mais barata que um Synology!

Obrigado pelos vossos contributos.
 
Um disco externo será sempre mais barato, mas diria que a maior vantagem é a simplicidade de configuração e de acessos. Além de que não sei se consegues fazer tudo o que pretendes com um simples disco ligado a um router
 
Penso que será sempre uma melhor opção o NAS.
Além do pretendido irás descobrir novas funcionalidades que poderás sempre explorar.
Tive uma.solução com router anteriormente e após ter mudado as diferenças são significativas.
 
Uma coisa que podes testar é ir quer ao site da synology ou qnap e testar live os seus sistemas, e veres as funcionalidades que um NAS pode oferecer
 
Boas.

Encomendei um Synology 218play na amazon e ainda estou a tempo de cancelar. Pelo que vejo das reviews, ele tem praticamente o mesmo desempenho em tudo que o 218j, excepto na transferência de conteúdos por usb3 que no play tem quase o dobro da velocidade. O usb3 é pouco relevante para mim e a diferença de preço é de cerca de 50€. Comprei com base nas specs, mas está a parecer-me que estou a deitar dinheiro à rua...

A questão é: Ter o dobro da RAM para uso caseiro, tem alguma vantagem?
 
Boas.

Encomendei um Synology 218play na amazon e ainda estou a tempo de cancelar. Pelo que vejo das reviews, ele tem praticamente o mesmo desempenho em tudo que o 218j, excepto na transferência de conteúdos por usb3 que no play tem quase o dobro da velocidade. O usb3 é pouco relevante para mim e a diferença de preço é de cerca de 50€. Comprei com base nas specs, mas está a parecer-me que estou a deitar dinheiro à rua...

A questão é: Ter o dobro da RAM para uso caseiro, tem alguma vantagem?
Por 50€ deixa te estar. O dobro da RAM a longo prazo fará diferença.
O play é bem melhor a reproduzir ficheiros de vídeo por exemplo.
 
Muito obrigado pela rápida resposta!

Pois, o que me assusta um bocado é os 512 de Ram que são standard da gama económica da Synology há uns bons anos... Comprar com o dobro da Ram pode não fazer muita diferença hoje, mas poderá ser o que me irá garantir atualizações do DSM por mais tempo, que poderá trazer novas funcionalidades. Sei que com o Play abdico do Plex e de algumas aplicações de terceiros por causa do CPU, mas acho que vou usar essencialmente as funções nativas do NAS.

Arranjo o DS218j por 189 com portes e o DS218play 245 com portes. Pelo que li, o DS218 não acrescenta muito na minha utilização, já o DS218+ parece ser um nivel acima, mas já se manda para os 300 e tal € e acho que não usarei as potencialidades dele.
 
Nerds e Critical2 obrigado pelos contributos.

Neste momento já tenho um WD Red de 4 TB, por isso é que estava a explorar a hipótese de o pôr numa caixa externa e ligar diretamente ao router.

Se avançar para a compra de um NAS acham que é uma boa opção o DS118?

Bem sei que ficava bem melhor com o DS218, mas a diferença para o DS118 é suportar dois discos contra um, ter 2 GB de RAM contra 1 GB, mas custa mais cerca de 100€.

Agradeço as vossas opiniões!

Obrigado.
 
Nerds, obrigado pelo contributo.
Tenho estado a amadurecer a ideia e neste momento já excluí a hipótese do DS118. A dúvida agora é entre o DS218play ou o DS218! Não está fácil... :) A Grande diferença é a memória RAM que passa de 1GB para os 2GB, respetivamente. Quanto ao preço, a diferença anda na ordem dos 30€.

Quanto ao disco de 4TB está cerca de 50% / 60% ocupado, e com a hipótese de duas a três câmaras de videovigilância com armazenamento de uma semana de imagens é possível que fique um pouco no limite.

Obrigado.
 
Boas noites,

Tenho um nas qnap ts112, penso que desde a última ou penúltima atualização de firmware a Nas se a ligar à rede fico com Internet numa lástima, fica mesmo mesmo lento. Sou cliente nowo com a nova box, inclusive a box deixa de funcionar corretamente. Avisa várias vezes que não consegue ligar a Internet, os menus ficam lentos....
Não tenho nenhum serviço ativado, tenho todos os ips manuais, 192.168.1.xxx, a máscara de subrede está igual ao router como os servidores dns. A disco está ligado num acess point com portas lan, distante do modem, mas mesmo ligando directo ao modem acontece o mesmo.

O que poderei estar a fazer errado?

Obrigado
 
Decididamente está na altura de trocar de NAS, só preciso de uma baía porque faço cópias de segurança para outro externo. Tenho visto o o synology ds-118 e o qnap ts-128a. Este último é mais barato cerca de 60€, mas ao entrar no live das respectivas marcas vejo que o synology consome muito menos recursos que o qnap, não sei até que ponto os testes que se podem fazer lá são reais, mas por vezes o processador do qnap chega aos 65%de uso enquanto o synology anda nos 30% a fazer o mesmo. Posso-me guiar pelo live que tem nos sites ou não tem nada a ver?
 
Boas noites,

Tenho um nas qnap ts112, penso que desde a última ou penúltima atualização de firmware a Nas se a ligar à rede fico com Internet numa lástima, fica mesmo mesmo lento. Sou cliente nowo com a nova box, inclusive a box deixa de funcionar corretamente. Avisa várias vezes que não consegue ligar a Internet, os menus ficam lentos....
Não tenho nenhum serviço ativado, tenho todos os ips manuais, 192.168.1.xxx, a máscara de subrede está igual ao router como os servidores dns. A disco está ligado num acess point com portas lan, distante do modem, mas mesmo ligando directo ao modem acontece o mesmo.

O que poderei estar a fazer errado?

Obrigado

O Nas está ligado diretamente ao modem ou ao router? Cheguei a ter problemas semelhantes mas no meu caso era questão de IPs

Decididamente está na altura de trocar de NAS, só preciso de uma baía porque faço cópias de segurança para outro externo. Tenho visto o o synology ds-118 e o qnap ts-128a. Este último é mais barato cerca de 60€, mas ao entrar no live das respectivas marcas vejo que o synology consome muito menos recursos que o qnap, não sei até que ponto os testes que se podem fazer lá são reais, mas por vezes o processador do qnap chega aos 65%de uso enquanto o synology anda nos 30% a fazer o mesmo. Posso-me guiar pelo live que tem nos sites ou não tem nada a ver?

Do que sempre li, synology tem um sistema mais leve, dai também normalmente o hardware ser mais fraco comparativamente ao qnap na mesma gama de preços. A nível de percentagens não sei, mas do que falas do live de certa forma é possível
 
O Nas está ligado diretamente ao modem ou ao router? Cheguei a ter problemas semelhantes mas no meu caso era questão de IPs



Do que sempre li, synology tem um sistema mais leve, dai também normalmente o hardware ser mais fraco comparativamente ao qnap na mesma gama de preços. A nível de percentagens não sei, mas do que falas do live de certa forma é possível
Ligado a um acess point, mas também já esteve ligado directo e fica igual.
Colocando todos os ips manualmente, todos diferentes claro poderá dar conflito?
De qualquer das formas está lento como tudo... Se trocar vai se pelo synology, quanto a isso já decidi, até as apps parecem ser mais "acessíveis"
 
Back
Topo